Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 29 de janeiro de 2012

Nota de agradecimento

Amigos amores, amados, paixões e casos!


Queria agradecer mais uma vez pela linda Terreirada de ontem! Que público fantástico! A nossa banda da Terreirada! As participações especiais, maravilhosas! Luiza SalesMiguel Fridman GarciaIrineu FernandesYuri Villar,Márcia GuzzoKarina Neves, Romulo Frazão! Entre outros de sempre! As novas parcerias com Aline Brufato e o Semente da Música Brasileira!



Essa história começou com Elizabeth FernandesPaloma Fraga, Isabel Viana, Ranier Oliveira,Flauberto Gomes, e tantos outros parceiros! Essa galera tem todos os méritos do que somos hoje! Desde Grupo Tá Na Rua, com o Cigano, (rsrsrs) o CTO, Casa Gira Mundo... E vamos seguimos caminho! Cada vez mais desenvolvendo um trabalho mais amplo, muito além do forró! Passeando pela música brasileira e universal! Inovando sem perder a essencial da nossa música, no terreiro, dos folguedos, da celebração da vida!

Vem aí o carnaval e teremos a Terreirada à Fantasia, em março ja voltamos com a Terreirada Cariri, e ainda esse semestre iniciaremos a Terreirada especial, mensalmente, em uma espaço ainda maior com convidados e tudo! Salve o Ceará, meu Cariri, e salve o Rio de Janeiro! Isso é Brasil!

Atualmente! Somos Julia Guimaraes, Geraldo Junior, Beto LemosGabriel PontesCláudio Lima,Joana Araujo e Felipe Rodrigues! Mas passaram por aqui e deixaram sua contribuição: Filipe MüllerMarcelo Müller,Flauberto Gomes, Ranier Oliveira, Luiza Sales, Francisco Gomide, Maria Gomide, João Bittencourt e tantos outros, também!

É isso, vim dizer aqui que nada é graça! Essa construção é como qualquer outra coisa na vida na qual agente se doa! Tem amor e carinho, seja um jardim, uma poesia, uma canção, um Terreiro... Hoje vamos colhendo as flores plantadas por cada um de vcs! Principalmente o público!

Tenho orgulho em repetir:

- Somos uma festa independente, um espaço alternativos!
Desenvolvemos aqui uma expressão artística, não apenas uma reprodução da música de mercado ou da cultura de massa! Isso é uma conquista! Que venham muitos outros anos pela frente! 

Amigos, somos agradecidos por vcs escreverem essa história conosco!Continuem compartilhando literalmente, digitalmente, fisicamente, espiritualmente, essa alegria conosco!


Beijos e abraços,


Terreirada Cearense!

Seduc desrespeita resolução do Conselho Estadual de Educação do Ceará

Existem casos que professor de Educação Física leciona Artes no Estado.


A disciplina de Artes é obrigatória no Ensino Básico e exige que algumas especificidades sejam atendidas. No Estado do Ceará a Resolução 411/2006, fixa normas para o componente curricular Artes, no âmbito do Sistema de Ensino do Estado do Ceará. Entretanto a resolução vem sendo despeitada pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC. A resolução entrou em vigor desde 2007.

Conforme o Art. 7º A formação de professores para a disciplina Artes será feita em curso de licenciatura específica na área, conforme as diretrizes curriculares para a formação de docentes. Porém o que se observa é a negligencia em relação a essa questão, a lotação dos professores de Artes é feita sem nenhum critério em relação à formação dos educadores, existem casos em que professores de Educação Física ministram as aulas de Artes.

A preocupação da Seduc, através das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação – CREDEs é usar a disciplinar de Artes para complementar a carga horária dos professores. Desconsiderando a formação dos professores e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Outro aspecto desrespeitado é o registro da avaliação no histórico escolar, na disciplina Artes tanto em conhecimentos quanto em realizações artísticas, deverá ter caráter descritivo, sem notas ou conceitos, levando em conta realizações nos inúmeros aspectos da criatividade que é possível explorar, conforme prevê o Parágrafo Único do art. 5º.

A resolução indica também no Art. 3º que compete às instituições públicas e privadas a responsabilidade de: I – oferecer condições aos arte - educadores para o cumprimento dos objetivos expressos na Resolução; II – disponibilizar material adequado às necessidades dos arte–educadores e reservar-lhes horários que manifestem a importância do seu trabalho no processo escolar; III – desenvolver programas de formação continuada para sempre melhor qualificação dos recursos humanos responsáveis por essa área de conhecimento; IV – oferecer possibilidades de acesso a eventos locais de interesse artístico para alunos e professores, com a devida preparação, acompanhamento e avaliação.

Outro fator questionado é o material didático oferecido aos alunos que não correspondem os objetivos previstos na resolução estadual.

As Secretarias Municipais de Educação também estão despeitando a resolução estadual. Um dos critérios para sanar o problema é a realização de concurso público para suprir a carência de professores do tanto do Estado quanto dos Municípios.