Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Noticias da Semana


JÁ ERA
“Estudar a arquitetura urbana de um povo é uma forma de aprender e conhecer a sua história” (Nestor Goulart dos Reis Filho).

Na foto acima, a Rua João Pessoa, na cidade de Crato, na década 40 do século passado. Nos dias de hoje este mesmo trecho abriga somente lojas comerciais, com suas enormes e feias placas de propaganda. Além da poluição visual temos ainda a poluição sonora dos carros de som tornando feia e decadente a antiga, bonita e aristocrata Rua João Pessoas de outrora...

CENTRO DE CONVENÇÕES 1
O Crato aguarda o início da construção do Centro de Convenções do Cariri. A previsão é que isso ocorra nos primeiros meses de 2009. Será o maior investimento feito pelo governo do Ceará na Cidade de Frei Carlos nos últimos 25 anos. Esse centro será um equipamento polarizador regional que contemplará diversas atividades culturais e sociais tais como seminários, cursos profissionalizantes, exposições feiras, teatro, dentre outras.

CENTRO DE CONVENÇÕES 2
O Centro de Convenções do Cariri será construído às margens da estrada Crato – Juazeiro, no bairro Muriti, próximo a projetada Cidade Universitária – num terreno de aproximadamente 20 mil m2 – e ficará distante a 5 km do centro da cidade e a 10 km do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Sua estrutura contará com aproximadamente 4 mil m2, abrigando dentre seus principais ambientes, espaço para oficinas, um teatro com capacidade para 1.000 (mil) pessoas, quatro auditórios com capacidade para 250 (duzentos e cinqüenta) pessoas cada, uma sala multiuso com flexibilidade de layout, além de um restaurante.

CORRIGINDO OMISSÔES
Até hoje Crato não prestou uma homenagem ao fundador da cidade. Existia um projeto de construção de uma avenida (com início na antiga estação ferroviária) que teria a denominação de Frei Carlos Maria de Ferrara. Com a reativação do trem de passageiros a avenida parece ter sido cancelada. Por que não denominar o Centro de Convenções de Frei Carlos Maria de Ferrara? E já que estamos falando em corrigir omissão que tal dar o nome de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos – o maior benfeitor de Crato – ao teatro do Centro de Convenções do Cariri.

QUEM AMA CUIDA
Juazeiro do Norte cuida dos seus monumentos. A estátua do Padre Cícero (ora apresentando algumas rachaduras) passará por restauração ao custo de 146 mil reais. A verba foi liberada pelo Governo Federal e a Prefeitura de Juazeiro entrará com uma contrapartida de 14 mil reais. Também o Casarão do Horto (onde está localizado o Museu Vivo do Padre Cícero) passa por reformas que contempla, ainda, a capela e a praça defronte ao vetusto prédio.

PIONEIRISMO DO CARIRI
O Geopark Araripe é o primeiro parque fossilífero das Américas e do Hemisfério Sul reconhecido pela Unesco. Compreende uma área de 5.000 Km2 da Região do Cariri envolvendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Nessa área localizam-se importantes provas da evolução da vida e do planeta Terra no Período Cretáceo. O Geopark Araripe foi iniciado pela Universidade Regional do Cariri, quando o prof. André Herzog era o reitor. O governador Cid Gomes encampou o projeto e em parceria com o Banco Mundial quer promover o turismo científico, cultural e ecológico no Sul do Ceará.

SEMINÁRIO SOBRE PADRE CÍCERO
Dentro da programação da Semana do Município de Juazeiro do Norte foi realizado o tradicional Seminário sobre o Padre Cícero, que ocorre todo mês de julho. Este ano a programação do seminário foi a seguinte: dia 16– “A estrada da fé” (livro eletrônico) realização dos alunos da Escola Amália Xavier de Oliveira; dia 17–Palestra: “A história de uma capelinha que se tornou basílica”, a cargo de Irmã Annete Dumoulin; dia 18–Lançamento do livro “Padre Cícero: sociologia de um Padre, Antropologia de um Santo”, de Antônio Mendes da Costa Braga; dia 18–Palestra: “A Basílica-Santuário de Nossa Senhora das Dores. Por que este título?”, a cargo de Dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato.

A PROVÍNCIA
Circulando o nº. 26 da revista “A Província”, excelente publicação, fruto do denodo e idealismo do prof. Jurandy Temóteo. O presente número reúne excelentes artigos e trabalhos de intelectuais do Cariri e nada fica a dever às melhores revistas das academias de letras e institutos culturais do Brasil.

HOMENS QUE CONSTRUIRAM O CRATO
Dom Francisco de Assis Pires – segundo bispo de Crato – nasceu em Salvador, Bahia, em 04 de outubro de 1880. Ordenou-se sacerdote em 14 de abril de 1903 e em 11 de abril de 1931 foi nomeado bispo. Governou a diocese de Crato no período de 1932 a 1959, perfazendo 27 anos. Dentre as suas realizações podemos citar: o Hospital São Francisco de Assis, o Colégio Diocesano, o Patronato Padre Ibiapina (hoje reitoria da URCA), o Palácio Episcopal (sem utilização nos dias atuais), o Liceu Diocesano de Artes e Oficio (desativado) e o jornal “A Ação” (extinto).

Algemaram a República

Os nossos fotógrafos cratenses sabem bem disso. Uma foto pode valer mais do que muitos parágrafos. A foto da reunião do Presidente Lula com o Presidente do Supremo, o Ministro da Defesa e o Ministro da Justiça diz da pior natureza do espírito republicano. Neste dia o cidadão tem a sensação de que estas pessoas do mais alto relevo da vida política nacional estão completamente despreparadas para o enorme patrimônio de um país continental e com 200 milhões de habitantes.

A primeira impropriedade é a presença do Ministro da Defesa. Se você estranhou esta impropriedade, agora reflita. No centro de uma crise entre dois poderes, os representantes máximos deveriam ser fotografados os dois juntos. O que o ministro Jobim estaria fazendo naquela reunião? Reforçando a idéia que não existem os poderes da república? Que estaria ali por uma mera questão de ter sido, no passado presidente do Supremo, mas hoje é nomeado pelo presidente da república?

A segunda é ter se incluído na foto o ministro da Justiça, pois ficou marcado que ele é insuficiente para uma reunião com jurisconsultos, assim o presidente teria o sábio ministro Jobim. O mais humilhante para os poderes da república é que neste dia se tratava de uma questão específica de um banqueiro sendo acusado pela polícia e a justiça federal. Não se tratava de uma questão republicana, de um fator coletivo de toda sociedade.

A terceira impropriedade é política. O presidente Lula foi pego numa arapuca. A mídia tinha avisado, desde o princípio, que Daniel Dantas tinha relações no palácio e que o caso incomodaria a presidência e a casa civil. No mesmo dia, mesmo que na reunião não se tenha declarado nada, a matéria da imprensa colou na foto o afastamento do delegado Protógenes das investigações contra o banqueiro.

Conclusão da foto: caiu a república e implantou-se a monarquia. O ministro do Supremo Federal, Gilmar Mendes, com o riso escancarado enquadrando os poderes da república.

Conseqüência 1: o PT e o governo do Presidente Lula saem do episódio com mais problemas do que os partidos que realmente forjaram o banqueiro Daniel Dantas.

Conseqüência 2: o respeito à justiça fica maculado, pois justiça que existe para rico e o castigo para o pobre é o caminho para revolta, rebeldia ou revolução. Ainda hoje, 16 de julho, é impossível deixar de se olhar para o livre e solto banqueiro e preso e bem preso punguista que tentou roubar na beira mar em Fortaleza o cordão de ouro do Ministro Mendes.

Canal do Boi transmite direto da Expocrato

Considerada a vitrine da pecuária e do agronegócio do Nordeste, a 57ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato- 2008) tem a previsão de ultrapassar os mais de R$ 50 milhões em negócios, R$ 20 milhões a mais que o volume atingido na edição do ano passado. Até o dia 20 de julho, a feira agroindustrial do Cariri reserva uma série de atrações para as mais de 90 mil pessoas que devem passar diariamente pelo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, sede do evento.

Este ano, a Expocrato passa a fazer parte do calendário nacional de eventos agropecuários. Serão realizadas cinco exposições nacionais com caprinos, ovinos e bovinos que participam das maiores feiras do país. Outro destaque é a transmissão ao vivo de três leilões, nos dias 17, 18 e 19, através do Canal do Boi, para quem possui antena parabólica. Além da movimentação de investimentos no agronegócio, a exposição do Crato contribui para os investimentos não só na agricultura, mas também na área do turismo. O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário ressaltou a importância do evento para o setor, lembrando que são centenas de expositores, que milhares de reais serão movimentados.
(fonte: site do Governo do Ceará)