Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Prefeitura fará mudanças no sistema de coleta

Nos últimos anos a cidade de Juazeiro do Norte vem sofrendo com o problema grave da coleta de lixo. Problema que se arrasta há anos pelas administrações municipais e nunca foi resolvido, apenas se agrava ao longo do tempo.

Em alguns bairros, moradores reclamam da coleta. "Os carros do lixo passam, mas só pegam o lixo que é colocado nas calçadas, deixando o resto espalhado", reclama indignado Vitor Paulino Neto, residente no bairro Frei Damião.

Em outra comunidade, no Tiradentes, a estudante Fátima Lima, reclama do lixo que se acumula em alguns pontos do bairro e da cidade. “Nos últimos meses a situação piorou, e com as chuvas chegando, ficamos com medo das doenças que possam aparecer”, diz a estudante.

Para a prefeitura de Juazeiro, as providências serão tomadas. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eraldo Oliveira, algumas medidas já estão sendo iniciadas pela administração. A primeira é a revisão dos serviços da empresa Rocha, responsável pelo recolhimento do lixo domiciliar. “Nós estamos revendo o contrato da empresa Rocha, para dar uma melhorada para que se tenha maiores condições estruturais na coleta de lixo”, alerta Eraldo.

A segunda medida será em relação aos catadores de lixo. A secretaria de Meio Ambiente já está finalizando um projeto de cooperativa para organizar os catadores para capacitá-los e, então, não mais bagunçar o lixo. A terceira e última ação imediata é o recolhimento dos animais soltos a noite, trabalho que será feito em parceria com o Centro de Zoonoses.

Todas essas ações, de acordo com Eraldo Oliveira, serão tomadas de forma imediata, já que com o período das chuvas, o acúmulo de lixo pode ocasionar problemas de saúde pública.

MAS, E OS ENTULHOS...
Outro problema persistente em Juazeiro são os entulhos. A maioria das construções civis na cidade tem a prática de colocar o restante dos materiais nas ruas e avenidas o que provoca problemas no tráfego e na imagem da cidade.
A dona de casa Maria Oliveira, residente do bairro Timbaúbas, afirma que os entulhos espalhados nos arredores de sua residência deixam um aspecto de abandono do bairro. Segundo ela, quem age dessa maneira, espalhando lixo pela cidade, “não tem a menor consciência no que se refere à limpeza”.

Os responsáveis, na maioria dos casos, são os carroceiros que recebem cerca de R$ 5,00 para transportar os entulhos. Os carroceiros argumentam que este é um trabalho como outro qualquer. “Se eu não passar o dia todo carregando esses entulhos, como é que vou sustentar mulher e filhos?" justifica José Francisco, 54, carroceiro há 20 anos.
O problema, aponta a secretaria de Meio Ambiente, os carroceiros transportam o entulho para terrenos baldios, e os proprietários dos terrenos não fazem a limpeza devida do local. Para o secretário Eraldo Oliveira, “a responsabilidade não é da prefeitura e sim dos donos”. Em relação aos carroceiros a intenção é encaminhá-los a determinados pontos da cidade para que depositem os entulhos.

Nenhum comentário: