Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O linguajar matuto

Pedro Esmeraldo

De vez em quando, tenho vontade e a sensação de reavivar a memória com o intuito de estudar a origem das palavras primitivas do Nordeste.

É um linguajar eivado de erros que faz todos nós matutarmos como se fossem palavras modernas e eficientes, mas com atenção pronunciados nesses tempos modernos. Com efeito, há pronunciamento errôneo que vem sendo falado através dos tempos por um povo risonho, mas possuidor de pouca prática do uso do ofício.

Como convivi desde minha infância com o pessoal da roça, habituei-me a dialogar os dizeres desse povo, pois tinha intimidade em ouvir as suas orações provenientes dos costumes antigos.

O matuto caririense era intuitivo, dotado de um saber medieval que às vezes causava admiração quando alguns deles se deparavam nas disputas de violeiros, quando freqüentavam os terreiros da casa grande do patrão do Sertão. Contudo reinava entre eles sabedoria, pronunciando versos elevados, mostrando saber que deixavam todos boquiabertos. Entre meios rústicos havia pessoas cultas que demonstravam loquacidade, deixando muitos admirados, como é entre os homens moradores do Sertão nordestino. Eram estudiosos, narravam com dignidade as histórias dos feitos heróicos dos tempos da dinastia da época de Carlos Magno.

Por isso, desejo contar para reavivar a memória, fatos acontecidos do segundo quartel do século XX. Esta história foi narrada pela minha mãe, visto que durante a costumeira visita à sua terra natal do médico cratense, psiquiatra, professor da Universidade do Brasil, membro de uma ilustre família local, rumou para um outro mundo no início de sua juventude a fim de buscar conhecimentos médicos – para nunca mais morar em sua terra.

Pois bem, certa vez retornando ao Crato com ânsia de matar a saudade e rever seus familiares não estava mais habilitado a observância dos costumes matutos; estranhou quando ouviu os hábitos alimentares dessa gente com pratos elevados de comida, cheios de gordura; então teve a idéia de perguntar ao pobre matuto se essa comida não repugnava. O matuto atoleimado ficou perplexo e não entendeu palavra do médico, respondendo apenas a palavra errada, dizendo: Cuma? Novamente o médico repetiu a pergunta e o matuto não entendeu patavina de suas palavras. Daí minha mãe vendo que o matuto não entendia a pergunta do médico tomou a palavra e disse: espere aí Zaqueu, é assim que se fala: não arripuna não? Aí o matuto entendeu respondendo: arripuna inhô sim. Aí o médico não teve outra coisa senão rir. Por certo, nunca mais esqueceu estas palavras erradas pronunciadas pelo matuto.

Naquela época a civilização ainda não tinha chegado ao interior do Nordeste. Somente em algumas cidades mais evoluídas tinha o desejo de se estudar com mais perfeição. Somente com uma dosinha elevada de sacrifício tinha de se deslocar para os meios maiores procurando com o desejo de aprimorar os seus conhecimentos como foi o caso desse médico que teve que ir para o Rio de Janeiro e lá então foi uma pessoa influente já então na capital federal.

Autor Pedro Esmeraldo

Cid Gomes: Personagem Trágico - Por: Douglas de Paula (Professor do Curso de Letras da UECE)

Douglas de Paula (Professor do Curso de Letras da UECE)

Creio que o Pequeno Príncipe Cid Gomes está deixando de ser um personagem infantil para se tornar gente grande, mas, infelizmente, gente grande que não conhece sua própria medida: Cid está se tornando um personagem trágico, uma espécie de Édipo de Sobral. No lugar das pitonisas do Oráculo de Delfos, ele consulta o irmão Ciro Tirésias, um cego que pensa que tudo vê, mas que enxerga somente o próprio umbigo. Como todo personagem trágico, Cid Gomes está cometendo um ato desmedido (hybris), o que irá atrair para si inevitavelmente um erro, gerado por suas próprias ações. Todo personagem trágico erra porque se aferra obstinadamente a seu próprio ponto de vista e não consegue ouvir os outros.

Depois da truculência do Batalhão de Choque na Assembleia Legislativa contra os professores, a sociedade civil do Ceará demonstrou, através da imprensa e da Internet, sua solidariedade aos professores, mas isso em nada abalou os ouvidos do Príncipe (agora estou em dúvida: Cid está mais para o Príncipe de Maquiavel ou para o Pequeno Príncipe de Exupéry?).

O Dr. Mourão, em artigo de seu Blog, é que usou a palavra certa, sem deslizes: o que houve na Assembleia foi AGRESSÃO contra os professores. Enquanto os senhores de-putados se preocupavam com a destruição do “patrimônio público”, os professores eram agredidos pelo Batalhão de Choque, sem ter acesso às galerias da “Casa do Povo”. E a Educação, às portas do Plenário, bem próxima ao “quadrilátero de segurança” do Governa-dor, era agredida em seus pressupostos básicos. O professor precisa de condições materiais para viver. Ninguém trabalha por amor. Pensar que professor trabalha por amor reflete o amadorismo de um Pequeno Príncipe metido a Governador ou a ruptura da máscara ideológica do Príncipe maquiavélico.

