Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 1 de março de 2009

9ª FESTA POPULAR DA MALHAÇÃO DO JUDAS
DIA 11 DE ABRIL DE 2009 - SÁBADO DE ALELUIA
LARGO DA RFFSA - CENTRO CULTURAL DO ARARIPE - CRATO-CE
ABERTO O PROCESSO ELEITORAL DO JUDAS 2009!!!


“CONVENÇÃO MUNICIPAL DO JUDAS”

INDICAÇÃO DE CANDIDATOS
PELO COLÉGIO ELEITORAL DO JUDAS

LEGISLAÇÃO ELEITORAL DA MALHAÇÃO DO JUDAS

Art. 1º - A 9ª Festa Popular da Malhação do Judas será realizada no dia 11 de abril de 2009, das 14 às 23 horas, no Centro Cultural do Araripe (antigo Largo da RFFSA); Art. 2º - O Judas será escolhido mediante eleição popular, através do voto em um dos candidatos constantes das cédulas eleitorais distribuídas em vários pontos da cidade (escolas, bares, restaurantes, mercantis, bodegas); Art. 3º - A eleição se realizará em apenas um turno e será eleito aquele que obtiver maioria simples do total de votos válidos; Art. 4º - A cédula eleitoral será composta de 05 (CINCO) nomes de pessoas e/ou temas-problemas sociais e comunitários, escolhidos entre os mais indicados pelo Colégio Eleitoral do Judas 2009, instituído pela Sociedade Cariri das Artes – Cia. Cearense de Teatro Brincante, através da distribuição de Formulários-Cédulas; Art. 5º - Os 05 (cinco) mais indicados, apurados na Convenção Municipal do Judas, serão dispostos na cédula em ordem decrescente de votação; Art. 6º - O Colégio Eleitoral do Judas 2009 será composto de “Parlamentares Homens e Mulheres do Povo”, dentre líderes comunitários, estudantes, jornalistas, professores, advogados, comerciários, comerciantes, empresários, artistas, políticos, bombonzeiros, picolezeiros, servidores públicos, médicos, repórteres, jornaleiros, jornalistas, intelectuais, desempregados, aposentados, pensionistas, e outras categorias de exploradores, explorados, ricos, pobres e lascados; Art. 7º - Cada “Parlamentar do Povo” poderá fazer até 02 (duas) indicações; Art. 8º - Indicações também poderão ser feitas via internet: cariridasartes@yahoo.com.br; Art. 9º - A apuração das indicações será realizada no dia 08 de março de 2009 (domingo), pela Comissão Eleitoral do Judas designada pela Sociedade Cariri das Artes – Cia. Cearense de Teatro Brincante, no Bar do Evandro – Escritório Central do Judas, oportunidade em que serão divulgados os 05 (cinco) candidatos a Judas 2009; Art. 10 - Para evitar transtornos políticos, não poderão ser indicados o Presidente da República, o Governador do Estado do Ceará e ou o Prefeito Municipal do Crato; Art. 11 - Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Eleitoral e Coordenação do Evento. Crato-CE, em 1º de março do ano 2009. A COMISSÃO ELEITORAL DO JUDAS.


ESCREVA SUAS SUGESTÕES E DÊ UMA BREVE JUSTIFICATIVA




1.



2.






Assinatura do(a) Parlamentar



OBSERVAÇÃO
Encaminhamos abaixo algumas sugestões de candidatos.
1. POLÍTICO CORRUPTO: Uma das maiores chagas da vida nacional, tem se perpetuado nas entranhas do poder político e econômico, provocando desvios de recursos públicos, ações contrárias aos interesses da população e conivência com a dominação internacional. Seu lastro de desonestidade o envolve com a manutenção da miséria, a compra de votos e o liga até com as altas rodas do tráfico de drogas, pistolagem, contrabando.

2. PEDOFILINO SAFADUS: A pedofilia é uma prática recorrente em diversos setores da sociedade. Agride a criança e afeta a família. Tem fortes raízes na impunidade e no abuso de poder físico, religioso e ou ideológico.

3. VIOLENTÔNIO CANALHA: O mundo vive atormentado pela violência, seja de natureza doméstica nascida nos desajustes familiares, nas desigualdades sociais e na criminalidade, seja de natureza político-econômica com as guerras de conquista capitalista e fundamentalismo religioso.

4. ESTUPRACÊNCIO TARADUS: Constantemente temos notícia de casos de estupro, praticados tanto no seio comunitário e familiar, como a partir da ação doentia e violenta de homens que integram a escória da sociedade. Sua incidência se dá em todas as classes sociais e vitima pessoas de diferentes sexos e idades.

5. DROGALICRAQUE MEDONIUS: As drogas, de um modo geral, têm provocado a destruição de lares e a desgraça de jovens no mundo inteiro. Seu consumo tem crescido na medida em que os valores e as referências culturais e morais vêm se perdendo na onda de consumo, individualismo e degenerescência capitalista. Destaques para a maconha, a cocaína e, a mais destrutiva, o crack, que está presente em escolas, sáiberes, bares e pontas de rua e de estrada, e causa uma dependência avassaladora no usuário.
Coordenação Geral: Cacá Araújo

Enquanto isso, no Sítio Fundão....



E o Sítio Fundão, hein? Aqui no blog Cariri Agora ja falamos várias vezes desse espaço ambiental. O Governo do Estado prometeu melhorias, mas até agora, nada foi feito. Alguma mudnaça aconteceu, pois se não, o nosso desconhecimento é enorme. As melhorias ditas pelo pessoal da Semace, aconteceram? Pois é, enquanto isso, o Sítio Fundão, continua na mesma.

Recuperação do Caldeirão



O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto marcou a história com um grande massacre. Oficialmente, 400 pessoas mortas pelas milícias do Exército Brasileiro e Polícia Militar do Estado. Extra-oficial, mais de mil pessoas, entre mulheres e crianças. Agricultores que tinham como armas os seus instrumentos de trabalho. Enxadas e foices. A barbárie de patrocínio oficial, acontecida há 74 anos, teve maior amplitude na sua divulgação somente nos anos 70. Mas o local passará a ter uma nova visibilidade, com o projeto de Revitalização do Parque Histórico do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

Hoje, resta um pequeno sítio sem fartura, em uns confins de terra no Crato, com os caldeirões, abastecidos das chuvas da insipiente quadra invernosa, e a igreja que tem como padroeiro Santo Inácio de Loyola, onde há missa uma vez por ano, em 22 de setembro, desde que foi criada a Romaria do Caldeirão. Também um muro de lajes, por trás da pequena igreja, onde foi construído o cemitério, a casa do morador, erguida na época do beato líder, José Lourenço, e, no alto, as ruínas da casa do mentor da primeira ação de extermínio e ataque aéreo da História do Brasil.

Leia mais do DN
www.diariodonordeste.com.br

Centenário de Patativa do Assaré




A partir de hoje, na cidade de Assaré, será cumprida a programação de comemoração do centenário de nascimento do poeta Patativa. Na próxima 5ª feira, dia 5, haverá a entrega da casa de taipa do poeta – localizada na Serra de Santana – recuperada pelo Governo do Estado/Prefeitura de Assaré. No decorrer da programação haverá shows com Fagner, Dominguinhos e Waldonis. A obra ciclópica de Patativa do Assaré será reconhecida pelo Ministério da Cultura como patrimônio imaterial do povo brasileiro.

Poucas vezes escrevi sobre Patativa, mas sempre admirei seu trabalho. Levado pelo meu amigo Jackson Bantim, fui algumas vezes na casa de Patativa, no centro de Assaré. A simplicidade dele, sua forma de viver, suas paixões, amizades, família, seus versos que falam do sofrimento e da vida do homem do campo, nordestino, sofrido, com vontade de viver e superar dificuldades, tudo isso, não poderia passar despercebido.

É claro que tem gente, até político e artista, que já tirou uma lasquinha de Patativa, ou seja, se aproveita da imagem deste grande poeta, mas, independente disso, Patativa é um símbolo por seus versos, que deixam uma marca clara na cultura não apenas regional, mas nacional.

Notícias do Cariri




EM PRIMEIRA MÃO

Um grupo empresarial português está de olho nas instalações de antiga indústria, que funcionou na Avenida Padre Cícero, no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte. O terreno é amplo e o local é privilegiado. Fica próximo ao Shopping Cariri, em meio a diversas firmas comerciais já instaladas. Se as negociações forem bem sucedidas poderá surgir ali um centro comercial com várias lojas de frente para a avenida. Já a parte de trás seria destinada à construção de blocos de apartamentos residenciais.

BOA NOTÍCIA

O professor José Nilton de Figueiredo e o escritor José Flávio Vieira estão encarando um desafio: criar a “home-page” do Instituto Cultural do Cariri na Internet. Se este projeto for concretizado, as matérias publicadas na revista Itaytera (a partir do nº. 1, editado em 1954) serão disponibilizadas para quem quiser pesquisar. É a democratização de um valioso acervo.

ESPERANÇOSO

O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, informou que começam em abril os encontros com vistas à reestruturação dos diretórios municipais do partido no Ceará. "Nós vamos iniciar esses encontros por Juazeiro do Norte”, disse André Figueiredo. Em Crato, o PDT tem Fabíola Alencar como filiada. Ela é ex-deputada estadual, ex-secretária de Estado, ex-vice-prefeita e ex-secretária de Educação de Crato. Quando foi secretária da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente (no governo Tasso Jereissati), Fabíola carreou vários benefícios para sua terra natal. Tem, portanto, uma folha de serviços prestada a Crato.

BYE, BYE CARNAVAL

2009 selou o “réquiem” do carnaval no triângulo Crajubar. Para quem não sabe, “réquiem” é parte do ofício dos mortos, na liturgia católica, que principia com as palavras latinas “requiem aeternam dona eis” (dai-lhes o repouso eterno).
Juazeiro do Norte há muito já vivenciava o clima de morte do carnaval. Este ano foi a vez de Crato. No folia de Momo, na “Cidade de Frei Carlos”, a única noticia divulgada na mídia foi a realização na Quadra Bicentenário – pelos movimentos carismáticos –do “17º Enchei-vos” (do Espírito Santo). Os promotores do “Enchei-vos” dizem que 6 mil pessoas participaram do evento. Com direito a homilia feita por dom Fernando Panico...


CURTAS

–Após 5 anos de estudos em Roma, regressou a Crato o padre José Vicente Pinto Alencar, ex-reitor do Seminário Diocesano São José (...)
–A Faculdade Católica do Cariri realiza seu primeiro vestibular no próximo dia 8. Para o curso de Filosofia estão sendo ofertadas 80 vagas, sendo 40 em nível de Licenciatura e 40 para Bacharelado (...)
– No último domingo,dia 22, em solenidade na Catedral de Nossa Senhora da Penha, dom Fernando Panico investiu como Acólitos, 10 novos candidatos ao diaconato Permanente da diocese de Crato (...)

ANOTE: PROFECIA CONCRETIZADA

Alguns biógrafos do Padre Cícero escreveram sobre o lado profético do famoso sacerdote. Padre Cícero previu, em várias ocasiões, um crescimento vertiginoso para Juazeiro do Norte. Suas profecias foram cumpridas. É inegável a pujança de Juazeiro, hoje uma metrópole regional dos sertões. A propósito, escritora Amália Xavier de Oliveira escreveu: “Toda obra que não tem bom alicerce terá que ruir; a obra do Padre Cícero está bem alicerçada: cresce em linha reta ramificando-se em suas enormes possibilidades sócio, política e econômica, com alicerce de granito que lhe serve de base”.

Giro pelo Brasil



Imposto de Renda

A Receita Federal começa a receber nesta segunda-feira,2, as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) relativas ao ano-base de 2008. O prazo de entrega vai até às 24h do dia 30 de abril.

Para quem pretende fazer a declaração via internet, o programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2009, ano-base 2008, estará disponível para download na página da Receita Federal já a partir da segunda-feira. A previsão é que em todo o Brasil sejam entregues 25 milhões de declarações. O contribuinte que não entregar a declaração no prazo ficará sujeito a multa mínima de R$ 165,74.

Além da internet, o IR também poderá ser enviado via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, ou em formulário, nas agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 4.

Na declaração do Imposto de Renda de 2009 não será mais obrigatório que o contribuinte informe o número do recibo da declaração do ano anterior.

Para quem vai fazer a declaração simplificada, o cálculo da dedução é padrão, limitado a R$ 12.194,86. Quem estiver em dúvida qual opção é mais vantajosa pode fazer a comparação no programa da Receita Federal.


Quem declara

São obrigadas a apresentar a declarar as pessoas físicas que receberam mais do que R$ 16.473,72 em 2008. Também são obrigados a declarar o Imposto de Renda quem teve rendimentos isentos ou não-tributáveis de pelo menos R$ 40 mil no ano passado, ou quem teve receita bruta de atividade rural superior a 82.368,60. Quem realizou, no ano passado, operações em bolsa de valores, de mercadorias e de futuro, também deve entregar a declaração referente ao ano de 2008. As pessoas físicas que tinham, no fim do ano passado, R$ 80 mil em patrimônio - mesmo terrenos - também estão obrigadas a declarar o IR 2008.

Alerta!!!

