Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

MALHAÇÃO DO JUDAS NO CRATO-CE SÁBADO DE ALELUIA NA RFFSA



O Ponto de Cultura SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES / CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE realiza a 10ª Festa Popular da Malhação do Judas

PROGRAMAÇÃO GERAL:

O Projeto 10ª Festa Popular da Malhação do Judas será realizado no período de 1° de março a 3 de abril (Sábado de Aleluia) de 2010, dia em que ocorrerá a malhação, novamente como um auto de teatro medieval.

I – Convenção Regional do Judas: 4 de março de 2010

Nessa ocasião, um Colégio Eleitoral composto de representantes dos diversos segmentos da população elaborou uma lista quíntupla de candidatos a “Judas”, cujos foram inscritos na cédula eleitoral, com as devidas justificativas.

II – Eleição do Judas: de 6 a 12 de março de 2010

III – Apuração dos votos e proclamação do resultado: 13 e 14 de março de 2010

IV – Malhação do Judas: dia 3 de abril de 2010 (Sábado de Aleluia)

14 horas: 1. Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha e Jaraguá de reisados locais, por atores em seus personagens regionais Chica Curuja (Joseany Oliveira), Geroplícia (Orleyna Moura), Zé de Baca (Cacá Araújo), Buneca de Lôça (Mª Isaura Araújo), Chicó (Flávio Rocha), Sivirino Cipó Cravo (Franciolli Luciano), Maria Capionga (Tereza Cândido), Fofolete do Sertão (Gabriela Melo), Zefa Rapa-Côco (Charline Moura), Eufrosina Barraquêra (Lílian Carvalho), Carrim do Bago Mole (Edival Dias), Cabôco Fumadô (Jardas Araújo), Cumade Meropéia (Mônica Batista), Tanajura Cafuné (Jonyzia Fernandes), Perpa Criolina (Lorenna Jéssica), Lôra do Banhêro (Françoi Fernandes), Cão Côxo (Josernany Oliveira), Serpentina Vuadora (Joênio Alves), Mutuca Lombrada (Felipe Tavares), Carrapato de Musquito (Márcio Silvestre), Medusa Bombril (Andecieli Martins), Dona Pomba (Mariana Nunes), Tranquilino Ripuxado (Pedro Ernesto Morais), Coroné Barduíno (Adauberto Amorim), Cabinha do Babado (Paulo Henrique Macêdo), Luizinho Brega Star (Tio Bibi), Zé Bocoió (Aécio Ramos), Maria Matusquela (Teresa Ramos) e Raul Canga-Seixas, Jurema Catolé (Carla Hemanuela), Beata do Chafurdo Bom (Kelyenne Maia), Virgulino Goiaba (Danilo Brito). Seguem animados com carro-de-som pelo trecho: Centro (Bodega do Joquinha, rua dos Cariris) – Praça 3 de Maio – Praça Siqueira Campos – Praça da Sé – Bar do Gil – Rua da Vala – Av. Duque de Caxias – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe.
16 horas: 1. Chegada ao Sítio do Judas, montado no Centro Cultural do Araripe, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas; 2. Tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).
18:30 horas: 1. Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel); 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses em perna-de-pau com malabares de fogo.
19:30 horas: 1. Forró pé-de-serra com Luizinho Brega Star, Sílvio Clay e Trio Flor do Pequi.
22:00 horas: Encerramento.



CANDIDATOS A JUDAS 2010
(Eleição: de 6 a 12 de março)

