Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

COMPOSITORES DO BRASIL


WALDIR AZEVEDO

Por Zé Nilton

Quem de nossa geração não foi tomado de rara emoção ao ouvir os choros e as músicas de e com Waldir Azevedo? O músico e compositor da mais alta estirpe no manejo (solo) do cavaquinho não só está inserido no contexto do que há de melhor no estilo, como fez história nessa arte, porquanto deixou uma plêiade de seguidores Brasil afora.

Gosto de imaginar haver uma certa dedilhagem do cavaquinho de Waldir talvez nascida da introjeção da clássica “Apanhei-te, cavaquinho”, de Ernesto Nazaré. Se assim for, mérito para os dois. O saltitado de alguns choros informa uma música desvirtuada do sentido do choro. Eis aí a grande surpresa do choro: apesar de dolente, de triste, é alegre, também, porque saltitante; leva a gente pra fora do que poderia fazer lágrimas lá dentro.

E foi de lágrimas algumas de suas composições, como a música “Minhas mãos, meu cavaquinho”, composta como um hino revigorante logo após o acidente doméstico ter-lhe decepado parte do dedo anular da mão esquerda. Logo na mão esquerda.

Permita-me, caro leitor, falar do consagrado compositor aliando a algo pessoal.

A música de Waldir Azevedo me faz lembrar um tempo maravilhoso, aquele vivido quando a Rua Bambina, no Rio de Janeiro, era a jóia de Botafogo. Rua calma em oposição ao ruído constante das vias de rolagem da Praia de Botafogo, sua paralela.

Francisco Sávio Couto Pinheiro, Savito – o gênio do vestibular, nos anos setenta, ao lado de José Flávio Vieira - meu colega de apartamento. Mais ainda, escolheu-me para ser seu camarada. Dividíamos um dos quartos do pequeno apartamento. Fui pra lá por seu intermédio. Ele queria aprender violão e eu alargar o meu francês. Ele saiu-se melhor, não por culpa dele.

Toda a noite ao apagar a luz ligava sua pequena vitrola. Um único disco rodava. Carlos Poyares nos embalava tocando entre outros o grande Waldir Azevedo. Pela madrugada raspava a agulha a última volta do acetato, rompendo o silêncio...A música marca o tempo. Hoje, avulta-se à memória aquele quarto tal qual a imagem do poeta Manuel Bandeira no “Poema do Beco”, toda vez que ouço a introdução de “Carinhoso”, de Pixinguinha, faixa primeira do disco de Poyares.

Nesta quinta-feira é a vez de falarmos e ouvirmos o talentoso Waldir Azevedo no programa radiofônico da Rádio Educadora do Cariri, COMPOSITORES DO BRASIL.

Na sequencia:

Brasileirinho
Vê se gostas
Pedacinho do Céu
Contrates
Delicado
Minhas Mãos, Meu Cavaquinho
Chiquita
Camundongo
Flor do Cerrado

Quem ouvir verá!

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Acesse. www. blogdocrato.com
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas as quintas de 14 às 15 horas

Espetáculo de Dança do Cariri será apresentado na Europa



A pré-estréia do espetáculo Arte e Cultura em Transe acontece nesta sexta-feira, no Teatro Salviano Arraes, no Crato. O espetáculo é resultado de pesquisa em torno da formação do povo brasileiro.

A diversidade e a junção dos elementos que compõe a dança brasileira a partir das influências indígenas, africana e européia estão presentes no espetáculo “Arte e Cultura em transe”. O espetáculo busca explorar predominante as raízes afro-brasileiras tão presentes na mistura do caldeirão cultural do nosso povo.

Arte e Cultura em transe será apresentado na Alemanha já agora no dia 14 de setembro e terá agenda preenchida até o dia 06 de outubro. O espetáculo é dirigido pela coreografa Edilânia Rodrigues e Elisangela Nepomuceno que fazem parte da Companhia de Dança Vid´Art do Projeto Nova Vida.

Para esse primeiro momento participarão cinco dançarinos, além da coreografa Edilânia Rodrigues e do músico Ronaldo da Silva.

A ida da companhia para Alemanha se deu pela parceria desenvolvida pelo Projeto Nova Vida e a entidade alemã Aktionskreis Pater Beda. O Nova Vida é uma ONG que foi criada em 1992, cujas ações têm como foco uma educação voltada para a cidadania através do acompanhamento educacional, cultural e formação profissional de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. A entidade funciona na Comunidade do Gesso no Crato, antiga zona de prostituição que por muitos anos sofreu com a inexistência de políticas públicas.

Além da Alemanha a Companhia participa em agosto do próximo ano da Jornada Mundial da Juventude que será realizada na Espanha. Para esse evento deverão participar um numero maior de integrantes.

Para a coreografa, Edilânia Rodrigues existe uma grande expectativa em torno da ida para Europa. Ela destaca que a intenção é aproveitar a oportunidade para fazer intercâmbio e compartilhar experiências tanto artísticas, como culturais. A coreografa enfatiza que o espetáculo foi montado a partir dos elementos da brasilidade, além de abordar outras questões como meio ambiente, seca e religiosidade de matriz africana.

O espetáculo poderá ser visto nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Teatro Salviano Arraes, no Crato.Entrada franca. A pré-estréia no Cariri visa aglutinar e perceber os olhares dos dançarinos, coreógrafos, diretores teatrais, músicos e atores em torno do espetáculo.

Serviço:

Projeto Nova Vida

www.novavida.apoio.de

(88) 33523/4036/35234166

Coordenador do Projeto Hermano José de Sousa (88)88063056

Email: hermanojosedesousa@yahoo.com.br