Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

UM POUCO DE RECORDAÇÃO

PEDRO ESMERALDO

Recordamos as belezas naturais do Crato de antigamente. Era uma cidade pacata, cheia de belezas naturais e ainda um pouquinho das belezas artificiais. Recordamos as obras d’arte como a fonte luminosa da Praça Francisco Sá, o prédio da Estação Ferroviária, a Estátua da Samaritana nessa referida praça que nos deslumbrava com o farfalhar das águas da fonte luminosa. Muita gente ficava admirada pelo crescimento da sua economia, já que o homem de outrora era um gigante no seu trabalho.
Trouxeram para o Crato grande progresso que ao mesmo tempo tínhamos prestígio para adquirir melhoramentos, como: a expansão técnica da agricultura da época, éramos enaltecidos por uma cultura bem elevada e foi daqui que surgiram grandes líderes intelectuais que todos ficavam embevecidos por sua força de intelecto, que tinha poderes de sobressaírem-se, trazendo para o Crato uma força de equilíbrio moral que nos deixava bem fortalecido com a ética e prestígio.
Por essa razão, pedimos a todos que nos recordemos do passado, forçando a recuperação da antiga fonte luminosa e da estátua samaritana que foi oferecida ao município pelo ex-jogador de futebol Mundinho. Também queremos que nos tragam mais empenho e force o homem a trabalhar com galhardia e espírito de justiça.
Hoje em dia, após a permanência de políticos inadequados que invadiram a zona urbana da cidade, vimos um Crato apático com um povo desanimado, sem esperança de trabalhar permanece, com o fito de ver a cidade desrespeitada pelos algozes dos inimigos que querem levar ou já levaram em parte os nossos bens materiais que conquistamos com força, trabalho, suor e lágrimas.
Infelizmente, não estamos atentos porque fomos atingidos pelas peçonhas das cobras inimigas que invadiram a cidade com palavras mansas dizendo que todos somos iguais. Mas os maiorais só são somente eles, os perversos urubus.
Esses políticos arredios ao progresso permanecem omissos e deixam tudo correr frouxo e não levantam sequer uma palha a fim de defender a cidade das garras desses felinos predadores que vêem aqui surrupiar tudo o que é nosso.
Felizmente, encontramos pessoas corajosas que querem lutar e trabalhar para ver se ao menos conservamos em parte alguma coisa que sobra no decorrer do período.
Não queremos marchar à toa, mas queremos usufruir dos desígnios do passado porque somos humanos e queremos sobrelevar com magnificência de homem sério a fim de evitar os embustes que constantemente ocorrem no decorrer do tempo.
O que notamos é que esses homens de mente curta não se interessam pelo progresso dessa cidade, marcham sem rumo e sem ânsia de progredir.
Também queremos lembrar que o Crato sofre há anos e sempre causado pela apatia de seus filhos que pouco a pouco entregam o Crato aos inimigos. Esses homens pouco endinheirados só pensam no vil metal e deixam o Crato ao léu.

Crato-CE, Setembro de 2011.

Duas faces de uma só natureza - Emerson Monteiro


A mulher e o homem são aspectos distintos, porém integrais, da natureza que os dois formam e se repetem ao infinito. Houvesse ausência de um, e deixaria vazio de não ter tamanho, a ponto da total interrupção dos acontecimentos biológicos que representam a longa história de todos nós.

No decorrer do tempo, contudo, devido aos motivos dos que buscam aprender das condições normais, invés de somar, excluem e criam divisões, a pretexto de reinar a fria competição, a concorrência desleal, da selvageria de um dos sexos, quando eles mesmos sozinhos se completam.

As características da mulher e do homem representam perfeição em termos de organização social, na elaboração da célula mãe da família e dos grupos. De sã consciência, ninguém levantará bandeira de superioridade entre esses dois aspectos essenciais do casal humano à procriação e educação das gerações, no sentido da construção ideal de uma sociedade justa.

As definições de cada um desses distintos elementos compõem a vida e pedem apenas que se respeitem no tanto certo de estabelecerem a felicidade ideal das pessoas. Exemplos haverá aos turbilhões de quem compreendeu tais características próprias da mulher e do homem, frutos da ciência universal. Isso põe a pensar no quanto ainda precisam conhecer dos segredos da paz, até rezar do jeito correto nas cartas das existências coletivas.

A riqueza dessas peculiaridades dos sexos rasga vistas dos que querem aprender o objetivo da lei da Criação, seus sabores e suas normas dignas da mais lúcida exatidão matemática.

Ao observar, pois, a ação amistosa entre os irmãos, o viajante das estrelas conclui que sem a mãe ou sem o pai nada existiria para merecer nome de filhos, e nenhuma história nasceria antes de tudo para se conhecer.

Eis, por isso, qual a solução das crises que sustentam a ilusão de serem opositores as duas manifestações dos que vierem morar algum tempo neste chão comum de dois.