CABELO DO CÃO - Batizado com o nome Evandro Rogério dos Santos, assassinou friamente, em 2009, o mendigo Geraldo Siqueira Alves, o Geraldo “dono do Banco do Brasil”, figura folclórica de Juazeiro do Norte-CE. O meliante já havia matado sua mulher, quando vivia em Pernambuco. Ele simboliza a criminalidade doentia que apavora cidadãos e cidadãs.
JOSÉ ROBERTO ARRUDA - Governador do Distrito Federal afastado, é o principal articulador de um esquema de corrupção envolvendo integrantes de seu governo, episódio mais conhecido como “Mensalão do DEM”. Segundo a Polícia Federal, há indícios de prática dos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, peculato, fraude em licitação e crime eleitoral. Arruda é um dos artífices da corrupção que revolta e envergonha a nação brasileira.
MADAME DOENÇA - A vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros. Advindos destes problemas, são mais comuns, nos grandes centros urbanos, doenças como o câncer, o diabetes e doenças do coração. Enquanto isso, na zona rural e nas periferias das grandes cidades, aumenta o número de casos de doenças infecciosas e parasitárias, em função das péssimas condições de higiene. A falta de água tratada e o deficiente sistema de esgoto nas regiões norte e nordeste do Brasil tem sido a causa de várias doenças, como, por exemplo: cólera, malária, diarréia e hanseníase. Essa proposta simboliza a precariedade dos serviços públicos de saúde, a miséria e a pobreza reinante no país.
VIOLENTINO, O MONSTRO DA INSEGURANÇA - Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc... Suas causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança.
BIG BROTHER - “Curtir o Pedro Bial / E sentir tanta alegria / É sinal de que você / O mau-gosto aprecia / Dá valor ao que é banal / É preguiçoso mental / E adora baixaria. // Há muito tempo não vejo / Um programa tão 'fuleiro' / Produzido pela Globo / Visando Ibope e dinheiro / Que além de alienar / Vai por certo atrofiar / A mente do brasileiro. // Me refiro ao brasileiro / Que está em formação / E precisa evoluir / Através da Educação / Mas se torna um refém / Iletrado, 'zé-ninguém' / Um escravo da ilusão. (...) // Chega de vulgaridade / E apelo sexual. / Não somos só futebol, / baixaria e carnaval. / Queremos Educação / E também evolução / No mundo espiritual. (Antonio Carlos de Oliveira Barreto, poeta baiano).

Da. Sarah Cabral - Emerson Monteiro

O Ceará perdeu, neste início de março de 2010, uma das principais responsáveis pelo crescimento da educação universitária em nossa região do Cariri, a professora Sarah Esmeraldo Cabral. Lutadora incansável e líder emérita, que movimentou céus e terra no objetivo de reivindicar a Universidade Regional do Cariri, isto já proveniente das batalhas iniciais pelas faculdades antes existentes em Crato, Filosofia, Ciências Econômicas e Direito, nas quais também pontificou.

Sarah Cabral teve atuação marcante na instalação e no prosseguimento por décadas da Fundação Padre Ibiapina, da Diocese do Crato, com o seu espírito precursor e seu conhecimento. Uma referência indispensável quanto ao sucesso da administração do bispo diocesano Dom Vicente de Paula Araújo Matos, que exerceu importante papel na consolidação dos alicerces do que hoje o Cariri dispõe no âmbito universitário.

Em testemunho de justiça, registro com emoção a chance de haver trabalhado na URCA na ocasião do seu mandato à frente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – Fundetec, cujo desempenho impecável assegurou as bases do sucesso da professora Violeta Arraes em seu mandato de Reitora daquela instituição.

Falar em Sarah Cabral é patentear, pois, a objetividade e o zelo de alguém para com os negócios da educação e o seu acendrado amor pelo Crato, sobretudo, expoente de família tradicional do lugar, impondo qualidade e eficiência na organização técnica de todas as ações de ordem administrativa nos pleitos conduzidos junto a órgãos oficiais, inclusive nos setores mais sofisticados da Capital Federal.

Por tudo isso e muito mais, além da saudade que deixa em seus contemporâneos, a partida a outros planos dessa distinta educadora abre lacuna impreenchível no mundo intelectual das terras caririenses.

Notícias da URCA

URCA sedia Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior de nesta quarta-feira

A Universidade Regional do Cariri – URCA, irá sediar no próximo dia 17, a II Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará, por meio do Governo do Estado/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). No evento, estarão reunidos diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado.

A Conferência Regional acontece no Salão de Atos da URCA. O evento marca momento preparatório para a Conferência Estadual, a ser realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. A abertura da Conferência contará com a presença do Secretário da Secitece, René Barreira; do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, gestores universitários e representantes regionais. Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece (www.sct.ce.gov.br). Em Crato acontecerá a terceira Conferência, depois de Limoeiro do Norte e Sobral. A quarta será realizada no município de Tauá. Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos 40 representantes para a Conferência Estadual. Os eixos temáticos que irão orientar as discussões dos grupos de trabalho nas Conferências Regionais e Estadual envolvem “CTI e Educação Superior para o Desenvolvimento Social”, “Inovação nas Empresas e Formação Empreendedora” e “PD&I em Áreas Estratégicas”. Os painéis versarão sobre a atuação do Sistema de CT&I e Educação Superior no Ceará e no Brasil.

A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia - CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Haverá destaque na área de Educação Superior como contribuição para a Conferência Nacional de Educação – CONAE. No último dia 3, a Secretária Adjunta da SECITECE, Teresa Mota, esteve no Cariri realizando reunião preparatória para a Conferência, com docentes da URCA e representantes de instituições de fomento ao empreendedorismo, tecnologia, dentre outras. A reunião contou também com a participação da Administração Superior da Universidade.

I Simpósio sobre Processo de Enfermagem do Cariri

A Universidade Regional do Cariri (URCA) sediará de 09 a 13 de março, o I Simpósio sobre Processo de Enfermagem do Cariri (I SIMPE CARIRI). O evento é uma realização do Departamento de Enfermagem da URCA, com o Centro Universitário São Camilo, Faculdade Leão Sampaio, de Juazeiro do Norte, e tem como tema central a “Sistematização da Assistência de Enfermagem: Cenário, Desafios e Perspectivas”.

Para a Professora dra. Vitória de Cássia Félix de Almeida, presidente da Comissão Executiva do I SIMPE, o Simpósio é uma iniciativa pioneira na região do Cariri, e tem o objetivo de fomentar as discussões acerca do tema e alavancar a implantação do Processo de Enfermagem nas instituições de saúde da região.

Os acadêmicos de Enfermagem, Samuel Duarte e Ingrid Mikaela, da Comissão organizadora do evento, ressaltam a importância do Simpósio para a formação acadêmica e para o fortalecimento do profissional de enfermagem.

O evento contará com a participação de conferencistas de renome nacional e internacional e será prestigiado por autoridades como o Secretário de Saúde do Estado, dr. João Ananias Vasconcelos Neto.

Seminário Regional de Ética Pública acontece dia 18, na URCA

Será realizado, no próximo dia 18 de março, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA, das 8 horas às 12 horas, o Seminário Regional de Ética Pública. O evento, promovido por meio da Controladoria de Ouvidoria Geral do Estado, se constitui como fórum de discussão e um meio efetivo de participação da sociedade na construção de Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual.

Conforme a Controladoria, a necessidade de divulgação e revisão pela sociedade da proposta do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual, sendo este um momento importante para a discussão da ética pública e de regras voltadas à garantia dos valores da coletividade. Os Seminários Regionais de Ética Pública irão ocorrer durante o mês de março de 2010 em vários municípios do estado.

Seminário de Desenvolvimento de Aplicações Digitais realizado pela SECITECE e URCA

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e a Universidade Regional do Cariri - URCA, através do Grupo Gestor do Geopark Araripe, realizou no último dia 04, o Seminário de Desenvolvimento de Aplicações Digitais para utilização no Geopark Araripe.

A programação foi aberta com a palestra “O Geopark Araripe e o desenvolvimento sustentável da Região do Cariri”, apresentada pela secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota. Em seguida, o coordenador Geral do Geopark, Professor Patrício Melo (URCA) apresentou o site do Geopark Araripe. O Desenvolvimento de Aplicações Digitais para utilização no Geopark Araripe foi mostrado pelo Coordenador de Inclusão Digital da Secitece, Raimir Holanda.

O Seminário contou com a participação de representantes da Secretaria das Cidades; do Grupo Gestor Geopark Araripe; das prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri; Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo e Educação; além de integrantes dos Centros de Formação, URCA, IFCE, CREDE, CENTEC e dos agentes da Ação Corredores Digitais. O evento aconteceu no Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia da URCA – Campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.

Campus de Campos Sales homenageia Jovita Feitosa, no Dia Internacional da Mulher

Os alunos do V Semestre do Curso de Letras, do Campus da URCA Cariri Oeste, em Campos Sales, prestaram homenagem às mulheres por ocasião do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com desataque especial para Jovita Feitosa, de quem o Piauí diz ser o pai e Sobral quer a qualquer custo contar como uma de suas filhas. Os historiadores afirmam que Araripe é a sua terra natal.

Segundo o professor Roberto Siebra, diretor do Campus, isso não impressiona, pois que só as terras do Cariri Oeste têm a força para encorajar uma de suas filhas de lutar a frente da Guerra do Paraguai. Em um cenário onde só os homens poderiam atuar, Jovita Feitosa veste-se de homem e vai à luta. Foi descoberta e enviada de volta para casa, mas deixou a marca de mulher forte que era.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br -
Crato, 10 de Março de 2010.

