Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 2 de março de 2010

Pensamento para o Dia 02/03/2010



“Artigos raros e caros podem nos atrair por sua beleza exterior, mas para o olho que é iluminado pela luz espiritual, eles parecerão de valor trivial. Encanto físico e força nunca superam a espiritualidade. A paixão que alimenta o egotismo pode ser identificada sempre que egoísmo e orgulho são exibidos. Até que esse modo de pensamento e ação seja suprimido, a qualidade da bondade não irá resplandecer. Você deve garantir que a bondade prevaleça de modo a propiciar satisfação e conquistar a graça do Senhor.”
Sathya Sai Baba

Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 3

Programa radiofônico de música instrumental nas tardes de quarta, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com)

Como é bom poder tocar um instrumento. E como é bom poder expressar pela música os mais belos e sinceros sentimentos.
O instrumento musical é, por assim dizer, uma extensão da alma humana, que serve para preparar até o mais árido terreno e lançar a semente da arte que germine e dê os frutos que alimentem o mundo.
Assim como uma imagem vale por mil palavras, uma só nota musical vale por mil versos. E um acorde é, pois, todo um universo. Enquanto o instrumentista é, simultaneamente, criador e criatura, tocando em sintonia com uma superior regência.
Música que surge na mente e é extraída por dedos, bocas e pés. Música que preenche vazios e abre espaços em muros de concreto ou de aço. Música que prende e ao mesmo tempo liberta e serve como bálsamo para o mais profundo cansaço.

Roteiro musical (composições e intérpretes)
1. Baião (Banda Black Rio)
2. We Can Work It Out (Marcello Gonçalves)
3. It’s Deafinitely (David Gilmour)
4. Tommy (Perez Prado)
5. Rabo de Boi (Dr. Raiz)
6. Variações sobre o Juazeiro (Syntagma)
7. Sippin’ At Bells (Miles Davis)
8. Pisa na Fulô (Maribanda)
9. Mr. Motto (The Pop’s)
10. Renegade (Yanni)

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult
Apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias
Apoio logístico: Guilherme Norões
Apresentação: Carlos Rafael Dias
Operador de Áudio: Iderval Silva
Operador de transmissão: Iran Barreto
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão
Diretor-Gerente da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga

Fique ligado!

Penitentes rezam por chuvas na região do Cariri - Postado por Océlio Teixeira

Perda quase total de plantações de feijão no Cariri são verificadas na região. Agricultores desacreditam no inverno

Porteiras. Preocupado com a falta de chuvas, um grupo de penitentes acompanhou procissão da Igreja Matriz deste município até o Alto do Sanharol, onde foi fincado um cruzeiro que marca a passagem do segundo milênio. O foco central da peregrinação, segundo o padre José Sampaio, vigário de Porteiras, é a animação das comunidades católicas com o objetivo de conhecer mais de perto a pessoa e o projeto de Jesus Cristo, por meio do estudo do Evangelho, para amá-lo, segui-lo e testemunhá-lo a todos, dando assim um sentido verdadeiro à vida.

No entanto, o grupo de penitentes, tendo à frente o decurião Pedro Cândido dos Santos, ressalta que a presença deles na procissão faz parte também dos seus rituais, de suas penitências contra as calamidades. Pedro Cândido lembra que a Ordem dos Penitentes foi implantada no Cariri pelo padre Ibiapina que, nas grandes secas, orientava os católicos a cumprirem penitências.

O decurião diz que "a seca é um castigo de Deus". Ele conta que, no próximo sábado, o grupo de devotos vai se reunir, a partir das 23 horas, com a finalidade de cumprir a programação penitencial da Quaresma e rezar para que Deus mande chuvas para o sertão. Aí sim, eles vestem as roupas próprias da ordem religiosa, colocam os capazes no rosto e varam a madrugada nas estradas sertanejas, rezando nos pés das cruzes e cruzeiros na beira das estradas e visitando os cemitérios. O ritual é uma tradição secular, que é mantida por número cada vez menor de devotos. As novas gerações não demonstram interesse em preservar a prática.

Produtores desiludidos

"Perdi o dinheiro, o trabalho, a roça e a esperança". A lamentação do agricultor Ribamar Correia, residente no Sítio Moquém, entre Porteiras e Brejo Santo, reflete a desilusão da maioria dos pequenos produtores rurais do Cariri que não acredita mais no inverno deste ano. Correia acrescentou que na região de Porteiras e Brejo Santo a perda é quase total. "Mesmo que chova de hoje para amanhã, o quadro não muda", diz o agricultor José Urias da Silva, destacando que está caracterizada a "seca verde" na região do Cariri.

No Sítio Sanharol, município de Porteiras, a conversa é a mesma. Com a enxada nas costas, Pedro Inácio da Silva lembra que a seca neste ano parece que vai ser pior do que a de 58. A diferença, segundo afirma, é que o povo não está desamparado. "Hoje, em toda casa tem um aposentado ou um integrante do Bolsa Família". Ao fazer esta avaliação, o agricultor observa que o prejuízo só não é maior porque muita gente não plantou, antevendo um ano de poucas chuvas.

O problema começa com a má distribuição de chuvas. De acordo com a Ematerce no Crato, nos dois primeiros meses deste ano, choveu mais do que no mesmo período em 2009. Foram 302 milímetros agora contra 180mm do ano passado.

O técnico da Ematerce, Junival Saraiva de Alencar, diz que houve veranicos no primeiro bimestre deste ano. Um deles com duração de 13 dias, provocando perda de plantio nos cultivos antecipados na região.

ENQUETE
Perda de safra

"A penitência foi orientada pelo padre Ibiapina contra as calamidades. A seca é um castigo de Deus"
Pedro Cândido dos Santos
72 ANOS
Decurião

"Perdi tudo, o trabalho, o dinheiro, a roça e a esperança. De Porteiras a Brejo Santo, está quase tudo perdido"
José Ribamar Correia
65 ANOS
Agricultor

"A seca deste ano é pior do que a de 58. A diferença é que em toda casa tem um aposentado, ou alguém do Bolsa Família"
Pedro Inácio da Silva
62 ANOS
Agricultor

Reportagem e foto: Antônio Vicelmo
Fonte: Diário do Nordeste