Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Notícias da URCA

URCA sedia Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior de nesta quarta-feira

A Universidade Regional do Cariri – URCA, irá sediar no próximo dia 17, a II Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará, por meio do Governo do Estado/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). No evento, estarão reunidos diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado.

A Conferência Regional acontece no Salão de Atos da URCA. O evento marca momento preparatório para a Conferência Estadual, a ser realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. A abertura da Conferência contará com a presença do Secretário da Secitece, René Barreira; do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, gestores universitários e representantes regionais. Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece (www.sct.ce.gov.br). Em Crato acontecerá a terceira Conferência, depois de Limoeiro do Norte e Sobral. A quarta será realizada no município de Tauá. Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos 40 representantes para a Conferência Estadual. Os eixos temáticos que irão orientar as discussões dos grupos de trabalho nas Conferências Regionais e Estadual envolvem “CTI e Educação Superior para o Desenvolvimento Social”, “Inovação nas Empresas e Formação Empreendedora” e “PD&I em Áreas Estratégicas”. Os painéis versarão sobre a atuação do Sistema de CT&I e Educação Superior no Ceará e no Brasil.

A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia - CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Haverá destaque na área de Educação Superior como contribuição para a Conferência Nacional de Educação – CONAE. No último dia 3, a Secretária Adjunta da SECITECE, Teresa Mota, esteve no Cariri realizando reunião preparatória para a Conferência, com docentes da URCA e representantes de instituições de fomento ao empreendedorismo, tecnologia, dentre outras. A reunião contou também com a participação da Administração Superior da Universidade.

I Simpósio sobre Processo de Enfermagem do Cariri

A Universidade Regional do Cariri (URCA) sediará de 09 a 13 de março, o I Simpósio sobre Processo de Enfermagem do Cariri (I SIMPE CARIRI). O evento é uma realização do Departamento de Enfermagem da URCA, com o Centro Universitário São Camilo, Faculdade Leão Sampaio, de Juazeiro do Norte, e tem como tema central a “Sistematização da Assistência de Enfermagem: Cenário, Desafios e Perspectivas”.

Para a Professora dra. Vitória de Cássia Félix de Almeida, presidente da Comissão Executiva do I SIMPE, o Simpósio é uma iniciativa pioneira na região do Cariri, e tem o objetivo de fomentar as discussões acerca do tema e alavancar a implantação do Processo de Enfermagem nas instituições de saúde da região.

Os acadêmicos de Enfermagem, Samuel Duarte e Ingrid Mikaela, da Comissão organizadora do evento, ressaltam a importância do Simpósio para a formação acadêmica e para o fortalecimento do profissional de enfermagem.

O evento contará com a participação de conferencistas de renome nacional e internacional e será prestigiado por autoridades como o Secretário de Saúde do Estado, dr. João Ananias Vasconcelos Neto.

Seminário Regional de Ética Pública acontece dia 18, na URCA

Será realizado, no próximo dia 18 de março, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA, das 8 horas às 12 horas, o Seminário Regional de Ética Pública. O evento, promovido por meio da Controladoria de Ouvidoria Geral do Estado, se constitui como fórum de discussão e um meio efetivo de participação da sociedade na construção de Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual.

Conforme a Controladoria, a necessidade de divulgação e revisão pela sociedade da proposta do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual, sendo este um momento importante para a discussão da ética pública e de regras voltadas à garantia dos valores da coletividade. Os Seminários Regionais de Ética Pública irão ocorrer durante o mês de março de 2010 em vários municípios do estado.

Seminário de Desenvolvimento de Aplicações Digitais realizado pela SECITECE e URCA

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e a Universidade Regional do Cariri - URCA, através do Grupo Gestor do Geopark Araripe, realizou no último dia 04, o Seminário de Desenvolvimento de Aplicações Digitais para utilização no Geopark Araripe.

A programação foi aberta com a palestra “O Geopark Araripe e o desenvolvimento sustentável da Região do Cariri”, apresentada pela secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota. Em seguida, o coordenador Geral do Geopark, Professor Patrício Melo (URCA) apresentou o site do Geopark Araripe. O Desenvolvimento de Aplicações Digitais para utilização no Geopark Araripe foi mostrado pelo Coordenador de Inclusão Digital da Secitece, Raimir Holanda.

O Seminário contou com a participação de representantes da Secretaria das Cidades; do Grupo Gestor Geopark Araripe; das prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri; Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo e Educação; além de integrantes dos Centros de Formação, URCA, IFCE, CREDE, CENTEC e dos agentes da Ação Corredores Digitais. O evento aconteceu no Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia da URCA – Campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.

Campus de Campos Sales homenageia Jovita Feitosa, no Dia Internacional da Mulher

Os alunos do V Semestre do Curso de Letras, do Campus da URCA Cariri Oeste, em Campos Sales, prestaram homenagem às mulheres por ocasião do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com desataque especial para Jovita Feitosa, de quem o Piauí diz ser o pai e Sobral quer a qualquer custo contar como uma de suas filhas. Os historiadores afirmam que Araripe é a sua terra natal.

Segundo o professor Roberto Siebra, diretor do Campus, isso não impressiona, pois que só as terras do Cariri Oeste têm a força para encorajar uma de suas filhas de lutar a frente da Guerra do Paraguai. Em um cenário onde só os homens poderiam atuar, Jovita Feitosa veste-se de homem e vai à luta. Foi descoberta e enviada de volta para casa, mas deixou a marca de mulher forte que era.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br -
Crato, 10 de Março de 2010.

Nenhum comentário: