Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Empresa cratense cresce no setor de medicamentos manipulados




Uma das alternativas na área farmacêutica, é adquirir remédios e outros produtos previamente fabricados, tendo como base um rigoroso controle de qualidade. A Alfarma, farmácia de manipulação, foi recentemente inaugurada na cidade do Crato. A empresa é responsável pela qualidade dos produtos que manipula em todas as suas etapas, sendo indispensável o efetivo monitoramento de todo o processo de preparação, de modo a garantir ao cliente final a qualidade do produto que será utilizado.

Para a Dra. Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes, farmacêutica e diretora da empresa, uma das principais vantagens da farmácia de manipulação é que o medicamento é preparado de forma personalizada, isto é, o médico irá prescrever uma fórmula dosada e quantificada para a real necessidade de seu paciente. “Outra vantagem da fórmula manipulada é a de reunir drogas de vários produtos industrializados em um só medicamento, tornando-o mais eficaz e econômico; eficaz pelo uso de cada droga incidir apenas no combate à enfermidade, sem prejudicar as demais funções do organismo e econômico porque o cliente só tem de desembolsar seu dinheiro apenas uma vez, no lugar de comprar um remédio para cada enfermidade, fato que, sem dúvida alguma, barateia o produto”, avalia Fabiana.

Um outra vantagem do setor, é que o cliente sempre terá a seu lado, na hora da compra e preparação de seus produtos, um farmacêutico habilitado e em tempo integral para tirar todas as dúvidas do paciente com relação ao produto manipulado.
Para garantir ainda mias a qualidade dos produtos produzidos, a Alfarma trabalha em parceria com a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), entidade que tem participação ativa junto à Vigilância Sanitária na elaboração da Resolução Nº 67, que estabelece os requisitos mínimos para a avaliação farmacêutica, manipulação, conservação, dispensação de preparações magistrais e oficinas, bem como critérios para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem. Com base nessa resolução a Alfarma está devidamente equipada para realizar os critérios rígidos de utilização de salas dedicadas e dotadas de equipamentos de proteção coletiva e individual, procedimentos de conservação e transporte, de acordo com legislação específica.

Jornal do Cariri

Carrefour no Cariri



O cariri cearense, em especial o triângulo Crajubar, tem se tornado uma região muito promissora em termos de empreendimentos e oportunidades de negócios. No mês de março, mais um grande investimento será instalado em Juazeiro do Norte. Trata-se de uma filial da Rede Atacadão, que está sendo construída na Avenida Padre Cícero, próximo ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A previsão é de que a obra seja concluída na segunda quinzena de março deste ano. Além de mais uma oportunidade para compra, o Atacadão vai gerar 350 empregos diretos e mais de 600 indiretos. A loja será a primeira do grupo no estado do Ceará e contará com uma área de 16.635 m2.

Segundo o Diretor de Marketing do grupo, Juliani Junior, a loja do Cariri é uma das maiores e mais modernas da rede. “Pretendíamos instalar uma loja no Ceará e vimos que a região é muito promissora. Não poderíamos ficar fora do mercado de Juazeiro do Norte e, enfim, resolvemos aproveitar o crescimento da região. Vamos inaugurar em breve uma das nossas melhores lojas”, afirmou Juliani.

No ramo atacadista, a rede Atacadão é a segunda maior do Brasil e pertence ao grupo francês Carrefour. A instalação da nova loja garante mais oportunidade para os comerciantes da região do Cariri que poderão comprar no atacado ou varejo, mais de 10 mil itens. O Atacadão está presente em 13 estados brasileiros e Distrito Federal. São 16 lojas no nordeste e 51 em todo Brasil.

Jornal do Cariri

Falta de adutora prejudica população de Nova Olinda





A falta de uma adutora no município de Nova Olinda, que são canalizações que transportam água desde o local de captação até o ponto de utilização, está causando problemas para a cidade. A água que abastece a cidade é salgada, imprópria para o consumo humano, embora seja submetida a um tratamento pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), mas é usada apenas para uso doméstico.

