Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Falta de adutora prejudica população de Nova Olinda





A falta de uma adutora no município de Nova Olinda, que são canalizações que transportam água desde o local de captação até o ponto de utilização, está causando problemas para a cidade. A água que abastece a cidade é salgada, imprópria para o consumo humano, embora seja submetida a um tratamento pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), mas é usada apenas para uso doméstico.

De acordo com José de Alencar, líder comunitário, a falta de água potável é o principal problema que afeta a cidade. “Quando queremos beber uma água saudável temos que comprar e a maioria das pessoas que residem na cidade, costumam comprar esta água em Santana do Cariri, município vizinho, onde a água é retirada das fontes para ser comercializada”, afirma Alencar.

O articulador da Associação dos Produtores, Lages, Rochas e Calcários Ornamentais de Nova Olinda, Francisco Jackson Nuvens de Alencar, disse que esteve em Brasília e entregou ao Ministro das Cidades, Márcio Fortes, o projeto que solicita ao Ministério e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a construção da adutora em Nova Olinda. Segundo Jackson Nuvens, ainda aguarda respostas e atitudes.

Francisco Jackson acrescentou ainda que na visita feita ao Ministério, informou a necessidade da construção da adutora com urgência, pois segundo ele, além dos transtornos causados nas residências, o único hospital do município é abastecido por um “carro pipa” devido à falta de uma adutora.

O prefeito Afonso Sampaio (PSDB) informou ao JC que já conseguiu R$ 10 milhões para a construção da adutora. Os recursos, de acordo com Sampaio, foram conseguidos junto ao governo do Estado. “Esse foi um compromisso do Cid Gomes com Nova Olinda que ele está agora cumprindo”, afirmou o prefeito. A adutora terá 18 quilômetros de extensão, saindo do Brejo Grande e terminando na sede do Município.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: