Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 16 de outubro de 2010

Apanhei, não quero mais...



Por Alexandre Lucas*

Uma coisa é certa quem apanha quer se ver livre de qualquer porrada! Lembro de muitas surras que levei na vida e me lembro de cada uma delas, como se fosse aquele beijo inesquecível...do qual jamais podemos nos esquecer...a surra é bem diferente do beijo. O beijo é tão bom, mas a surra dói, deixa marcas, traumas.

Se for para escolher não temos dúvidas, vamos decidir por muitos beijos e, nenhuma pancada. Porém não nos afastemos das lembranças de tantas cacetadas que já recebemos, essas lembranças nos servem como aqueles despertadores que sempre nos acordam do sono profundo.

Comecei a beijar muito cedo, aprendi que isso era muito prazeroso, porém comecei a apanhar antes mesmo de aprender a beijar. É, não tinha como correr, tinha que apanhar mesmo, pelo menos por um bom tempo, apanhei não porque Mainha e Painho me batiam, mas apanhei como muitos filhos deste país, não da mão pesada dos adultos, mas da mão pesada das injustiças sociais, apanhei do pão nosso que nos falta a cada dia.

Filho de Costureira e Sapateiro aprendi como é difícil sobreviver num país capitalista. Não é preciso entender de política ou de economia para saber o quanto maltrata ver um pingado de gente se banhando de dinheiro e uma grande multidão só vendo o espetáculo sem poder participar da festa.

Minha mãe, uma Maria, oprimida e explorada, como tantas marias do Brasil, que nunca participou de política, me deu talvez o maior beijo da minha vida, quando tinha aproximadamente uns nove anos, perguntei “mãe o que é comunista?” e ela me disse “é esse povo que defende a igualdade, muitos já foram presos ”.

Talvez esse beijo tenha me despertado sensações e convicções. Quando comecei a participar de política, nem votava ainda. Mas já me indignava com um governador de bico grande e de olhos azuis que implantou no Estado do Ceará um sistema de Educação cronometrado e por televisão, como se o nosso povo fosse um conjunto de robôs. Essa foi uma tremenda lapada na nossa vida de estudante de escola pública.

O meu batismo de indignação provavelmente tenha ocorrido numa manifestação que aconteceu quando o então presidente FHC esteve no Cariri/CE. É eu estava lá e fui espancado pela Polícia juntamente com vários camaradas que discordavam do modelo de Governo antipopular, entreguista e neoliberal do PSDB.

Lembro-me ainda que neste período de FHC, um dia chorei de raiva, ao assistir à TV, e ver um jovem com o nariz ensangüentado, tinha sido agredido por defender o patrimônio do nosso país, a Vale do Rio Doce vendida pelos tucanos ao interesses estrangeiros, esse jovem era o Kerison Lopes, na época presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES.
Também lembro quando outro Governo do PSDB no Ceará desrespeitou o resultado de consulta para reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA. É, mas dizem que são democráticos.

Nestas eleições fiquei admirado com essa turma do PSDB que sempre criminalizou a luta organizada do nosso povo e agora se coloca como salvadores da pátria. Esses dias assistir ao Programa do Serra, ele tecia vários elogios a luta ecológica do Chico Mendes e da Marina, ele só esqueceu de dizer que esses ecologistas eram do Partido da Dilma e que foram combatidos pelo PSDB e Demos. Mas ele elogiava até o Lula, mas porque será que ele não bate no Lula e fala tão bem da Marina?

É, sei o quanto esse Brasil cresceu, poderia ter crescido mais. A vida do povo simples melhorou... Esse povo possivelmente tenha beijado mais e apanhado menos.

Esse é um momento para decidimos, só temos uma escolha. De um lado tem a surra que serra a alma e do outro a Dilma. Eu vou votar na Dilma, ela não é uma comunista, nem vai fazer revolução socialista, é uma pena. Mas ela é a opção que temos para apanharmos menos.

*Pedagogo, artista/educador e Coordenador do Coletivo Camaradas

O futuro dos filhos - Emerson Monteiro

Desde cedo que a atenção dos pais se volta para o encaminhamento dos seus filhos. Pouco importa a condição da família, o sonho do sucesso futuro dos filhos ocupa sempre espaço de prioridade número um, isto em todas as épocas e todos os lugares. O amor acendrado pelos descendentes significa a razão da humanidade prosseguir, apesar das imensas contradições e deficiências nos outros campos da atividade coletiva.
Desde cedo que um movimento natural dos genitores encaminha o filho, sobretudo naquilo que diz respeito aos meios de sobreviver. Neste processo por vezes angustiante e incerto, os que já desenvolveram uma profissão buscam repassá-la aos que demonstram interesse em seguir, quando outros recursos melhores estejam fora de cogitação.
O seguimento das raças dá notícias da criação das primeiras escolas bem nos inícios da organização de vida na Terra. Estabeleceram os aparelhos de formação das novas gerações através da educação formal. Nos liceus de artes e ofícios da Idade Média, a preparação dos jovens atendia necessidades sociais e conduzia aos passos iniciais, sementes das futuras instituições universitárias que agora dominam a ciência e a técnica. Na atualidade, tempos de muitas formas dessa fase industrial-tecnológica, a complexidade toma conta dos mercados e as profissões cresceram quase ao infinito. E nesse quadro misterioso deságuam as apreensões dos pais em relação ao engajamento de seus filhos no universo do trabalho. No entanto as limitações da pirâmide social selecionam só pequena margem de eleitos e restringem os demais, tornando a escola o funil discriminatório da ordem oficial.
Fórmulas prontas não existem para a educação, dizem os especialistas do assunto. Cada caso é um caso. Métodos funcionam ou deixam de funcionar, ao sabor do talento e das pessoas. A exigência de sensibilidade e vocação dos professores e responsáveis responde pela condução dessa valiosa arte de educar.
Além disso, existem as armadilhas onde os maus instintos sujeitam os jovens a prejuízos descomunais, quando fatores negativos invadem a cena. Influências perversas dos desvios sociais nascem da violência, da droga, da desonestidade, maus exemplos, baixa escolaridade, ensino público sucateado, alimentação deficiente, distâncias, e outras atrapalhações mais.
No que pesem os governos haverem notado o valor da formação profissional desde o ensino médio, a grande população ainda passa longe de receber as benesses da nova política. Dentro disso tudo, o fator interesse do filho representa parcela fundamental no seu futuro, investindo tempo e saúde no querer para si os frutos dos seus esforços e tendências, auxílio precioso ao que podem fazer os governantes e pais para a sua felicidade.

Em cenário estável, Dilma mantém vantagem sobre Serra, diz Datafolha

A segunda pesquisa Datafolha no segundo turno da eleição presidencial apresenta um cenário de estabilidade. Dilma Rousseff (PT) tem 54% dos votos válidos (excluem brancos, nulos e indecisos), contra 46% de seu oponente, José Serra (PSDB).

Os dados são exatamente os mesmos registrados em levantamento realizado na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A taxa de indecisos, porém, oscilou para cima e agora está em 8% (era 7% na pesquisa anterior). Os que pretendem anular o voto ou votar em branco, 4%, eram em número idêntico na semana anterior.

Em votos totais, a petista registrou uma leve oscilação para baixo, passando de 48% para 47%, enquanto o tucano se manteve com 41%.

Para o Datafolha, essa oscilação se explica por uma queda de 3 pontos percentuais entre o eleitorado de menor escolaridade, que representa 47% do total de eleitores no Brasil.

RELIGIÃO - Os temas religiosos que dominaram esta etapa da campanha, como aborto e casamento homossexual, parecem não ter influenciado o eleitorado.

Entre os católicos, por exemplo, que são maioria na população brasileira, a ex-ministra tem 51% contra 38% do ex-governador de São Paulo, números semelhantes aos registrados na semana passada (o tucano oscilou um ponto para cima).

No grupo de evangélicos não pentecostais a candidata petista cai quatro pontos, enquanto Serra oscila positivamente dois pontos. Essa faixa representa 6% do eleitorado.

Curiosamente, a maior movimentação ocorre justamente no grupo dos que se declaram sem religião, em que Dilma caiu cinco pontos percentuais, e Serra cresceu cinco (a petista ainda vence por 45% a 40%). O grupo também representa 6% do eleitorado.

MARINA - O apoio de Marina Silva poderia influenciar no voto de 25% dos entrevistados, segundo o Datafolha. Entre os que votaram na candidata verde no primeiro turno, 51% dizem optar por Serra agora, contra 23% que declaram o voto em Dilma (oscilação positiva de um ponto com relação à pesquisa anterior --o tucano manteve o patamar). Pretendem votar em branco ou anular o voto 11%, enquanto 15% dos eleitores de Marina estão indecisos.

