Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 25 de março de 2009

Festa em nome do Padim




Santo do Nordeste, Cearense do Século, Padim Ciço. Da forma que chamarem, o nome de padre Cícero Romão Batista serve para mostrar a força e o mito de um cratense que, no início do século XX, transformou Juazeiro do Norte em um dos mais importantes municípios brasileiros.

A população acordou cedo ontem para reverenciar a memória do religioso na data que comemorou os 165 anos de seu nascimento. Uma salva de fogos acordou os juazeirenses para a missa de Ação de Graças, realizada na Capela do Socorro.

Ainda pela manhã, 1.728 atletas foram às ruas na disputa da 27ª edição da Corrida Padre Cícero, que teve início na Praça da Sé, no Crato, e terminou no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

De acordo com o professor Aurélio Matias, secretário de Esportes e Juventude de Juazeiro, a corrida este ano teve mais que o dobro dos participantes do ano passado, mostrando a importância deste evento esportivo. A vitória ficou com a paraibana Mary Emannuella da Costa Oliveira, 21 anos, que só precisou de cerca de 40 minutos para completar o percurso da prova entre a Praça da Sé, no Crato, e o Terminal Intermunicipal, em Juazeiro do Norte.

O tema da corrida foi: “Largada para o Centenário”, numa alusão à proximidade com os 100 anos de emancipação política de Juazeiro, que acontece no dia 22 de julho de 2011.

Procissão
Às 18 horas, o momento mais esperado: a procissão das Flores. Os romeiros saíram do prédio da Sociedade Padre Cícero na direção da Praça do Socorro, onde se deu o encerramento da festa com show de músicas religiosas do cantor Zé Vicente.

Aproveitando a data, a Assembleia Legislativa do Ceará também prestou homenagem ao Padre Cícero, exibindo um documentário sobre Juazeiro do Norte e o Caldeirão do Beato Zé Lourenço, às 20h30min, de ontem, por meio da TV Assembleia.

Tarso Araújo
Jornal O Povo