Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 30 de maio de 2009

Coluna CARIRI - por Tarso Araújo

(O POVO, 31 de maio de 2009)

MANTENDO A TRADIÇÃO
Neste domingo, último dia de maio, as cidades caririenses realizam uma das suas mais bonitas tradições católicas: a Coroação de Nossa Senhora. A mais antiga e mais bonita dessas solenidades é realizada na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato. Feita à noite, ao ar livre, no adro da velha Sé, conta com a presença de cerca de dez mil fiéis. A tradição de coroar a imagem da Virgem Maria foi introduzida na Cidade de Frei Carlos pelo então vigário Padre Quintino Rodrigues (depois primeiro bispo de Crato) em 1900, há 109 anos, portanto. Outra coroação belíssima é feita na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

PALAVRA AUTORIZADA
É de Olga Gomes de Paiva, Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, esta declaração: “A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!”.

TV CARIRI
Já foi concluído o prédio onde funcionará a TV Cariri, Canal 9. Ele fica localizado na avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a poucos metros da divisa com o município de Crato. A segunda emissora de televisão do Cariri estará no ar, em caráter experimental, dentro de 60 dias. Para quem não sabe, já funciona, desde 2006, outra emissora de televisão em Juazeiro do Norte, a TV Verde Vale, canal 13, afiliada a rede NGT e propriedade do deputado federal Manoel Salviano.

ASSUNÇÃO GONÇALVES
Amanhã, 1º de junho, a juazeirense Maria Assunção Gonçalves chega aos 93 anos de idade. Ela tinha 18 anos quando o Padre Cícero faleceu e hoje é uma das poucas pessoas vivas que conviveu de perto com o sacerdote. Por isso é muito procurada por pesquisadores e repórteres para falar sobre o “Padim”. Educadora, artista plástica, pessoa veraz e fiel, ela foi tema de diversas monografias e trabalhos publicados na academia e instituições culturais. O ponto alto do aniversário da veneranda mestra continua sendo a tradicional “Renovação do Coração de Jesus” - feita em sua residência, com muitos convidados

GENTE QUE FAZ
Elmano Rodrigues Pinheiro - um caririense, nascido em Farias Brito - tem motivos para ser uma pessoa ressentida com o mundo. Na infância, sofreu a dor de ver o pai, Enoch Rodrigues (à época prefeito de Farias Brito), assassinado por sicários. Elmano teve de tomar o rumo do Sudeste para vencer na vida. Deu a volta por cima, superando dificuldades e traumas. Hoje residente em Brasília - onde trabalha na Editora da UNB - é o maior benfeitor das bibliotecas públicas do Cariri, para as quais doou milhares de livros. Na maioria das vezes, ele chega a pagar até os fretes dessas remessas. Criador da Fundação Enoch Rodrigues, Elmano é dessas pessoas que nos fazem acreditar num mundo mais justo e mais digno...

ANOTE: FESTA DO INTERIOR
Hoje é o dia do Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio. Barbalha amanheceu este domingo mais alegre. As ruas principais todas embandeiradas. Também as encostas dos morros - visíveis desde os verdes canaviais que circundam a cidade - foram ornamentadas com bandeirolas coloridas formando caleidoscópios. Um espetáculo de cores em meio a uma multidão que aumenta a cada ano. Depois do meio dia o enorme tronco de madeira - carregado por homens suados e cansados - chegará à Igreja Matriz dando início à trezena de Santo Antônio, uma das expressões mais antigas e ricas da religiosidade e da cultura popular no Cariri....

CURTAS
> Depois de quase dois meses de ausência (incluindo um mês de “dolce far niente” na sua Itália natal), dom Fernando Panico estará de volta ao Cariri na próxima quarta-feira. No dia 29 de junho vindouro ele comemorará 8 anos à frente da diocese de Crato (...)

> Perguntar não ofende: como anda o processo - em curso na 4.ª Superintendência Regional do Iphan, em Fortaleza - para tombamento do acervo de fósseis do Museu de Paleontologia da Urca, de Santana do Cariri? (...)

> As escolas públicas e privadas deveriam organizar visitas dos alunos ao Centro de Pesquisas Paleontológicas da Chapada do Araripe-CPCA (onde existe um pequeno museu de fósseis) localizado em Crato, à Praça da Sé nº. 105. Naquele prédio funcionou o antigo Senado da Câmara da Vila Real de Crato, local do julgamento e condenação à morte (em 1834) do herói monarquista caririense, Joaquim Pinto Madeira (...)

> O deputado federal Manoel Salviano retornou da Alemanha, onde visitou a Achema, maior feira de biotecnologia do mundo. Salviano foi adquirir as máquinas para a nova indústria farmacêutica que pretende implantar em Juazeiro do Norte (...)

> O governador Cid Gomes prometeu três grandes obras para a conurbação Crajubar. Já estão sendo construídas duas: o Hospital Regional (em Juazeiro do Norte) e a Ceasa - Cariri (em Barbalha). Já o Centro de Convenções do Cariri, destinado a Crato, continua na estaca zero (...)

> Antonio Renato Soares de Casimiro (Químico Industrial, Engenheiro Químico, Doutor em Microbiologia de Alimentos, escritor, historiador e memorialista) ou simplesmente Renato Casimiro (juazeirense ufanista e grande figura humana) toma posse no dia 29 de junho na Academia Cearense de Química. Ocupará a cadeira 19, que tem como patrono Paulo Roberto Siqueira Telles.

> Reitor Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (URCA) esta semana assinou convênio internacional de Pós-graduação, com a Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), representada pelo Secretário de Posgrado, Professor Doutor José Filgueira. A assinatura se deu durante o I Seminário de Criminologia Criminologia do Cariri e II Seminário Temático Especial de Criminologia da Pós-Graduação de Direito Penal e Criminologia.

Nenhum comentário: