Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Futebol pelo Brasil



Três partidas foram realizadas ontem (04), pela oitava rodada do Cearense.No Abilhão, em Quixadá, o Fortaleza não tomou conhecimento do time local, e goleou por 4 X 0. Os gols do tricolor foram assinalados pelos jogadores : Coutinho, Bambam, Wanderley e Eusébio. Já o Quixadá permanece na lanterna da competição e se não melhorar muito, deve voltar para segundona do próximo ano. Outra partida que era aguardada com grande expectativa, pois , seria apresentado para torcida do Ferroviário o atacante Jardel, jogador que já atuou pelo Ferrão, e foi destaque no futebol brasileiro atuando pelo Vasco , Grêmio e seleção brasileira. No campo o Ferroriário venceu o Guarany de Sobral por 1 X 0, gol assinalado por Leonardo, aos 17 minutos do primeiro tempo. Outra partida realizada ontem terminou com o a vitória do Boa Viagem de 2 X 1 sobre o Itapipoca. A rodada será finalizada hoje com duas partidas: Ceará X Icasa e Maranguape X Horizonte.

Campeonato Carioca

Flamengo e Vasco venceram seus adversários na noite de ontem pelo Carioca 2009. O Vasco assegurou a liderança do grupo A com nove pontos, ao vencer por 3 X 1, o Resende no estádio Raulino de Oliveira, com direito a gol do goleiro Tiago de pênalte.O Resende fez o primeiro gol aos 18 minutos do primeiro tempo. O empate do Vasco veio somente aos 43 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo o Vasco definiu o placar com Tiago e Rodrigo Pimpão.O Flamengo , jogando no maracanã, apesar do primeiro tempo muito fraco, não tomou conhecimento do Mesquita, e aplicou uma goleada de 4 X 1.O goleiro Bruno marcou um dos gols do Mengão numa bela cobrança de falta. Os outros gols do Flamengo foram anotados por: José Roberto que estreava com a camisa rubro negra, Éverton e o cearense Jônatas.Outros jogos do Carioca realizados ontem: Tigres 2 X 1 Madureira e Boavista 1 X Macaé. Bangu X Friburgense, Duque de Caxias X Fluminense e Botafogo X Volta Redonda , fecham a 4ª rodada do Carioca.

Paulistão 2009

A quinta rodada do Paulistão foi iniciada ontem com os seguinte resultados:



19:30 Ponte Preta 4x1 Marília
19:30 Botafogo-SP 2x0 Guarani
19:30 Portuguesa 1x1 Oeste
19:30 Barueri 1x0 Ituano
19:30 Mirassol 0x3 Santo André
22:00 Paulista 2x3 Corinthians
22:00 São Paulo 2x1 Bragantino

Duas partidas serão realizadas hoje como complemento da quinta rodada

19:30 Guaratinguetá x Mogi Mirim
21:30 Santos x São Caetano

Colaboração
Amilton Som

O remédio para todas as crises

Afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho
venerado na cidade de Genazzano - Itália.
Neste início de ano – uma ocasião repleta de esperança e planos para o futuro – vêm-nos também à lembrança os muitos dramas dos dias de hoje. O horizonte se obscurece em razão das muitas crises em curso, as quais interferem cada vez mais nas nossas próprias vidas.
Logo de início a crise econômica, determinada a permanecer por um longo período, apesar do esforço feito até aqui para debelá-la. Um problema bem mais antigo é a crescente criminalidade, não mais restrita às grandes capitais, mas já se alastrando até cidades médias e pequenas do interior. Noutra linha encontramos as advertências sobre o aquecimento global e outras matérias relacionadas com a degradação do meio ambiente.
Mais grave ainda é a crise moral. Vemo-la refletida, por exemplo, no comportamento da nossa juventude sem valores; no domínio das modas extravagantes e sem pudor e na avalanche publicitária de pornografia e de violência. Na atualidade nem a inocência da infância é respeitada, e a família cristã, base de uma sociedade sadia, parece destinada a definhar. Tudo poderia parecer perdido, caso seja considerado sob um prisma meramente humano.
Porém, São Paulo nos ensina que “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5,20). Parece ser que – como as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja – quanto maior for a crise, mais belo será o triunfo de Deus sobre o pecado...
No atual momento histórico repleto de riscos e de problemas, nos lembramos da oração da Salve Rainha. Ela nos diz que Maria é a “vida, doçura e esperança nossa”, a quem recorremos “gemendo e chorando neste vale de lágrimas”, que é o mundo em que vivemos.
Nossa Senhora nos dá o remédio para todas as crises, pois “depois deste desterro” Ela nos mostra “Jesus, bendito fruto do vosso ventre”.
(Transcrito do boletim dos Arautos do Evangelho)

