Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Giro pelo Mundo



Os movimentos sociais, camponeses, indígenas, sindicais, de mulheres, organizações ambientalistas e de defesa de direitos humanos estarão reunidos na IV Cúpula dos Povos do Sul, entre os dias 16 e 18 de abril, em Trinidad e Tobago. O evento vai ocorrer de forma paralela à V Cúpula de Chefes de Estado das Américas. Segundo as organizações sociais, essa cúpula presidencial é importante pelo fato de ser a primeira após a de Mar del Plata em 2005, que formalizou o fracasso da Área de Livre Comércio (Alça) e também porque é a primeira que terá a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A reunião é considerada uma ocasião para definir uma posição pública diante dos acelerados acontecimentos do ano passado, como os problemas de integração regional, a crise global, o novo governo dos EUA. Os movimentos pretendem discutir ainda a agenda social em busca de aprofundar o debate, a confrontação e a formulação de alternativas ao modelo neoliberal. Além disso, o momento será propício para estreitar laços com os movimentos sociais do Caribe.

A Organização Fraternal Negra Hondurenha (Ofraneh) divulgou comunicado em que exige do Estado de Honduras transparência total no processo de elaboração da Lei de Hidrocarbonetos, assim como a realização de consultas comunitárias que sejam mais do que pequenas reuniões efetuadas em Tegucigalpa. Segundo a organização, nessas reuniões os documentos que são discutidos não são apresentados com antecedência. "Existem outras formas de energia menos contaminadoras e destruidoras que o uso de hidrocarbonetos, ou a destruição sistemática dos rios em benefício da elite de poder tão acostumada ao saque e aos interesses de clãs familiares que vêm devorando o país", afirmam.

Santiago do Chile foi a cidade onde foi constatado a maior porcentagem de agressões contra população GLBT (84,4%) e situações de discriminação (80,3%). Os dados fazem parte do informe "Política, Direitos, Violência e Diversidade Sexual: Primeira Pesquisa Marcha do Orgulho e Diversidade Sexual - Santiago do Chile 2007", uma iniciativa do Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos junto a pesquisadores da Universidade Católica do Norte e ativistas do MUMS. O livro foi considerado por seus apresentadores uma importante contribuição para a população GLBT do Chile, ao analisar dados nacionais fundamentais que permitirão elaborar estratégias e ações futuras. O informe indica que 8 em cada 10 pessoas participantes da marcha sofreram algum ato de violência em sua vida devido a sua orientação sexual. Diferente de outros estudos, no Chile foram consideradas as piadas como um tipo de agressão a ser contabilizado.

Abelardo Moreno, embaixador cubano nas Nações Unidas, ratificou, durante uma breve cerimônia na sede da organização em Nova Iorque, a Convenção Internacional para a Proteção das Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados. O ato constitui um novo gesto de boa vontade e cooperação de Cuba para com os mecanismos das Nações Unidas que visam proteger os direitos humanos. Segundo a agência de notícias Prensa Latina, Cuba é o oitavo país a ratificar esta Convenção, que precisa da confirmação de pelo menos 20 estados para entrar em vigor


foto: a imagem de uma praia de Trinidad e Tobago.
fonte: site Adital

Nenhum comentário: