Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 5 de setembro de 2009

Coluna CARIRI - Tarso Araújo

Fonte: "O Povo", 06-09-2009

O CRESCIMENTO DE JUAZEIRO
Impressiona o crescimento de Juazeiro do Norte. Para alguns, trata-se de um crescimento explosivo. A cidade não depende mais unicamente do componente político para garantir o seu progresso. Todas as semanas, famílias oriundas de outros rincões fixam residência na Terra do Padre Cícero. Novos bairros surgem de uma hora para outra, aumentando a demanda pela infraestrutura urbana. O comércio nos bairros é pujante. O boom econômico é grandioso. Nos próximos dias serão anunciados dois novos empreendimentos comerciais de grande porte para Juazeiro do Norte. Para quem chega a Juazeiro por via aérea, basta olhar o tamanho da cidade para comprovar o seu desenvolvimento. Agora, na região onde se localiza o aeroporto, a urbe se alastra para os limites com Missão Velha.
EM ALTA
Em julho, o embarque/desembarque de passageiros no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes registrou quase 24 mil passageiros, representando um aumento de 73,48% em comparação com julho de 2008. O Aeroporto de Juazeiro do Norte é um dos que mais vem crescendo em número de passageiros entre os administrados pela Infraero. Estima-se que até o fim do ano 220 mil passageiros utilizem o aeroporto caririense, hoje servindo a mais de trinta cidades do centro nordestino.
CURTAS
- O Cariri Shopping passará por expansão. O projeto está orçado em R$ 30 milhões. Serão construídas 96 novas lojas (quatro âncoras) e estacionamento com deck, compensando a área destinada atualmente aos carros, que será utilizada no projeto de ampliação (...)
- Prossegue o novenário a Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte. No próximo dia 15, haverá a grandiosa procissão pelas ruas da cidade com presença de autoridades, romeiros e população local (...).
- Ex-governador Lúcio Alcântara confirmou que, ainda este mês, vem ao Crajubar para lançar a edição fac-símile de O Cariri, publicado pela fundação Waldemar de Alcântara. Editado há 60 anos, o livro de Irineu Pinheiro estava esgotado (...)
- Não é só o Padre Cícero que é venerado como santo no Cariri. Em Juazeiro do Norte, o salesiano padre Francisco Pinkwoski - polonês de nascimento e que residiu por mais de 60 anos naquela cidade - tem sua sepultura, localizada no Santuário do Coração de Jesus, visitada todos os dias por pessoas que vão agradecer a graças recebidas (...)
- Já em Brejo Santo, existe um pequeno memorial em homenagem ao padre Pedro Inácio Ribeiro - onde estão expostos objetos de uso pessoal deste sacerdote -, vigário daquela cidade durante 33 anos. Padre Pedro Ribeiro morreu com fama de santidade e muitas pessoas asseguram ter obtido graças por sua intercessão (...)
CÍCERO 1
Alguns historiadores caririenses defendem a opinião de que o local de nascimento do Padre Cícero Romão Batista foi a casinha simples, cercada de fruteiras, existente no terreno onde hoje se ergue o Palácio Episcopal, na rua Dom Quintino, centro de Crato. Padre Antônio Gomes de Araújo, no seu livro A Cidade de Frei Carlos transcreve um depoimento do cônego Climério Correia de Macedo: “Minha tia paterna, Missias Correia de Macedo, cortou o cordão umbilical do Padre Cícero numa casa que foi substituída pelo palácio de dom Francisco” (referia-se ao atual Palácio Episcopal construído por dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo da diocese de Crato). Já é tempo, pois, de o Governo do Ceará e a Prefeitura do Crato providenciarem a colocação de uma placa, assinalando o local onde nasceu um dos mais conhecidos sacerdotes católicos do Brasil e ilustre filho de Crato. É uma forma de preservar nossa memória histórica.
CÍCERO 2