Música ao vivo no Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 4

Programa radiofônico de música instrumental nas tardes de quarta, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com)



O programa Instrumental & Qual, O Som da Terra tem a pretensão de contribuir na formação de um público ouvinte de música instrumental de qualidade, produzida em todas as partes do planeta e sob os mais diversos gêneros, ritmos e tendências musicais. Neste próximo programa será destacada a música instrumental brasileira, seja sob o rótulo do jazz, MPB, regional, chorinho ou samba. Inclusive, teremos pela primeira vez neste programa a participação de um músico tocando ao vivo clássicos do cancioneiro popular brasileiro. Trata-se de João Batista da Silva, que toca gaita de boca, um versátil e interessante instrumento. No mais, o programa manterá o ecletismo e a diversidade que lhe são peculiares, veiculando músicas feitas em Portugal, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

Roteiro musical (composições e intérpretes)
1. Do It Again (Eumir Deodato)
2. Tardes de Bolonha (Madredeus)
3. Catavento (Jabuti, Cathrin Pfeifer e Márcio Resende)
4. Asa Branca (João Batista da Silva)
5. Ronda (João Batista da Silva)
6. Carinhoso (João Batista da Silva)
7. Caminhando Pela a Mata (Coco Maracajá & Convidados)
8. Forró da Carolina (Didi Moraes)
9. Little Sunflower (Arturo Sandoval)
10. Catherine Howard (Rick Wakeman)

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult.
Apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020.
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias.
Apoio logístico: Guilherme Norões.
Apresentação: Carlos Rafael Dias.
Operador de Áudio: Iderval Silva.
Operador de transmissão: Iran Barreto.
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão.
Diretor-Gerente da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga.

Fique ligado!

Falece Maria Eneida de Figueiredo


Comunicamos, com pesar, o falecimento da senhora Maria Eneida de Figueiredo, ocorrido às 6.45h de hoje, 9 de março de 2010, no Hospital São Francisco de Assis. O corpo está sendo velado no cemitério local e o sepultamento ocorrerá às 18h de hoje.

Dona Maria Eneida era viúva do Dr. Aníbal Viana de Figueiredo e genitora e sogra, respectivamente, dos nossos colaboradores Magali de Figueiredo Esmeraldo e Carlos Eduardo Esmeraldo.

Desejamos à família enlutada profundos votos de condolências.

Código HMTL para a instalação das Salas de Bate-Papo do Cariri

Olá, Amigos do CaririAgora e Sites Amigos,


Disponibilizo aqui o código-fonte para a implantação das salas de bate-papo do Cariri em seu site/blog a fim de que Todo o Cariri se comunique. Basta salvar o arquivo texto do link abaixo. Copie e cole o conteúdo do arquivo como um novo gadget HTML no seu Blog ( preferencialmente na parte superior, como no Blog do Crato ). Peço aqui ao Carlos Rafael que possamos implementar logo essa importante ferramenta de comunicação que servirá para a integração das pessoas do Cariri. Estaremos implantando em mais de 45 Sites nos próximos dias. Divulgue, distribua entre os sites do Cariri. Queremos a participação de TODOS.

Para Blogs estreitos:

http://www.instrumentalbrasil.com/arquivos/bate-papo400.txt

Para Blogs Largos ( Cariri Agora )

http://www.instrumentalbrasil.com/arquivos/bate-papo.txt


Abraços,

Dihelson Mendonça

Sindicato dos Bancários do Ceará homenageia mulheres e entrega Comenda Bárbara de Alencar


O Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE) realizou uma grande festa em comemoração ao centenário da instituição do Dia Internacional da Mulher e aos 250 anos do nascimento da heroína Bárbara Pereira de Alencar, para qual criou a Comenda Bárbara de Alencar visando agraciar mulheres com relevante contribuição ao sindicalismo e à sociedade cearense.

A festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede do Sindicato, aconteceu no último dia 5 de março, e reuniu bancárias e familiares, bem como convidados especiais, ocasião em que se prestou homenagem a três mulheres - Sônia Olimpio, da ONG Moradia e Cidadania e funcionária da Caixa; Jânia Oliveira Viana, ex-funcionária do BNB e Maria Layze Lima de Menezes, funcionária do ex-BEC e diretora da Cabec com a Comenda Bárbara de Alencar, que será outorgada todos os anos pelo Sindicato por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Na abertura da festa houve apresentação da performance da atriz cratense Salete Libório, sobre Bárbara de Alencar.

A Comenda
Bárbara de Alencar viveu a maior parte de sua vida na cidade do Crato (CE), participou da revolução republicana no Nordeste chegando a ser presa e torturada. Foi, sem dúvida, o maior símbolo da mulher cratense. Guerreira, idealista, líder da revolução de 1817 no Cariri, Bárbara de Alencar terminou sendo presa em nome dos seus ideais libertários.
Fonte: Seeb CE, através do Blog dos Bancários
Imagem de Dona Bárbara capturada do Blog Cirandeira