Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto sobre cultura popular será fortalecido na URCA

Estão abertas inscrições para 20 monitores do Projeto "No Terreiro dos Brincantes"

O Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-reitoria de Extensão, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e o Coletivo Camaradas será fortalecido. O projeto é desenvolvido desde o ano passado e consiste na pesquisa, registro e divulgação das manifestações da cultura popular da região do Cariri, a partir da produção de pequenos documentários que são disponibilizados publicamente na rede mundial de computadores, a internet. O material é um importante instrumento pedagógico que pode ser utilizado nas escolas do Ensino Básico.

Já foram produzidos pelo Projeto os seguintes documentários: As Mulheres do Coco da Batateira; Mestre Cirilo; Mestra Zulene Galdino e Reisado Dedé de Luna. Estão sendo finalizados mais quatro documentários: Reisado do Sassaré de Potengi; Festa Popular da Malhação do Judas; A diversidade na Festa do Pau de Santo Antônio e o Carregamento do Pau de Santo Antônio de Barbalha.

Além dos vídeos, o projeto visa propiciar vivencias e momentos de estudos em parceria com estudiosos, mestres e brincantes da cultura popular.

No Período de 17 a 20 de agosto será realizada a primeira Mostra de Vídeos Brincantes que receberá trabalhos de diversos estados brasileiros e o acervo recebido seguirá a mesma lógica do projeto, ou seja, estará disponível para ser reproduzido para as escolas e pesquisadores.

A Pró-reitoria de Extensão da URCA visando fortalecer o projeto abriu “convocatória” para preenchimento de 20 vagas na monitoria voluntária para alunos dos cursos de graduação da Instituição. Os alunos selecionados passaram por oficinas sobre noções de fotografia e filmagens, palestras com pesquisadores e mestres da cultura popular.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Arlene Pessoa, o projeto faz um resgate importante da cultura popular e contribui para despertar o olhar das novas gerações. Ela destaca que essa é uma experiência exitosa dos trabalhos de extensão desenvolvidos pela URCA, com investimentos de baixo custo.

Serviço:
Projeto “No Terreiro dos Brincantes”
Pro - Reitoria de Extensão – PROEX/URCA Campus Pimenta
(88) 3102-1200

Pensamento para o Dia 27/06/2011


“Se você vê o mundo com amor, ele se mostrará cheio de amor. Se você o vê com ódio, tudo lhe parecerá adverso. Os olhos cheios de amor cintilam com brilho e alegria. Olhos cheios de ódio mostram-se vermelhos e com medo. Seus pensamentos determinam suas ações - boas ou más. O mundo externo refletirá seus pensamentos. Você deve considerar todo o universo como um templo de Deus. Você deve considerar tudo que é belo e grande na natureza - as altas montanhas, os vastos oceanos, as estrelas no céu - como proclamando a glória e o poder do Divino. A doce fragrância das flores, o suco delicioso das frutas também devem ser considerados como símbolos do amor e da compaixão de Deus.”
Sathya Sai Baba