De acordo com José de Alencar, líder comunitário, a falta de água potável é o principal problema que afeta a cidade. “Quando queremos beber uma água saudável temos que comprar e a maioria das pessoas que residem na cidade, costumam comprar esta água em Santana do Cariri, município vizinho, onde a água é retirada das fontes para ser comercializada”, afirma Alencar.

O articulador da Associação dos Produtores, Lages, Rochas e Calcários Ornamentais de Nova Olinda, Francisco Jackson Nuvens de Alencar, disse que esteve em Brasília e entregou ao Ministro das Cidades, Márcio Fortes, o projeto que solicita ao Ministério e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a construção da adutora em Nova Olinda. Segundo Jackson Nuvens, ainda aguarda respostas e atitudes.

Francisco Jackson acrescentou ainda que na visita feita ao Ministério, informou a necessidade da construção da adutora com urgência, pois segundo ele, além dos transtornos causados nas residências, o único hospital do município é abastecido por um “carro pipa” devido à falta de uma adutora.

O prefeito Afonso Sampaio (PSDB) informou ao JC que já conseguiu R$ 10 milhões para a construção da adutora. Os recursos, de acordo com Sampaio, foram conseguidos junto ao governo do Estado. “Esse foi um compromisso do Cid Gomes com Nova Olinda que ele está agora cumprindo”, afirmou o prefeito. A adutora terá 18 quilômetros de extensão, saindo do Brejo Grande e terminando na sede do Município.

Jornal do Cariri

Prefeitura fará mudanças no sistema de coleta

Nos últimos anos a cidade de Juazeiro do Norte vem sofrendo com o problema grave da coleta de lixo. Problema que se arrasta há anos pelas administrações municipais e nunca foi resolvido, apenas se agrava ao longo do tempo.

Em alguns bairros, moradores reclamam da coleta. "Os carros do lixo passam, mas só pegam o lixo que é colocado nas calçadas, deixando o resto espalhado", reclama indignado Vitor Paulino Neto, residente no bairro Frei Damião.

Em outra comunidade, no Tiradentes, a estudante Fátima Lima, reclama do lixo que se acumula em alguns pontos do bairro e da cidade. “Nos últimos meses a situação piorou, e com as chuvas chegando, ficamos com medo das doenças que possam aparecer”, diz a estudante.

Para a prefeitura de Juazeiro, as providências serão tomadas. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eraldo Oliveira, algumas medidas já estão sendo iniciadas pela administração. A primeira é a revisão dos serviços da empresa Rocha, responsável pelo recolhimento do lixo domiciliar. “Nós estamos revendo o contrato da empresa Rocha, para dar uma melhorada para que se tenha maiores condições estruturais na coleta de lixo”, alerta Eraldo.

A segunda medida será em relação aos catadores de lixo. A secretaria de Meio Ambiente já está finalizando um projeto de cooperativa para organizar os catadores para capacitá-los e, então, não mais bagunçar o lixo. A terceira e última ação imediata é o recolhimento dos animais soltos a noite, trabalho que será feito em parceria com o Centro de Zoonoses.

Todas essas ações, de acordo com Eraldo Oliveira, serão tomadas de forma imediata, já que com o período das chuvas, o acúmulo de lixo pode ocasionar problemas de saúde pública.

MAS, E OS ENTULHOS...
Outro problema persistente em Juazeiro são os entulhos. A maioria das construções civis na cidade tem a prática de colocar o restante dos materiais nas ruas e avenidas o que provoca problemas no tráfego e na imagem da cidade.
A dona de casa Maria Oliveira, residente do bairro Timbaúbas, afirma que os entulhos espalhados nos arredores de sua residência deixam um aspecto de abandono do bairro. Segundo ela, quem age dessa maneira, espalhando lixo pela cidade, “não tem a menor consciência no que se refere à limpeza”.

