Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 7 de fevereiro de 2010

I Seminário de Economia Austríaca

Sheraton Porto Alegre - 10/04/2010 20:00
PREPARE-SE PARA UM EVENTO INÉDITO NO BRASIL

Pela primeira vez na história, o Brasil terá um seminário exclusivo sobre a Escola Austríaca de Economia. De 11 a 12 de abril de 2010, no Hotel Sheraton, Porto Alegre receberá estudantes e profissionais de todo o país para discutirem os desafios da Ciência Econômica no século XXI.

O I Seminário de Economia Austríaca é um evento realizado pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil, associação voltada à produção e à disseminação de estudos econômicos e de ciências sociais que promovam os princípios de livre mercado e de uma sociedade livre. O seminário reunirá, pela primeira vez na história do Brasil, os principais nomes da corrente econômica de livre mercado conhecida como Escola Austríaca ("EA").

Entre os palestrantes estarão alguns dos principais nomes da Escola Austríaca, como Lew Rockwell, Joseph Salerno, Mark Thornton, Tom Woods e Walter Block. Entre os nomes nacionais, Ubiratan Iorio, Rodrigo Constantino, Fábio Barbieri e Antony Mueller. Eles irão conversar com uma plateia de 300 pessoas composta por jovens profissionais, estudantes e interessados em economia e liberdade.

Os debates englobarão os princípios da EA aplicados aos principais temas econômicos da atualidade. O papel do Federal Reserve na atual crise econômica, os problemas gerados em decorrência das constantes intervenções de governos na economia, o cálculo econômico socialista, a privatização de ruas e estradas e a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE), são alguns dos assuntos que serão discutidos durante o I Seminário de Economia Austríaca.

Não perca essa oportunidade de interagir com os maiores nomes da Escola Austríaca de Economia!

Clique no link a seguir, saiba mais detalhes e faça a sua inscrição:

http://www.seminario-ea.com.br/

Obs: a página estará em constante atualização.

Coluna Cariri – Jornal O Povo


Tarso Araújo

CRESCIMENTO VERTIGINOSO
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte, encerrou 2009 com aumento de 45% na demanda de passageiros em relação a 2008. Foram 247.696 embarques e desembarques. Com esse resultado, o aeroporto da Região Metropolitana do Cariri se consolida como um dos que registra maior crescimento na rede Infraero. O aeroporto também obteve incremento no número de pousos e decolagens: 5.339 em 2009 contra 4.517 em 2008. Entre os 50 maiores aeroportos brasileiros, o crescimento do aeroporto de Juazeiro do Norte em 2009 só foi suplantado pelo de Campinas (SP) e o Navegantes de Itajaí (SC). O terminal aéreo de Juazeiro do Norte ultrapassou o Aeroporto Internacional de Boa Vista, capital do estado de Roraima.

AQUÉM DAS NECESSIDADES
Segundo o superintendente da Infraero, Roberto Germano de Souza Araújo, um dos motivos apontados pela administração do Aeroporto Orlando Bezerra para o crescimento do movimento é o turismo religioso. ``A cada ano, as romarias atraem mais e mais devotos. Além disso, Juazeiro do Norte está inserida numa região industrial e possui várias universidades``, Ainda de acordo com o superintendente, a administração do aeroporto tem acompanhado o crescimento da região para atender à demanda local. Menos, menos. Atualmente, o aeroporto juazeirense vira um caos na hora do embarque/desembarque dos passageiros.

ANDAR COM FÉ
Disparadamente, Juazeiro do Norte foi a cidade brasileira onde as relíquias de Dom Bosco receberam maior número de visitas. A Terra do Padre Cícero (além dos 245 mil habitantes residentes na cidade) registrava & no dia da chegada das relíquias & com uma população visitante de cerca de 200 mil romeiros que vieram para a Romaria das Candeias. A previsão dos padres salesianos é que a devoção a São João Bosco agora vai se espalhar pelas cidades do interior nordestino, onde residem os habitantes da nação romeira.

HAJA PÉ-DE-JOÁ
Durante a Romaria das Candeias foi iniciada a distribuição de mudas da árvore Juazeiro ((Ziziphus joazeiro), também conhecido com pé-de-joá, escolhida como símbolo do Centenário de Juazeiro do Norte. Cerca de três mil romeiros receberam as primeiras mudas. Trata-se de iniciativa da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte que prevê a distribuição de um milhão dessas mudas para lembrar o Padre Cícero e permitir que o sertão nordestino ganhe um milhão de novas árvores...

CURTAS
> A Congregação dos Camilianos, administradora do Hospital São Francisco, conseguiu um tento: reconstruiu a Maternidade de Crato dotando-a de modernos equipamentos.

> Na última sexta-feira, o governador Cid Gomes apresentou, no Memorial Padre Cícero, projeto do Banco Mundial e Estado para investimentos nos nove municípios da Região Metropolitana do Cariri. Tudo orçado em R$ 132 milhões.

> A Escola de Artes Violeta Arraes permanecerá em Barbalha. O município avançou nas negociações junto ao Governo no sentido de que seja construído um prédio para abrigar a Escola de Artes, a qual, provisoriamente, poderá usar as instalações da Escola Senador Martiniano de Alencar.

> Nada como o tempo. O jovem empresário cratense tem uma postura diferente do antigo. Por exemplo: reconhecem a importância da Igreja Católica no desenvolvimento do Cariri e consideram a diocese de Crato como parceira no crescimento da conurbação Crajubar.

> O Cariri vai ganhar nova rodovia. Trata-se da estrada que irá interligar o município de Caririaçu à BR-230, próximo a Lavras da Mangabeira, dentro da futura Estrada Padre Cícero.


Fonte: site do jornal O Povo