Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 18 de junho de 2011

Programação de encerramento da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - 18/06/11 ( Sábado)


14 h- Exibição de Curtas
- O Caldeirão do Beato Zé Lourenço, de Catulo Teles e Franciolli Luciano.
- Cabaré-Memória de Uma Vida, de Alexandre Lucas e Coletivo Camaradas.
- Catadores de Pequi, de Zuiglio Brito e LaislaYanael.

17H - Exibição de Longas
- Sargento Getúlio, de Hermano Penna
- Padre Cícero, de Hélder Martins

ENTRADA FRANCA

Realização: Governo Municipal do Crato – Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Apoio: Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA), Bantim Produções, Coletivo Camaradas, Blog do Crato e Revista Chapada do Araripe.

Crato encerra hoje Mostra de Cinema e Vídeo

No teatro Salviano Arraes, o público pode conferir exposição de fotos sobre a história do cinema
FOTO: ANTÔNIO VICELMO

O primeiro cinema do interior do Estado foi o "Paraíso", no Município do Crato. Evento destaca centenário da data

Com a exibição dos longas-metragens "Sargento Getúlio", de Hermano Penna, e "Padre Cícero", de Helder Martins, será encerrada hoje, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo, que comemorou os 100 anos da inauguração do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", ocorrido em 3 de maio de 1911, pelo italiano Vittorio di Maio, no Município do Crato. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), reuniu mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas da região, ou que possuem ligações com a cidade do Crato.

A produção cinematográfica regional resgatou a memória de personagens e entidades que marcaram a história do Cariri como Padre Cícero, Patativa do Assaré, Beato José Lourenço, Dona Cícera do Barro Cruz, a Ordem dos Penitentes, que foram documentados pelos cineastas regionais.

Para comemorar os 100 anos desta data histórica, o radialista e memorialista cratense Huberto Cabral elaborou um conjunto de eventos, que envolveram todos os seguimentos ligados a cultura regional.

Na entrada do Teatro Salviano Arraes, onde foi realizada a Mostra, foi instalada uma exposição de fotos com a história do cinema universal.

O pesquisador de cinema Amarílio Carvalho cedeu o seu arquivo com fotos de artistas famosos de Hollywood, que foram expostas na entrada do teatro. A velha e a nova gerações tiveram oportunidade de rever e conhecer artistas como Robert Taylor, Gregory Peck, Giuliano Gemma, John Wayne, Henry Fonda, Frank Sinatra, Elizabeth Taylor, Cary Grant, Gene Kelly, James Stewart, Frank Sinatra, Grace Kelly, Ann Miller, Doris Day, entre outros.

"Foi o primeiro passo para que, num esforço contínuo, se possa revitalizar o cinema cratense, com a importante colaboração de muitos nomes que fizeram e fazem a história do cinema regional", disse a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, destacando o pioneirismo do Município.

Entusiasmados com o sucesso da Mostra, os coordenadores vão incluir o evento na agenda cultural do Município. Para o memorialista Huberto Cabral, principal articulador dos cineastas regionais, a Mostra cumpriu o seu objetivo que foi lembrar o pioneirismo do Crato como "capital da cultura" do Cariri.

Reportagem de Antonio Vicelmo (Diário do Nordeste)

Pasmem, influência germânica em Ponta da Serra! – Por Heládio Teles Duarte


Foto: Heládio Teles Duarte