Caiu a máscara de Cid? Creio que não. Não dá para esperar mais do irmão de Ciro Gomes. Dá para esperar menos. Menos respeito com os servidores, menos salários para os professores, menos democracia em seu mandato. De mais mesmo só seu orgulho e sua obstinação, pontos centrais de sua hybris trágica e do começo de sua queda. Seu irmão já experimentou tal queda, pois nunca terminou um mandato, foi o deputado federal que mais faltou ao Congresso e atualmente vagueia no limbo da política, assessorando (muito mal) o irmão.

Não sei se Freud explica, mas, inconscientemente, talvez um irmão sonhe com a queda do outro. A disputa entre irmãos é comum na história humana, e René Girard explica bem direitinho essa rivalidade mimética. Um irmão acaba refletindo o outro, tornando-se o outro. Até os nomes contribuem para esse mimetismo: Ciro/Cid, Cid/Ciro. E qual o erro trágico do Pequeno Príncipe?
Resposta: não querer conversa. Cid diz: “Só negocio com o fim da greve”, e estamos conversados. Édipo agiu assim. Antígona também. Creonte idem. Todos os personagens trágicos se julgam maiores do que são e acham que não precisam prestar contas a ninguém. Para eles, dar o braço a torcer é sinônimo de fraqueza. O personagem trágico, como diz Jean-Pierre Vernant, é pego pelas próprias palavras. Não admira que Cid tenha disparado tantas frases esdrúxulas nas últimas semanas. Ele não consegue ficar calado, porque não admite que alguém se lhe oponha resistência. Afinal, foi Ciro que disse, numa greve de médicos, que médico era como sal: branco, barato e se acha em qualquer esquina. Nada há de surpreendente que Cid, o “genérico” de Ciro, solte aos quatro ventos que professor deve trabalhar por amor.

É justamente aí que Cid/Ciro ou Ciro/Cid erram: tornam-se seres obcecados, obstinados. Somente a obstinação não reconhece que tudo flui, e a única coisa permanente do mundo são as mudanças das coisas. Parece que o Governador nem percebeu que, na Internet, seu nome está indelevelmente manchado. O sangue dos professores, que correu na Assembleia Legislativa, suja o assoalho muito limpinho do Palácio da Abolição, numa metonímia direta entre governo/Governador. O único modo de limpar essa sujeira é respeitando os professores, pagando-lhes um salário digno e, o mais importante, obedecendo ao que manda o STF, que concede ao professor 1/3 de sua Carga Horária para preparação de aulas.

Se não estava nos planos do Governo aprovar um Plano de Carreira para os professores e, como disse o próprio Governador, por ele, nem Carreira existiria, que ele agora aproveite o momento para mudar de planos. Falta dinheiro? Duvido muito, pois parece que não falta para os escândalos dos banheiros ou do Cartão Único, ou para o famigerado Aquário de Fortaleza. Mas tudo bem: aceitemos a conversa fiada: falta dinheiro. Mas diz a Lei do Fundeb que, se o Estado não tiver condições para arcar com as despesas do Piso, a Federação entrará com a contraparte. Basta “apenas” que o Estado abra suas contas e prove que já investiu o máximo do orçamento em Educação. Onde está o problema, meu povo? Na falta de dinheiro, na sobra de insensatez, na desculpa esfarrapada, na maldade pura e simples ou num projeto político para deixar a Educação Pública sempre precária? Talvez um “malte” de tudo isso junto. Se o Governador não encontrar uma saída madura, será o início do fim de seu governo. Talvez de seu Principado. Talvez do Principado de todos os Ferreira Gomes.

Lembrete ao Pequeno Príncipe, parodiando Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que tu agrides”.

Eliane Carvalho

"Nós amamos as pessoas por aquilo de belo que elas fazem nascer em nós." ( A Selva e o Mar - Rubem Alves).

Pensamento para o Dia 11/10/2011


“Muitas pessoas realizam Sadhana (exercícios espirituais) a fim de perceber a Divindade. Mas, se eles não entendem as qualidades humanas, todos os esforços tornam-se exercícios de futilidade. Sem aprender o alfabeto, como se pode adquirir o significado e o uso de palavras, frases e sentenças? Valores humanos são os alfabetos básicos da espiritualidade. Desenvolva valores humanos e fé inabalável no Divino. Domine isso e seu Sadhana será eficaz. Você também deve compreender que não existe prazer sem dor e que a dor é apenas um intervalo entre dois prazeres. Sempre que tiver uma experiência desagradável, você deveria ter a fé inabalável de que isso é para algo bom que você estará desfrutando em um futuro próximo e, portanto, pare de se preocupar.”
Sathya Sai Baba