Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Plano Real, que estabilizou o Brasil, foi chamado na época, de "Estelionato Eleitoral" por Lula - Como o tempo muda... Por: A. Morais

Mais um capítulo na famosa novela da incoerência dos políticos brasileiros. Quando o Plano Real, aquele que estabilizou os preços e a economia Brasileira, foi lançado, o Lula foi contra. Chamou na época de um "Estelionato Eleitoral". Depois que assumiu o poder, não só se apropriou do Plano Real, como fez com que grande parte da população hoje seja levada a acreditar erroneamente, que a economia se estabilizou neste governo. Mas, como sempre, contra provas, não há argumentos, eis a prova dos 9, em Vídeo e a Cores. A verdade que alguns querem jogar pra debaixo do tapete, mas que no final, prevalece:



Vídeo postado no Blog do Sanharol por Antonio Morais

Vargas Llosa lamenta ditadura cubana e semiditadura de Chávez

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura 2010, declarou que hoje em dia é mais otimista com a situação política da América Latina e apenas lamentou a presença na região da "ditadura" cubana e da "semiditadura" de Hugo Chávez na Venezuela.

"Há alguns anos eu me sentia pessimista pensando na América Latina. Agora me sinto mais otimista ou, diria, menos pessimista. Hoje em dia na América Latina há uma mudança muito considerável", afirmou Vargas Llosa em entrevista que concedeu na quarta-feira a jornalistas do Grupo Abril, em São Paulo.

"Temos muito mais democracias que ditaduras. Há uma ditadura integral, que é Cuba e que eu acho que está dando seus últimos suspiros, e uma 'semiditadura', que é a de Chávez", afirmou o autor peruano na entrevista à revista Veja".

Vargas Llosa avaliou que, com exceção desses dois países e da Nicarágua, a América Latina conta pela primeira vez em sua história com governos democráticos, incluindo alguns de direita. "O panorama da América Latina mudou radicalmente em um período de 20 ou 30 anos, e isso me dá muita esperança. Agora começamos a recuperar o tempo perdido e é uma coisa muito importante", disse o escritor, que chegou nesta quarta-feira ao Brasil e nesta quinta-feira fará uma conferência em Porto Alegre.

Vargas Llosa elogiou o presidente Lula, mas lamentou que sua política externa não seja tão admirável quanto a interna, referindo-se à sua aproximação com o presidente de Cuba, Raúl Castro, e com o líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. "Lula é democrata no Brasil e abraça um ditador repulsivo como o senhor (Raúl) Castro no mesmo momento em que está morrendo um dissidente (cubano). Isso me desconcertou, me entristeceu, me indignou. Lula tem muito prestígio no mundo, então isso significa aprovar um ditador que é um assassino", afirmou.

O autor se referiu à visita que o presidente fez a Havana em fevereiro passado, exatamente no dia da morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamayo, que fazia uma greve de fome. "Eu também não entendo que o presidente Lula abra as portas do Brasil ao ditador do Irã, Ahmadinejad. Ali estão matando mulheres adúlteras a pedradas. Esse personagem não deveria ser recebido como um chefe de Estado respeitável em um país democrático, por um governo democrático", afirmou.

Segundo o Nobel, Lula, uma pessoa que antes acreditava mais no socialismo e na revolução do que na democracia, é atualmente um bastião da democracia latino-americana e um importante promotor de políticas de mercado. "Os empresários estão encantados com Lula. É uma mudança notável", disse.

Fonte: Terra

Um exemplo de mãe - Emerson Monteiro

Vemo-nos, em determinados momentos, sob a condição inevitável de testemunhar nos gestos das outras pessoas o que significam as virtudes sonhadas que muitos reclamam uns dos outros, para uma melhor classificação dos padrões humanos da excelência. Há como que disposição comum de exigir e nivelar por baixo os comportamentos, espécie de pessimismo crônico em face das dificuldades naturais do dia-a-dia. Seriam as justificativas da acomodação, se pode até mesmo dizer. Ainda assim, casos raros de extrema qualidade, no entanto, persistirão acontecendo, mundo afora.
Eu conhecera Mirtes Cordeiro durante visita que lhe fiz em campanha política de alguns anos atrás. Amiga de Luiziane, uma das minhas irmãs, ela me recebeu com alegria nas dependências do salão de beleza de sua propriedade, no Conjunto Novo Crato. Desde logo, com ela e seu esposo, Vilemar, mantive boa amizade. Um casal preocupado sobretudo com o destino de um filho que estudava em São Luiz, no Maranhão. Noutras ocasiões em que voltei a lhes encontrar, vi que a educação do filho sempre predominava entre os assuntos de interesse.
Sei bem que Mirtes transformara o sucesso do filho no sonho principal da família, em tudo por tudo. Esforçados nas lides cratenses, os pais acompanhavam à distância o encaminhamento do jovem, que escolhera a odontologia para graduação acadêmica. De Crato, Mirtes seguia e mantinha os tais estudos graças ao empenho de todos da família, o que mais adiante produziria resultados meritórios.
Na derradeira vez em que nos vimos, rápidos instantes no centro de Crato, Mirtes relatou seus planos de mudança para a capital maranhense, narrando o quanto custara de trabalho e preocupação a feliz educação do filho, incluindo o planejamento da mudança para mais perto dele, pois pretendia auxiliá-lo no início da profissão seguindo o caminho que abraçara.
E agora (18 de outubro de 2010) recebo a notícia de que, viajando para São Luiz, numa rodovia do Piauí, Mirtes Cordeiro sofreu acidente automobilístico fatal.
Nessa hora passou-me nas trilhas da lembrança o carinho de Mirtes para com o filho, a disposição constante querendo reunir os meios de mantê-lo estudando fora, as cartas que dirigiu às autoridades encarecendo recursos para a iniciativa, o que, sem qualquer dúvida, significou ponto de honra de uma vida inteira.
Sentimento forte de admiração e nostalgia evidenciou-se na figura daquela mãe afetuosa, recordando quando escutava a respeito dos seus cuidados e projetos que estabeleceram a nova história do filho, qual se outra meta não houvesse além disso para justificar os dias que lhe restavam antes de deixar este chão.
Com isso, aqui registro em um breve comentário o que presenciei desta personalidade simples que desaparece num piscar de olhos, anônima entre tantos que transmutam no amor aos filhos a razão maior do existir, pela magnânima vontade humana das suas realizações pessoais.

Unidade Nacional. - José do Vale Pinheiro Feitosa

É necessária superar o lucro fácil e a corrupção no âmbito do Estado Brasileiro. Esta é uma bandeira que além de moral e ética tem ser abraçada por todos. É preciso evitar o jogo de acusa e acusa de um lado e outro, pois quem ganha com isso é a prática da corrupção. Este é um assunto que tanto o PSDB quanto o PT, os partidos que comandam duas frentes políticas em disputa nestas eleições façam uma união nacional contra isso. Ficar acusando uns aos outros apenas serve para o "financiamento" marginal da política e principal de alguns espertalhões.

A outra coisa foi o jogo religioso nesta eleição. Liberdade religiosa é lema principal da unidade nacional, quem não tem religião tambéms está defendido por esta unidade. O Estado laico e uma sociedade plural é a melhor forma de sermos civilizados. Não podemos acompanhar o modismo de nenhum país, especialmente neste tempos bicudos de crise quando o desespero popular pode levar sociedades ao autoritarismo.

A síntese a fazer é que a unidade nacional ocorra em torno de uma sociedade democrática, que reconheça seus problemas e que tenha a capacidade de dar voz a todos.

Sobre os dois aspectos coloco duas partes de uma entrevista com Maria Rita Kehl na revista Carta Capital:

Sobre a corrupção no Governo Lula:

CC: Falemos de ética: você acha que o caso Erenice atingiu eleitoralmente esta classe média?
MRK: Eu acho que sim. Eu li um artigo dizendo que o caso Erenice foi mais decisivo para exigir o segundo turno que essa “fofocaiada” toda sobre o aborto. E, infelizmente, está certo. O governo para o qual eu voto e continuo votando tem uma leniência com a questão da corrupção, que deixa até difícil um petista defender, tenho que dizer isso. Lula naturalizou a corrupção, como sendo parte do jogo político. E aí, está bom, quando fica mais escandaloso, demite. Mas “deixa acontecer”, entendeu? Renan Calheiros, Sarney, são vergonhas que a gente tem que engolir, fica parecendo que é culpa da oposição agitar isso. Claro que ela vai agitar. Nós agitaríamos isso se aparecesse uma coisa tão escandalosa na outra campanha. A diferença aí – que é a favor da atitude do governo Lula, mas que ao mesmo tempo não o torna vítima – é que o governo Lula não consegue blindar a imprensa como o governo do PSDB consegue, porque tem a imprensa na mão. Então, quando surge alguma coisa, surge como fofoca que desaparece no dia seguinte. Como a coisa do Paulo Preto, que o Serra não respondeu no debate e ficou por isso mesmo. A gente sabe que é um governo que blinda. O Alckmin, como a candidatura dele estava bem, teve a campanha toda em céu de brigadeiro, do começo ao fim, não tinha ninguém que pudesse pegar alguma coisa e contestar. E se pegasse, não ia sair na imprensa. De fato, a grande imprensa se encarrega de censurar quaisquer denúncias sobre os governos que ela apoia. Mas mesmo que a imprensa seja parcial ao denunciar um caso como o da Erenice, o caso em si está errado, não poderia aparecer.

CC: O governo não poderia ficar surpreso com a “escandalização” feita pela grande imprensa, certo?
MRK: Claro! Ele sabe qual é o jogo e não era para ter corrupção deste jeito. Uma coisa ou outra você não controla, uma coisa pequena, mas para mim é difícil responder quando as pessoas dizem: “mas, como? Estava no nariz dela! Era uma coisa que estava a família inteira metendo a mão”. Coloca os petistas numa situação difícil.

Agora sobre a questão do moralismo e do uso da religiosidadem, incluindo o tema do aborto:

CC: Esta eleição está sendo marcada também pela discussão de temas no campo da moral: aborto, religião. O que te parece isso?
MRK: Eu acho que isso mostra o atraso da sociedade brasileira. Porque, claro, nenhum candidato vai ser eleito se estiver em descompasso com a maioria da sociedade. O Plínio foi um exemplo ótimo, de um cara que falava tudo o que tinha na cabeça, tudo o que ele pensa de verdade, de uma forma consistente, porque ele não tinha compromisso de se eleger. O que me espanta é o atraso da sociedade brasileira. E a ignorância aí é apoiada pelo Serra de misturar questões religiosas com questões políticas. Como é que as igrejas começam a pautar a lei agora? Uma coisa é eles decidirem o que é pecado e o que não é, outra coisa é eles decidirem o que é ilegal e o que não é.

CC: E isso acabou virando pauta de campanha presidencial, não é?
MRK: Vira pauta e vira motivo de constrangimento. A campanha do PSDB tem responsabilidades sim, de acirrar esta intolerância religiosa neste momento da campanha. A Dilma respondeu duas vezes no debate da Band que neste País não tem intolerância religiosa. Fica esta irresponsabilidade feia do PSDB estar acirrando isso, mas ao mesmo tempo a sociedade mostra neste ponto como é atrasada. Aparecem comentários de que a Dilma é a favor do aborto como se ela tivesse o poder de decidir, se ela apoia o aborto, vai ter aborto. Como se isso não tivesse que passar pelo Congresso. Além de tudo joga muito com a ignorância do povo.

Se mais adiante fecha o assunto:

CC: E os candidatos chegam a “endireitar”, fazer campanha nas igrejas e citarem Deus à exaustão. Não acha que isso tem um papel deseducador, em particular para crianças e adolescentes?
MRK: Isso é o pior. Por um lado, eu acho que o problema da corrupção não é da responsabilidade do PSDB, eles vão extrair o máximo de vantagens que puderem arrancar deste caso da Casa Civil. Por outro lado, é responsabilidade sim, do PSDB e da campanha Serra o tom fascistóide que estas coisas estão adquirindo. É horrível que os candidatos tenham que aparecer ajoelhados comungando, dizendo que são a favor da vida…claro que são a favor da vida, quem é que não é?Agora, é a Igreja que não é a favor da vida. Aí é uma opinião minha. A ONG Católicas pelo Direito de Decidir me convidou para debater e elas pensam assim: a criminalização do aborto é uma questão contra a liberdade sexual da mulher, ponto.Não pode usar camisinha, porque a Igreja também é contra. Então é uma questão de dizer: sexo só dentro do casamento e só para ter filho. É isso, que não está escrito assim, mas é o que está dito. Se não pode usar preservativo, não pode evitar filho, não pode nem evitar infecções, epidemias como o HIV que mata milhões na África, que “a favor da vida” é esse?

CC: O Dafolha divulgou uma pesquisa que diz que a posição contra o aborto na sociedade aumentou depois destas semanas de discussão na campanha, veja o efeito nocivo.
MRK: Claro, porque o que circula é uma desinformação, “coitadinha da criancinha”, “eu poderia ter sido abortado” e “porque eu não fui abortado eu estou aqui”, não é neste grau. E a Marina tem responsabilidade nisso. Mesmo que a Dilma ganhe, a sociedade retrocedeu muito e isso é responsabilidade da campanha. É terrível.

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária

Dia 19, terça-feira


CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
15h Visibilidade Teatral. Ministrante: Marcio Rodrigues (Crato-CE).
Pretende apresentar a visibilidade no teatro, ou seja, a combinação dos elementos visuais do espetáculo (iluminação, figurino, maquiagem e cenografia). 180min

Atividades Infantis - HORA DO RECREIO
Local: Creche São Miguel - ONG Sociedade de Apoio a Família Carente (Crato-CE)
15h Contação de Histórias: Histórias Guardadas no Tempo - Elizabete Pacheco (Juazeiro do Norte-CE). Através da oralidade e de maneira criativa e harmônica, será abordado o pensamento sobre as questões que diz respeito ao idoso, como valorizá-lo e tomar consciência da sua importância na sociedade. 15min.

Literatura/Biblioteca - BIBLIOTECA VIRTUAL
18h Noções Básicas de Utilização da Internet. Instrutor: Cleytonn de Oliveira. 180min.

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63030-210
Tel: 88- 3512 2855 fax: 88 3511 4582

A COMÉDIA DA MALDIÇÃO GANHA PRÊMIOS EM FESTIVAL

O espetáculo A COMÉDIA DA MALDIÇÃO, escrito e dirigido pelo dramaturgo Cacá Araújo, encenado pela Cia. Cearense de Teatro Brincante, participou do XXI Festival de Teatro de Acopiara-CE, realizado de 09 e 16 de outubro de 2010 pela Cia. Cordel de Teatro, e obteve os seguintes resultados:

Orleyna Moura (Prêmio de Melhor Atriz)

Cacá Araújo (Prêmio de Melhor Texto e Indicação aos Prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor)

Carla Hemanuela (Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante)

Paulo Henrique Macêdo (Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante)

Lorenna Gonçalves (Indicação ao Prêmio de Atriz Revelação)

Lílian Carvalho (Indicação ao Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante)

E ainda indicações aos prêmios: Melhor Cenário (Cacá Araújo e França Soares), Melhor Espetáculo pelo Júri Oficial, Melhor Espetáculo pelo Júri Popular e Melhor Conjunto Cênico

Troféu Lajes de Teatro, outorgado pelo festival

A Sociedade Cariri das Artes e a Cia. Cearense de Teatro Brincante agradecem a todos os que colaboraram para a participação do espetáculo no festival, especialmente à Prefeitura Municipal do Crato / Secretaria Municipal de Cultura.

Arnaldo Jabor falando umas verdades que doí em muitos.

Produtora confirma segundo show de Paul McCartney em São Paulo

O ex-beatle Paul McCartney (Foto: Reuters)

O ex-beatle Paul McCartney fará um segundo show no Estádio do Morumbi, em São Paulo, no dia 22 de novembro, informou a produtora Plan Music nesta segunda-feira (18). A informação foi divulgada logo após o anúncio de que todos os ingressos colocados à venda para a apresentação do dia 21 esgotaram.

A pré-venda, apenas para clientes dos cartões Bradesco, inicia à 0h desta quarta-feira (20) no site www.ingresso.com. A venda aberta para o público em geral ocorre no dia seguinte, quinta-feira (21), a partir das 8h, tanto pelo site www.ingresso.com, quanto pelo telefone 4003-3222 e pelas bilheterias do Estádio do Pacaembu.

A produtora dos shows informa que serão vendidos no máximo 6 ingressos por CPF. Também foi divulgado um e-mail de contato específico para tirar dúvidas sobre o evento: atendimento.eventos@ingresso.com.br.

Além dos shows em São Paulo, McCartney também toca em Porto Alegre no dia 7 de novembro. Todos os ingressos para o show, no Estádio Beira-Rio, também estão esgotados.

O espetáculo do dia 21 em São Paulo terá transmissão da TV Globo.

Segundo a Plan Music, os shows de McCartney, parte de sua "Up and coming tour", seguirão o formato que ele já tem apresentado em outras apresentações pelo mundo, com quase três horas de música, cobrindo todas as suas fases, da época do quarteto de Liverpool, mas também com o Wings e a carreira solo.

O músico inglês se apresentou oficialmente no Brasil pela primeira vez em 1990, com um show que entrou para o livro Guiness dos Recordes como a apresentação de um único artista com maior público pagante, de 184 mil pessoas. Ele voltou ao país em 1993, tocando no Pacaembu em São Paulo e na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba.

Veja a relação de preços setor*:
Pista prime: R$ 700
Cadeira premium azul: R$ 450
Cadeira premium laranja: R$ 450
Cadeira coberta azul: R$ 450
Cadeira coberta vermelha: R$ 450
Cadeira coberta laranja: R$ 400
Pista: R$ 300
Cadeira inferior: R$ 300
Arquibanca especial vermelha: R$ 180
Arquibanca vermelha: R$ 160
Arquibancada azul: R$ 160
Arquibancada laranja: R$ 140

* Meia-entrada pode ser adquirida por estudantes de ensino fundamental, médio ou superior, rede pública ou particular; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; professores da rede pública estadual de ensino; e aposentados têm direito à meia-entrada. Nas compras pela internet, haverá taxa de conveniência de 16%; por telefone, a taxa será de 20%.

Fonte: G1