Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SANTANA ROMPE COM PRESIDENTE DA CÂMARA POR CONFISCO DE SALÁRIOS


Agora não há mais segredos. O prefeito Manoel Santana rompeu com o presidente da Câmara, Zé de Amélia Junior e já trabalha para impedir a sua reeleição em dezembro de 2010. O motivo do rompimento deles se deu porque Amélia Junior se recusou a aprovar em caráter de emergência o projeto de lei que confiscava 10% dos salários dos ocupantes de cargos comissionados, do prefeito, vice e dos secretários. Mesmo com a recusa da Câmara votar essa lei, Santana baixou o Decreto 370 e confiscou os vencimentos de parte do funcionalismo.

O rompimento de Santana com Amélia Junior se mantinha em segredo até que na semana passada, o prefeito postou em seu twiter que havia sido convidado para um jantar pelo presidente da Câmara. Santana escreveu que não gostava do prato a ser servido, duodécimo – termo que significa os valores legais repassados pela prefeitura para a Câmara de Vereadores.

Com essa publicação no twiter, Amélia Junior cancelou o convite para o encontro e disse ao Jornal do Cariri que a razão do pedido de jantar era tentar demover Santana de confiscar os salários dos servidores ocupantes de cargos de confiança. “Não há como o prefeito Santana incorrer nesse erro. Ele foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores e não há como o PT adotar o confisco salarial como prática administrativa de quem ganha tão mal em pleno período natalino”.

Só após esse cancelamento, vazou uma reunião anterior entre o prefeito Santana e onze vereadores que esclareceu todos os detalhes do rompimento. Nesse encontro, estiveram ausentes apenas o presidente da Câmara, Amélia Junior, Tarso Magno e Roberto Sampaio. Na ocasião, Santana anunciou que iria escolher entre eles um líder de seu governo. Há quatro meses Santana não tem líder na Câmara. Nenhum dos presentes se mostrou interessado no posto. Com o silêncio, Santana prometeu dar um presente a quem aceitasse a tarefa: a presidência da Câmara.

Como a declaração repercutiu mal entre os vereadores, Santana se corrigiu. Disse que não daria a presidência, mas o apoio ao seu novo líder para ser candidato contra o atual presidente Amélia Junior. Nem assim, nenhum dos onze vereadores aceitou o cargo de líder. Daí, Santana perdeu a paciência e acusou Amélia Junior de ser desonesto. Também fez outras pesadas acusações contra o atual presidente da Câmara.

Amélia Junior reagiu aos ataques do prefeito Santana. Disse que “não posso concordar com uma lei que irá punir trabalhadores com o confisco. Fui contra o confisco na época do presidente Collor e jamais imaginaria que um prefeito do PT propusesse essa medida aqui em Juazeiro”. Amélia Junior sustentou ainda que o prefeito Santana perde tempo: “não me intimidarei para que ele aprove o confisco a toque de caixa. Ele(Santana) sabe que não poderia confiscar salários através de um decreto”.

Fonte: Site do Jornal do Cariri

Serra afasta 'tentação' de campanha eleitoral antecipada


Foto: Agência Brasil

O governador paulista, José Serra (PSDB), criticou nesta terça-feira, em Diadema, na Grande São Paulo, as tentativas de antecipação da disputa eleitoral à Presidência. Serra não nomeou o alvo de suas críticas, mas elas aconteceram um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorrer ao esporte para tratar mais uma vez do provável embate entre sua candidata, Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, e Serra.

"Estou especialmente dedicado ao trabalho de governador de São Paulo. Há muita tentativa de dispersar esse trabalho com questões eleitorais, mas essa tentação, para mim, não pega", disse o governador. E emendou: "Não vou falar de eleição ou futebol." Serra defende que o candidato do PSDB à sucessão presidencial seja escolhido em março.

O tucano foi a Diadema para marcar o início das obras de ampliação do corredor de ônibus São Mateus-Jabaquara, no trecho entre Diadema e o Morumbi, projeto gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O governador aproveitou para divulgar investimentos na região da ordem de 500 milhões de reais por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O anúncio não era esperado e deu chance a uma tirada irônica do próprio governador. "Isso (o investimento) não está no meu briefing", disse Serra. "Tucano não é bom de comunicação como o PT. Eles são craques."

A troca de metáforas futebolísticas entre os adversários começou nessa segunda-feira. Lula disse que duvidava que um time jogasse bem com "dois Tostões" em campo, uma aposta contra a possibilidade de os tucanos apresentarem em 2010 a chamada chapa "puro-sangue" à Presidência - a ser formada por Serra e o governador de Minas, Aécio Neves. Serra devolveu em seguida. Disse que craques como Ademir da Guia - que atuou no Palmeiras, time de Serra - poderiam ser duplicados em campo.

Fonte: veja.com (Com Agência Estado)

Interrupção – Por Luiz Domingos de Luna

O Tempo quebra o espaço
No grito que foi sufocado
Corpo sem vida parado
Vago no tracejado Compasso
Deixei a marca no aço
Não completei a missão
Estou noutra dimensão
Não sei o que é que faço
A matéria não cabe em mim
A luz não curva o universo
Penso que atravesso
Um Horizonte sem fim
Estás próximo de mim
Mas como manter contato
Não sou um ser de fato
Mas uma onda sem fim
Falta o ponto linha ou cruz
Ou uma voz para falar
Não posso sempre vagar
Numa atmosfera sem luz

Poesia de Luiz Domingos de Luna

A Esperança – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Com a chegada do Natal, todos nós nos enchemos de Esperança na certeza da chegada do menino Jesus, que nos tirará do nosso egoísmo, para que possamos olhar e nos sensibilizar com os males da nossa sociedade. Durante esse período temos oportunidade de refletir sobre os problemas que a nossa sociedade vive.