Monsenhor Ágio, 91 anos - por Armando Lopes Rafael



Neste 5 de fevereiro de 2009, Monsenhor Ágio Augusto Moreira chega aos 91 anos de idade.
Ele é uma das personalidades marcantes do Cariri. Reside no Belmonte, em Crato, numa casinha singela, de onde pode contemplar as encostas da Chapada do Araripe. Colada a sua residência está a capelinha de Nossa Senhora das Graças. Em frente, fica a Sociedade Lírica do Belmonte, mantenedora da Orquestra Sinfônica Padre Davi Moreira.
Sacerdote piedoso, simples, despojado e humilde, Monsenhor Ágio está sempre de benquerença com os semelhantes e a vida. Sua fisionomia sempre risonha deixa transparecer a paz de espírito que leva na alma.
Monsenhor Ágio recebeu do Governo do Ceará a Medalha da Abolição, a mais alta comenda do Estado, honraria conferida por seu trabalho como fundador e diretor da Sociedade Lírica do Belmonte, que beneficia cerca de 200 alunos, todos de origem humilde, a maioria filhos de agricultores. Ali eles aprendem técnicas e teorias musicais, bem como a bibliografia dos grandes compositores do mundo.
Entre uma missa e outra, Monsenhor Ágio escreve livros. Já teve três títulos publicados. E acaba de escrever mais três: “Tratado sobre as almas do Purgatório”; “A história da devoção a Nossa Senhora das Dores” e “História da bicicleta”. No momento inicia pesquisas para escrever sobre Dom Expedito Lopes, o bispo-mártir de Garanhuns (PE). Dom Expedito tinha particular afeição pelo Padre Ágio, a quem levou, em diversas ocasiões durante as férias escolares do Seminário São José – aonde o Padre Ágio era professor – para auxiliá-lo tanto na Diocese de Oeiras (PI), como na Diocese de Garanhuns, onde Dom Expedito terminou sua profícua existência sendo assassinado pelo Padre Hosana Siqueira.
O Blog Cariricult registra com muita satisfação o 91º aniversário natalício de Monsenhor Ágio Augusto Moreira, um homem cuja longa existência foi pautada no bem, na construção do Reino de Cristo em terras do Sul do Ceará.

MP realiza encontro em Crato

Aconteceu ontem em Crato encontro do Ministério Público Estadual. Os promotores de Justiça avaliaram os trabalhos realizados nas comarcas do Cariri, e fizeram suas reivindicações à Procuradoria Geral de Justiça. A Dra. Socorro França, Procuradora Geral de Justiça, esteve no encontro e falou das ações do MP no Ceará, na busca da defesa da sociedade e na fiscalização dos poderes públicos. Ela destacou que a sociedade está mais consciente do papel e da importância do MP que tem por objetivo colaborar na consolidação da democracia. O encontro serviu também para a Procuradora avaliar, junto aos promotores o seu mandato. O MPE no Cariri vem desenvolvendo uma série de ações de fesa da soceidade, de busca da melhoria da qualidade de vida dos caririenses.

Araripe

Na cidade de Araripe o início das chuvas deixa os agricultores otimistas. O agricultor Eugênio Alencar, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar acredita que a safras de milho, feijão e mandioca, serão bem superiores a do ano passado. Mesmo dizendo não saber ainda estimar a safra quantitativamente, acredita que os agricultores terão motivos para comemorar ao final da quadra chuvosa. Em Araripe a semana vem sendo de boas chuvas, e o plantio já começou. Ao mesmo tempo, o prefeito Germano Correia anunciou ontem incentivo à agricultura familiar. Dentre os projetos de incentivo ao setor, a prefeitura de Araripe, em parceria com o Governo Federal irá realizar um programa de incentivo aos agricultores para o aumento da produção, e ao mesmo tempo, a prefeitura promete comprar a produção desses agricultores, levando à mesa dos estudantes, na merenda escolar, produtos de qualidade e produzidos na cidade.

Trem do Cariri só no ano que vem...



Estão prontas mais duas composições formadas por quatro vagões do Trem do Cariri. Os dois últimos carros construídos pela Bom Sinal Indústria e Comércio, localizada em Barbalha, já estão nos trilhos, no bairro Muriti, em Crato, aguardando a construção das estações para entrar em operação. As composições do transporte estão sendo vigiadas por uma equipe de oito seguranças que se revezam durante 24 horas.

A Assessoria de Imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou que a construção das oito estações e uma oficina de manutenção está em processo final de licitação. O assessor Fernando Mota adiantou que a conclusão está prevista para sete meses depois da assinatura da ordem de serviço. A previsão, não confirmada, é de que o Trem do Cariri entrará em funcionamento no próximo ano. Por enquanto, as composições estão em fase de testes.

Moradores dos sítios cortados pela ferrovia reclamam que a malha ferroviária entre Crato e Juazeiro interrompeu o acesso para carros, de quatro propriedades rurais. Um dos reclamantes é Lucivan Gonzaga que entrou com uma ação na Justiça contra o Metrofor.

Requalificação do transporte
O Projeto Trem do Cariri, hoje chamado de Metrô do Cariri, faz parte de um conjunto de ações do Plano de Governo do Estado do Ceará direcionado para a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do Interior do Estado, a começar por Crato e Juazeiro do Norte, um conglomerado urbano que conta com cerca de 400 mil habitantes.

O Metrô do Cariri é um transporte de média capacidade e grande conforto, utilizando veículos tipo veículo leve sobre trilhos (VLT), denominado Transporte Rápido Automotriz (Tram). A demanda inicial estimada é de 5 mil passageiros/dia com período operacional entre 5h30 e 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia.

A malha ferroviária, que foi totalmente restaurada, tem uma extensão total de 13,6km. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), até o início dos anos 80. Atualmente o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária CFN até o bairro de Muriti, situado município do Crato.

Está prevista a remodelação da via permanente entre o bairro de Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o bairro de Muriti, no Crato, com a substituição de boa parte da dormentação, substituição de lastro, correção de greide (alinhamento e nivelamento da linha), além de placas de apoio, pregos de linha, talas de junção e soldagem de todo o percurso.

Além destes serviços de construção e/ou remodelação de via, também serão implantadas nove estações de passageiros, oficinas de manutenção e Centro de Administração e Controle de Tráfego.

O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo “gangway” e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima operacional será de 60 quilômetros por hora, o suficiente para o tipo de transporte de passageiros na região.

Antônio Vicelmo
Repórter

INÍCIO
5.000passageiros por dia entre os municípios de Crato e Barbalha deverão ser transportados na fase inicial de operação do Trem do Cariri. Já são quatro carros formando a composição ferroviária

FIQUE POR DENTRO

Veículo conta com tecnologia de ponta
Localizada no município de Barbalha, a Bom Sinal Indústria e Comércio tem 30 anos de experiência na construção de móveis para hospitais, carteiras escolares e cadeiras para quadras esportivas. A estrutura dos trens é fabricada com Sheet Moulding Compound (S.M.C.), um tipo de plástico termo-fixo, de alta tecnologia empregada em veículos ferroviários do mundo desenvolvido, como Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) e Trens de Grande Velocidade (TGVs). De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Bom Sinal, Ricardo Fonseca Alves, estão sendo firmados contratos com o Metrofor, de Fortaleza, e o Metrorec, de Recife, para construção de cerca de 50 vagões. 85% da tecnologia, segundo Ricardo, são nacionais. O diretor informou que são sendo elaborados projetos para outros Estados. Os carros terão velocidade máxima de 60 km/h, deverá operar no horário de 5h30 às 22h30, para uma demanda de 5 mil passageiros/dia.

