Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Juiz vê com preocupação aumento da criminalidade no Crato

O número de mortes violentas registrado pela polícia em 2009, no Crato, foi 5% maior que em 2008, segundo estatística divulgada pelo 19º Distrito Policial do município.

De janeiro a dezembro do ano passado foram 92 mortes, já este ano foram 97 no mesmo período. O número de homicídios no município também subiu de 42 em 2008, para 47 em 2009. Já os homicídios contra a mulher, foram dois no ano passado e dois este ano. O índice de homicídio culposo, aquele praticado por veículo automotor, caiu de 25 em 2008, para 21 em 2009. Já os latrocínios, roubo seguido de morte, foram registrados dois neste ano, contra nenhum em 2008.

O escrivão chefe do cartório do 19º Distrito Policial do Crato, Mario Gomes, autor da estatística, disse que no ano de 2009 não foi registrado nenhum crime de pistolagem no município, enquanto em 2008, apenas um foi registrado. Conforme Mário Gomes os acidentes com motos que resultaram em vítimas fatais foram doze em 2009, contra onze em 2008. No ano passado, foram duas mortes por afogamento e três este ano. Já os suicídios, foram dois em 2008 e cinco em 2009.

Mário Gomes disse que todas as mortes violentas registradas estão com o inquérito policial devidamente instaurado. Lembrou que no ano passado, a polícia não conseguiu identificar a autoria de 38% dos 92 crimes de morte no município. Em 2009, este índice caiu para 30%. Dr. Mário disse ainda que não houve aumento da violência no Crato, em 2009, em comparação a 2008, considerando a evolução do índice populacional.

Segundo o juiz da terceira vara da comarca do Crato, Vandemberg Francelino, pelo andamento processual no Fórum local, a sensação é a de que há aumento da criminalidade no município, inclusive, com características de crimes cometidos nos grandes centros do país, onde a droga está presente na maioria deles. O juiz explicou ainda que é impressionante o número de mulheres no Crato, envolvidas com o tráfico de drogas, resultando na prática de crimes de morte.

Fonte: site do Jornal do Cariri

Nenhum comentário: