Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Começou Tirandes X Crato



Olá amigos, são 15h39 minutos, e estamos com 5 minutos do primeiro tempo do jogo, no estádio Elzir Cabral, Tiradentes x Crato, pela segunda divisão do campeonato cearense. A Rádio Araripe AM, através da equipe RCN Esportes está transmitindo o jogo. Até agor,a zero a zero. A locução é do radialista Marcos Silva, reportagens de Francildo Gonçalves e nos estúdio o plantão com Ambrósio Santos e Eduardo Júnior.

Carnaval no Crato



PROGRAMAÇÃO CARNAVAL - CRATO AMADO
DIA 20/02 (Sexta-Feira)
15h - DESFILES DAS VIRGENS
CONCENTRAÇÃO: Eventus Casa de Show
Grande Encontro das Virgens
LOCAL: Centro Cultural do Araripe
BANDA EMBALO VIP

DIA 21/02 (Sábado)

20h – Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia.
LOCAL: Centro Cultural do Araripe
BANDA EMBALO VIP


DIA 22/02 (Domingo)

17h – Curumim Folia (Carnaval Infantil)
TIO BIBI & CIA.
20h- Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia.
LOCAL: Centro Cultural do Araripe
BANDA EMBALO VIP



DIA 23/02 (Segunda-Feira)

20h – Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia. LOCAL: Centro Cultural do Araripe
BANDA EMBALO VIP

DIA 24/02 (Terça-Feira)

17h – Encontro dos Blocos (Marchinhas e Frevos)
SILVIO E MARCOS ELÉTRICO

20h – Carnaval Crato Amado, do Povo, da Alegria e da Folia. LOCAL: Centro Cultural do Araripe
BANDA EMBALO VIP

Um santo entre nós - por Armando Lopes Rafael



Para Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes,
um cratense fidelíssimo às suas origens,

residente em Recife


Devo a Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes – um cratense fidelíssimo às suas origens, residente em Recife – os primeiros relatos sobre a vida de São Luis Orione. Lembrei-me, ao receber o e-mail enviado por Joaquim, de uma viagem que fiz ao Sudoeste do Maranhão e Norte do Tocantins, no final de 2008. Lá, ouvi falar – quiçá pela primeira vez – no nome de “Dom Orione”. Também conheci algumas obras (educacionais, assistenciais e pastorais), existentes naqueles dois estados, administradas pelos “orionitas”, ou seja, pelos continuadores do trabalho de São Luiz Orione.

Os orionitas estão naquelas paragens há mais de 50 anos. O bispo da diocese de Balsas (MA), Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, nascido em Santa Catarina é orionita. A diocese de Tocantinópolis (TO) conta com a presença – desde 1952 – dos orionitas. Lá existe o Ginásio Dom Orione, o mais conhecido e o mais tradicional estabelecimento de ensino do Norte tocantinense. Em Araguaína – a mais importante cidade do Tocantins – é forte presença dos filhos de Dom Orione, desde quando era simples distrito em 1953. Atualmente, em Araguaína, os orionitas administram uma faculdade, um seminário para formação do clero, colégios, paróquias e várias obras assistenciais.
Por conta do relato de Joaquim senti-me impelido a pesquisar – na Internet – sobre Dom Orione. E descobri que este santo fundou, na Itália, sua terra natal, a Pequena Obra da Divina Providência, a qual, posteriormente, se espalhou na Europa, no continente americano e na África. Recentemente os orionitas se fixaram também nas Filipinas, Jordânia e em países do Leste europeu.
O que tem de diferente São Luiz Orione?
Ele costumava dizer que era o padre de todos, mas, sobretudo daqueles que não vão à igreja. Luiz Orione esteve no Brasil em 4 ocasiões, em viagens missionárias, (1921, 22, 34 e 37). A primeira visita foi feita a pedido do Arcebispo de Mariana (MG), Dom Silvério Gomes Pimenta, o primeiro arcebispo negro brasileiro. Dom Orione foi convidado a trabalhar em favor dos pobres, principalmente dos filhos dos negros. Naquela ocasião, ele passou uma temporada no interior de Minas Gerais (na cidade Mar de Espanha) onde seus discípulos já atuavam desde 1914.
Dali seguiu para as cidades do Rio de Janeiro (onde fundou um abrigo para órfãos) e São Paulo, onde abriu instituições no bairro do Brás. A penúltima visita do Padre Orione ao Brasil, como já frisei, foi em 1934. Ele passou pelo Rio de Janeiro no mesmo navio que conduzia o cardeal Eugenio Pacelli, mais tarde Papa Pio XII. Este último se dirigia a Buenos Aires, como representante do Papa, para participar de um Congresso Eucarístico. Na Argentina, São Luiz Orione fez trabalhos missionários no interior daquele país. Viajou em seguida para o Uruguai e Chile, onde permaneceu até 1937.
Naquele ano, na volta à Itália, passou novamente pelo Rio de Janeiro, onde – no alto do Corcovado, sob a imagem de Cristo Redentor, afirmou: “O que não pude fazer pelo Brasil em vida, farei após minha morte". Suas palavras vêm sendo fielmente cumpridas.
Hoje os orionitas atuam de Norte a Sul do Brasil, em centenas de instituições administradas pelos ramos masculino, feminino e por leigos, presentes em quase todos os estados da federação.
Os brasileiros precisam conhecer a vida e obra de São Luiz Orione!

Plantão no Carnaval



Caros amigos leitores do blog Cariri Agora, no Carnaval estaremos de plantão, com informações gerais do Cariri e do Ceará. Vamos fazer uma paceria? Envie para nosso e-mail antoniodetarso@yahoo.com.br informações do Carnaval, curiosidades, fotos, brincadeiras, piadas, denúncias, sugestões de pauta, enfim, informações variadas para podemrmos postar o maior número de informações legais e bem interessantes aos nossos leitores. Ficaremos ligados...

imagem: site Geocities

Segurança para foliões no Cariri



A Operação Carnaval já começou na região do Cariri. O objetivo dos órgãos de segurança, que irão trabalhar de forma coordenada é garantir a segurança de turistas e foliões e ao mesmo tempo, coibir os excessos. De acordo com Joatan de Sousa diretor geral do Demutran do Crato, durante o período carnavalesco as blitz acontecerão todos os dias dentro da cidade. O mesmo acontecerá em Juazeiro do Norte e barbalha. Para se ter uma idéia, no Crato é possível, fazer quatro blitz em pontos variados de uma só vez. Ontem, a CPRV e a PM fizeram blitz na avenida padre Cícero (que liga JN a Crato) e na Leão Sampaio (que liga JN a Barbalha). A apreensão de motos tem sido a tônica das blitz no Cariri, já que os usuários de motos geralmente estão com documentos atrasados ou sem habilitação. Cerca de
A Polícia Militar vai embarcar, na manhã desta sexta-feira, a tropa que reforçará a segurança no Interior do Estado durante o Carnaval. O embarque dos milicianos acontece às 8 horas, no Estádio Castelão. Serão mobilizados 2.345 PMs na ´Operação Carnaval 2009´, sendo 1.443 no Interior e outros 902 de reforço na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza. Também serão empregadas 134 viaturas e 36 motos no apoio ao policiamento ordinário. No Cariri não foi anunciado o número dos policiais que virão reforçar a segurança, mas está assegurado também a vinda do helicóptero do CIOPAER que fica na região até o dia 25 de fevereiro.

Desfile das virgens abre o Carnaval 2009 no Cariri



O Bloco das Virgens abre hoje à partir das 15 horas o Carnaval na região do Cariri. O desfile do bloco das virgens, em Crato, se caracteriza por homens vestidos de mulher. O bloco das virgens começou como uma pequena brincadeira, no bairro Mirandão, e hoje, conta com a adesão de milhares de pessoas. Os organizadores do evento estimam que cerca de 20 mil pessoas estarão hoje no desfile das virgens, que mobiliza os foliões e praticamente para a cidade. Em Várzea Alegre, a festa será no encontro da Av. Luiz Afonso Diniz com a Rua Antônio Afonso, onde será montada a estrutura de palco e camarotes. Para animar os quatro dias de carnaval haverá a apresentação de três bandas que se revezarão no palco, por noite. Completam a festa 14 blocos alternativos e 2 escolas de samba. Em Campos Sales a festa será aberta neste sábado na AABB e com um desfile nas ruas da cidade. Em Barbalha a festa se dará com os blocos alternativos nos bairros, no Caldas e no parque da cidade. Em JN o carnaval será mais tranqüilo já que a vocação do município é para a realização de eventos de cunho religioso.

imagem: www.vimarense.zip.net

Futebol hoje pela segundona cearense



Crato joga hoje

A equipe do Crato volta a atuar hoje pelo campeonato cearense da segunda divisão, desta feita diante do líder Tiradentes. A partida está programada para 15h30, no estádio Elzir Cabral , em Fortaleza.

