Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Shopping Juazeiro influenciará na paisagem e infraestrutura da cidade


A construção do Shopping Juazeiro terá uma função significativa no processo de urbanização de Juazeiro do Norte, principalmente no bairro Novo Juazeiro, onde o empreendimento está inserido. As mudanças afetam a dinâmica da localidade e estimulam o investimento do poder público municipal para melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana. A população ganhará em facilidades para locomoção e uma alternativa para compras e lazer na cidade.

De acordo com a arquiteta e urbanista Constance Pinheiro, os empreendimentos de grande porte instalados numa cidade despertam a atenção dos setores públicos e privados, pois atraem a chegada de novos investimentos. Para ela, isto se traduz em melhorias para a população na geração de emprego e renda, mas também na criação de condições dignas de transporte e novas vias para facilitar o trafego de veículos.

A maior parte do comércio varejista concentra-se no centro do município. Com a chegada do shopping, os produtos e serviços oferecidos pelas lojas facilitarão a vida das pessoas que vivem no bairro Novo Juazeiro e outras localidades circunvizinhas. O acesso será mais fácil para o consumidor, que economizará tempo, pois encontra supermercado, lojas de segmentos variados, e opções de lazer em um só lugar.

Em geral, os centros das cidades são saturados pelo grande fluxo de pessoas nas calçadas e dificuldades para estacionamento. A tendência é a desconcentração da oferta de produtos e serviços de qualidade em apenas uma região do município.  Novos empreendimentos de médio e grande porte abrem em outros bairros como o Novo Juazeiro, que se encontra em fase de desenvolvimento comercial.

“O setor público precisa suprir a necessidade de locomoção da população que será maior, devido o adensamento gerado pelo Shopping Juazeiro”, destaca Constance. Além de melhores rotas para fluxo de trânsito, ela explica que o transporte público passará por mudanças a fim de garantir acesso ao local com mais qualidade e conforto para população.

O Shopping já está mudando a cara do bairro Novo Juazeiro e influenciará na chegada de melhorias para o município. Os moradores terão um mix de serviços em ambiente seguro e confortável no mesmo lugar. O empreendimento contribuirá para o crescimento regional e deixará uma impressão positiva de quem visitar a cidade. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2013.

Sobre a IMalls - A IMalls direciona a sua linha de trabalho para investimentos em shopping center através de pesquisas mercadológicas em cidades e suas áreas de influência econômica. A partir de informações consolidadas e atualizadas sobre o segmento, a empresa desenvolve os empreendimentos e potencializa a captação de novos investimentos para as cidades selecionadas.

Atualmente, a IMalls conta com projetos de shoppings centers em análise, desenvolvimento e execução nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, cada um deles em fases diferentes. Para fazer o acompanhamento adequado a IMalls conta com uma equipe especializada neste ramo e com ampla experiência em gestão de shoppings.

Emanoella Callou – Assessoria de Imprensa

URCA lança edital para inscrições de propostas artísticas do III Palco Sonoro da URCA/BNB, na ExpoCrato 2012


A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Otonite Cortez, nomeou Comissão do Stand da Instituição, na ExpoCrato 2012. A URCA torna público edital para inscrições de propostas para seleção de espetáculos artísticos, visando a montagem da Programação do III Palco Sonoro da URCA/BNB, que se realizará das 18 horas às 22 horas, no período de 10 a 14 de julho de 2012. O Espaço, desde que foi criado, passou a ser um dos locais mais atrativos do parque durante a festa, aos que buscam apresentações alternativas e de qualidade artística, com ênfase aos artistas da região.  A coordenação geral da comissão estará a cargo de Marlene Menezes de Sousa, e como coordenador de Palco Interativo, o Professor do Departamento de História da URCA, Carlos Rafael Dias.

Veja abaixo edital na íntegra para seleção dos espetáculos artísticos:

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS PARA O III PALCO SONORO URCA/BNB

A Comissão do Stand da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Coordenadora Geral, MARLENE MENEZES DE SOUSA e o Coordenador de Palco Interativo, CARLOS RAFAEL DIAS, nomeados pela portaria nº 269/GR, torna público o presente Edital que se destina à inscrição de propostas para seleção de espetáculos artísticos visando a montagem de programação do III PALCO SONORA URCA/BNB, que se realizará entre as 18 e 22 horas do período de 10 a 14 de julho de 2012, no Stand da Universidade Regional do Cariri – URCA, durante a realização da Expocrato 2012, em Crato, Ceará.

As normas, critérios e requisitos necessários à participação no Edital são os seguintes:

1. As propostas de espetáculos deverão se coadunar com a temática central do Palco Sonoro URCA/BNB: As múltiplas formas de interpretar a música de Luiz Gonzaga (Tributo ao Centenário de Nascimento do Rei do Baião).

2. As propostas de espetáculos deverão se inscrever no link do III Palco Sonoro URCA/BNB, localizado no site www.urca.br, ou pessoalmente na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRODUN da URCA, localizada na rua Cel. Antonio Luiz, 1161, Pimenta, Crato, Ceará, no de 28/06 a 3/07 de 2012. As inscrições na PRODUN-URCA deverão ser efetivadas no horário das 8 às 12 horas e de 14 as 17 horas. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de julho de 2012, através do site da URCA e por outros meios disponíveis.

3. As propostas deverão conter material de áudio e/ou vídeo com uma amostra do espetáculo, além de uma fotografia e de um release e/ou currículo do evento. Este material deverá ser enviado para o e-mail palcosonoro@gmail.com ou entregue diretamente no endereço especificado no item 2. Os inscritos que enviarem o material por e-mail deverão assegurar-se do seu efetivo envio. Para tanto, devem checar o recebimento de um e-mail da Coordenação do Palco Sonoro URCA/BNB acusando a recepção do material ou manter contato com a referida Coordenação, através do telefone (88)8813.0213 ou (88)3521.2832.

4. As propostas de espetáculos deverão ter a duração de uma hora, sem tolerância para menor ou maior duração.

5. Os espetáculos selecionados, no máximo de 20 serão programados para horário e dia determinados a critério da Coordenação do Palco Sonora URCA/BNB. Não haverá mudança da programação divulgada, salvo conveniência da Coordenação e com consentimento dos responsáveis dos espetáculos alvos dessa mudança.

6. Os espetáculos selecionados e efetivamente realizados, conforme normas, critérios e requisitos constantes deste Edital receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 540,00(quinhentos e quarenta reais), já descontados os encargos e taxas de praxe. O pagamento da ajuda de custo será feita de acordo com previsão divulgada pela Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC, situada na rua Teófilo Siqueira, 734, Pimenta, Crato, Ceará.

7. No ato de assinatura de contrato de compromisso para realização dos espetáculos, será divulgado e entregue aos responsáveis dos espetáculos o documento NORMAS DO PALCO, que regulamentará todo o procedimento da apresentação dos eventos artísticos.

Crato (CE), 27 de junho de 2012.

MARLENE MENEZES DE SOUZA                            CARLOS RAFAEL DIAS
COORDENADORA GERAL                      COORDENADOR DE PALCO INTERATIVO

Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA


UMA BATALHA CONTUNDENTE


Pedro Esmeraldo

Ano eleitoral, a cidade do Crato sofre de péssimas qualidades agras que causam temor entre todas as camadas populares. Agras que nos causam dissabores, já que em certo tempo para cá apareceram uns abutres que vêm solapar os nossos bens através da perfídia e da calúnia. Para isso devemos tomar cuidado com esses abutres maliciosos que sugam os nossos bens constantemente e ainda por cima querem arrastar do Crato todo prestígio que adquirimos com muita luta, sangue, suor e lágrimas.

É com muita tristeza que aqui estamos diante de uma massa que permanece disposta com cessação de ventos ou de movimentos vibratórios que façam, sofrer o abalo econômico desse município.

Nota-se um povo pacato sem nenhuma esperança de desenvolver dignamente ou esboçar movimento satisfatório que venha adiantar o progresso através da união e do trabalho firme. Dizem que para haver trabalho honesto é preciso que haja união e que venham adiantar empurrando o barco com tecnologia avançada, não esmorecendo, mas trazendo forças iguais porque o povo unido jamais será vencido.

Vejam a situação de outros municípios que se desenvolvem com muito trabalho e urdidura de um povo megalomaníaco que deixa por certo outros municípios atoleimados, sem esboçar nenhum movimento para gritar, reclamando dos outros municípios que também merecem um lugar ao sol.

Por isso estamos aqui alertando esse povo obreiro e calmo: não se deixe enganar pela massa inescrupulosa e invejosa que quer somente para si o progresso interiorano.

Agora queremos lembrar a essa massa que vive bajulando as autoridades, não sabemos por que motivo querem nos enganar com pequenas metas, dizendo que tudo nos dão, mas avisamos estrepitosamente, essas obras pequenas são minguadas para nós. Desta vez não vamos dormir em berço esplêndido, mas vamos lutar com gritos ensurdecedores, pedindo pelo amor de Deus que deixe o Crato em paz, não levem nada daqui, pois foi do Crato que surgiu o desenvolvimento de todo o Cariri e do centro Nordeste.

Repare que foi do Crato que surgiram os primeiros gritos pela independência, isto já foi aventado em várias crônicas anteriores, mas as autoridades faziam vista grossa e dão calado por resposta.

Olhem senhores, que o Crato está sendo castigado por essa massa que não nos permite subir com vantagens, mas anseiam em demorar as obras do Crato para não avantajar o seu progresso, mas isso temos por certeza que no Brasil tratam adversários como inimigos, mas isso queremos dizer: é necessário que haja adversários porque no regime democrático é relativo todo tratamento de pessoas como sendo cidadão de bem desde que lhe mostre o contrário.

Então cratenses, vamos à luta escolhendo candidatos capacitados para todos os cargos administrativos e legislativos.

Lembramos bem uma frase de Rui Barbosa: “O brasileiro, cidadão de bem, não é um eleitor cabresteiro, mas aquele acima do partido escolhe e elege o seu candidato.”
Cratenses, não se deixem enganar pela massa deturpadora e sonegadora do progresso. Vamos à luta, porque viver é lutar.

Crato-CE, 19 de junho de 2012.

Autor: Pedro Esmeraldo