Mais informações:
Bom Sinal Indústria e Comércio
Av. José Bernardino Leite, S/N, Km-2
Centro, Barbalha (CE)
(88) 3532.0704

Diário do Nordeste

Há 50 anos no Cariri...




Quando a aeronave C-46 da Real Transportes Aéreos pousou no Aeroporto Regional do Cariri estava começando ali a aviação comercial em Juazeiro do Norte. Hoje, completa 50 anos que isso aconteceu e, cinco décadas após, o município ainda não possui uma estação à altura para receber os seus passageiros. No dia 5 de fevereiro de 1959, eram 40 passageiros desembarcando na aeronave que fazia a rota Rio de Janeiro/Fortaleza/Juazeiro do Norte.

Hoje a situação é bem diferente à exceção da precariedade da estação de passageiros apesar do aeroporto ser a principal porta de entrada para o Ceará. É que o mês de dezembro marcou um recorde em termos de embarques e desembarques com uma movimentação de 21.773 passageiros o maior de toda a sua história. Uma história que começou pelo campo de aviação Marechal Farias inaugurado no dia 17 de fevereiro de 1933 em solenidade das mais concorridas.

Um ano antes de sua morte e já sentindo o peso dos 89 anos e a saúde um tanto debilitada, o Padre Cícero Romão Batista participou do ato sob um guarda chuva em virtude das precipitações do inverno. Presenças ainda do prefeito de então, Tenente-coronel Zacarias Alves de Albuquerque, e do juiz de direito, Plácido Aderaldo Castelo. Naquela data, o primeiro avião a aterrissar em Juazeiro foi um Waco 21 pilotado pelo Tenente José de Sampaio Macedo.

Nesse caso o tempo já é bem maior somando 76 anos e, nem assim, o suficiente para o Aeroporto de Juazeiro ganhar as reformas necessárias. Como se pode ver, comparando as fotos, tudo evoluiu: a tecnologia dos aeroportos, o tamanho das aeronaves, o volume de passageiros, as condições de segurança e outros detalhes ao contrário do campo de pouso juazeirense. A esteira de bagagem é motivo de “chacota‿, as poltronas da estação são insuficientes, o espaço é pequeno, os guichês são cubículos, a sala de embarque não dá para todos e os poucos serviços deixam a desejar.

NOVA ESTAÇÃO - Mais ainda existe um fio de esperança. É que a Infraero, que administra o aeroporto, está prometendo uma nova, moderna e ampla estação de passageiros por saber que os números são absolutamente convincentes. No comparativo, o incremento foi da ordem de 12,35% com 170.838 embarques e desembarques no ano passado contra 152.032 passageiros em relação a 2007 ou 18.870 pessoas a mais apesar dos problemas enfrentados com a redução no número de vôos em operação. É que, em maio, a BRA. (Brasil Rodo Aéreo) e a OceanAir Linhas Aéreas suspenderam atividades no Cariri. Só em outubro a OceanAir retornou.

As projeções para este ano são apontam para 210 mil embarques e desembarques. Seria um coroamento para o provável início das reformas do aeroporto. O presidente da Infraero, tenente- brigadeiro do ar, Clenilson Nicácio Silva, conhece a realidade local, pois esteve em Juazeiro no mês de outubro quando ainda era diretor de operações da estatal. Um dos problemas é a pista de pouso que ainda carece de homologação pela Infraero nos seus 1.950 metros o que ainda não ocorreu por problemas de ordem técnica.



Site Miséria
www.msieria.com.br

Sepultamento de romeiros

Foram enterrados nesta quarta-feira (4/02), nas cidades de Paulo Jacinto, Chã Preta e Viçosa, todas no interior do estado de Alagoas, o sepultamento de nove romeiros mortos na madrugada da última terça-feira em um acidente registrado na BR-232, no sertão de Pernambuco.

Das nove vítimas, há apenas um homem: José Pastor Rosa de Lima. Entre as oito mulheres, estão duas crianças: Raquel Aprígio dos Santos, 13 anos, e Larissa Soares Silva, 12. Os outros mortos são: Maria Luiza da Silva, 65, Maria José da Silva Santos, 55, Maria Laurentina da Silva, Severina Maria da Conceição, Terezinha Reinaldo Gomes e uma mulher conhecida como Linda.

Carroceria

As vítimas estavam na carroceria de um caminhão que levava 40 pessoas para Alagoas. Os romeiros voltavam para casa depois de participarem da festa de Nossa Senhora das Candeias, na cidade de Juazeiro, no Ceará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta de 1h da manhã, o veículo saiu da pista e capotou quando passava pelo km 466, no município de São José do Belmonte. O motorista do caminhão, Antônio Macário da Silva, que está desaparecido, teria perdido o controle da direção e tombado com o veículo para fora da pista, despencando em uma ribanceira.

O acidente deixou outras 18 pessoas feridas, que foram levadas para o Hospital Regional Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, e para o Hospital Regional de Salgueiro, ambos em Pernambuco. A maioria das vítimas só conseguiu sair debaixo da carroceria quando o socorro chegou, meia hora após o acidente.

Site Miséria
www.miseria.com.br

Giro pelo Brasil



O 9º Fórum Social Mundial, realizado de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, em Belém do Pará, constituiu-se em importante marco da luta pela democratização da comunicação no Brasil. Nele o presidente Lula anunciou que convocará, para 2009, a Conferência Nacional de Comunicação e a Comissão Nacional Pró-Conferência realizou plenária com representantes de entidades e movimentos sociais para organizar sua intervenção neste processo.

Desastres naturais devastadores, aumento nos preços dos alimentos e do petróleo e o recrudescimento dos conflitos armados produziram importantes desafios humanitários em todo o mundo no ano de 2008. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou, na semana passada, o Informe de Ação Humanitária de 2009. O documento é um chamado anual do órgão em favor das crianças e das mulheres afetadas por crises humanitárias. Além disso, o relatório é um meio para a busca de financiamento em favor desses setores mais afetados por situações de emergência prolongadas. A previsão para este ano é de que haja um aumento de 17% em relação a 2008 nas requisições de apoio às intervenções em crises humanitárias, o que corresponde a mais de um bilhão de dólares. O documento deste ano inclui 36 países. Colômbia e Haiti figuram como os países em piores condições na região das Américas.

Prestes a completar cem anos de nascimento, Dom Helder Camara recebe homenagens em várias cidades do Brasil e do mundo. Em Recife, Pernambuco, não poderia ser diferente. Cidade onde viveu e morreu, além de ter sido arcebispo por mais de 20 anos, a capital pernambucana se prepara para celebrar o centenário do Dom, que acontecerá no próximo dia 7 de fevereiro. Além de missas, eventos comemorativos e lançamentos de livros, selos e cds, Dom Helder receberá mais uma homenagem. A sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que será construída na Ilha Joana Bezerra, em Recife, terá o nome de Dom Helder Camara.

Em entrevista à Adital, Salete Valesan, do Comitê Executivo do Fórum Social Mundial, faz uma avaliação sobre os resultados dos eventos ocorridos até hoje. Ela afirma que o FSM 2009 mantém seu espírito transformador e que problemas de estrutura não podem ser obstáculos para isso. O Comitê Executivo se reuniu no último dia 2, para discutir o próximo lugar onde será realizado o evento. De acordo com Salete, tudo caminha para que seja novamente na África. O FSM 2009 aconteceu de 27 de janeiro a 1º de fevereiro em Belém, no estado amazônico do Pará.

foto: imagem de Belém, no Pará
fonte: site Adital

Giro pelo Mundo



Os movimentos sociais, camponeses, indígenas, sindicais, de mulheres, organizações ambientalistas e de defesa de direitos humanos estarão reunidos na IV Cúpula dos Povos do Sul, entre os dias 16 e 18 de abril, em Trinidad e Tobago. O evento vai ocorrer de forma paralela à V Cúpula de Chefes de Estado das Américas. Segundo as organizações sociais, essa cúpula presidencial é importante pelo fato de ser a primeira após a de Mar del Plata em 2005, que formalizou o fracasso da Área de Livre Comércio (Alça) e também porque é a primeira que terá a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A reunião é considerada uma ocasião para definir uma posição pública diante dos acelerados acontecimentos do ano passado, como os problemas de integração regional, a crise global, o novo governo dos EUA. Os movimentos pretendem discutir ainda a agenda social em busca de aprofundar o debate, a confrontação e a formulação de alternativas ao modelo neoliberal. Além disso, o momento será propício para estreitar laços com os movimentos sociais do Caribe.

