Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Notícias da URCA


RELEASE - DIA 08-01-10

Lançamento do XII Encontro Estadual de História do Ceará acontece hoje, na URCA

Será lançado hoje, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, o XII Encontro Estadual de História do Ceará, que acontece de 21 a 25 de junho deste ano, em Crato. O lançamento acontece pela manhã, às 9 horas, e na noite desta sexta-feira, às 19 horas. Na oportunidade também será lançado o site da ANPUH-CE e o primeiro número da EMBORNAL (revista eletrônica da ANPUH-CE ). Também acontecerá a chamada de artigos para o segundo número. O evento contará com a presença dos professores Altemar da Costa Muniz e Reinaldo Forte Carvalho, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Professores de História – ANPUH/Ceará, além dos corpos docente e discente do Curso de História da URCA.

O encontro estadual contará com a abertura no auditório da Educadora, com conferência marcada para as 19h30 do dia 21 de junho, com o professor Durval Muniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tratará da profissionalização na ótica da ANPUH. Durante o dia será feito o credenciamento dos participantes. A noite de abertura também constará de apresentação cultural.

Mesas redondas com debates sobre museus, arquivos, pesquisas, ensino regional e produção do material didático, publicação no Ceará e arqueologia regional estarão sendo enfocados, além da realização de visitas programadas aos museus da região. Professores de diversas universidades e representantes de instituições estarão participando dos debates e realizando palestras e conferências. Durante o evento, que vai até o dia 25 de junho, também serão realizados mini-cursos com temáticas variadas. Também acontece neste dia, das 16h30 às 18 horas, a Assembléia da ANPUH-CE, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte e, em seguida, a Conferência de encerramento, com temática sobre Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história.

Reunião para alunos de cursos da Plataforma Freire

O Pró-Reitor Adjunto de Ensino e Graduação da Universidade Regional do Cariri (URCA), George Pimentel, comunica aos alunos do Curso de Pedagogia da Plataforma Paulo Freire, que será realizada reunião em Nova Olinda, na Escola Padre Luiz Figueiredo, no dia 15/01/2010, às 18 horas. E para os alunos do Curso de Filosofia, no Crato, a reunião de abertura será hoje, dia 08, às 19 horas, no Salão da Pedagogia, no Campus do Pimenta/URCA.

I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense começa dia 27

Com o tema ‘Sociedade, Natureza e as relações de produção no Campo’, será realizado de 27 a 30 de janeiro de 2010, o I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária – GEA, que desde 2001 reflete sobre o espaço agrário, com enfoque nos debates sobre território Espaço e movimentos sociais e as diversas temáticas referentes à questão agrária. O GEA é composto por pesquisadores e discentes do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCAP) e desenvolve desde sua criação atividades de leituras sistematizadas, pesquisas e atividades de extensão. O grupo tem como linhas de pesquisa, sociedade, ensino, gênero e reforma agrária. O encontro visa promover um espaço de debates e reflexões sobre: A questão Agrária, resistência e exploração; Relações Campo-Cidade; Educação do Campo; teorias e métodos da Geografia Agrária; Cultura, Gênero; sexualidade e Impactos Ambientais no Campo.


Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 08 de janeiro de 2010.

* Ao cair da tarde... (2)

Após assistir a partida de futebol entre as seleções de Crato e Juazeiro por mais um intermunicipal (2 a 2) com gols de Joãozinho e Jaime para Juazeiro e Chico Curto, duas vezes, para o Crato, dobro (agora a direita) a quina que dá acesso à Rua Rui Barbosa e adentro ao Parque de Exposição onde assisto, no picadeiro, apresentações folclóricas no comando de Seu Elói. Vou até o quiosque de seu Enoque onde saboreio um delicioso cachorro quente com uma cajuvita paulista vitaminada. Passo na barraca de Dona Iraci e bebo duas cervejas Astra. São 2 da madrugada, o movimento no parque vai diminuindo, saio pelo portão principal, sento um pouco na pracinha em frente. Retorno a caminhada. Caminho ao lado de seu Zé Inácio e seu Assis Ribeiro que se dirigem as suas residências. “Subo” o morro: o meu estimado Alto da Penha. Chegando na “bodega” de Seu Montecio: encontro Coló, Célio Silva, meu tio Oduvaldo, Chico de Anunciada, Chico Baixote, Denha, Bô, Boba, Luiza de Neco, João Bebin. Celio todo de branco, camisa passada, cabeleira intacta. Ao seu lado, Pedro Vinte Um dá a introdução para “Um sonho que passou” e a voz mais bonita que o Cariri já “teve” “emoldura” e “acalanta” a noite cratense como saudando e acalantando toda a cidade do Alto que traz o nome de sua Padroeira: Nossa Senhora da Penha. 4 horas da manhã: o galo canta (pela primeira vez na madrugada), caminho pelas ruas da minha meninice, da minha infância “gostosa”, “doce”, “meiga”. Adentro a Avenida Duque de Caxias, avisto a Igrejinha de São Francisco, Chico Viana “dá” as primeiras badaladas para a missa das 7 horas, celebrada pelo padre José Honor. Tomo um saudável banho e acompanhado do meu querido pai e de minha irmã Virginia Lídia me desloco para a santa missa. A felicidade “batia” a minha porta.

* Simulação

Jorge Carvalho
Janeiro
2010

Jovens aprendem a fazer instrumentos musicais no Crato



Curso de Construção de Instrumentos será o terceiro curso do Projeto Fazendo Arte e estão previstos a realização de mais 11 cursos incluindo diversas linguagens artísticas.


O Projeto Nova Vida (Crato) irá realizar mais formação na área de artes, desta vez será a produção de instrumentos musicais e teoria musical O curso será ministrado pelo luthier, arte-educador e coordenador da banda Sol na Macambira Jean Alex (foto abaixo),e terá como monitores os músicos Carlos Cícero e Maricélio Santos. Além do artista/educador do Projeto Nova Vida, Victor Brito que apoiará todo processo de evolução do curso.



O curso faz parte do projeto Fazendo Arte que é desenvolvido pela instituição Nova Vida e visa oferecer a comunidade do Gesso e de outras localidades da cidade do Crato o maior número de linguagens artísticas, visando gerar uma maior aproximação com o universo da produção e circulação da arte, proporcionando assim, formação sócio-cultural, através de ações de qualificação artística e fruição estética, objetivando combater os índices de violência, consumo de drogas e prostituição infanto-juvenil, fatores presentes na comunidade, e criando condições de acesso a arte e a cultura, através de oficinas, debates, visitas aos espaços de circulação das artes como museus, galerias, teatro, cinema, centros culturais, ateliês e terreiros de brincantes, utilizando esses instrumentos para promover transformações favorecendo o desenvolvimento do aprendizado e da cidadania.

Para o presidente do Projeto Nova Vida essa é uma grande oportunidade para que a juventude associe seus conhecimentos a uma prática efetiva.

A coordenadora pedagógica do Fazendo Arte e integrante do Coletivo Camaradas, Fatinha Gomes destaca que o curso de Construção de Instrumentos e Teoria Musical trará para o público envolvido uma grande experiência no contexto musical, social e educativo, pois reunirá num só curso importantes noções de cidadania,humanidade, emancipação, numa perspectiva ideológica de transformação e aproximação do fazer artístico universal.
Um dos intuitos do curso é a formação de um grupo de musical baseada na estética da cultura popular.

O Projeto Fazendo Arte tem como realizadores as instituições alemãs Aktionskreis Pater Beda, Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger e o Projeto Nova Vida e a parceria da Universidade Regional do Cariri - URCA, Secretárias Municipais da Educação e da Cultura,Coletivo Camaradas e SESC.

Serviço:
Curso de Construção de instrumentos e teoria musical
Inicio: 13/01/2009
Horário: Tarde
Local: Projeto Nova Vida
Informações: 88232474

Terreirada Cearense no Rio



Queridos Terreirantes!

Dia 10 de Janeiro a Terreirada Cearense está de volta! E segue todos os domingos!

Forró de Raiz com a formação completa (Ranier, Beto, Geraldo, Marcelo, Filipe, Francisco e Cláudio),
Além de discotecagem de música brasileira e muitos convidados especiais!

CTO – Centro de Teatro do Oprimido
Rua Mem de Sá, 31 – Lapa (Próximo aos Arcos)
A partir das 20h!

BAIXEM AS MÚSICAS NO www.geraldojunior.palcomp3.com.br

Vem aí o Carnaval da Saudade do Crato Tênis Clube


Uma das mais tradicionais festas carnavalescas do interior cearense, o Carnaval da Saudade do Crato Tênis Clube consolida-se nessa sua 5ª edição como o evento mais esperado do ano. É através do Carnaval da Saudade que buscamos o resgate das antigas marchinhas, frevos e sambas dos carnavais que marcaram época e o "clube do pimenta" fica lotado de pessoas alegres e com muita energia, indo a festa terminar em um cortejo até a Praça Siqueira Campos,por volta das 6 da manhã.
Esse ano o tema da festa é a ecologia, porque preservar a nossa querida Chapada do Araripe é obrigação de cada um de nós.
Em breve venda de mesas e ingressos avulsos.
Informações: (88) 8816.3062