Alarmada com o aumento de câncer de mama em mulheres jovens (antes dos 40 anos), a Sociedade Brasileira de Mastologia passou a recomendar aos seus médicos associados que orientem as meninas menores de 18 anos a não utilizar pílulas anticoncepcionais. Segundo o presidente da entidade, Diogénes Basségio, existem evidências que relacionam o uso prolongado do contraceptivo ao aparecimento precoce da doença, que ostenta o quinto lugar no ranking de mortalidade de pacientes em idade fértil. "Até alguns anos atrás não víamos problemas no uso de anticoncepcional. Mas trabalhos internacionais e serviços especializados começaram a relatar evidências de que a pílula poderia potencializar o câncer de mama", afirma Basségio. "Preconizamos que as menores de 18 anos evitem usar o produto", completa. Em sua tese de doutorado, Basségio atestou que triplicaram os casos de neoplasia de mama em mulheres antes dos 40 anos. Em 2003, elas representavam 5,3% dos casos, taxa que saltou para 16,8% em 2007.

Convocação de aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta sexta-feira, 27, nos jornais de grande circulação nos Estados, o edital de convocação de 354 aposentados e pensionistas que não foram localizados pelos servidores do órgão, informou o Ministério da Previdência Social. São beneficiários que realizaram o Censo Previdenciário, por intermédio de um procurador ou representante legal, mas que precisam ser localizados para comprovar que estão vivos. Os convocados terão prazo de 30 dias para comparecer às agências da Previdência, pessoalmente ou por meio de representante legal, para que um servidor do INSS faça uma visita ao beneficiário. Somente depois que o funcionário do INSS localizar o beneficiário é que o cadastro voltará à normalidade. A lista dos convocados está disponível no portal da Previdência Social (www.mpas.gov.br).

Giro pelo Mundo



Papa Bento 16 está encorajando líderes políticos e industrialistas a terem como prioridade durante a crise econômica famílias e trabalhadores. Funcionários da Fiat do sul da Itália, que estão preocupados com o futuro da empresa, estavam entre a multidão de peregrinos na Praça de São Pedro, neste domingo, 1º, onde o papa falou. Bento 16 afirmou que quer estimular autoridades políticas e empresários a trabalharem juntos neste "momento delicado". Segundo ele, são necessários esforços conjuntos, e os líderes devem manter em mente que a prioridade deve ser os trabalhadores e suas famílias.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair visita neste domingo, 1º, a Faixa de Gaza, pela primeira vez desde que foi nomeado representante do Quarteto para o Oriente Médio. "Eu quis escutar pessoalmente o povo de Gaza, cujas vidas vêm sendo duramente atingidas pelo recente conflito", declarou Blair, em uma escola em Beit Hanun (norte da Faixa de Gaza), administrada pela ONU. Amanhã, a cidade egípcia de Sharm El-Sheik vai sediar uma conferência de doadores internacionais para a Faixa de Gaza, para arrecadar verba para a reconstrução do enclave palestino devastado pela ofensiva militar israelense (de 27 de dezembro a 18 de janeiro), que custou a vida de 1.330 palestinos. "Repetirei sua versão dos fatos, sua avaliação do que é preciso para a reconstrução e suas ideias para reativar um setor privado que está vivo", disse o premiê, acrescentando que "o povo de Gaza deve estar no centro de todos os nossos esforços pela paz e o progresso a partir de agora". Blair se reunirá com representantes da sociedade civil em Gaza, empresários e responsáveis da Autoridade que administra a água nos territórios palestinos, indicou um porta-voz do consulado britânico em Jerusalém.

O Tribunal Especial para o Líbano, encarregado de julgar os supostos autores de atentados terroristas cometidos nesse país, entre eles o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês, Rafic Hariri, deu início a suas audiências neste domingo em Haia.
"Dou-lhes as boas-vindas nesta cerimônia de abertura", declarou o britânico Robin Vincent, secretário de justiça do Tribunal. O promotor canadense Daniel Bellemare, que junto a Vincent dirigiu a comissão internacional que investigou a morte de Hariri, também acompanha o processo. Os dois primeiros relatórios da comissão de investigação da ONU, criada dois meses após o assassinato de Hariri, que faleceu junto a mais 22 pessoas em um atentado com uma caminhonete-bomba, determinaram o envolvimento dos serviços de inteligência sírio e libanês. Inúmeras pessoas próximas ao presidente sírio, Bachar al Asad, foram citadas pelos investigadores, mas a Síria negou qualquer envolvimento no atentado.