Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 30 de maio de 2009

Coluna CARIRI - por Tarso Araújo

(O POVO, 31 de maio de 2009)

MANTENDO A TRADIÇÃO
Neste domingo, último dia de maio, as cidades caririenses realizam uma das suas mais bonitas tradições católicas: a Coroação de Nossa Senhora. A mais antiga e mais bonita dessas solenidades é realizada na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato. Feita à noite, ao ar livre, no adro da velha Sé, conta com a presença de cerca de dez mil fiéis. A tradição de coroar a imagem da Virgem Maria foi introduzida na Cidade de Frei Carlos pelo então vigário Padre Quintino Rodrigues (depois primeiro bispo de Crato) em 1900, há 109 anos, portanto. Outra coroação belíssima é feita na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

PALAVRA AUTORIZADA
É de Olga Gomes de Paiva, Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, esta declaração: “A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!”.

TV CARIRI
Já foi concluído o prédio onde funcionará a TV Cariri, Canal 9. Ele fica localizado na avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a poucos metros da divisa com o município de Crato. A segunda emissora de televisão do Cariri estará no ar, em caráter experimental, dentro de 60 dias. Para quem não sabe, já funciona, desde 2006, outra emissora de televisão em Juazeiro do Norte, a TV Verde Vale, canal 13, afiliada a rede NGT e propriedade do deputado federal Manoel Salviano.

ASSUNÇÃO GONÇALVES
Amanhã, 1º de junho, a juazeirense Maria Assunção Gonçalves chega aos 93 anos de idade. Ela tinha 18 anos quando o Padre Cícero faleceu e hoje é uma das poucas pessoas vivas que conviveu de perto com o sacerdote. Por isso é muito procurada por pesquisadores e repórteres para falar sobre o “Padim”. Educadora, artista plástica, pessoa veraz e fiel, ela foi tema de diversas monografias e trabalhos publicados na academia e instituições culturais. O ponto alto do aniversário da veneranda mestra continua sendo a tradicional “Renovação do Coração de Jesus” - feita em sua residência, com muitos convidados

GENTE QUE FAZ
Elmano Rodrigues Pinheiro - um caririense, nascido em Farias Brito - tem motivos para ser uma pessoa ressentida com o mundo. Na infância, sofreu a dor de ver o pai, Enoch Rodrigues (à época prefeito de Farias Brito), assassinado por sicários. Elmano teve de tomar o rumo do Sudeste para vencer na vida. Deu a volta por cima, superando dificuldades e traumas. Hoje residente em Brasília - onde trabalha na Editora da UNB - é o maior benfeitor das bibliotecas públicas do Cariri, para as quais doou milhares de livros. Na maioria das vezes, ele chega a pagar até os fretes dessas remessas. Criador da Fundação Enoch Rodrigues, Elmano é dessas pessoas que nos fazem acreditar num mundo mais justo e mais digno...

ANOTE: FESTA DO INTERIOR
Hoje é o dia do Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio. Barbalha amanheceu este domingo mais alegre. As ruas principais todas embandeiradas. Também as encostas dos morros - visíveis desde os verdes canaviais que circundam a cidade - foram ornamentadas com bandeirolas coloridas formando caleidoscópios. Um espetáculo de cores em meio a uma multidão que aumenta a cada ano. Depois do meio dia o enorme tronco de madeira - carregado por homens suados e cansados - chegará à Igreja Matriz dando início à trezena de Santo Antônio, uma das expressões mais antigas e ricas da religiosidade e da cultura popular no Cariri....

CURTAS
> Depois de quase dois meses de ausência (incluindo um mês de “dolce far niente” na sua Itália natal), dom Fernando Panico estará de volta ao Cariri na próxima quarta-feira. No dia 29 de junho vindouro ele comemorará 8 anos à frente da diocese de Crato (...)

> Perguntar não ofende: como anda o processo - em curso na 4.ª Superintendência Regional do Iphan, em Fortaleza - para tombamento do acervo de fósseis do Museu de Paleontologia da Urca, de Santana do Cariri? (...)

> As escolas públicas e privadas deveriam organizar visitas dos alunos ao Centro de Pesquisas Paleontológicas da Chapada do Araripe-CPCA (onde existe um pequeno museu de fósseis) localizado em Crato, à Praça da Sé nº. 105. Naquele prédio funcionou o antigo Senado da Câmara da Vila Real de Crato, local do julgamento e condenação à morte (em 1834) do herói monarquista caririense, Joaquim Pinto Madeira (...)

