Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A FÉ QUE ABANDONAMOS


Inicío esse texto pensando em K. Marx. Ele afirmou: “Não é a religião quem faz o homem, mas o homem quem faz a religião. A religião é a consciênci de si que o homem perdeu ou não adquiriu ainda...A falta da verdadeira religião é o ópio do povo”. Fé e religião estão associados. O que é mais difícil na interpretação de um texto é compreender o contexto que o autor está querendo se referir. O mais fácil é distorcê-lo e divulgar a distorção como se fosse a própria verdade do autor. Existem muitas interpretações e também muitas distorções. Sem dúvida, não existe verdade maior do que aquela que nasce das camadas profundas da fé intuitiva, e por isso mesmo é indizível e intransferível. O original é a própria essência criadora que se manifesta sutilmente na consciência de cada ser humano. Creio que foi o próprio Marx quem afirmou que a tarefa da ciência era distinguir a essência da aparência. E que sem esse trabalho de separação, a ciência perdia a sua função de ser.

Mas A . EINSTEIN, que foi considerado o maior cientista do século XX, afirmou: “Estudem a fé”. O problema da verdade da fé era um norte de Descarte na busca da compreensão das verdades das coisas. E foi nesse caminho que Descartes aperfeiçoou o método científico. Ele mesmo afirmou que no início de sua busca ele não tinha a intenção de descobrir método algum, mas apenas revelar para si o mistério da verdade da fé. No final de sua busca nos mostrou o caminho que fez sintetizado no famoso método científico e relatado no também famoso livro Discurso sobre o Método.

Nesse sentido, a fé também está presente na ciência e foi a convicção nela, que muitos cientistas fizeram as suas grandes descobertas. A questão básica é essa: “Em qual fé esses homens se apoiaram para nos mostrarem a beleza de uma realidade invisível para os nossos olhos leigos e despreparados”. Isacc Newton não era ateu. Ele era místico também. Certamente aprendeu a ouvir a sua fé-intuitiva. Assim, o que se pode perceber que todos os homens (religiosos, cientistas ou místicos) que ajudaram a humanidade a dar um salto de consciência dos fenômenos físicos e metafísicos, de alguma forma aprenderam a separar e distinguir a fé aparente da fé essencial.

A fé aparente é a crença doxológica, ou seja, a crença comum baseada na cultura e nos modelos psicológicos impostos pela sociedade. A fé essencial é uma convicção profunda numa consciência que surge milagrosamente e inesperadamente em cada um. O próprio Cristo nos alertou quando afirmou: “Eu retornarei como um ladrão”. É algo que apanha cada um de surpresa. É o inesperado e portanto iluminado e grande em nós. Raros são os homens que conseguem desenvolver a fé essencial. A maioria se agarra à fé aparente e por isso sofrem as conseqüências do mundo das sugestões e crenças infundadas. A fé essencial é algo nobre que se revela no caráter das pessoas.

Segundo ELLWOOD (1999: “A fé [essencial] não permite nenhuma discriminação ou injustiça, entre seus membros ou na sociedade, com base em credo, raça, sexo, orientação sexual, nível de escolariedade, riqueza ou pobreza relativas. Para cumprir esse ideal, todo cristão deveria ter um compromisso contínuo com o importante trabalho voluntário e não-remunerado, e deveria tentar ser um pacíficador sempre que possível” (p.32) .

Nenhum homem vive numa ilha pois é parte de um imenso continente humano. E a missão de cada um é revelar a beleza da fé essencial nas relações humanas. Infelizmente o mundo moderno deixou-a de praticar. A mística Alice Bayle afirmou: “O homem é um ponto de luz divina, envolto por numerosos envoltórios, como uma luz escondida numa lanterna. Esta lanterna pode ser fechada e escura, ou aberta e radiante. Tanto pode ser uma luz brilhante diante dos olhos dos homens, como uma coisa oculta, sem utilidade para os demais” (BAILEY, Alice A. Do Intelecto à Intuição. Niterói-RJ: Fundação Cultural Avatar, 1984).
-----------------------
ELWOOD, Robert. “A Ética Cristã”. Revista Planeta. Edição 324 – Ano 27 – No 9 – Set.99.

Pensamento para o Dia 22/09/2009


“A fé pode crescer somente pelo cultivo prolongado e pela atenção cuidadosa. Tenha fé; a fé concederá tudo o que você precisa. Não há tarefa que Eu não possa realizar. Você tem fé no Senhor Rama e Krishna, já que leu livros escritos sobre eles. Você não exigiu provas diretas da Divindade deles, exigiu? Primeiro tenha fé e então você vai adquirir provas suficientes. Inicie a disciplina da recitação do Nome Divino. Por que prolongar sua existência como um mero consumidor de comida? Coma, mas transforme a comida em bons atos, bons pensamentos, fala doce. Aja, mas não cause dor aos outros ou aumente a sua miséria.”
Sathya Sai Baba

Bancários fazem assembleia para decidir greve por tempo indeterminado

A Campanha Salarial dos Bancários, depois de um mês de negociação, encontra-se na estaca zero. A proposta apresentada pelos bancos na última rodada de negociação, de 4,5% de reajuste salarial, segundo o Comando Nacional dos Bancários, está aquém do índice reivindicado pelos trabalhadores e repõe apenas a inflação do período. Além disso, os bancos querem pagar uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) inferior à do ano passado.

