Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DETRAN DE JUAZEIRO, BOA SORTE!

Há órgãos públicos, na região, que prestam ótimos serviços à comunidade a exemplo do Corpo de Bombeiros, Casa do Cidadão e SINE. Através do número 192, nossos bem treinados e sempre-alertas bombeiros, prestam serviço de socorro, nunca deixando de atender a um só chamado. O débito da população Caririense é enorme dada a dedicação destes que sempre chegam no menor espaço de tempo possível, em suas viaturas de salvamento, atendendo a milhares de vítimas de acidentes de trânsito que têm, graças a esses, suas vidas salvas. Na Casa do Cidadão e SINE, outras tantas milhares de pessoas, todos os meses, tem seus direitos civis garantidos quando é feita de maneira rápida, gratuita e desburocratizada a emissão de documentos como carteiras de identidade e de trabalho, e a concessão de benefícios como auxílio desemprego, banco de vagas de trabalho e encaminhamento nas mais diversas áreas.

Exemplos como estes, infelizmente, não são seguidos por todos. Servidores de alguns outros órgãos, em cargos de chefia ou não, se queixam da falta de verba de investimento na estruturação física de seus departamentos, ou da quantidade, ou tamanho das instalações públicas em funcionamento. Outros ainda reclamam do número reduzido de funcionários disponíveis ou do grande número de funcionários terceirizados, dando a entender o menor comprometimento da classe em comparação ao servidor concursado. Para mim, que também sou servidor público, é fácil reconhecer na maioria destas afirmativas verdades incontestáveis. E porque alguns órgãos deixam tanto a desejar, enquanto outros parecem superar as dificuldades prestando serviços, se não imediatos, comprometidos com o bem estar e respeito ao usuário?

A superintendência regional do DETRAN no Cariri está instalada, desde 2002, na rodovia Padre Cícero, Juazeiro do Norte. Quem se dirige aquele órgão em busca de atendimento irá encontrar um cenário dos mais desanimadores. A criticada lentidão do serviço público encontra naquele prédio sua perfeita justificativa. É preciso paciência e muito tempo disponível para esperar sua vez, de pé, nas grandes filas que se formam por todos os lados em um claustrofóbico ambiente onde os dois aparelhos de ar-condicionado parecem lutar, em vão, contra o calor liberado pelos corpos das centenas de pessoas ali vitimadas. Para conseguir obter serviços como o de renovação da habilitação é necessário enfrentar as filas: da senha, do pagamento de taxas, da foto, do cadastro para agendamento do exame médico, outra para o exame médico, para a prova de direção defensiva e primeiros socorros, para a emissão da carteira provisória e após 15 (ou 20) dias, nova fila para o recebimento da carteira definitiva. Contou? São oito filas!!! Seria injusto se não citasse a fineza do tratamento de alguns funcionários, inclusive do disponível e simpático gerente do posto. No entanto, a espera nas filas, como a da foto, de aproximadamente 2 horas, pelo despreparo do funcionário, e na fila do exame médico, de 2 horas e meia, pelo descaso do setor por não avisar do horário de atendimento dos médicos (ou do médico), atendimento este que, à propósito, dura apenas o tempo de ler uma dúzia de letras seguido de uma deprimente “acocorada”! Seria cômico, não fosse trágico!

Estes são fatos consensualmente não isolados e que exigem ações urgentes e satisfatórias à população de todo centro e sul do Estado, dependentes dos seus serviços. O cidadão deve exigir melhor uso dos impostos que mantêm este tipo de estrutura. O cidadão exige respeito ao seu tempo. O cidadão exige respeito à sua condição de beneficiado e não de amaldiçoado.


Dimas de Castro e Silva Neto
Engenheiro Civil, Mestre em Gerenciamento da Construção pela University of Birmingham e Professor do Curso de Engenharia Civil da UFC Cariri

Ponta da Serra rumo à emancipação




Esteve reunida neste último domingo, dia 08 de janeiro, às 10h, no Pólo de Atendimento Edvard Ribeiro, no Distrito de Ponta da Serra, Crato-CE, a Comissão de Produção da AMEPS (Associação Emancipalista de Ponta da Serra), sob a presidência de Ana Paula Brito Leite e os membros: Francisco Evaldo Barbosa Brito, Damião David da Silva, Antonio Correia Lima e Renata Ximendes, para planejamento de ação de divulgação com todos os associados e a população do Distrito, informações sobre o andamento da emancipação, bem como dados referentes a nova estrutura organizacional do novo município.

Dados Gerais do Distrito.

O Distrito de Ponta da Serra está a 13 km da sede do município de Crato - CE e localiza-se às margens direitas do Vale dos Carás, sendo cortada pela rodovia CE 055.
Pelo censo de 2000, Ponta da Serra já registrava 8.234 habitantes. O IBGE, não disponibilizou a população dos distritos-censo de 2007. Estima-se que, hoje o distrito ultrapassa a cifra de 10.824 habitantes.

Dispõe de infra-estrutura como: rede elétrica; abastecimento canalizado d’água; linha telefônica; posto de atendimento médico; posto policial; posto dos correios; escola de ensino infantil e fundamental (com mais de 1200 alunos matriculados); escola de ensino médio (mais de 400 alunos matriculados); Pós-Graduação em Psicopedagogia pela FIP- Faculdades Integradas de Patos, Núcleo Crato(21 alunos); Graduação em Pedagogia pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil; (20 alunos); Pólo de atendimento; quadra poliesportiva; cemitério público e açougues; posto de combustível, clube dançante, clube soçaite, 05 churrascarias, 03 lanchonetes, 8 bares, 03 locadoras de vídeo; 02 cybers.

Em termos de comunicação a sede conta com 02 pequenos jornais mensais, 01 serviço de amplificadora e 02 provedores via rádio para internet.
No que se refere o atendimento bancário, conta com 01 correspondente bancário da Caixa Econômica Federal “Caixa Aqui” , em funcionamento há mais de um ano e em estudos uma agência bancária do Bradesco.

O comércio local é constituído de 08 microempresas de médio porte (no ramo de mercearia, boutique e material de construção) e 10 pequenos comércios. Existe também uma beneficiadora de arroz, 02 oficinas mecânicas; 01 borracheiro e tantos outros pequenos empreendedores.

A Associação Cristã de Base acaba de criar em nossa sede uma feira quinzenal de produtos da agricultura familiar.

Existem no Distrito Sede, 768 prédios e uma população de 2.024 habitantes. Destes, 342(16,84%) são aposentados, 86(4,24%) funcionários públicos municipais e 10(0,49%), estaduais.

É sede de Paroquiato numa área ocupada por 5 Vilas, tendo como padroeiro São José Operário e vigário o Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo (desde 1983).
O distrito conta com 20 pequenas cerâmicas e algumas cerâmicas de grande porte que empregam centenas pessoas residentes na área do distrito e 01 Indústria de Britagem de grande porte.

Na produção agropecuária, sempre se destacou pelas riquezas naturais do vale dos Carás, de onde se pode dizer: Se o Egito é uma dádiva do Nilo, Ponta da Serra também é uma dádiva dos Carás.

Recentemente o governador do Estado inaugurou no sítio Malhada uma mini industria de leite.

No entorno do perímetro urbano do distrito existem as seguintes vilas: Vila Malhada, a 3 km, com 250 famílias: Vila São Francisco, a 6 km, com 250 famílias; Vila Palmeirinha dos Vilar, a 2 km, com 160 famílias; Vila Rodeador, a 2 km, com 60 famílias; Vila Altos, a l km com 60 famílias, Vila Juá a 1 km com 60 famílias. A Vila Palmeirinha dos Brito está incluída no perímetro urbano do distrito.