Ceará vence

Com um gol de Alex Gaibu aos 19 minutos do primeiro tempo, o Ceará venceu a primeira partida decisiva do primeiro turno do campeonato Cearense. A partida foi realizada no Castelão, rendeu mais de 143 mil reais com público de 11.343 pagantes.As duas equipes voltam a se enfrentar no dia primeiro de março, com o Ceará jogando pelo simples empate, para sagrar-se campeão do primeiro turno.

Taça Libertadores

Em partida isolada, o Cruzeiro recebeu a visita do Estudiante da Argentina , no Mineirão, em Belo Horizonte. Após um 0 X 0 no primeiro tempo, o Cruzeiro voltou para segunda etapa mais determinado e terminou com a vitória por 3 X 0. O atacante Kleber ex Palmeiras, entrou aos 15 minutos do segundo tempo e foi o destaque da partida , marcou dois gols e foi expulso logo após marcar o seu segundo gol.O outro gol do Cruzeiro foi assinalado pelo lateral esquerdo Fernandinho de pênalte sofrido pelo atacante Wellington Paulista.


Colaboração de Amilton Som

Mais investimentos para Juazeiro do Norte



Cerca de R$ 2 milhões estão assegurados para o município de Juazeiro do Norte investir em ações sociais numa parceria com o Proares II (Programa de Apoio às Reformas Sociais). A verba será destinada a construção de obras como um Centro de Educação Infantil, Pólo de Convivência Social, centros de esportes, quadras poliesportivas e bibliotecas. A intenção é fortalecer ainda o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a educação profissional de jovens. A aplicação dos recursos acontece de forma parceira e com o monitoramento do Comitê Municipal Participativo do Proares II. Esta semana, durante reunião no auditório da Secretaria de Saúde, foi votado e constituído o comitê para posterior posse dada pelo prefeito Manoel Santana (PT), que assinou convênios. Ele demonstrou satisfação em saber que Juazeiro vai receber esses recursos e que a iniciativa resgata questões importantes como a cidadania e os direitos sociais. Reafirmou ainda o seu compromisso em torno de atividades e ações que fortaleçam diretamente às políticas setoriais de Juazeiro.

Coelce monta plano especial de atendimento durante o Carnaval





A Coelce montou um plano especial de atendimento para o período de Carnaval, envolvendo área técnica e atendimento ao cliente. Ao todo, serão disponibilizadas 185 viaturas e 36 motos, envolvendo 440 profissionais, para atender demandas eventuais ocorridas no período de sábado (21) até quarta-feira de cinzas (25). Além disso, 195 profissionais estarão de sobreaviso para atendimento de demandas-extra, entre engenheiros, eletrotécnicos e eletricistas. Todas as ocorrências serão monitoradas em tempo real pelo Centro de Controle do Sistema de Fortaleza e Região Metropolitana. Assim como nos anos anteriores, a Coelce realizou inspeção na rede elétrica e manutenção preventiva para suportar o atendimento nas áreas de maior demanda durante o Carnaval. As áreas reforçadas foram Fortaleza, Maracanaú, Aquiraz, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Maciço de Baturité, Cascavel, Caucaia, Aracati, Icapuí, Camocim, Serra da Ibiapaba, sobral, Paracuru, Mundaú, Felxeiras, Guajirú, Jericoacoara, Jijoca, Itapipoca, Ipu, Quixadá, Canindé, Crateús, Nova Russas, Quixeramobim, Iguatu, Iço, Senador Pompeu e Tauá. Além da área técnica, o plano especial de Carnaval envolve a área de atendimento ao cliente. A Central de Relacionamento funcionará normalmente (todos os dias do feriado, 24 horas por dia), oferecendo todos os serviços, exceto religação de urgência. Além disso, 43 Lojas de Atendimento funcionarão no sábado (21) e na segunda-feira (23), das 8 horas às 15 horas, bem como na quarta-feira (25), de meio dia às 17h30min. Em Fortaleza, funcionarão as agências do Centro, Aldeota e Messejana. Na Região Metropolitana, as agências de Baturité, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Maracanaú e Pindoretama. As demais 34 agências que funcionarão no Carnaval estão concentras nas regiões Norte e Sul do Estado. Serviço Informações pelo número 0800.2850196 (ligações feitas de telefone fixo) ou pelo 9090.88116000 (ligações feitas de celular).

Por: Luciano Augusto
Site Ceará Agora

Política nacional e o PSDB



Após visita ao vice-presidente José Alencar, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, disse ontem que o governador de São Paulo, José Serra, lhe reiterou ser favorável à realização de prévias para a definição do candidato que vai disputar a sucessão presidencial em 2010 pelo PSDB. ´Ele reafirmou aquilo que já havia dito em Minas Gerais alguns meses atrás, que jamais foi contrário às prévias´, disse Aécio a jornalistas. A conversa, pelo telefone, aconteceu na quarta-feira, quando ambos marcaram um encontro para logo depois dos feriados de Carnaval. Serra e Aécio disputam a indicação do partido para concorrer às eleições de 2010. Para Aécio, que critica decisões de cúpula, as prévias são a solução para esta definição. ´As prévias são uma extraordinária oportunidade de mobilização do partido´, disse, rechaçando aqueles que vêem desagregação na opção de escolha do candidato por meio de uma consulta interna com filiados. Serra não tem se manifestado diretamente sobre esta questão, mas, nesta semana, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que ele deu sinal verde para que o partido organize a escolha. Já a idéia do governador mineiro de percorrer o país ao lado de Serra nos próximos meses, apresentando o projeto do PSDB para 2010, foi considerada ´interessante´ pelo governador paulista.

Contração do emprego no Ceará



Depois do fechamento de 5.759 vagas com carteira assinada em dezembro, o Ceará volta a registrar forte contração de empregos formais em janeiro deste ano. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram cortados 6.861 postos de trabalho no mês passado no Estado, equivalentes a uma queda de 0,82% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. No primeiro mês de 2009, 25.447 pessoas foram admitidas no Estado, ao passo que ocorreram 32.308 desligamentos. O resultado foi o mais desfavorável para o mês de janeiro, de acordo com a série histórica do Caged para o Estado, iniciada em 1999, e foi puxado, sobretudo, por forte retração na indústria de transformação, que fechou 2.497 postos; seguida pela agricultura, com 2.314 vagas a menos; e pelo comércio, que demitiu 1.816 trabalhadores em janeiro deste ano. Na comparação com os demais estados do Nordeste, o saldo negativo de empregos formais registrado no Ceará só foi menor que aquele anotado em Pernambuco que, no último mês, contabilizou retração de 7.972 postos de trabalho. Considerando o restante do País, o Ceará ocupa a 5ª posição entre os estados que mais demitiram. As maiores quedas o correram em São Paulo (-38.676), em Minas Gerais (-26.800), e no Rio de Janeiro (-16.538). Neste cenário, a Região Metropolitana de Fortaleza registrou retração de 2.983 empregos formais (-0,48%), apresentando a pior queda no número de empregos em relação às demais capitais nordestinas e a 4ª entre aquelas pesquisadas no Brasil.

Diário do Nordeste

Super Simples



Até ontem, penúltimo dia para solicitação das pequenas e médias empresas para aderirem ao Super Simples, a Receita Federal no Ceará já havia recebido 13.221 pedidos, sendo 10.503 em janeiro e 2.178 em fevereiro. “É um número relativamente alto, visto que representa quase 10% das 140 mil adesões que já foram aceitas no Estado desde que o novo sistema entrou em vigor”, ponderou Osvaldo Carvalho Filho, assessor de comunicação da Receita no Ceará. Ele também destacou que os pedidos ainda serão avaliados. “As pequenas e médias empresas fazem os pedidos, que a Receita processa até 10 de março. Nem todas as 13.221 solicitações serão aceitas, algumas empresas têm pendências fiscais que impedem a adesão. São casos de falhas no cadastro, débitos ou ausência de declarações. Nesses casos, a empresa pode solicitar um prazo para recurso. A adesão só será homologada quando os problemas estiverem resolvidos”, explicou. Sobre o perfil das micro e pequenas empresas que fizeram as solicitações neste ano, o assessor da Receita disse que os dados ainda não foram disponibilizados. “Só podemos saber em quais setores elas atuam ou a qual região do Estado pertencem, após o prazo, quando analisadas as solicitações”.

Dinheiro durante o Carnaval



A folia carnavalesca deve ser responsável pela injeção de R$ 188,5 milhões na economia cearense. A expectativa da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur/CE), é de que o feriado que tem início amanhã dê prosseguimento ao bom volume de receita deixada pelos turistas que chegam ao Estado desde dezembro de 2008.´Serão pessoas que virão muito fortemente das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Boa parte ficará em Fortaleza e se deslocará para praias mais próximas. Mas, Lagoinha, Flecheiras, Canoa Quebrada e Jericoacoara também devem receber bom fluxo de turistas´, prevê o secretário de Turismo, Bismarck Maia.Assim como no período da alta estação, o secretário, associa a boa expectativa para o Carnaval ´ao intenso trabalho de promoção do Ceará nos mercados prioritários, nacionais e internacionais´.Rede hoteleira Conforme adiantado pelo Diário do Nordeste, na edição de 14 de fevereiro, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Ceará (ABIH-CE) para o feriadão é de que 88% dos leitos hoteleiros de Fortaleza estejam ocupados durante os quatro dias de folia. Mas, segundo informação da Setur/CE, hotéis de quatro e cinco estrelas, como Marina Park, Gran Marquise, Seara, Ponta Mar e Praiano, já estão com 100% de ocupação. Assim também ocorre em municípios com vocação carnavalesca.

Só depois do Carnaval....

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou nesta quarta-feira, 18, que, somente depois do Carnaval, é que serão retomadas as negociações para o preenchimento das presidências das 11 comissões técnicas do Senado. Ironizando a dificuldade no acerto dos nomes, causada por haver mais de um nome para o mesmo cargo, Jucá disse que o Senado vai seguir o ritmo da Câmara, que, igualmente, só depois do Carnaval é que vai formalizar o comando das comissões. "Não vamos ter a pressa que aniquila o verso", disse o líder, repetindo o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Uma das maiores dificuldades é o impasse provocado pela disputa da Comissão de Infraestrutura, cobiçada pelo PT, para dar o cargo a ex-líder do partido Ideli Salvatti (SC), e o PTB, que quer o cargo para o senador Fernando Collor (AL). Ideli avisou que o partido não vai desistir da proporcionalidade que lhe cede a quarta opção na escolha das comissões, enquanto o PTB seria o último.

Política

O DEM e o PSDB protocolaram nesta quarta-feira, 18, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma representação contra a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por ter feito propaganda eleitoral antecipada durante o encontro de prefeitos, nos dias 10 e 11 de fevereiro na capital federal. De acordo com o deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), da executiva do partido, durante o evento houve uma espécie de propaganda subliminar de Dilma em relação aos programas do governo. "Nessa representação há uma exposição que procura demonstrar a hipótese de que esse ato (encontro dos prefeitos)é uma propaganda subliminar ou propaganda política extemporânea (fora do prazo)". O deputado argumenta que, de acordo com a lei eleitoral, só se pode fazer propaganda a partir de 15 de julho do ano da eleição.

O Povo

Raimundo Macedo



O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, participou, na manhã desta sexta-feira, de mais uma Missa em sufrágio da alma do Padre Cícero. A exemplo do que acontece a cada dia 20, ele esteve no altar acompanhado da esposa, Maricele Macedo, e faz questão de evidenciar a sua devoção pelo sacerdote. Em conversa com repórteres, o ex-prefeito disse estar tranqüilo com relação às contas do último ano da sua gestão garantindo que tudo foi feito dentro da lei. Quanto ao atraso na chegada da documentação na Câmara Municipal de Juazeiro, Raimundão atribuiu aos responsáveis pela contabilidade que não atentaram para a data estabelecida na legislação. Sobre o assunto, o Jornal do Cariri publicou, na sua edição desta semana, entrevista com o ex-prefeito apresentando as mesmas razões. Como se tratava do último ano da gestão, foi necessário o fechamento dos balanços nos documentos que mostram números sobre arrecadação, despesas, contratos e investimentos da Prefeitura. Ele reafirmou que todos os passos dados em sua administração foram nos caminhos da legalidade e seriedade no trato com a coisa pública.