Festejar o Natal é um momento especial para celebrar a vinda do menino Deus e também se lembrar das crianças do nosso país. Essas crianças são muitas vezes exploradas e marginalizadas pelas próprias famílias. Que maravilhoso seria se todas as famílias pudessem se espelhar em José e Maria, que foram modelos de dedicação, amor e zelo na educação do menino Jesus! Esse é o momento para pedirmos a Deus que as nossas crianças sejam acolhidas, respeitadas, amadas e jamais exploradas de nenhuma maneira. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade, de fazer uma pequena atitude por menor que seja, para que as crianças brasileiras sejam mais amparadas e felizes. Afinal de contas as crianças de hoje, farão parte da sociedade de amanhã.

“O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19, 13-15 nos relata que: “Levaram crianças para que Jesus pusesse as mãos sobre elas e rezasse. Mas os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixem as crianças, e não lhes proíbam vir a mim, porque o Reino do Céu pertence a elas. E depois de por as mãos sobre as crianças, Jesus partiu daí.” Naquele tempo, as crianças com menos de doze anos não tinham o prestígio social, por isso os discípulos, achavam que elas iam atrapalhar. Jesus censura a atitude dos discípulos e diz que o Reino de Deus pertence às crianças. A criança simboliza o pobre e o fraco que serão beneficiados com a justiça do Reino de Deus. Reino este, onde não existem marginalizados. Todos têm direito de participar da bondade e misericórdia divina, que superam tudo que o homem considera como justiça. Esse Reino não tem lugar para ciúmes. Quem quiser possuir mais méritos do que os outros deve entender que o Reino de Deus é dom gratuito.

A mensagem de Natal nos revela que Deus é simples, pois no meio dos pastores pobres, aquele menino inaugura, ao nascer, um reino para todas as Nações. Nessa criança todas as profecias encontraram pleno cumprimento. Chegou definitivamente a salvação prometida por Deus.

Que neste Natal ergamos nossos olhos para o alto e peçamos a Deus esperanças para aqueles que choram a dor da fome e da injustiça. Que possamos ter um Natal feliz com toda nossa família e amigos. Quando estivermos reunidos aproveitando as ceias, a troca de presentes, lembremos que se partilharmos o nosso alimento e a nossa vida com o próximo, o número de famintos no mundo vai diminuir. Por isso, vamos dar as mãos nos solidarizando na mesma fé em Deus, para juntos construirmos um mundo novo, cheio de esperança, num futuro melhor para toda a humanidade.
Feliz Natal para todos os colaboradores e leitores do blog!

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

A CEIA E O VERDADEIRO PRESENTE DE NATAL


Eu vou montar um pequeno presépio e preparar uma bela ceia de natal
Colocarei sobre a mesa muitas castanhas, nozes, rabanadas, uvas e a minha fé fenomenal
E também colocarei valor de alimento espiritual
Um pouco de compaixão
Um pouco de inclusão
Um pouco de esperança
Um pouco de coração
Acenderei uma bela vela de chama ardente
Para iluminar as consciências
Para orientar com ciência
Para reacender a chama da transcendência
Para acabar de vez com a escuridão da violência
Encherei uma taça e nela “brindarei” com lágrimas
A paz que ainda não veio (e não virá tão cedo)
A (des)globalização que não creio
A oportunidade injusta para “todos”
Na quântica probabilidade dos sorteios
Entoarei com fervor
A oração dos desgraçados
A oração dos esfomeados
A oração dos desabrigados
A oração dos desvalidos
A oração dos penalizados
A oração dos necessitados
A oração dos desafortunados
A oração dos desesperados
A oração dos desempregados
A oração dos refugiados
E de joelho humildemente com imensa compaixão rogarei:
ABBA, ABBA, ABBA
Venha a nós urgentemente o Seu Reino Fenomenal
Traga de volta a Luz do Menino Transcendente
A Sua Presença Imanente
O Seu Poder Onipresente
A Sua Estrela Cadente de Natal
Revele de novo a esse Homem Moderno inconsciente
Fazendo todos perceberem que o Natal
Não é coisa material e nem fe$ta do idolatrado Real
Mas a Verdadeira Festa de Caridade, Amizade e Irmandade
Ela simboliza o nascimento do Menino Jesus
O Único Presente-Valor Real de Verdade
Pois, Não basta dar alguns presentes
E depois continuar longe dos pobres
E ausente da humilde gente carente
Faz-se necessário ser a própria Ética Permanente
Fonte e Luz de Amor Transcendente!

Porque para mim Natal é Deus presente
E Deus não é apenas uma palavra bonita e atraente
Deus não tem rosto permanente
Deus se oculta na face imanente de seus vários filhos transcendentes
Deus é alegria nos rostos dos simples, pacíficos e carentes
Deus é pura energia e Amor envolvente
Deus é a encarnação e renascimento do universal no individual
O Amar do ser total no parcial
A Verdade do sagrado no mundo profano
O casamento da divindade com o ser humano
Com direito a lua de mel no Reino do Céu
Deus, ó meu Deus!
Expressão tão repetida e muito pouco vivida
Nas várias bocas esquecidas
Dos filhos inconscientes do poder e glória
Da Fonte Eterna e Materna de todas as vidas

Deus é Real
Deus é Natal Todos os Dias
A Todos Desejo de coração: Seja Feliz Amando o Verdadeiro Natal!

Bernardo Melgaço da Silva