REJEIÇÃO - Entre os que dizem não votar em Serra, a rejeição ao candidato tucano passou de 63% para 66%. No caso de Dilma, o número de eleitores que não declaram voto na petista e não votariam nela de jeito nenhum oscilou um ponto para baixo, caindo de 68% para 67%.

A pesquisa foi feita nos dias 14 e 15 de outubro com 3.281 eleitores de 202 municípios brasileiros e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os contratantes do levantamento, registrado no TSE sob o número 35.746, são a Folha e a Rede Globo.

Fonte: Folga de S. Paulo

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária

Dia 16, sábado

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE
14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240min.

14h Teatro Infantil: Tio G. (Juazeiro do Norte). Num encontro inusitado o Clown Magic (Tio G) encanta a platéia com sua ingenuidade, técnica e muita graça. Por meio de um show de ilusionismo e humor misturando atrapalhadas, mágicas clássicas com criações próprias. 50min.

15h Oficina de Arte: A princesa de bambuluá - Socorro Souza (Fortaleza-CE). A partir da história: A Princesa de Bambuluá, do Câmara Cascudo, as crianças serão conduzidas a exercerem sua criatividade e imaginação, utilizando a técnica do recorte e colagem com tecidos produzindo um livro de pano. 60min.

16h Sessão Curumim: Curtas Infantis 4 - Animações Infanto-Juvenis. Em massinha, desenhadas tradicionalmente ou em computação gráfica, animações de vários cantos do Brasil compõem este. Obras premiadas em um conjunto de filmes que - embora voltado aos espectadores infanto-juvenis - possibilitam distintas leituras por públicos de todas as idades. Aventura. Cor. Livre. 76min.

Cinema - 100 Canal
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h25 Grupo de Chorinho de Campos Sales-CE. O Grupo é formado por jovens do bairro Guarani, os jovens músicos desenvolvem a música em sua cidade há 5 anos, onde têm o reconhecimento da comunidade através da música. 04'27"min Colorido. Livre.

Cinema - IMAGEM EM MOVIMENTO
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h30 Belíssima (Belissima, Itália, 1951), de Luchino Visconti, com Anna Magnani. Mãe indica filha para seleção de elenco mirim de um filme e fica possesa quando não a aceitam por ser feia. Drama. Preto e branco. Legendado. 115 minutos. Livre.

Música - V FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL
18h30 Murmurando (CE) 60min
19h50 Zé Filho e Banda (PE) 60min

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63030-210
Tel: 88- 3512 2855 fax: 88 3511 4582

Psol apoia voto nulo ou ''crítico'' em Dilma no segundo turno

A posição do partido é pela ''oposição frontal'' ao candidato do PSDB, José Serra. ''Nenhum voto em Serra'', foi a resolução da executiva nacional do PSOL.


O PSOL divulgou nesta sexta-feira, 15, sua posição para o segundo turno. O partido deixa a seus militantes a opção entre o voto nulo ou o voto ''crítico'' à candidata do PT, Dilma Rousseff. A posição do partido é pela ''oposição frontal'' ao candidato do PSDB, José Serra. ''Nenhum voto em Serra'', foi a resolução da executiva nacional do PSOL.

O candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, declarou que vai votar nulo no segundo turno. Plínio fez críticas à posição de Serra na política econômica e política externa. Quanto a Dilma, Plínio diz que ela é uma ''incógnita'', mas que se mantiver a política de Lula, vai continuar a cooptar os movimentos sociais.

Ainda assim, o PSOL se propõe, independente de quem vença a eleição, ser ''oposição de esquerda e programática''. Segundo o partido, nem Serra nem Dilma mostraram compromisso com pontos programáticos considerados fundamentais para o PSOL, como a redução da jornada de trabalho e a mudança da política econômica.

Redação O POVO Online com informações do Estadão

Alemberg Quindins recebe prêmio nacional

Atuando há 19 anos, a Fundação Casa Grande tem desenvolvido projetos em várias frentes. Além da memória do homem kariri, a arte, o turismo e a cultura integram o programa (FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS)

O trabalho realizado na Fundação Casa Grande recebeu reconhecimento ao lado de outras 13 personalidades

Nova Olinda. Um projeto que ao longo da sua trajetória tem tido ressonância local, nacional e internacional, acaba de receber mais um reconhecimento. Dessa vez, o Prêmio Trip Transformar 2010, voltado para projetos na área do empreendedorismo social, com destaque para personalidades que garantiram a execução desses projetos.

Alemberg Quindins, diretor da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, é uma das 13 personalidades a serem reconhecidas pelo trabalho desenvolvido na instituição. No próximo dia 27, o diretor estará em São Paulo, participando de solenidade de entrega da homenagem.

A premiação é oferecida pela revista de circulação nacional Trip. No mês de agosto, a entidade foi destaque durante uma reportagem destacando a Casa Grande e seu fundador.

Contemplados - Entre os ganhadores dessa premiação este ano, está o jogador Raí, que desenvolve o projeto modelo com reconhecimento da Unesco, Gol de Letra. Também foram contemplados nomes como Ana Moser, ex-jogadora da Seleção de Vôlei, e Romário, inserindo também empresários, artistas e ecologistas, como a premiada este ano, Ana Primavesi, de 90 anos, precursora da agroecologia no Brasil.

A Fundação Casa Grande foi criada há quase 19 anos. Ao longo desse período, tem desenvolvido projetos em frentes diversificadas. Além da memória do homem kariri, a arte, o turismo e a cultura integram o programa para atuar com crianças e adolescentes da pequena Nova Olinda, de 13 mil habitantes.

O trabalho é desenvolvido por meio dos projetos Parque Ambiental dos Cajueiros e Sítio Escola de Arqueologia e Mitologia da Chapada do Araripe. A parceria para o desenvolvimento das atividades envolve a Fundação, Ministério da Integração Nacional (MIN), prefeitura local, Geopark Araripe e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Alemberg Quindins destaca a dimensão do prêmio para a instituição, por ser um reconhecimento de uma revista de circulação nacional, levando um projeto do interior do Ceará para ser visto pelo Brasil. Levando-se em consideração que grandes personalidades do País também já foram homenageadas. "Fico feliz por estar representando o Ceará e o Cariri nesta solenidade", diz ele.

Visibilidade - São 19 anos, conforme o diretor, de um trabalho consolidado em nível local. A Fundação conta com o reconhecimento de instituições nacionais e internacionais, e também do Ministério da Cultura brasileiro. Alemberg ressalta a visibilidade internacional que tem sido dada ao projeto, principalmente em países da Europa. Este ano, foram realizados workshops em países como Itália e Portugal, com exposições itinerantes, divulgados os potenciais da região, o meio ambiente e a cultura, além da própria entidade, e apresentações de show com as crianças e jovens da Casa Grande.

São mais de 200 crianças e adolescentes assistidos pelos projetos educacionais. No Parque Ambiental dos Cajueiros, onde começa novo trabalho, são inseridas 160 crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 15 anos. A educação por meio do esporte, além do resgate dos times da região, a formação de uma seleção com as crianças já estão sendo desenvolvidos por meio desse trabalho, que agora parte para a estruturação para o melhor desempenho das atividades.

Segundo o diretor, hoje a Casa Grande tem uma extensão de capacitação, dentro da área de comunicação, levando a seu modelo pedagógico para ser apresentado em universidades de Portugal e da Alemanha.

Representação
"Fico feliz com esse reconhecimento, por estar representando o Ceará e o Cariri"
Alemberg Quindins
Diretor da Fundação Casa Grande

MAIS INFORMAÇÕES
Fundação Casa Grande
Avenida Jeremias Pereira, 444
(88) 3546.1333
Escritório no Crato: (88) 3521.8133

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

PR do Ceará muda de lado e agora apoia Serra

O PR do Ceará decidiu nesta sexta-feira apoiar o candidato do PSDB à Presidência, José Serra. No primeiro turno, a legenda ficou ao lado de Dilma Rousseff (PT).

A mudança decisiva ocorreu por atuação de Lúcio Alcântara, candidato derrotado ao governo do estado pelo PR. Ele diz que se sentiu abandonado pelo PT no primeiro turno. Dilma priorizou a candidatura de Cid Gomes (PSB), que saiu vencedor.

“O PT disse que ela estaria nos dois palanques. Ficou só com o adversário. Nunca tive espaço na campanha. Optaram por me excluir”, queixou-se o ex-governador Lúcio Alcântara em sua página no twitter, na tarde desta sexta-feira.