> O deputado federal Manoel Salviano retornou da Alemanha, onde visitou a Achema, maior feira de biotecnologia do mundo. Salviano foi adquirir as máquinas para a nova indústria farmacêutica que pretende implantar em Juazeiro do Norte (...)

> O governador Cid Gomes prometeu três grandes obras para a conurbação Crajubar. Já estão sendo construídas duas: o Hospital Regional (em Juazeiro do Norte) e a Ceasa - Cariri (em Barbalha). Já o Centro de Convenções do Cariri, destinado a Crato, continua na estaca zero (...)

> Antonio Renato Soares de Casimiro (Químico Industrial, Engenheiro Químico, Doutor em Microbiologia de Alimentos, escritor, historiador e memorialista) ou simplesmente Renato Casimiro (juazeirense ufanista e grande figura humana) toma posse no dia 29 de junho na Academia Cearense de Química. Ocupará a cadeira 19, que tem como patrono Paulo Roberto Siqueira Telles.

> Reitor Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (URCA) esta semana assinou convênio internacional de Pós-graduação, com a Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), representada pelo Secretário de Posgrado, Professor Doutor José Filgueira. A assinatura se deu durante o I Seminário de Criminologia Criminologia do Cariri e II Seminário Temático Especial de Criminologia da Pós-Graduação de Direito Penal e Criminologia.

50 anos da agência do Banco do Brasil de Juazeiro do Norte

No transcurso dos cinquenta anos de instalação da agência do Banco do Brasil de Juazeiro do Norte, ocorrido no dia 29 de maio, a diretoria do Sindicato dos Bancários do Cariri – SEEB/Cariri publicou nota manifestando votos de congratulações e reconhecimento pelos valiosos serviços prestados à comunidade regional por aquele posto de atendimento bancário.

A diretoria do SEEB/Cariri enfatizou ainda a contribuição de várias gerações de bancários e bancárias que com devotamento e eficiência foram os principais artífices na construção e consolidação daquela agência como um modelo profissional a ser seguido.

As rãs do Pimenta – por Maria da Gloria Pinheiro Cavalcanti Ordonez.






Por falar nesses cururus, ontem fomos jantar para comemorar os 33 anos de casamento. No cardápio havia rãs. Comentei com meu esposo: isto aí eu já provei, hoje não quero mais! (Tenho pavor desses bichinhos).
Aí me veio a lembrança. No início dos anos 60, por volta dos meus 10 anos de idade, quando o atual Bairro Sossego era um sítio aonde costumávamos fazer pick-nicks, debaixo de um frondoso pé de umbuzeiro; no tempo que nós crianças tomávamos banho na chuva, a meninada toda correndo de casa em casa para descolar a melhor bica possível; quando, ainda, o Pimenta era pouco habitado.

Nosso bom vizinho Sr. Felipe, acompanhado de algum outro vizinho ou de um irmão, em companhia da criançada, seus filhos: Sérgio, Frederico e Adriano e meus irmãos Rubens e Renato, de vez em quando costumavam ir àquele Rio Granjeiro. O local era mais ou menos atrás da casa de Gerson Moreira, na Rua Cícero Araripe. Era uma onda medonha de irem buscar rãs. Bastante curiosa, com a euforia da meninada, embora de longe, observava como na maior simplicidade eles "assassinavam" as rãs, apenas uma espetada na cabeça com uma agulha de costura.
Quando tiravam a pele das rãs, ficava tudo muito parecido com um galetinho. Me divertia vendo fritarem as rãs inteiras, elas pareciam que dançavam se remexiam todas na frigideira. Era tudo uma grande novidade para mim e até ensaiei provar daquela iguaria, queria mostrar garra e muita coragem! A carne muito macia, mais saborosa do que o frango.
Minha tia Anuzia, que já morava em Fortaleza, muito amiga de minha mãe, quando chegava no Crato uma das primeiras coisas que fazia era almoçar lá em casa e passar a tarde inteira conversando para aliviar a saudada da irmã e amiga. A digestão do almoço já era certa, então, meus irmãos e eu resolvemos fritar uma rã com o intuito de fazer uma peraltice com nossa tia. Chegamos com muita delicadeza e atenção oferecendo aquele franguinho muito especial feito com carinho para ela. A tia saboreou, elogiou, digeriu o quanto pôde e assim, resolvemos contar-lhe que a carne era de rã.
Foi um Deus nos acuda com o mal estar de nossa tia. Nossa diversão acabou por ali porque não esperávamos criar tanto desconforto e desespero.

