Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 1 de março de 2009

Giro pelo Mundo



Papa Bento 16 está encorajando líderes políticos e industrialistas a terem como prioridade durante a crise econômica famílias e trabalhadores. Funcionários da Fiat do sul da Itália, que estão preocupados com o futuro da empresa, estavam entre a multidão de peregrinos na Praça de São Pedro, neste domingo, 1º, onde o papa falou. Bento 16 afirmou que quer estimular autoridades políticas e empresários a trabalharem juntos neste "momento delicado". Segundo ele, são necessários esforços conjuntos, e os líderes devem manter em mente que a prioridade deve ser os trabalhadores e suas famílias.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair visita neste domingo, 1º, a Faixa de Gaza, pela primeira vez desde que foi nomeado representante do Quarteto para o Oriente Médio. "Eu quis escutar pessoalmente o povo de Gaza, cujas vidas vêm sendo duramente atingidas pelo recente conflito", declarou Blair, em uma escola em Beit Hanun (norte da Faixa de Gaza), administrada pela ONU. Amanhã, a cidade egípcia de Sharm El-Sheik vai sediar uma conferência de doadores internacionais para a Faixa de Gaza, para arrecadar verba para a reconstrução do enclave palestino devastado pela ofensiva militar israelense (de 27 de dezembro a 18 de janeiro), que custou a vida de 1.330 palestinos. "Repetirei sua versão dos fatos, sua avaliação do que é preciso para a reconstrução e suas ideias para reativar um setor privado que está vivo", disse o premiê, acrescentando que "o povo de Gaza deve estar no centro de todos os nossos esforços pela paz e o progresso a partir de agora". Blair se reunirá com representantes da sociedade civil em Gaza, empresários e responsáveis da Autoridade que administra a água nos territórios palestinos, indicou um porta-voz do consulado britânico em Jerusalém.

O Tribunal Especial para o Líbano, encarregado de julgar os supostos autores de atentados terroristas cometidos nesse país, entre eles o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês, Rafic Hariri, deu início a suas audiências neste domingo em Haia.
"Dou-lhes as boas-vindas nesta cerimônia de abertura", declarou o britânico Robin Vincent, secretário de justiça do Tribunal. O promotor canadense Daniel Bellemare, que junto a Vincent dirigiu a comissão internacional que investigou a morte de Hariri, também acompanha o processo. Os dois primeiros relatórios da comissão de investigação da ONU, criada dois meses após o assassinato de Hariri, que faleceu junto a mais 22 pessoas em um atentado com uma caminhonete-bomba, determinaram o envolvimento dos serviços de inteligência sírio e libanês. Inúmeras pessoas próximas ao presidente sírio, Bachar al Asad, foram citadas pelos investigadores, mas a Síria negou qualquer envolvimento no atentado.

Nenhum comentário: