Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Hospital do Cariri já tem 50% das obras concluídas

Por Márcio Dornelles

O secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, em entrevista ao Jornal do Cariri, fez um balanço das atividades em 2009 e destacou ações realizadas na Região do Cariri. Os municípios receberam investimentos da secretaria, como Juazeiro do Norte, com a construção do Hospital do Cariri, que tem orçamento previsto em R$ 23,5 milhões e cerca de 50% das obras já concluídas. A unidade de saúde terá 209 leitos e prestará assistência especializada em várias áreas, como cardiologia, urologia, oftalmologia e proctologia.
João Ananias afirma que outros centros de atendimentos receberam recursos. “Nós temos equipado os Hospitais Pólo; compramos equipamentos, tanto para hospitais terciários (de Barbalha e Juazeiro), quanto para outros hospitais. E implantamos o serviço de traumato-ortopedia em cada um dos Hospitais Pólo”, garantiu.
O ano de 2009 também foi marcado pelo combate a doenças novas, como a Influenza A, H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, e velhas, como a dengue, há 23 anos no Estado. Embora os números não tenham sido tão preocupantes no Ceará, a Secretaria de Saúde realizou ações para evitar as contaminações da nova gripe. Até o dia 17 de dezembro, a pasta confirmou 89 casos, sem óbitos.
Dos casos de dengue, 4.727 foram confirmados em 110 municípios, resultando em 29 mortes. João Ananias comemora a redução dos casos em comparação com os anos anteriores. “Nós tivemos um ano de muito sucesso. Nós reduzimos em 90% o número casos no Ceará. Isso é um resultado em função da ação da sociedade, ação da imprensa, ação da Secretaria da Saúde, ação das secretarias municipais de saúde”.
Outro problema grave, que precisa ser enfrentado em 2010, é o dependência química dos usuários de crack, já que há poucos hospitais com capacidade para o atendimento. Ananias destaca que um dos projetos para 2010 será a ampliação do Hospital de Saúde Mental, em Fortaleza. “Nós estamos com um projeto para o Hospital de Saúde Mental, Hospital de Messejana, de ampliação da área para tratamento de pacientes dependentes de drogas e isso é um projeto ousado e necessário, em função de vivermos uma verdadeira epidemia”, garantiu.

Fonte: site do Jornal do Cariri

Nenhum comentário: