Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 1 de março de 2009

Notícias do Cariri




EM PRIMEIRA MÃO

Um grupo empresarial português está de olho nas instalações de antiga indústria, que funcionou na Avenida Padre Cícero, no bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte. O terreno é amplo e o local é privilegiado. Fica próximo ao Shopping Cariri, em meio a diversas firmas comerciais já instaladas. Se as negociações forem bem sucedidas poderá surgir ali um centro comercial com várias lojas de frente para a avenida. Já a parte de trás seria destinada à construção de blocos de apartamentos residenciais.

BOA NOTÍCIA

O professor José Nilton de Figueiredo e o escritor José Flávio Vieira estão encarando um desafio: criar a “home-page” do Instituto Cultural do Cariri na Internet. Se este projeto for concretizado, as matérias publicadas na revista Itaytera (a partir do nº. 1, editado em 1954) serão disponibilizadas para quem quiser pesquisar. É a democratização de um valioso acervo.

ESPERANÇOSO

O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, informou que começam em abril os encontros com vistas à reestruturação dos diretórios municipais do partido no Ceará. "Nós vamos iniciar esses encontros por Juazeiro do Norte”, disse André Figueiredo. Em Crato, o PDT tem Fabíola Alencar como filiada. Ela é ex-deputada estadual, ex-secretária de Estado, ex-vice-prefeita e ex-secretária de Educação de Crato. Quando foi secretária da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente (no governo Tasso Jereissati), Fabíola carreou vários benefícios para sua terra natal. Tem, portanto, uma folha de serviços prestada a Crato.

BYE, BYE CARNAVAL

2009 selou o “réquiem” do carnaval no triângulo Crajubar. Para quem não sabe, “réquiem” é parte do ofício dos mortos, na liturgia católica, que principia com as palavras latinas “requiem aeternam dona eis” (dai-lhes o repouso eterno).
Juazeiro do Norte há muito já vivenciava o clima de morte do carnaval. Este ano foi a vez de Crato. No folia de Momo, na “Cidade de Frei Carlos”, a única noticia divulgada na mídia foi a realização na Quadra Bicentenário – pelos movimentos carismáticos –do “17º Enchei-vos” (do Espírito Santo). Os promotores do “Enchei-vos” dizem que 6 mil pessoas participaram do evento. Com direito a homilia feita por dom Fernando Panico...


CURTAS

–Após 5 anos de estudos em Roma, regressou a Crato o padre José Vicente Pinto Alencar, ex-reitor do Seminário Diocesano São José (...)
–A Faculdade Católica do Cariri realiza seu primeiro vestibular no próximo dia 8. Para o curso de Filosofia estão sendo ofertadas 80 vagas, sendo 40 em nível de Licenciatura e 40 para Bacharelado (...)
– No último domingo,dia 22, em solenidade na Catedral de Nossa Senhora da Penha, dom Fernando Panico investiu como Acólitos, 10 novos candidatos ao diaconato Permanente da diocese de Crato (...)

ANOTE: PROFECIA CONCRETIZADA

Alguns biógrafos do Padre Cícero escreveram sobre o lado profético do famoso sacerdote. Padre Cícero previu, em várias ocasiões, um crescimento vertiginoso para Juazeiro do Norte. Suas profecias foram cumpridas. É inegável a pujança de Juazeiro, hoje uma metrópole regional dos sertões. A propósito, escritora Amália Xavier de Oliveira escreveu: “Toda obra que não tem bom alicerce terá que ruir; a obra do Padre Cícero está bem alicerçada: cresce em linha reta ramificando-se em suas enormes possibilidades sócio, política e econômica, com alicerce de granito que lhe serve de base”.

Nenhum comentário: