Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ponta da Serra rumo à emancipação




Esteve reunida neste último domingo, dia 08 de janeiro, às 10h, no Pólo de Atendimento Edvard Ribeiro, no Distrito de Ponta da Serra, Crato-CE, a Comissão de Produção da AMEPS (Associação Emancipalista de Ponta da Serra), sob a presidência de Ana Paula Brito Leite e os membros: Francisco Evaldo Barbosa Brito, Damião David da Silva, Antonio Correia Lima e Renata Ximendes, para planejamento de ação de divulgação com todos os associados e a população do Distrito, informações sobre o andamento da emancipação, bem como dados referentes a nova estrutura organizacional do novo município.

Dados Gerais do Distrito.

O Distrito de Ponta da Serra está a 13 km da sede do município de Crato - CE e localiza-se às margens direitas do Vale dos Carás, sendo cortada pela rodovia CE 055.
Pelo censo de 2000, Ponta da Serra já registrava 8.234 habitantes. O IBGE, não disponibilizou a população dos distritos-censo de 2007. Estima-se que, hoje o distrito ultrapassa a cifra de 10.824 habitantes.

Dispõe de infra-estrutura como: rede elétrica; abastecimento canalizado d’água; linha telefônica; posto de atendimento médico; posto policial; posto dos correios; escola de ensino infantil e fundamental (com mais de 1200 alunos matriculados); escola de ensino médio (mais de 400 alunos matriculados); Pós-Graduação em Psicopedagogia pela FIP- Faculdades Integradas de Patos, Núcleo Crato(21 alunos); Graduação em Pedagogia pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil; (20 alunos); Pólo de atendimento; quadra poliesportiva; cemitério público e açougues; posto de combustível, clube dançante, clube soçaite, 05 churrascarias, 03 lanchonetes, 8 bares, 03 locadoras de vídeo; 02 cybers.

Em termos de comunicação a sede conta com 02 pequenos jornais mensais, 01 serviço de amplificadora e 02 provedores via rádio para internet.
No que se refere o atendimento bancário, conta com 01 correspondente bancário da Caixa Econômica Federal “Caixa Aqui” , em funcionamento há mais de um ano e em estudos uma agência bancária do Bradesco.

O comércio local é constituído de 08 microempresas de médio porte (no ramo de mercearia, boutique e material de construção) e 10 pequenos comércios. Existe também uma beneficiadora de arroz, 02 oficinas mecânicas; 01 borracheiro e tantos outros pequenos empreendedores.

A Associação Cristã de Base acaba de criar em nossa sede uma feira quinzenal de produtos da agricultura familiar.

Existem no Distrito Sede, 768 prédios e uma população de 2.024 habitantes. Destes, 342(16,84%) são aposentados, 86(4,24%) funcionários públicos municipais e 10(0,49%), estaduais.

É sede de Paroquiato numa área ocupada por 5 Vilas, tendo como padroeiro São José Operário e vigário o Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo (desde 1983).
O distrito conta com 20 pequenas cerâmicas e algumas cerâmicas de grande porte que empregam centenas pessoas residentes na área do distrito e 01 Indústria de Britagem de grande porte.

Na produção agropecuária, sempre se destacou pelas riquezas naturais do vale dos Carás, de onde se pode dizer: Se o Egito é uma dádiva do Nilo, Ponta da Serra também é uma dádiva dos Carás.

Recentemente o governador do Estado inaugurou no sítio Malhada uma mini industria de leite.

No entorno do perímetro urbano do distrito existem as seguintes vilas: Vila Malhada, a 3 km, com 250 famílias: Vila São Francisco, a 6 km, com 250 famílias; Vila Palmeirinha dos Vilar, a 2 km, com 160 famílias; Vila Rodeador, a 2 km, com 60 famílias; Vila Altos, a l km com 60 famílias, Vila Juá a 1 km com 60 famílias. A Vila Palmeirinha dos Brito está incluída no perímetro urbano do distrito.

Ponta da Serra tem 01 ONG reconhecida internacionalmente. Trata-se do Projeto Verde Vida do sítio Catingueira mantida por duas entidades da Alemanha, tendo realizado em 2008, parceria com a Criança Esperança e Petrobrás. Esta ONG tem realizado um importante trabalho na comunidade, juntamente aos jovens.

Antonio Correia Lima - Universitário-História/Urca.
Tesoureiro da AMESP.
Colaboradores na coleta de dados:
Francisco Dionísio Alves - Advogado e Presidente da AMESP, Edval Cirilo de Souza, líder religioso; Renata Ferreira Ximendes, Universitária-Construção de Edifício/URCA e Judas Tadeu Vilar Bernardo, Pós-Graduando em Geografia-URCA.

Postado por: Mário Correia de Oliveira Júnior
Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos e Mídia.

Nenhum comentário: