Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Lei da Ficha Limpa e o exercício da cidadania - Por José de Arimatéa dos Santos

A decência e a honra são obrigações de todo cidadão e assim é importante na vida política que seus entes tenham um comportamento exemplar no trato do dinheiro público e nos atos da administração pública. Nesse contexto uma lei de iniciativa popular tem agora a sua validade para as eleições deste ano confirmada pelo Supremo Tribunal Federal a mais alta corte do país.
O filtro da Ficha Limpa deveria ser feito pelos partidos já no nascedouro das candidaturas. Indivíduos com dívidas com a justiça já seriam eliminados logo de cara e dessa maneira o partido político teria como propagar aos quatro ventos que seus candidatos são homens e mulheres de caráter e conduta ilibadas.
Quem sabe agora os candidatos que se apresentarem nas próximas eleições possam mudar a visão de grande parte da população que todo político é ladrão e que se faça uma política em que a corrupção seja a exceção da regra.
Sabemos que uma lei não impedirá a ascensão de corruptos, mas  já é um grandioso passo para que cada cidadão fiscalize mais seus representantes políticos. E hoje em dia os recursos para fiscalizar são grandes, principalmente através das redes sociais em que as informações correm numa velocidade estonteante e onde é possível ser o local para encontros na rua para protestar e exigir os direitos de todo cidadão.
A lei da Ficha Limpa valendo já para as eleições de outubro força uma certa modificação nos quadros dos partidos em que novas lideranças poderão surgir e assim a tão esperada oxigenação se fará sentir. Só nos resta agora a escolha de políticos com ética e projetos consistentes em que a transparência aliada ao trabalho pela comunidade sejam o mote. E que o eleitor acompanhe seus representantes em todo momento. Isso é cidadania e a lei da Ficha Limpa já um bom começo.

AS ASTÚCIAS DE UM ADVOGADO - POR PEDRO ESMERADLO



Esta história foi contada por um parente e gostei da veracidade dos fatos o que passo a expor minuciosamente para conhecimento do leitor.
Doutor Marcílio Xavier, advogado, muito preparado, conhecedor das leis jurídicas, com entusiasmo fazia aparecer os ânimos de advogado com os bons momentos em suas causas ganhas.
Quando pequeno seu maior sonho era ser sacerdote da igreja católica. Estudou no Seminário do Crato, adquiriu conhecimentos profundos para expor com exatidão a doutrina de Cristo, mas antes de receber as ordens predestinadas para ser sacerdote, observou que não tinha vocação para exercer este ofício. Antes de tudo abandonou a sua proposição de ser padre e apresentou com suas palavras eloqüentes o motivo da desistência e preferiu divulgar o conjunto de princípios morais com retidão e exercer as artes jurídicas.
Como adquiriu conhecimentos profundos, tornou-se um advogado fluente no seio da sociedade. Foi um exímio patrono e defensor dos princípios morais do direito do povo.
Tinha como lema uma palavra astuciosa que considerava o senhor elegante no estilo na propagação das leis jurídicas. O seu lema era: Contrate o Dr. Marcílio e considere a sua causa ganha. Com isso era determinado e conseguia bons clientes para exercer o comando de sua profissão.
Um dia, um comerciante de Juazeiro do Norte que tinha o hábito de viajar à cidade de São Paulo a fim de conseguir veículos novos e vender aos amigos moradores daquela cidade. Queixou-se ao Dr. Marcilio que tinha vendido um caminhão a um senhor morador da cidade de Iguatu e então não tinha efetuado o pagamento de suas duplicatas até aquele momento.
Então o Dr. Marcílio disse: contrate o Dr. Marcílio e considere a causa ganha. Após conversa prolongada efetuou-se o contrato de execução desse senhor morador de Iguatu.
Nessa época os meios de transportes eram deficitários, não havia transporte com facilidade, portanto tinha que partir de trem que saía do Crato às 11h 30min da manhã com destino a Iguatu. Lá chegando procuraram uma pensão mais ou menos qualificada e se hospedaram até o dia seguinte que seria o dia de apresentar queixa ao poder judiciário.
À noite, quando não havia diversão na cidade o pessoal ficava na calçada observando o movimento noturno. Em certo momento, apareceu um senhor forte, corpo atlético, dando murros em um cidadão quase sem defesa e que deixava todo mundo arrepiado de sua malvadeza. Por isso o advogado admirado perguntou ao cliente: você conhece esse cidadão perverso? Ao passo que o cliente respondeu: é aquele que vai entrar com queixa amanhã no juizado da cidade.
O advogado virou-se para o seu cliente, com medo de enfrentar a causa, retrucou: agora considere sua causa perdida. Vieram embora para o Juazeiro no dia seguinte. Nesse caso, o cliente revoltado com a fraqueza do seu advogado, indignado disse: “Era só o que faltava, mostrou arrufo e depois caiu com os burros n’água. Devia ser sincero e dizer a verdade de sua fraqueza. Seria melhor se ele deixasse o ofício”.

Crato-CE, 16/02/2012

Autor: Pedro Esmeraldo