(transcrito de www.blogdosanharol.blogspot.com/)

A CPI do CQC

Brasil
INSTALADA A CPI DO CQC
Dirigida por especialista em escândalos, a CPI da Petrobras já produziu uma certeza: vai custar caro ao contribuinte

UMA EQUIPE BEM EXPERIENTE Renan Calheiros, que comanda o circo,e Romero Jucá, cotado para relator: se o assunto é fraude...




Um dos programas mais divertidos da televisão brasileira, o Custe o que Custar (CQC), vai ganhar um concorrente de peso. Nesta semana, o Senado instalará a CPI da Petrobras, investigação que deveria apurar suspeitas de malfeitorias na administração da maior empresa do país. A CPI, que já tem seus onze integrantes definidos, será dirigida por Renan Calheiros, um colecionador de escândalos especialista na arte de barganhar verbas e cargos por favores a governos. Seu elenco, que vai frequentar o horário nobre da televisão pelos próximos 180 dias, tem bastante experiência na área. Dos onze integrantes da CPI, oito são réus em ações criminais no Supremo Tribunal Federal ou tiveram sua campanha financiada por empresas que fazem negócios com a petrolífera. O favorito ao cargo de relator, o senador peemedebista Romero Jucá, é investigado em dois inquéritos e já foi indiciado por crimes de responsabilidade e corrupção eleitoral. Nas mãos de Calheiros e sua turma, portanto, a CPI da Petrobras tem tudo para se transformar em uma espécie de CQC. A diferença é que o humorístico dirigido por Calheiros, além de não ter nenhuma graça, custará muito caro aos cofres públicos.

A CPI da Petrobras nem começou e já mostrou a que veio. Um de seus integrantes, o senador João Pedro, do PT do Amazonas, sugeriu o roteiro que ele considera ideal: "Acho que temos de ir no passado da Petrobras e investigar coisas como o acidente da plataforma P-36 e os gestores durante o governo Fernando Henrique". Embora as auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) que serviram de base para a criação da CPI tenham identificado superfaturamento milionário (81,5 milhões numa única obra), contratos sem licitação e indícios de fraudes recentes, o petista pretende iniciar a CPI investigando fatos ocorridos há oito anos. A tecnologia de transformar CPIs em campeonatos de delitos é recente e eficaz, quando o objetivo é não apurar nada. Foi adotada na CPI dos Correios, em 2005, e na CPI dos Cartões, no ano passado – e começa a ser reprisada agora. E foi exatamente para garantir que as investigações sejam mantidas sob estrito controle dos interesses oficiais que o governo lançou mão dos valiosos serviços oferecidos por Renan Calheiros, Romero Jucá e outros integrantes do noticiário policial do Congresso. Eles estarão lá, atentos, de prontidão, dispostos, como sempre, a fazer o que for preciso, custe o que custar.
(Fonte: Veja, 3 de junho de 2009)



Desenvolvimento
Enviada PEC da Região Metropolitana do Cariri
Ação visa a descentralizar recursos do Estado e diminuir as desigualdades entre a Capital e o Interior. Governo também ampliará a Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Pindoretama e Cascavel
Bruno Sampaio
da Redação
O Palácio Iracema enviou ontem à Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) propondo a criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC). Segundo o líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), a RMC será composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito e Caririaçu.
Além da nova região metropolitana, o Governo ampliará a Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Pindoretama e Cascavel. A criação da RMC possibilitará um processo de reorganização e atuação em conjunto das cidades participantes em prol do desenvolvimento local.
Além da nova Região Metropolitana, será criado também o Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri, composto por vários secretários do Estado e os prefeitos do municípios.
Também está previsto um fundo de desenvolvimento e integração da região, que será composto por recursos do Estado e dos municípios. Segundo Martins, a PEC representa o reconhecimento do desenvolvimento econômico, social e político do Cariri.
“Essa região tem uma economia forte e desenvolvida. Atividades como o turismo religioso e o setor de calçados mostram a força da economia local”, diz o petista. O líder destaca projetos do Governo, na área de infraestrutura no Cariri, com a construção do Hospital Regional de Juazeiro, a Ceasa de Barbalha, o Centro de Convenções do Crato, a ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes e a rodovia Padre Cícero.
“O Governo quer promover a integração regional sustentável e o crescimento econômico”, afirma Nelson. “O Governo participação direta nesse processo até que os municípios possam ter uma autonomia maior”, completa.
Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande e desenvolvido centro populacional, formado por uma (ou mais) grande cidade central e cidades adjacentes. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas em uma grande área urbanizada (conurbação), a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si ou sejam intercaladas com áreas rurais.
(Jornal "O Povo" 30 de maio de 2009)