A Organização Fraternal Negra Hondurenha (Ofraneh) divulgou comunicado em que exige do Estado de Honduras transparência total no processo de elaboração da Lei de Hidrocarbonetos, assim como a realização de consultas comunitárias que sejam mais do que pequenas reuniões efetuadas em Tegucigalpa. Segundo a organização, nessas reuniões os documentos que são discutidos não são apresentados com antecedência. "Existem outras formas de energia menos contaminadoras e destruidoras que o uso de hidrocarbonetos, ou a destruição sistemática dos rios em benefício da elite de poder tão acostumada ao saque e aos interesses de clãs familiares que vêm devorando o país", afirmam.

Santiago do Chile foi a cidade onde foi constatado a maior porcentagem de agressões contra população GLBT (84,4%) e situações de discriminação (80,3%). Os dados fazem parte do informe "Política, Direitos, Violência e Diversidade Sexual: Primeira Pesquisa Marcha do Orgulho e Diversidade Sexual - Santiago do Chile 2007", uma iniciativa do Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos junto a pesquisadores da Universidade Católica do Norte e ativistas do MUMS. O livro foi considerado por seus apresentadores uma importante contribuição para a população GLBT do Chile, ao analisar dados nacionais fundamentais que permitirão elaborar estratégias e ações futuras. O informe indica que 8 em cada 10 pessoas participantes da marcha sofreram algum ato de violência em sua vida devido a sua orientação sexual. Diferente de outros estudos, no Chile foram consideradas as piadas como um tipo de agressão a ser contabilizado.

Abelardo Moreno, embaixador cubano nas Nações Unidas, ratificou, durante uma breve cerimônia na sede da organização em Nova Iorque, a Convenção Internacional para a Proteção das Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados. O ato constitui um novo gesto de boa vontade e cooperação de Cuba para com os mecanismos das Nações Unidas que visam proteger os direitos humanos. Segundo a agência de notícias Prensa Latina, Cuba é o oitavo país a ratificar esta Convenção, que precisa da confirmação de pelo menos 20 estados para entrar em vigor


foto: a imagem de uma praia de Trinidad e Tobago.
fonte: site Adital

Dica de livro

A fantástica dieta dos sucos


O excesso de peso costuma ser conseqüência do acúmulo de toxinas resultantes de uma alimentação inadequada e da poluição, além da falta de hábito de beber água o suficiente - o que faz que o organismo retenha líquido para diluir essas toxinas e manter os órgãos vitais em funcionamento. Esta dieta elimina as toxinas de duas maneiras: limpando e nutrindo o organismo e, assim , você ganha um corpo saudável e emagrece com rapidez!

Um plano completo de dieta com 7 dias de sucos deliciosos e nutritivos, além de um programa de exercícios diários, propicia uma perda de peso eficiente, deixa a pele, os cabelos, as unhas e todos os órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas – fígado e intestino, particularmente - como “novos”. Conheça as propriedades dos alimentos, aprenda a fazer sucos saborosos e nutritivos e valorize a saúde e o bem-estar de viver com o organismo desintoxicado.Para as pessoas muito ocupadas, há algumas adaptações que, embora não levem a uma perda de peso tão efetiva, permitem perder peso com regularidade e revitalizar o organismo.

Sobre a autora: Amanda Cross tem uma carreira variada, que inclui a atuação como apresentadora de tv, jornalista de saúde e beleza e escritora.É autora de diversos livros, dentre os quais Curb the carb, Quick and easy low carb e Miracle soups .

Título: A fantástica dieta dos sucos
Autora: Amanda Cross
Editora: Marco Zero
N. de páginas: 112
ISBN: 9788527904582
Preço: R$ 49,00