Ponta da Serra tem 01 ONG reconhecida internacionalmente. Trata-se do Projeto Verde Vida do sítio Catingueira mantida por duas entidades da Alemanha, tendo realizado em 2008, parceria com a Criança Esperança e Petrobrás. Esta ONG tem realizado um importante trabalho na comunidade, juntamente aos jovens.

Antonio Correia Lima - Universitário-História/Urca.
Tesoureiro da AMESP.
Colaboradores na coleta de dados:
Francisco Dionísio Alves - Advogado e Presidente da AMESP, Edval Cirilo de Souza, líder religioso; Renata Ferreira Ximendes, Universitária-Construção de Edifício/URCA e Judas Tadeu Vilar Bernardo, Pós-Graduando em Geografia-URCA.

Postado por: Mário Correia de Oliveira Júnior
Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos e Mídia.

Multas

O Detran multou 357 motoristas por estarem dirigindo com álcool no sangue, conforme o resultado das blitze realizadas de quinta-feira (5) a domingo (8). O número de 357 multados é um novo recorde de todas as operações que o Detran fez no Ceará desde quando passou a fiscalizar os motoristas especificamente com base na Lei 11.705, a Lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca.

Foram realizadas 53 operações em Fortaleza e mais 22 municípios cearenses, aplicando 3.500 exames de bafômetro. Somente na Capital foram 114 motoristas multados. Apenas dois motoristas foram detidos.

O superintendente do Detran, João Pupo, lembrou que no período do Carnaval (de 19 a 24 de fevereiro), em algumas vias públicas, as blitze acontecerão 24 horas por dia. Como há um crescimento do número de pessoas flagradas dirigindo com álcool no sangue, ele acredita que a presença ostensiva da autoridade do trânsito nas vias públicas vai acabar inibindo as pessoas em evitar beber e dirigir ou vice-versa.

Nas blitze anteriores, os resultados foram os seguintes: 258 multados (de 29 de janeiro a 1 de fevereiro), 255 (de 22 a 25 de janeiro), 260 (de 15 a 18 de janeiro), 241 (de 8 a 11 de janeiro) e 218 (de 1 a 4 de janeiro). No ano passado, o total de pessoas multadas foi de 1.468, nos finais de semanade julho, agosto, outubro, novembro e dezembro. No mês de setembro, o Detran não efetuou fiscalização em função da greve dos servidores do órgão.

Segundo o Detran, os resultados em cada uma das cidades fiscalizadas pelo Detran no último final do semana foi o seguinte: Fortaleza (114), Juazeiro do Norte (44), Maracanaú (37), Sobral (26), Aracati (20), Orós (19), Iguatu (16), Itapipoca (13), São Gonçalo do Amarante (13), Caucaia (12), Tianguá (10), Beberibe (9), Ibiapina (6), Aquiraz (5), Pacatuba (5), São Benedito (5), Baturité (3), Itarema (2), Icó (2), Ipu (2), Pentecoste (1) e Eusébio (1).

Giro pelo Brasil

Lista de mortos confirma superlotação

Manaus. A lista oficial de mortos divulgada ontem pelo IML (Instituto Médico Legal) do Amazonas revelou que o avião Bandeirante que caiu no Rio Manacapuru (AM) matando 24 pessoas estava mesmo superlotado. Havia quatro passageiros além do permitido. Isso porque, dos 28 passageiros, só três eram crianças de colo. A aeronave tinha capacidade para 19 pessoas sentadas.

Das sete crianças vítimas da tragédia, duas tinham dois anos e uma sete meses. As outras tinham de quatro a nove anos e não podiam estar no colo. Um menino de nove anos também sobreviveu ao acidente. Yan da Costa Liberal estava no colo do irmão, Erick Evangelista da Costa Liberal, 23, também sobrevivente. Os dois estavam sentados em uma poltrona na traseira do avião.

Em entrevista a um jornal local, Erick disse que estava com o irmão no colo porque a aeronave estava superlotada. ‘‘Todas as crianças estavam no colo’’, afirmou o passageiro.

O avião da empresa Manaus Aerotáxi partiu de Coari por volta das 12h de sábado para um trajeto de uma hora até Manaus. Na metade do percurso, enfrentando turbulências e mau tempo, o piloto tentou pousar em Manacapuru. Os irmãos e Ana Lúcia Reis Lauria, 43, conseguiram sobreviver porque a passageira Brenda Moraes, 21, conseguiu abrir a porta de emergência.

Ela disse não ter estranhado o fato de uma criança de nove anos viajar sobre o colo de um adulto. ‘‘Para mim estava em um vôo lotado normal’’, disse. Ana Lauria disse que só entrou na aeronave fretada porque três assentos estavam vazios. As passagens dela, de Brenda Moraes e da secretária municipal de Saúde, Joelma Gomes de Aguiar, 34, que morreu no acidente, foram compradas pela Prefeitura de Coari, da qual é prestadora de serviços.

A empresa Manaus Aerotáxi, responsável pelo avião, descartou a superlotação. O avião foi fretado pelo empresário Omar Melo Filho na agência L Tur, de Coari. O diretor de operações da empresa, o piloto Fernando Luiz Galvão Bezerra, disse que crianças de colo não afetam o peso do avião. ‘‘Acredito que teve algo além do problema no motor. O mau tempo, por exemplo’’, disse. Bezerra afirmou que o vôo era fretado e não houve venda de bilhetes.

Velório

O município de Coari parou ontem para acompanhar o velório e o enterro de 22 das 24 vítimas do acidente. A Polícia Militar estima que, desde o fim da tarde de domingo, quando os corpos chegaram ao aeroporto do município, cerca de 40 mil pessoas se dirigiram aos dois ginásios onde ocorreram os velórios. O município tem, segundo o IBGE, 65.222 habitantes.

A Prefeitura de Coari decretou luto oficial de três dias. Ontem foi decretado também feriado. Somente familiares e amigos próximos, identificados com uma faixa de luto na camiseta, podiam entrar no cemitério. A Polícia teve de isolar uma área perto do local.

Todo o efetivo da PM em Coari (20 homens) foi deslocado para o velório. No ginásio, 21 corpos foram velados. A Prefeitura dividiu o local em núcleos familiares, onde amigos e curiosos tiveram acesso aos caixões por meio de corredores improvisados. A fila de pessoas, segundo a PM, chegou a 6 Km . No mesmo ginásio foi montado um ambulatório com médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros que faziam plantão no local.

Diário do Nordeste

Giro pelo mundo

Italiana morre após disputas

Roma. A italiana Eluana Englaro, 38, morreu ontem, às 20h10 locais (17h10 de Brasília), após 17 anos em estado vegetativo e um longa briga na Justiça para que permitissem sua morte.

´Sim, ela nos deixou. Mas não quero dizer nada. Só quero ficar sozinho´, afirmou Giuseppe Englaro, pai de Eluana.

A mulher esteve no centro de uma longa batalha judicial que se tornou política nos últimos dias. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi tentou proibir a suspensão da alimentação e da água da italiana, enquanto o presidente Giorgio Napolitano considerava a medida do premiê inconstitucional.

Sua morte ocorre após meses de manobras políticas de Berlusconi para tentar evitar o cumprimento da decisão da máxima corte de Justiça italiana, que em novembro passado deu ganho de causa à família de Englaro e autorizou o desligamento, iniciado na última sexta-feira, do processo de alimentação e hidratação artificial que a mantinha viva.

Berlusconi chegou a ameaçar mudar a Constituição e tentou, na sexta, passar um decreto-lei vetando o procedimento autorizado pela Justiça. No entanto, o presidente Napolitano, de cuja assinatura a lei dependia para ter validade, considerou no entanto que a iniciativa era inconstitucional. Berlusconi manifestou ontem ´profundo pesar´ por não ter conseguido salvar a vida de Englaro.

Repercussão

A morte de Eluana foi anunciada no Senado italiano, enquanto se discutia o projeto de lei ordinário apresentado por Berlusconi depois do fracasso da tentativa de decreto que, com texto idêntico, proíbe a interrupção da alimentação em pacientes incapazes de expressar sua vontade.

Depois de ter sido feito um minuto de silêncio, o senador Caetano Quagriello, aliado de Berlusconi e vice-líder da ala conservadora do Senado, afirmou que ´Eluana não morreu, foi assassinada´.

Em resposta, a senadora Ana Finnochiaro, do Partido Democrata, acusou os conservadores de estarem ´fazendo o enésimo ato de carniça política sobre a morte de Eluana´. Outro parlamentar, Maurizio Gasparri, adisse se tratar ´claramente´ de um caso de eutanásia.

A aprovação do projeto de lei de Berlusconi deve voltar a ser discutida hoje no Senado.

A oposição acusa Berlusconi de ter tentado se valer do sofrimento de Englaro para aumentar seus poderes, desrespeitar a Justiça e desvirtuar a democracia italiana. Ontem, o ministro da Saúde italiano, Maurizio Sacconi, pediu que o país aprove o projeto de lei que proíbe interrupções de alimentação ´para que o sacrifício de Eluana não seja inútil´.

No Vaticano, o ministro da Saúde, Lozano Barragán pediu ´que o Senhor acolha Eluana em seu seio e perdoe a quem a levou deste mundo´.

Eluana sofreu um acidente de carro em 1992 que a deixou em estado vegetativo. Há quase dez anos, os familiares pleiteavam na Justiça uma autorização para deixá-la morrer. Na Itália, os pacientes podem recusar tratamento, mas não existe uma lei que lhes permita dar orientações sobre qual tratamento gostariam de receber no caso de um dia ficarem inconscientes. Foi graças a essa brecha que a Justiça aceitou o pedido de eutanásia.

ALIMENTAÇÃO SUSPENSA
Políticos pedem que morte seja esclarecida

Roma. O porta-voz dos senadores conservadores da Itália, Maurizio Gasparri, afirmou ontem que a morte de Eluana Englaro precisa ser esclarecida.

Gasparri disse ainda que é preciso saber que aconteceu na clínica La Quiete , em Udine, onde ela estava internada. O senador chamou o local de ´clínica da morte´.

A equipe médica havia previsto a redução inicial de 50% dos elementos nutrientes que eram fornecidos para manter Eluana com vida. Com isso, ela deveria morrer em 15 dias.

No entanto, após o premiê Silvio Berlusconi propor uma lei contra a eutanásia, os médicos aceleraram o procedimento e interromperam completamente a alimentação artificial.

O neurologista da Universidade de Udine, Giangluigi Gigli, também exigiu o esclarecimento da morte de Eluana, e pediu que a clínica La Quiete seja fechada. Gigli solicitou ainda um exame toxicológico para esclarecer se alguma substância externa pode ter provocado a morte da italiana.

O neurologista do caso, Carlo Alberto Defanti, disse que Eluana morreu ´de forma inesperada´ e a causa será determinada por uma autópsia.

Diário do Nordeste

Giro pelo Brasil

Lista de mortos confirma superlotação

Manaus. A lista oficial de mortos divulgada ontem pelo IML (Instituto Médico Legal) do Amazonas revelou que o avião Bandeirante que caiu no Rio Manacapuru (AM) matando 24 pessoas estava mesmo superlotado. Havia quatro passageiros além do permitido. Isso porque, dos 28 passageiros, só três eram crianças de colo. A aeronave tinha capacidade para 19 pessoas sentadas.

Das sete crianças vítimas da tragédia, duas tinham dois anos e uma sete meses. As outras tinham de quatro a nove anos e não podiam estar no colo. Um menino de nove anos também sobreviveu ao acidente. Yan da Costa Liberal estava no colo do irmão, Erick Evangelista da Costa Liberal, 23, também sobrevivente. Os dois estavam sentados em uma poltrona na traseira do avião.

Em entrevista a um jornal local, Erick disse que estava com o irmão no colo porque a aeronave estava superlotada. ‘‘Todas as crianças estavam no colo’’, afirmou o passageiro.

O avião da empresa Manaus Aerotáxi partiu de Coari por volta das 12h de sábado para um trajeto de uma hora até Manaus. Na metade do percurso, enfrentando turbulências e mau tempo, o piloto tentou pousar em Manacapuru. Os irmãos e Ana Lúcia Reis Lauria, 43, conseguiram sobreviver porque a passageira Brenda Moraes, 21, conseguiu abrir a porta de emergência.

Ela disse não ter estranhado o fato de uma criança de nove anos viajar sobre o colo de um adulto. ‘‘Para mim estava em um vôo lotado normal’’, disse. Ana Lauria disse que só entrou na aeronave fretada porque três assentos estavam vazios. As passagens dela, de Brenda Moraes e da secretária municipal de Saúde, Joelma Gomes de Aguiar, 34, que morreu no acidente, foram compradas pela Prefeitura de Coari, da qual é prestadora de serviços.

A empresa Manaus Aerotáxi, responsável pelo avião, descartou a superlotação. O avião foi fretado pelo empresário Omar Melo Filho na agência L Tur, de Coari. O diretor de operações da empresa, o piloto Fernando Luiz Galvão Bezerra, disse que crianças de colo não afetam o peso do avião. ‘‘Acredito que teve algo além do problema no motor. O mau tempo, por exemplo’’, disse. Bezerra afirmou que o vôo era fretado e não houve venda de bilhetes.

Velório

O município de Coari parou ontem para acompanhar o velório e o enterro de 22 das 24 vítimas do acidente. A Polícia Militar estima que, desde o fim da tarde de domingo, quando os corpos chegaram ao aeroporto do município, cerca de 40 mil pessoas se dirigiram aos dois ginásios onde ocorreram os velórios. O município tem, segundo o IBGE, 65.222 habitantes.

A Prefeitura de Coari decretou luto oficial de três dias. Ontem foi decretado também feriado. Somente familiares e amigos próximos, identificados com uma faixa de luto na camiseta, podiam entrar no cemitério. A Polícia teve de isolar uma área perto do local.

Todo o efetivo da PM em Coari (20 homens) foi deslocado para o velório. No ginásio, 21 corpos foram velados. A Prefeitura dividiu o local em núcleos familiares, onde amigos e curiosos tiveram acesso aos caixões por meio de corredores improvisados. A fila de pessoas, segundo a PM, chegou a 6 Km . No mesmo ginásio foi montado um ambulatório com médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros que faziam plantão no local.

Diário do Nordeste

Notícias do Crato

Prefeito do Crato se reúne com vereadores
e apresenta projetos aprovados para o município

Uma reunião histórica. Assim destacou o prefeito Samuel Araripe o seu encontro com os 11 vereadores que formam o legislativo municipal. O evento aconteceu na sede do Paço Municipal, na última sexta-feira. Secretários municipais e assessores estiveram presentes à reunião, momento em que foram apresentados projetos a serem desenvolvidos durante os próximos anos de gestão do prefeito Samuel Araripe, entre eles a Encosta do Seminário, um mega projeto que irá retirar 83 famílias residentes em áreas de risco, revitalizar vegetação, acabar com as voçorocas, construção de quatro mirantes, entre outros benefícios.

Nesse projeto será investido cerca de R$ 10 milhões. Além disso, o prefeito destacou a construção do Aterro Sanitário consorciado em Crato, o que credenciará a cidade a ter uma Usina de Reciclagem de Lixo, gerando mais emprego e renda para a população, além de ter um caráter ambiental, hoje presente nas grandes cidades do Brasil. Até 2011 todas as cidades devem ter garantido o destino de forma racional do lixo.