O candidato derrotado não esconde suas mágoas com os petistas: “Não tenho vocação para estar onde não se cumpre compromisso e não se respeitam as pessoas. Não tenho idade para ficar onde estou sobrando”. Há dois dias, Alcântara foi convidado por José Serra para uma conversa, em São Paulo. Saiu de lá decidido a apoiar o tucano. O PR cearense referendou a posição do ex-governador, que teve 16,4 % dos votos.

Também pesou o fato de Dilma Rousseff ter nomeado Ciro Gomes, inimigo de Lúcio, coordenador de sua campanha no Nordeste. Lúcio Alcântara deve acompanhar José Serra neste sábado, quando o tucano visita o Ceará. Ele vai assistir a uma missa na cidade de Canindé, que comemora a Festa de São Francisco.

Tasso entra na briga – Depois de perder a disputa ao Senado, o tucano Tasso Jereissati também já mobilizou o PSDB estadual para trabalhar para a campanha de José Serra. No primeiro turno, o apoio de Tasso a Serra foi tímido. Agora, derrotado numa eleição que teve forte influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano quer dar o troco derrotando Dilma Roussseff.

O apoio de Lúcio Alcântara e de seu partido pode significar uma reação de Serra no estado, o terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste. No primeiro turno, o tucano obteve 16,3% dos votos válidos no Ceará.

O dedo do Aécio: PP mineiro decide apoiar Serra

Ontem, o PP nacional deu oficialmente seu apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Hoje, menos de 24 horas depois, o diretório regional do PP em Minas Gerais enviou uma carta a Francisco Dornelles manifestando “apoio irrestrito a José Serra”. Nem é preciso dizer que tem as digitais dos dez dedos de Aécio Neves nesta carta. (Por Lauro Jardim)
Fonte: Veja

Veja intenções de voto à Presidência por sexo e região, segundo Datafolha

Do G1, em Brasília


O Datafolha divulgou na noite desta sexta-feira (15) mais uma pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 54% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 46% do tucano José Serra. Nos votos totais (que contam brancos, nulos e indecisos), a petista tem 47%, e o tucano, 41%.
Pesquisa Datafolha (Foto: Editoria de Arte / G1)

Além dos números gerais, o Datafolha também calculou o percentual alcançado pelos candidatos em segmentos do eleitorado como sexo e nas regiões do país. O quadro ao lado mostra as intenções de voto totais (que não incluem brancos, nulos e indecisos) de Dilma e Serra apuradas pelo instituto.

Eleitorado masculino e feminino - Entre os homens, Dilma aparece com 51% das intenções dos votos totais, contra 39% de Serra. Já entre as mulheres, Dilma e Serra têm, individualmente, 43% das intenções

Por região -  No Norte/Centro-Oeste, Dilma foi de 44%, apurados no levantamento de 10 de outubro, para 45%, e Serra manteve os 46% da pesquisa anterior.

No Sudeste, Dilma foi de 41% para 43%, enquanto Serra se manteve em 44%.

No Sul, Dilma foi de 43% para 40%; novamente, Serra manteve o índice anterior, de 48%, de acordo com o Datafolha.

No Nordeste, Dilma passou de 62% para 60%; Serra foi de 31% para 30%.

Na reta final da eleição, avaliação de Lula volta a subir e bate recorde, diz Datafolha

A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir na reta final da eleição, após meses de estabilidade, e atingiu na segunda semana de outubro seu maior índice desde que o petista foi eleito, mostra pesquisa Datafolha realizada nos dias 14 e 15 de outubro com 3.281 eleitores de 2020 municípios.

Pela primeira vez, a aprovação do presidente chega a 81% de ótimo/bom, recorde na série histórica do Datafolha.

No levantamento realizado na semana passada, 78% dos eleitores brasileiros consideravam a administração de Lula ótima ou boa. Antes, a melhor avaliação havia sido atingida em 24 de agosto (79%).

O pior momento do petista na Presidência foi entre outubro e dezembro de 2005, quando 28% avaliavam-na como ótima ou boa. Nessa época, Lula enfrentava as denúncias relacionadas ao mensalão.

No levantamento atual, 15% consideram o atual governo regular, enquanto 4% avaliam que ele é ruim ou péssimo.

A nota atribuída ao governo Lula no levantamento atual é de 8,1, ante 8 na semana passada.

Fonte: Folha de S. Paulo