Os responsáveis, na maioria dos casos, são os carroceiros que recebem cerca de R$ 5,00 para transportar os entulhos. Os carroceiros argumentam que este é um trabalho como outro qualquer. “Se eu não passar o dia todo carregando esses entulhos, como é que vou sustentar mulher e filhos?" justifica José Francisco, 54, carroceiro há 20 anos.
O problema, aponta a secretaria de Meio Ambiente, os carroceiros transportam o entulho para terrenos baldios, e os proprietários dos terrenos não fazem a limpeza devida do local. Para o secretário Eraldo Oliveira, “a responsabilidade não é da prefeitura e sim dos donos”. Em relação aos carroceiros a intenção é encaminhá-los a determinados pontos da cidade para que depositem os entulhos.

Ministério Público avalia ações no Cariri

O Ministério Público Estadual realizou em Crato, uma reunião de avaliação. Na oportunidade, a Procuradora-geral de Justiça, Socorro França, foi recebida pelos promotores das diversas comarcas do Cariri.

O encontro aconteceu na sede do MP em Crato, e foi um momento de confraternização. Os promotores aproveitaram para apresentar sugestões e fazer reivindicações. “O MP precisa de mais apoio no interior, para fazer valer seu papel, de fiscalizar os poderes públicos e agir na defesa da sociedade”, avaliou o promotor de Justiça José de Deus Terceiro Pereira Martins.

A procuradora Socorro França fez também um balanço de seu mandato. Para ela, o MP é uma instituição permanente e institucional e tem obrigação de defender a sociedade em seus interesses. MP defende a democracia brasileira, o respeito às instituições, e temos muitas lutas, em variados campos”, justificou.
Socorro França lembrou o trabalho do Ministério Público Estadual na defesa do bem público, e em ações como acompanhar o processo de desmonte de prefeituras do interior do Estado. “O MP acompanha esse trabalho por entendermos que o bem público deve ser preservado, e utilizado em benefício da sociedade”, afirmou.

Ao final da reunião, a procuradora Socorro França registrou que a partir de mais, a Rádio Araripe AM, de Crato, irá disponibilizar um horário semanal, aos sábados, para a realização de um programa de rádio com a participação de promotores de Justiça; “Essa parceria é muito importante”, ressaltou Socorro França. A idéia do projeto nasceu com o promotor José de Deus Terceiro, e o diretor-geral da emissora, radialista e jornalista Luís Paulo, que já acertou o horário, que será de inteira responsabilidade da emissora, sem ônus para o Ministério Público. “Será a oportunidade que o MP terá de ficar mais próximo da sociedade, debatendo problemas e apontando soluções,”avaliou o jornalista Luís Paulo.

Descaso com a saúde: crescimento da mortalidade infantil repercute entre moradores do Crato

Por Anamaria Duarte
Editoria de Cidades

Repercute em toda a região do Cariri a notícia sobre o crescimento da mortalidade infantil na cidade do Crato. Na mesma matéria, publicada na edição do dia 27 de janeiro no JC, outros municípios da Região, também, apresentaram avanço na taxa da mortalidade infantil, enquanto algumas cidades conseguiram reduzir óbitos de recém-nascidos ao índice zero.

A desativação do único hospital pediátrico do Município - o Hospital Monsenhor Rocha, que funcionava conveniado com a Prefeitura e o SUS (Sistema Único de Saúde), pode ter contribuído para o aumento nas taxas de mortalidade infantil, principalmente, as chamadas perinatais, de zero a sete dias, registradas pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Criança e Adolescência) na cidade do Crato.

O hospital funcionou no município do Crato até o ano de 2005 quando foi fechado, segundo os antigos donos, por falta de recursos financeiros. O hospital era de caráter privado e disponibilizava atendimento de urgência para crianças e adolescentes. Funcionavam 300 leitos, sendo 100 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de dois centros cirúrgicos, oito leitos na UTI, e 50 leitos pós-cirúrgicos. O hospital chegou a possuir mais de 100 funcionários e, no período do fechamento, tinham apenas 32 pessoas trabalhando.

Uma ex-administradora do hospital, que pediu para ter a sua identidade preservada, disse que a situação estava bastante precária e não havia mais como mantê-lo funcionando. Ela afirmou também que foi realizada uma reunião com o prefeito Samuel Araripe onde foi passada toda a situação na qual se encontrava o hospital, mas, segundo ela, nada foi feito e, por isso, foi tomada a decisão de suspensão das atividades da unidade de saúde.

‘'Não havia como continuar. As condições eram péssimas e nós não tínhamos apoio de ninguém. Nem da prefeitura, nem do governo do Estado'', afirma ex-dirigente do Hospital Monsenhor Rocha, ressaltando que foi feito um planejamento para a desativação do local, pois os sócios tinham conhecimento do quanto esse ato iria prejudicar a população.

Na gestão do prefeito Samuel Araripe, o hospital fechou as portas e a prefeitura nada fez. Pelo contrário, Samuel transformou o único hospital pediátrico do município no centro administrativo da prefeitura. Ao invés de intervir e tentar solucionar a crise financeira que a instituição estava passando, para que o município não perdesse o hospital, a prefeitura alugou o prédio e o transformou em centro administrativo, onde funcionam as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Infra-estrutura, e Agricultura e os departamentos de Limpeza Pública, o Almoxarifado e a garagem.

O prédio, onde antes funcionavam salas de raio-x, ambulatórios, leitos para atender crianças e adolescentes, agora tem birôs de secretários e de dirigentes de órgãos da administração municipal. O atendimento pediátrico na cidade do Crato é feito atualmente no hospital São Francisco, que não tem espaço para receber a demanda existente e, também, atender a crianças que vem de cidades vizinhas, como Araripe, Assaré, Antonina do Norte e várias outras.

Hospital Santa Tereza
Prefeitura atrasa repasse e pacientes são prejudicados


Por Anamaria Duarte

Estão comprovados os inúmeros problemas que afetam a saúde no município do Crato. Como se não bastasse o descaso com a saúde infantil, outro setor que vem sofrendo as conseqüências da falta de assistência é o de pacientes com problemas mentais.
A Casa de Saúde Santa Tereza, único hospital psiquiátrico da Região do Cariri, está com problemas. A demanda de pacientes é muito grande, pois além de suportar os doentes da região ainda recebe pessoas de outros estados como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí.

Luciana Abath, filha de um dos sócios e, também, administradora do local, diz que estão lutando de todas as formas para não desativar o Hospital. Segundo ela, os projetos do Governo para responsabilizar apenas o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) pelos pacientes com problemas psicológicos não é viável. "O CAPS pode responder por problemas mais simples, que não precisem de internação ou de cuidados mais específicos. O Hospital pode oferecer melhor estrutura para os pacientes, mesmo que não seja a melhor", afirma Luciana.

A prefeitura do Crato, de acordo com Luciana, faz o repasse com até um mês de atraso. Segundo Luciana Abath, a verba que deveria ser repassada pela prefeitura não é feita em dia. Ela afirma que a prefeitura recebe o dinheiro do Governo do Estado no quinto dia útil de todo mês, mas faz o repasse entre os dias 20 e 25. E já houve caso em que foi feito no último dia do mês.

Luciana afirmou para o JC que já houve casos em que ela foi pessoalmente procurar o prefeito Samuel Araripe em seu gabinete. "Quando ele me viu, na mesma hora mandou o empregado pegar o cheque e me passar, ou seja, o dinheiro estava com a prefeitura, é como se eles fizessem de propósito", desabafa Luciana. Para não atrasar o pagamento dos funcionários e comprar o que é necessário para o Hospital, a administração faz todo mês um empréstimo no banco para adiantar o pagamento das despesas, tendo assim que pagar juros bancários todos os meses.

Repórter espera quatro horas, mas Samuel prefere o silêncio

A reportagem do JC procurou o prefeito Samuel Araripe para falar sobre a repercussão para a saúde da população da transformação do hospital pediátrico em centro administrativo e, também, das queixas de atraso no repasse de recursos de convênio. Após três idas à Prefeitura, a reportagem não foi atendida pelo prefeito. Foram mais de quatro horas de espera nas três visitas ao gabinete do prefeito. O chefe de gabinete de Samuel Araripe, Cícero França, não intermediou a conversa com o prefeito, que, segundo ele, "estava bastante ocupado". França não agendou a entrevista solicitada pela repórter. Foram quatro horas de espera para tentar falar com o prefeito do Crato. O JC também tentou através de ligações para o celular do prefeito e para sua residência, todas sem sucesso.

O povo fala

O JC foi às ruas do Crato para ouvir a opinião de moradores que vêem com preocupação o aumento nos índices de mortalidade infantil. Veja abaixo a palavra de moradores.

Qual a sua opinião sobre o fato de no Crato ter aumentado a mortalidade infantil?
Nos últimos anos, a condição de saúde da população na cidade do Crato tem sido motivo de preocupação para muita gente que necessita de amparo, principalmente para famílias carentes. A falta de assistência para crianças recém-nascidas, pela falta de UTI's neonatais, que proporciona maior expectativa de vida para recém-nascidos portadores de complicações, como por exemplo o RN pré-maturo tem sido algo sério e preocupante. Pois é justamente a preocupação que as instituições tem tido com relação a esse serviço que tem estabilizado a taxa de mortalidade em alguns municípios do Ceará.
Weynne Regina, acadêmica de enfermagem.

É revoltante que uma população como a do Crato, com mais de 100 mil habitantes tenha que precisar de outros municípios no que diz respeito à saúde. O aumento da mortalidade infantil significa descaso por parte da Secretaria de Saúde com o município. Barbalha tem metade da população de Crato, cerca de 50 mil habitantes, e não há justificativa para o fato das crianças do Crato precisarem ser transferidas para lá em caso de urgência após o parto. É inadmissível que as crianças do Crato estejam morrendo mais que em municípios menores.
Reinaldo Garcia Silva, representante comercial.

Um sistema de saúde que não oferece UTI para recém nascidos, que freqüentemente necessitam da Unidade de Terapia Intensiva, é visivelmente precário. E com certeza isso contribui para o aumento da mortalidade infantil no Crato.
Aurenita Carneiro Alencar, estudante de Ciências Contábeis.

Tenho um filho de 4 anos. Graças a Deus muito saudável e eu tenho certeza que o atendimento que ele recebeu quando nasceu na UTI na maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, foi fundamental para o seu desenvolvimento. Quantas crianças já foram a óbito por conta da falta de assistência e quantas ainda vão precisar morrer aqui no Crato para as autoridades melhorarem a saúde do município?
Jackeline Barbosa, mãe e técnica em Enfermagem.

A saúde da população precisa ser a principal preocupação dos órgãos públicos. Todos têm o direto a uma saúde de qualidade. Não é possível que uma cidade como o Crato, com mais de 100 mil habitantes, que ainda mais é um "apoio" para cidades circunvizinhas como Nova Olinda, Assaré e outras, esteja com a saúde tão precária. Não entendo e não há justificativa para isso.
Weylla Arraes, professora de educação Física e estudante de Enfermagem.

A população cratense precisar se deslocar para os municípios vizinhos, em busca de salvar suas crianças recém nascidas é uma vergonha.
Kelly Almeida, graduada em letras

Jornal do Cariri

Vereadores querem mais proximidade com a sociedade




Os presidentes das câmaras municipais do Cariri estiveram reunidos na última sexta-feira, 6, com o objetivo de discutir a integração entre os trabalhos dos legislativos, a formação da Escola de Cidadania, e a apresentação de instituições que realizarão projetos em parceria com os legislativos municipais.

