Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notícias da URCA

Nova sede do Geopark recebe visita de representante do MIN e deve ser inaugurada até setembro

Está em processo de conclusão a licitação para compra de equipamentos e ar condicionados para a sede do Geopark Araripe, a ser inaugurada em Crato até o mês de setembro. O projeto conta com a parceria de órgãos como o Ministério da Integração Nacional, Secretaria das Cidades do Estado e do Geopark Araripe/URCA. Durante este mês esteve em visita ao território do Geopark Araripe, o novo gerente da Mesorregião Chapada do Araripe do Ministério da Integração Nacional (MIN), João Francisco Oliveira Maria.

O gerente da Meso Araripe veio ao Cariri para conhecer o território, os projetos apoiados pelo MIN e articular o Fórum da Mesorregião. A primeira visita foi ao Geopark Araripe, onde coordenadores do projeto fizeram uma explanação geral sobre o Geopark e depois seguiram para a nova sede, que tem financiamento do MIN. João Francisco se reuniu ainda com o Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Melo, para conhecer as instalações da Universidade e seguiram para o estande da URCA na Expocrato, que esse ano homenageou os 25 anos de fundação da instituição.

O gerente da Mesorregião Chapada do Araripe ainda se reuniu ainda com representantes da Fundação Casa Grande e integrantes do Fórum da Mesorregião. Após as visitas ao Cariri, seguiu para o Estado de Pernambuco para cumprir outros compromissos do MIN.

URCA presente em homenagens ao centenário de Juazeiro do Norte

A Universidade Regional do Cariri (URCA) esteve representada durante as comemorações do centenário da cidade de Juazeiro do Norte. Por meio de atividades acadêmicas, a URCA, que este ano fez uma homenagem especial à cidade, durante estande na ExpoCrato, participou com os seus docentes e pesquisadores, do lançamento da coleção centenária. De 15 livros lançados, cinco deles foram escritos por professores da Instituição. Na ocasião do lançamento contou com a presença do Vice-Reitor, Patrício Melo.

A URCA é a Instituição de ensino superior pública que primeiro chegou à cidade e hoje conta com dois dos seus seis campi na cidade juazeirense, além do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), e a Gráfica Lira Nordestina. Provisoriamente, o campus Pirajá está sediando a Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o Vice-Reitor, Patrício Melo, participaram da solenidade de reinauguração do monumento do Padre Cícero, no Horto, dia anterior à data do centenário da cidade, 22 de julho. A estátua teve sua inauguração depois de 41 anos de edificada na Colina do Horto, onde está sediado o Geossítio Colina do Horto, do Geopark Araripe.

Na ocasião, o Padre José Venturelli destacou a importância das atividades desenvolvidas durante o dia 21, através do Geopark Araripe, Projeto da Universidade Regional do Cariri (URCA), levando as crianças e visitantes que chegavam ao Horto oficinas e uma exposição fotográfica sobre o local.

Livros de professores da URCA lançados na Coleção Centenária:

“Sob o Signo da Fé e da Mística: Um Estudo das Irmandades de Penitentes no Cariri Cearense”, de Anna Christina Farias de Carvalho;
“Os Caminhos da Terceirização em Juazeiro do Norte – um olhar sobre as Instituições Públicas”, de José Carlos dos Santos
“A Cidade do Padre Cícero - Trabalho e Fé, de Maria de Lourdes Araújo;
“Entre Chegadas e Partidas - Dinâmicas das Romarias em Juazeiro do Norte”, de Maria Paula Jacinto Cordeiro;
“Para Onde Sopra o Vento – a Igreja Católica e as Romarias de Juazeiro do Norte”, de Renata Marinho Paz

Cariri ganha coleção de obras sobre história da região

O Cariri ganha uma seleção de obras que contam a história da região. Sete livros do escritor cearense José Alves de Figueiredo Filho foram reeditados pela Secretaria da Cultura do Ceará, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Edições UFC, na série Memória, da Coleção Nossa Cultura. Todas as obras, que estavam esgotadas, foram relançadas em edições de mil exemplares cada, sem fins financeiros, que serão distribuídas pela URCA. Ainda não foi marcada a data de lançamento.

Foram reeditados os livros: "Engenhos de Rapadura do Cariri", "Folguedos Infantis do Cariri", os quatro volumes da "História do Cariri" e "Cidade do Crato" (com Irineu Pinheiro). Os sete livros de J. de Figueiredo Filho foram publicados como parte de 10 títulos que enfocam a história e os costumes do Cariri. Os engenhos de rapadura tornaram-se um símbolo da região que nasceu e cresceu na sombra da agroindústria da rapadura. De Irineu Pinheiro, a série inclui dois livros: "Efemérides do Cariri" e "O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes".

De Floro Bartolomeu da Costa, foi publicado o livro "Juazeiro do Padre Cícero", que reproduz o célebre discurso do deputado pronunciado na Câmara Federal, em 1923, em defesa da Meca do Cariri e do seu líder político e religioso, Padre Cícero Romão Batista. "A reedição desse rico acervo ocorre numa outra feliz coincidência de data: os100anos de Juazeiro. "A leitura é imprescindível para todos quantos queiram compreender o mais extraordinário fenômeno sócio-religioso ocorrido, na última década do século XIX e nas primeiras do século XX, no Brasil: o Padre Cícero Romão Batista, criador e criatura do Juazeiro do Norte", dizem na apresentação dos livros o então Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, e a atual Reitora, Otonite Cortez.

"Engenhos de Rapadura do Cariri", de José de Figueiredo Filho, com ilustrações de Percy Lau, foi originalmente publicado pelo Ministério da Agricultura, em 1958, no Serviço de Informação Agrícola (SIA). Traça o perfil de uma atividade que tinha papel central na economia agrícola caririense e na alimentação do homem no Nordeste. Fonte: (Diário do Nordeste/Antônio Vicelmo).

Escola de Gestão Pública concede vagas para o curso de Desenvolvimento Territorial a servidores da URCA

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP) encontra-se com inscrições abertas para o curso de Desenvolvimento Territorial, destinadas a servidores efetivos s terceirizados da Instituição. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição para sejam encaminhadas para o e-mail inscricao.nedgov@egp.ce.gov.br. Mais informações junto à Vice-Reitoria da Universidade.

A Universidade Regional do Cariri - URCA, também solicitou a inserção de vagas para nos cursos ofertados pela EGP em 2011.

1 - Desenvolvimento Territorial (3 vagas)
2 - Análise e Melhoria de processos (20 vagas)
3 - Orçamento Público: Elaboração e execução (06 vagas)
4 - Fundamentos m gerência de projetos (10 vagas)
5 - Gerenciamento de Projetos e programas (10 vagas)
6 - Gestão de compras (04 vagas)
7 - Gestão de Convênios e de Contratos de Repasse para Convenentes (10 vagas)
8 - Legislação Aplicada à logística de Suprimentos - Lei 8.666/93. Pregão e registro de preços (10 vagas).

Fonte: Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 25 de julho de 2011

Armazém de Férias – 3° dia


ALMAH - Afinação e muita afinidade
Para os judeus, a palavra Almah significa Jovem na língua hebraica. Já os cristãos a compreendem como Virgem.  Quase duas horas de show no pátio do SESC JUAZEIRO e muito metal melódico para fãs e aficionados do gênero. Noite fria e espaço aberto que possibilitou que todo mundo pudesse curtir a apresentação tanto bastante próximo dos músicos como com total liberdade de movimentos. O diálogo entre o vocalista, Edu Feschini, e as pessoas que assistiam se deu na maior tranqüilidade. Isso só se perdeu um pouco na hora dos artistas descerem do palco, mas isso já é o esperado. A afinação dos músicos era incrível e as letras podiam não ser compreendidas, mas sem dúvida, eram sentidas com bastante euforia por uma galera jovem e imberbe, se não na idade, com certeza, no coração. Jovens ou Virgens ou ambas as coisas ou nenhuma coisa nem outra, o último dia deste Armazém do Som de Férias já entrou pra história dos shows de metal no Cariri.


Programa Cultura SESC Cariri

(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)