O Crato, com isso, sai na frente. O secretário Nivaldo Soares, da pasta do Meio Ambiente, fez uma abordagem sobre o tema para os vereadores, que tiveram a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas sobre a implantação do projeto, uma parceria com a Secretaria das Cidades. Vale destacar que o projeto já vem sendo estudado há alguns anos, inclusive com acompanhamento de técnicos do Meio Ambiente. O prefeito Samuel Araripe chegou a ser eleito por aclamação, para ser o presidente do Aterro.

Quanto a este termo, houve uma explanação objetiva, mostrando para os vereadores a diferença entre lixão e aterro. A grande diferença é o ganho proporcionado ao meio ambiente e à sociedade de forma geral. Além desses projetos o prefeito destacou a conquista de mil novas habitações para Crato, por meio de recursos do Governo Federal. Hoje, no Crato estão cadastradas, de 7 mil moradias de taipa. Essas moradas, por meio do projeto Moradia Legal, terão as paredes de barro e varas substituídas casas de tijolos. Vale salientar que o processo de cadastramento já foi levantado por meio da Secretaria de Ação Social do Município.

Na Cultura, Samuel Araripe, destacou o projeto turístico a ser desenvolvido no Calderão da Santa Cruz do Deserto. O projeto, já com dinheiro na conta, leva em consideração a revitalização da área. No local existia uma comunidade, que foi bombardeada em meados dos anos 30, chefiada pelo Beato José Lourenço. Também ressaltou a revitalização e construção de novas praças no município, construção do camelódromo em terreno no centro da cidade doado pela Prefeitura Municipal, com 335 boxes, que irá garantir espaço para os vendedores ambulantes comercializarem os seus produtos.


Obras da Faculdade de Ciências Agrárias
serão iniciadas em Crato nos próximos dias

Dentro de 60 dias estará sendo iniciado definitivamente em Crato o Curso de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). O anúncio foi feito pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, após reunião com o reitor da UFC, Jesualdo Farias. Ele esteve reunido com o chefe do executivo em seu gabinete, no município, que garantiu a infra-estrutura para a alocação do curso, além da doação do terreno, já efetivada pelo prefeito Samuel Araripe, inclusive com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. O gestor ainda destacou que essa é uma obra de muitas ,aos, em que o Crato será beneficiado. ele aproveitou para destacar a licitação em andamento do Centro de Convenções do Cariri, que também deverá ser iniciado em 60 dias. Destaca a importância da obra por vir garantir divisas para o Crato, principalmente na área de infra-estrutura turística, possibilitando a realização de grandes eventos, a serem realizados no futuro próximo na cidade do Crato. As duas grandes obras serão realizadas em terrenos no bairro Muriti, em Crato, local onde também será edificada a Faculdade Católica.

O prefeito ainda destacou a importância dos projetos a serem realizados na cidade, graças ao Plano de Requalificação Urbana, desenvolvido na administração anterior, em que são dispostos projetos construídos em parceria com a sociedade. Além disso, ressaltou a conquista destes novos empreendimentos para o município, de forma concreta. Alguns vereadores se manifestaram, ressaltando a atitude do prefeito em levar ao conhecimento do legislativo os projetos a serem desenvolvidos pela administração. Samuel Araripe ouviu as sugestões. A vereadora petista Mara Guedes, destacou a importância das obras para o Crato, ao mesmo tempo em que sugeriu que mais projetos sociais sejam desenvolvidos, a exemplo de uma Casa Abrigo, para mulheres vítimas de violência. No final, o presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), Procópio da Silveira, fez uma abordagem sobre consórcio e as leis que regem essa forma de atuação por parte dos municípios consorciados.

Saúde realiza mobilização contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de Mobilização Social, estará realizando uma série de reuniões nos bairros, associações comunitárias com o objetivo de apresentar vários informativos sobre a dengue e criar o Comitê de Moradores para realizar visitas nas residências onde foi encontrado foco do mosquito de dengue. As visitas serão feitas com o acompanhamento dos mobilizadores da Saúde, que irão disponibilizar material educativo para as atividades. No dia 14 de fevereiro, a equipe estará a partir das 14 horas, na Escola Nazaré Gonçalves, no Sítio Bebida Nova. No dia 1º de março, a reunião acontece a partir das 13 horas, no Sítio Malhada, na sede da associação. No dia 07 de março, a partir das 19 horas, o encontro acontece na Escola Padre Ágio, no Belmonte.

Prefeito participa de Encontro Nacional
com gestores de todo o Brasil

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, encontra-se em Brasília, onde participa hoje do Encontro Nacional dos Prefeitos. Samuel ainda aproveitará para debater projetos importantes e pleitear a aprovação de outros para o município do Crato. O prefeito estará de volta ao município na próxima quinta-feira.


Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
contatos:
Hermínia Rachel e Elizângela Santos
(88) 3521 9600

Iniciadas obras do Hospital Regional do Cariri

( Fonte: Diário do Nordeste, edição de 10 de fevereiro de 2009)

Cariri
Estado autoriza obras do Hospital Regional
Desde 2007, o terreno foi adquirido para a construção do Hospital Regional do Cariri. Na próxima quinta-feira, governador anuncia início das obras. Serão construídos 269 leitos de enfermaria e mais 70 UTIs de neonatal, intermediária, adulto e pediátrica
Juazeiro do Norte. Após vários problemas burocráticos e recursos na Justiça com construtoras, na próxima quinta-feira, a partir das 20h, o governador do Estado, Cid Gomes, estará no Cariri para dar a ordem inicial de serviço do Hospital Regional do Cariri (HRC). A informação é do subsecretário-adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Sobreira. Máquinas já se encontram no terreno para realizar nivelamento, no Crajubar, ponto estratégico de instalação do equipamento.
A construção será por meio do consórcio das empresas Fujita/Palma, que já começa a instalar canteiro de obras no local.O HRC absorverá uma mão-de-obra de mais de 1.150 funcionários, incluindo 300 médicos. A compra dos equipamentos para o hospital também já é realizada, conforme o secretário-adjunto Marcelo Sobreira, que acompanha, desde a semana passada, o início das atividades. “Já foram especificados todos os equipamentos, que estão em fase de licitação e toda a equipe é selecionada”, diz.
O Hospital Regional será gerenciado por uma organização social. Essa é uma forma de desburocratizar o processo de contratação de pessoal, que será feito por meio de uma seleção pública. “Uma forma é trabalhar em cima de metas e buscar um processo de qualificação dentro da escolha desses profissionais”. A sistemática de organização, conforme Marcelo Sobreira, é a mesma existente no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza. “Hoje, esse sistema é uma referência nacional em gestão hospitalar. Vários outros hospitais do País estão copiando esse modelo de gestão”, acredita Marcelo.
Samu
A exemplo de Fortaleza, será implantado o serviços do Serviço Móvel de Urgência (Samu), em Juazeiro, com atendimentos ligados a todas as cidades reguladas pelo hospital. A implantação está em andamento e será lançado junto com o Hospital. O subsecretário afirma que o HRC vem se somar com os hospitais já existentes na região e não para concorrer. Atenderá até o Centro Sul do Estado, incorporando cerca de 44 municípios.
Serão 1,3 milhões de pessoas inseridas.O terreno do hospital foi adquirido em 2007 por R$ 1,4 milhão. Várias críticas e até cobranças pessoais já foram feitas ao governador para o início das obras do Hospital, estimado em R$ 68 milhões. Esse valor não inclui a compra dos equipamentos, incluindo de exames de alta complexidade, orçados em R$ 23,7 milhões.
O hospital ocupará uma área construída de 40 mil metros quadrados. Serviços especializados, como a unidade de queimados e serviços na área de cirurgia plástica, da Capital, serão feitos na própria região.
ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter
GESTÃO
"Devemos criar uma equipe de especialistas, com um processo de gestão melhorado".
Marcelo Sobreira
Subsecretário de Saúde do Estado
Mais informações:Secretaria de Saúde do Estado
Avenida Almirante Barroso, 600
Praia de Iracema
(85) 3101.5123