O encontro teve a articulação do professor e municipalista Marcos Eliano, e contou com a presença de representantes da União dos Vereadores do Ceará (UVC) e Associação dos Prefeitos e Municípios do Cariri (Asp Cariri).

O professor Marcos Eliano apresentou o projeto Escola de Cidadania, e a necessidade de interação entre os legislativos municipais. “Temos que avançar no papel do vereador, não como aquele político que tem que ficar fazendo pequenos favores, mas no político que elabora leis e projetos para beneficiar a sociedade”, avaliou. A Escola de Cidadania será inovadora, e pretende aproximar os vereadores da sociedade. “Na escola serão debatidos temas, a juventude participará, e as pessoas estarão mais perto dos vereadores e do próprio poder legislativo”, informou Marcos Eliano.

Falando em nome do vereador Deusinho Filho, presidente da UVC, Zé de Amélia Júnior, presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, destacou a importância do encontro. “Acho que esse encontro marca o início de um novo legislativo, uma nova visão das câmaras municipais, e acredito muito nos projetos que estão sendo discutidos, como a Escola de Cidadania”, afirmou, lembrando que a escola é um projeto antigo que o legislativo de Juazeiro vinha debatendo e será implementado ainda este ano.

O presidente da Câmara de Caririaçu, Rosivam Leite (PSB), defendeu que os vereadores devem trocar mais informações, e assim trabalhar melhor pela população. Ele defendeu um intercâmbio permanente e troca de experiências para avançar na formatação de leis e projetos do legislativo.

Para o professor Eliano, os tempos mudaram. Os vereadores mudaram seu papel, o próprio eleitor está mais exigente. O intercâmbio entre os legislativos é uma das metas da UVC, lembrou Zé de Amélia. Para ele, a União dos Vereadores tem tido um papel importante na unidade dos vereadores cearenses e na busca pela qualificação dos membros dos legislativos.

Mesmo com a importância do debate muitos faltaram. Marcaram presença representantes dos legislativos de Juazeiro, Barbalha, Várzea Alegre, Caririaçu, Antonina do Norte, Barro e Jati.

Jornal do Cariri

Seminário para discutir o esporte em Juazeiro




Com a presença de professores e acadêmicos de educação física, pessoas ligadas a entidades esportivas e desportistas em geral, a secretaria de esporte e juventude de Juazeiro do Norte vai promover nesta sexta-feira (13), o 1º Seminário de Planejamento Estratégico. Com o tema: “Uma nova visão para o esporte”, o seminário terá início às oito horas, no auditório da URCA (campus Crajubar), com uma palestra do professor, Carlos Augusto de Sousa Costa, da UNIFOR. Estão previstos ainda trabalhos em grupo para traçar diretrizes, que definirão o plano de ação da Secretaria.

Juazeiro: turismo quer gestão com parcerias





O Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, é de opinião que não se pode criar condições e infra-estrutura para o turismo sem a comunhão de idéias e ações.

Por isso, defende uma integração ampla entre os prefeitos e as secretarias de turismo de municípios da região do Cariri. Sobre a tese, já conversou com o prefeito Santana e garante que o mesmo tem pensamento idêntico.

Ele considera o Fórum de Turismo e Cultura do Cariri um instrumento importante na comunhão desses esforços. Por isso, acha que a meta de institucionalização do fórum deve ser agilizada a fim de viabilizar mais parcerias para desenvolver ações concretas.

Para o titular da SETUR, cursos e outros mecanismos de qualificação e capacitação devem estar na agenda do dia de forma a atender as necessidades.

O secretário avalia que esse trabalho de braços dados pode determinar a viabilização do projeto de Inventariação Turística da região do Cariri a ponto de se constituir na primeira do Brasil. Na manhã desta segunda-feira, Zé Carlos entregou ao prefeito Manoel Santana algumas propostas relacionadas com Juazeiro do Norte para o mesmo apresentar ao Ministério do Turismo. “O prefeito tem pressa em ir garantindo recursos em várias frentes do Governo Federal”, comentou.