Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Geopark certifica entidade no Cariri

Estabelecer vínculos de parceria é a meta do Geopark ao criar placas de certificação para entidades no Cariri

A Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Cariri, no município de Nova Olinda, é a primeira instituição da região a receber a certificação do Geopark Araripe, como entidade colaboradora do projeto. A entrega da placa aconteceu na sede da própria entidade, em Nova Olinda, durante as comemorações dos 17 anos da Instituição neste mês. O Geopark foi destacado pelo seu gerente e gestor científico, Idalécio de Freitas, como um programa do Governo do Estado, gerido pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

O significado do Geopark foi ressaltado pelo gerente, que explicou ser um parque aberto. "O que a Casa Grande fez e faz é Geopark. É social, é geologia, são os fósseis de Nova Olinda, os melhores em qualidade do mundo. O Geopark foi criado no intuito de preservar essas riquezas, para as gerações futuras. Nós não podemos deixar de explorar as riquezas naturais, mas devemos saber como explorar, como preservar", explica. O gerente destacou o trabalho da Casa Grande como entidade colaboradora e desejou um segmento do projeto, aliado do Geopark Araripe.

Com a placa, certificando a cooperação mútua das duas instituições, os projetos em prol do desenvolvimento sustentável da região serão realizados em conjunto. O presidente da Fundação, Alemberg Quindins, destaca a importância do Geopark Araripe para destacar as riquezas naturais da região.

A Casa Grande tem desenvolvido um trabalho de educação patrimonial e preservação, tanto na área da Arqueologia até na memória dos índios kariri, história da cultura regional, e conservação dos sítios arqueológicos, envolvendo crianças e jovens, sem perder de vista principalmente os valores regionais. Recentemente recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o título de Casa do Patrimônio da Chapada do Araripe.

A diretora da Fundação Casa Grande, Rosiane Limaverde, que também recebeu o título de cidadania de Nova Olinda, juntamente com o presidente da Fundação, Alemberg Quindins, destacou o ato de entrega da placa como um momento importante para se trabalhar mais pela região do Cariri e pela Chapada do Araripe. Segundo ela, a área da Chapada tem uma riqueza incalculável para a pesquisa. "É uma alegria para a Fundação Casa Grande esse reconhecimento do Geopark, de nos tornarmos parceiros de uma forma mais efetiva", diz.

A vice-reitora da Urca, Otonite Cortez, ressaltou o convênio já existente entre a Urca e a Casa Grande, que tem a finalidade de atuar por meio de uma mútua colaboração em nível cultural e técnico-científico. "Pretendemos estreitar ainda mais os laços e faremos mais ainda, por meio de vários projetos e programas desenvolvidos. Um deles é inserir no aparelhamento do Geopark Araripe, que é um programa de estado, confiado a gestão da universidade", salienta. Ela destacou o papel do Geopark na proteção de toda a riqueza fossilífera e arqueológica do território do Araripe.

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório do Geopark Araripe
Rua Teófilo Siqueira, 712, Centro
Crato, Cariri (CE)
(88) 3102.1237

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Site do jornal Diário do Nordeste

Satélite

Coluna do caderno Regional (jornal Diário do Nordeste)

Aniversário
O médico juazeirense Régis Santana comemorou seu aniversário no sábado que passou na companhia da spouse Lilian, filhos, além de demais familiares e amigos queridos. A comemoração aconteceu em seu belo sítio localizado em Missão Nova, distrito de Missão Velha.

Conferência
Colhendo os frutos de uma parceria iniciada há mais de nove anos, a Monteiro & Monteiros Advogados Associados e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato irão ministrar uma conferência para os filiados da CDL, cujas empresas estiveram em pleno funcionamento no período entre 1989 e 1996, visando ao esclarecimento de dúvidas sobre decisões judiciais definitivas, obtidas através de demandas coletivas em prol dos lojistas do Crato, que vieram conceder o direito de reaver alguns dos tributos federais recolhidos no período citado. A conferência será no auditório da CDL/Crato, no dia 14 de janeiro, a partir das 19 horas. Outras informações pelo telefone (88) 3521.6622.

Réveillon
Decididamente, as mais badaladas festas de réveillons do Cariri serão: Reveillondas (Verdes Vales Lazer Hotel), que trará para animar o auê a banda Limão Com Mel, Fábio Carneirinho e Stefannie Pontes; Sítio Pinheiros (distrito do Caldas-Barbalha) que irá de Banda Nanaê, Dalton e Daniel, Neto Menezes e Manel de Jardim, e Clube Recreativo Granjeiro (Crato) com a banda Swing da Cor, Forró de Nóis e Bondy Samba.

Noitada natalina
Os irmãos José Arnon, José Arnaldo, Sávio, Luis Ivan, Tereza Fátima e Gaida Bezerra de Menezes abriram as porteiras da Fazenda Salgadinho, em Juá, para festejarem o Natal na companhia dos demais familiares e amigos do coração. Escoceses, cervejas geladíssimas e salgadinhos deliciosos rolaram à vontade. Hugo Linard e Banda tomaram conta do quesito musical. À meia noite foi servida a ceia natalina.

O guapo amigo Ricardo Brasileiro, um romeirinho que se amarra nos agitos cratenses, ziguezagueou pelos nossos points da moda no final de semana, só que na condição de solteiraço, pois como todos sabemos, após encerramento de namorinho com a lindinha Aline Peixoto, o boa pinta Ricardo não está nem aí para outra paixão inebriante e duradoura.

O empresário Adriano Parente e sua elegante Paula Isabela passaram as festas natalinas com os familiares residentes em Fortal para, logo após, embarcarem para a capital da Argentina, Buenos Aires. Os dois estão curtindo noitadas regadas a deliciosos vinhos e arriscando alguns passitos de tango. A previsão é de que a virada do ano também obedecerá à mesma caliência.

Fonte: site do jornal Diário do Nordeste

Juiz vê com preocupação aumento da criminalidade no Crato

O número de mortes violentas registrado pela polícia em 2009, no Crato, foi 5% maior que em 2008, segundo estatística divulgada pelo 19º Distrito Policial do município.

De janeiro a dezembro do ano passado foram 92 mortes, já este ano foram 97 no mesmo período. O número de homicídios no município também subiu de 42 em 2008, para 47 em 2009. Já os homicídios contra a mulher, foram dois no ano passado e dois este ano. O índice de homicídio culposo, aquele praticado por veículo automotor, caiu de 25 em 2008, para 21 em 2009. Já os latrocínios, roubo seguido de morte, foram registrados dois neste ano, contra nenhum em 2008.

O escrivão chefe do cartório do 19º Distrito Policial do Crato, Mario Gomes, autor da estatística, disse que no ano de 2009 não foi registrado nenhum crime de pistolagem no município, enquanto em 2008, apenas um foi registrado. Conforme Mário Gomes os acidentes com motos que resultaram em vítimas fatais foram doze em 2009, contra onze em 2008. No ano passado, foram duas mortes por afogamento e três este ano. Já os suicídios, foram dois em 2008 e cinco em 2009.

Mário Gomes disse que todas as mortes violentas registradas estão com o inquérito policial devidamente instaurado. Lembrou que no ano passado, a polícia não conseguiu identificar a autoria de 38% dos 92 crimes de morte no município. Em 2009, este índice caiu para 30%. Dr. Mário disse ainda que não houve aumento da violência no Crato, em 2009, em comparação a 2008, considerando a evolução do índice populacional.

Segundo o juiz da terceira vara da comarca do Crato, Vandemberg Francelino, pelo andamento processual no Fórum local, a sensação é a de que há aumento da criminalidade no município, inclusive, com características de crimes cometidos nos grandes centros do país, onde a droga está presente na maioria deles. O juiz explicou ainda que é impressionante o número de mulheres no Crato, envolvidas com o tráfico de drogas, resultando na prática de crimes de morte.

Fonte: site do Jornal do Cariri

Hospital do Cariri já tem 50% das obras concluídas

Por Márcio Dornelles

O secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, em entrevista ao Jornal do Cariri, fez um balanço das atividades em 2009 e destacou ações realizadas na Região do Cariri. Os municípios receberam investimentos da secretaria, como Juazeiro do Norte, com a construção do Hospital do Cariri, que tem orçamento previsto em R$ 23,5 milhões e cerca de 50% das obras já concluídas. A unidade de saúde terá 209 leitos e prestará assistência especializada em várias áreas, como cardiologia, urologia, oftalmologia e proctologia.
João Ananias afirma que outros centros de atendimentos receberam recursos. “Nós temos equipado os Hospitais Pólo; compramos equipamentos, tanto para hospitais terciários (de Barbalha e Juazeiro), quanto para outros hospitais. E implantamos o serviço de traumato-ortopedia em cada um dos Hospitais Pólo”, garantiu.
O ano de 2009 também foi marcado pelo combate a doenças novas, como a Influenza A, H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, e velhas, como a dengue, há 23 anos no Estado. Embora os números não tenham sido tão preocupantes no Ceará, a Secretaria de Saúde realizou ações para evitar as contaminações da nova gripe. Até o dia 17 de dezembro, a pasta confirmou 89 casos, sem óbitos.
Dos casos de dengue, 4.727 foram confirmados em 110 municípios, resultando em 29 mortes. João Ananias comemora a redução dos casos em comparação com os anos anteriores. “Nós tivemos um ano de muito sucesso. Nós reduzimos em 90% o número casos no Ceará. Isso é um resultado em função da ação da sociedade, ação da imprensa, ação da Secretaria da Saúde, ação das secretarias municipais de saúde”.
Outro problema grave, que precisa ser enfrentado em 2010, é o dependência química dos usuários de crack, já que há poucos hospitais com capacidade para o atendimento. Ananias destaca que um dos projetos para 2010 será a ampliação do Hospital de Saúde Mental, em Fortaleza. “Nós estamos com um projeto para o Hospital de Saúde Mental, Hospital de Messejana, de ampliação da área para tratamento de pacientes dependentes de drogas e isso é um projeto ousado e necessário, em função de vivermos uma verdadeira epidemia”, garantiu.

Fonte: site do Jornal do Cariri

Santana mantém confisco e reduz repasse da Câmara


O prefeito Manoel Santana continua com sua política de retaliação ao presidente da Câmara de Juazeiro, Amélia Junior, por ele ter se recusado a aprovar o projeto que confiscava 10% dos salários dos servidores ocupantes de cargos comissionados, de secretários e do prefeito. O repasse do duodécimo do mês de dezembro foi realizado com uma redução de aproximadamente R$ 200 mil.
O presidente da Câmara, Amélia Junior, lamentou ao Jornal do Cariri, o corte imposto pelo prefeito. “No mesmo dia em que o Prefeito foi ao rádio de Juazeiro dizer que iria iniciar uma nova relação e apagar os erros passados, adota um comportamento que não é o melhor para a política da boa convivência entre os poderes”, ressaltou Amélia Junior.
O rompimento de Santana com o presidente Amélia Junior continua sendo negado pelo prefeito de Juazeiro, apesar de todas as evidências. Mas, contraditoriamente, em entrevista concedida a Tempo FM, Santana confirmou o confisco de 10% dos salários dos servidores comissionados da prefeitura de Juazeiro e reconheceu suas dificuldades no relacionamento com a Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte e se propôs a mudar para acabar com as brigas.
“Eu pensei que pelo fato de eu ter sido vereador ia ter uma relação, uma facilidade maior nesse contato. Tive dificuldades na relação. Amadureci mais, e acredito que nesse final de ano, eu cheguei ao momento que eu posso dizer que estabeleci um contato pessoal ou mais direto e melhor com a maior parte dos vereadores” assegurou Santana.
Sobre as desavenças com Amélia Junior e a falta de diálogo com os outros vereadores, Santana admitiu ter errado e propôs uma nova relação política com a Câmara e também com o presidente Amélia Junior. “Eu acho que a gente pode rever nossas posições. O que passou, o que aconteceu de errado, desentendimento e embate político, para mim, zera aqui. Eu vou daqui pra diante, numa nova ótica, numa nova perspectiva, conversar com todos aqueles que queiram conversar comigo. Sem rancor e sem ressentimentos com ninguém. E eu quero que essas pessoas também tenham esses desprendimento”.
Apesar dessas palavras conciliadoras, Santana reduziu os recursos da Câmara em dezembro. A assessoria do prefeito alega que esse fato não é verdadeiro, e que foi repassado o valor estabelecido dentro do Orçamento Municipal.
Fonte: site do Jornal do Cariri

Pensamento para o Dia 30/12/2009


“As atividades de serviço que empreendemos destinam-se a experimentar a unidade na sociedade. É um grande erro pensar que você está servindo aos outros. De fato, você não deveria considerar pessoa alguma como “o outro”, pois todos são as encarnações da Divindade. Mas o homem não se esforça para compreender essa verdade e, portanto, está sujeito a dificuldades. Quando o homem compreender que Deus é todo-penetrante, ele estará livre do sofrimento. Para se livrar do sofrimento, o homem precisa praticar o princípio da unidade na sociedade. Quando entender o princípio da unidade, o homem poderá alcançar o princípio Cósmico.”
Sathya Sai Baba

----------------------
“É um devoto verdadeiro aquele que considera a felicidade de Deus como a sua própria. Ele sempre aspira a dar felicidade ao Senhor e não quer causar qualquer inconveniência a Ele. Você nunca deveria causar inconveniência a Deus em nome da devoção. Considere que a felicidade de Deus é sua felicidade e que sua felicidade é a felicidade de Deus. Absorva este espírito de unidade. Atualmente, a maioria dos devotos é egoísta. Eles possuem somente devoção com interesses egoístas (Swartha Bhakti). Eles se preocupam com sua própria felicidade e não com a felicidade de Deus. Você deveria cuidar para que seu amor seja sempre puro. Deus é a encarnação do amor. Tal Amor Divino está presente em todos. Compartilhe seu amor com todos. Isso é o que Deus espera de você.”
Sathya Sai Baba