A proposta também não contempla outras reivindicações da categoria, como valorização dos pisos salariais, não garante emprego, nem auxílio-educação, nem extensão de benefícios aos bancários afastados por doença. Os bancos também querem reduzir o auxílio-creche/babá de 83 para 71 meses.

Portanto, os sindicatos dos bancários de todo o país realizam assembleia nesta quarta-feira, dia 23, para discutir a proposta do Comando Nacional dos Bancários de deflagração de greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, caso até lá os bancos não concedam uma proposta à altura das reivindicações da categoria.

Na região do Cariri, os bancários de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha estarão reunidos em Assembleia Geral Extraordinária nesta quarta-feira, às 19:30 horas, na sede do Sindicato, situado na rua Glicério Benício Pinheiro, 141, Pimenta, Crato.

III Mostra BNB da Canção Independente reúne, nesta semana, 16 artistas de oito estados do País

A III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente reunirá - nesta semana, no período de 23 (próxima quarta-feira) até 26 (sábado) - um elenco de 16 artistas de oito estados de três regiões brasileiras (Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia; Sudeste: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; e Norte: Pará).

Como destaques da Mostra na programação desta semana, constam nomes como: Zeppa (RJ), na quarta-feira, 23; Kleber Albuquerque (SP), Selmma Carvalho (MG) e Carlos Careqa (SP), na quinta-feira, 24; Vanessa Pinheiro (PA), na sexta-feira, 25; Xangai (BA), Cátia de França (PB) e Khrystal (RN), no sábado, 26. Os shows acontecerão no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108).

Ainda dentro da programação da Mostra, Xangai, Cátia de França e Khrystal também se apresentam no Projeto Matriz das Artes, na Praça da Matriz, no centro de Sousa, município do alto sertão paraibano, na quinta-feira, 24, às 20h, e no Centro Cultural BNB-Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará, na sexta-feira, 25, às 19h.

Por sua vez, Kleber Albuquerque, Selmma Carvalho e Carlos Careqa também fazem shows no CCBNB-Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980), em Sousa (PB), na sexta-feira, 25, às 19h, e no CCBNB-Cariri, no sábado, 26, às 19h.

Seminário Cariri Cangaço começa hoje



Confira a programação de palestras:


Dia 22 de Setembro de 2009 – Terça-Feira

Abertura – Teatro Municipal de Crato

18 h – Sessão Solene – ICC - Instituto Cultural do Cariri

19 h - Palestra

CANGAÇO E RELIGIOSIDADE - Lemuel Rodrigues


Dia 23 de Setembro de 2009 – Quarta-Feira

Memorial Padre Cícero – Juazeiro do Norte

18 h - Sessão Solene do ICVC - Instituto Cultural Vale do Cariri

19 h - Palestras

LAMPIÃO NEM HERÓI NEM BANDIDO - Anildomá Willians

LAMPIÃO EM JUAZEIRO DO NORTE - Napoleão Tavares Neves


Dia 24 de Setembro de 2009 – Quinta-Feira

Cine Teatro de Barbalha

18 h - Sessão Solene da SBEC

19 h - Palestras

OS MARCELINOS - José Peixoto Junior

A EPOPÉIA DE MOSSORÓ - Magérbio de Lucena

CANGAÇO - ESTÉTICA E ARTE - Paulo Moura


DIA 25 de Setembro de 2009 – Sexta-Feira

Sítio Caldeirão do Deserto – Crato

15 h - Apresentação de Vídeo Documentário

Mesa de Conversa sobre o Beato Zé Lourenço

Pesquisadores Presentes


Sala de Vídeo IMAGO/URCA

16h - Mostra de Vídeo Documentário - Cariri Cangaço


Salão de Atos da URCA - Crato

18 h - Homenagens a Personalidades

19 h - Palestras

MASSILON-Honório de Medeiros

AS MULHERES E O CANGAÇO - João de Sousa Lima

O CANGAÇO NA TEORIA SOCIOLÓGICA - Anna Christina Carvaho


DIA 26 de Setembro de 2009 - Sábado

Teatro Municipal de Crato

9 h - Palestras

O TURISMO E O CANGAÇO - Jairo Luiz

LAMPIÃO, CANGAÇO E O CORDEL-Rubinho Lima

POÇO REDONDO E O CANGAÇO DE LAMPIÃO - Alcino Costa

LAMPIÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO - Antônio Vilela


Salão de Atos da URCA - Crato

15 h - Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Comissão Acadêmica URCA

Comissão Técnica SBEC

17 h – Discussão Técnica

O CANGAÇO SOB O OLHAR DA LEI

Pesquisadores Presentes


Memorial Padre Cícero - Juazeiro do Norte

18 h - Lançamento Vídeo Documentário - Angico – Aderbal Nogueira

19h - Palestras

ANGICO - Antonio Amaury Corrêa de Araújo e Leandro Cardoso Fernandes


DIA 27 de Setembro de 2009 - Domingo

Salão Paroquial – Missão Velha

9 h - Palestra

MISSÃO VELHA E O CANGAÇO DE VIRGULINO FERREIRA – Bosco André


*Programação sujeita a alterações.


Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com/