Escritor Lira Neto concluiu a biografia do Padre Cícero, que tem o título de Cícero. O livro tem lançamento previsto para o mês de novembro. Segundo Lira Neto, a vasta documentação a respeito de Padre Cícero está dispersa em vários acervos públicos e privados. “Atualmente, o Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo, da diocese de Crato, procura realizar o importante trabalho de reunir o maior número possível de material, proveniente das mais variadas fontes, em um único arquivo. Trata-se de uma tarefa hercúlea, devido à quantidade inesgotável de documentos a respeito do controvertido sacerdote”, afirma ele. Lira Neto manuseou, naquele Departamento, cerca de 900 correspondências catalogadas, trocadas originalmente entre os principais protagonistas da trajetória do Padre Cícero.
NOVO SHOPPING
O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, prepara projeto para construir um segundo shopping center em Juazeiro do Norte. O novo empreendimento seria localizado no bairro Novo Juazeiro, um dos que mais crescem na Terra do Padre Cícero. Por outro lado, a administração do Cariri Shopping, que já tem 11 anos de funcionamento, anunciou um projeto de ampliação de seu estacionamento e a construção de novas lojas.
VALORIZANDO O VERDE
Uma providência de baixo custo melhorou o visual de Barbalha. A Prefeitura plantou flores nos canteiros existentes na entrada da Terra de Santo Antônio. Jarros enormes - com plantas ornamentais - também foram também colocados em alguns pontos da cidade. Quando será que as outras cidades da conurbação Crajubar vão seguir o exemplo de Barbalha?
AUSÊNCIA DE ÁRVORES
A propósito, há muitos anos não é feita uma campanha de arborização nas cidades da Região Metropolitana do Cariri. Não existe departamento de paisagismo nas prefeituras do sul do Ceará - o que é lamentável. No Sul e Sudeste, qualquer cidade, por pequena que seja, prioriza seus jardins públicos para orgulho dos seus habitantes. Precisa falar da situação das praças centrais da conurbação Crajubar?
BOM GOSTO
Concluídas as reformas da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, do bairro Seminário, em Crato. O templo ficou com um aspecto moderno, de muito bom gosto, tudo fruto do empenho do pároco, padre Sebastião Bandeira. Destaque para a recém-construída Capela do Santíssimo (a mais bonita de Crato), projeto do artista plástico juazeirense Daniel Filho, além do novo design das portas e do piso do templo. O novo altar tem uma belíssima imagem de Jesus Cristo ressuscitado.
PROFESSOR
Francisco Dias Filho, que profere palestra sobre marketing digital, no próximo dia 27, na Faculdade Paraíso (FAP), no primeiro encontro de informática do Cariri. Francisco Filho é licenciado em Língua Portuguesa e Inglesa, com ênfase na área de Linguística. Pós-graduado em Gestão e Planejamento Estratégico (Fasne) e Especialista em Direito Administrativo Público (FJN), é radialista e professor universitário. Fundador e presidente do Instituto de Comunicação e Arte Ananduá.

A piada do mês: Dom Lula I e o Grito do 'Piranga"


Deu na Folha Online:


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, no próximo domingo, o tradicional pronunciamento de 7 de setembro. Desta vez, porém, o assunto principal de sua fala será o pré-sal. Lula aproveitará o mote das comemorações para passar a mensagem de que a descoberta de petróleo na camada pré-sal é a nova independência do Brasil.

Na segunda-feira, em seu programa semanal “Café com o Presidente”, Lula já havia dito que o lançamento do novo marco regulatório do pré-sal representava “um novo Dia da Independência para o Brasil.”

O pronunciamento será em cadeia nacional - em todos os canais abertos de TV - e irá ao ar entre 20h e 21h. O presidente gravou o comunicado na manhã desta sexta-feira, no Palácio da Alvorada, residência oficial de Lula em Brasília. O vídeo durará entre 10 e 12 minutos.