Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 29 de maio de 2011

O general Inverno - Emerson Monteiro



Assisti recentemente ao filme Guerra e Paz (1957), superprodução do diretor americano King Vidor, com Henry Fonda, Audrey Hepburn e Mel Ferrer, dentre outros destaques, que aos dez anos vira pela primeira vez no Cine Moderno, em Crato, bem cuidada e rica montagem cinematográfica do célebre romance de Leon Tolstói, obra imorredoura da literatura universal.

Aprendemos que bom é reler; e, no caso dos filmes, rever. Atualizar a leitura de peças antes conhecidas, quando, então, desaparecerá a ansiedade em conhecer o final, e se mergulhará na interpretação dos detalhes com visão mais ampla e apurada no tempo.

Depois disso, a trama romanceada nos personagens russos das guerras napoleônicas impõe sua força ao decorrer dos acontecimentos, mostrando capacidade extrema daquele povo de resistir aos desafios de sua história. A beleza exótica de Audrey Hepburn domina o papel de Natasha, personagem ingênua, contraponto ideal para mundos em conflito, a inocência original que nutre de ânimo os vencidos. Enquanto que o senso crítico de Pierre (Henry Fonda) conduzirá testemunho do contexto em queda livre diante do inesperado, formulando meios de superar o imperfeito.

Mas o que toca na essência do drama significaria a destruição das tropas francesas em retirada convulsa, vítimas da eficiência do general Inverno, com o que não laborou Napoleão Bonaparte no ímpeto das conquistas, vendo-se em condição de fragorosa decepção, ao furor das baixas temperaturas, da fome e da neve, dizimando preciosos efetivos. Esta lição Hitler não aprenderia, lá na frente, quando jogou os alemães a circunstâncias parecidas, no mesmo território, amargurando a maior derrota das campanhas nazistas aos custos, inclusive, de rendição humilhante na Segunda Grande Guerra, mérito do bem sucedido general Inverno.

Recordo, na fleuma dos soviéticos perante a dor, sua busca pela transformação socialista que propôs e que redundaria no fracasso de 70 anos de vivências do recente século. Com a fibra heróica da civilização milenar, o sonho justo e igualitário ver-se-ia por terra, face às humanas limitações em realizar a perfeição nos grupamentos comunitários. Eles, os russos, chegaram longe nesse projeto de transformação social, contudo haverá longo percurso pela frente até a concretização plena da solidariedade e da paz em termos coletivos, porquanto, no íntimo, o egoísmo ainda impera e detém a consciência das massas. Sem o aprimoramento real dos indivíduos jamais se chegará à verdadeira fraternidade neste chão, pois.

II Curso Intensivo do Patrimônio Geológico e Geoparques

O Geoparque Sobrarbe, que fica na Espanha, realiza nos dias 22 a 26 de agosto o II Curso Intensivo sobre Patrimônio geológico e Geopaques. A pré-inscrição pode ser feita até 20/06 e o prazo para a matrícula definitiva no curso é de 20/06 a 06/07. Apenas 30 vagas estão sendo disponibilizadas.

As aulas serão ministradas no Geoparque de Sobrarbe (Huesca), local onde também servirá de alojamento para os cursistas. Estudantes do último ano de geologia ou profissionais com outra formação/ profissão, dando prioridade à população local que trabalha em aspectos relacionados ao Geoparque ou dos espaços naturais protegidos dentro do Geoparque, podem se inscrever.

O objetivo do curso é formar profissionais e estudantes de carreira em aspectos relacionados ao patrimônio geológico em sentido lato, mostrar o conceito, idéias e métodos de trabalho da Rede Européia e Global de Geoparques da UNESCO além de divulgar a geologia do Geoparque de Sobrarbe.

O Geoparque de Sobrarbe (Huesca) possui uma diversidade geológica com afloramentos de grande qualidade, que agrega as paisagens e infra-estruturas presentes. O estudo do patrimônio geológico figura entre as mais recentes áreas de pesquisa incorporadas no âmbito da geologia. É o resultado de uma nova forma de compreensão dos recursos geológicos bem como com interesse científico e cultural que deve ser protegido e que pode oferecer interessantes possibilidades para o desenvolvimento local.

Por ser um aspecto relativamente novo, as universidades de geologia espanholas não costumam oferecer formação sobre patrimônio geológico, geodiversidade, geoconservação, geoparques e geoturismo. No entanto, são temáticas de grande interesse para o grupo de geólogos, pelo incrível desenvolvimento que adquiriram nos últimos anos e pelas possibilidades de emprego que oferecem. Por isso se considera interessante realizar um curso em que se introduzam aspectos relacionados com o patrimônio geológico. Mais informações em: http://www.geoparquepirineos.com/contenidos.php?niv=1&cla=_2OA1CDPKN&cla2=_35V0NZA4J&cla3=&tip=2&idi=1

Assessoria de Comunicação Geopark Araripe
Sarah Menezes - Jornalista

Nossas estradas, que pesadêlo! O DER existe? - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Projeto de Lei de Ferreira Aragão cria o Dia do Repentista no Ceará

Os renomados repentistas que cultivam a cultura do verso e da viola estão sendo homenageados pelo deputado Ferreira Aragão, líder do PDT na Assembleia Legislativa. Começa a tramitar na próxima semana Projeto de Lei que cria no âmbito do estado do Ceará o Dia do Repentista. O dia do repentista será celebrado anualmente em 5 de março, data de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa de Assaré, poeta popular que tanto contribuiu com a sua arte de fazer versos improvisados.

“Como presidente da Comissão de Cultura e Esporte, eu não poderia me esquecer desses profissionais valiosos, os repentistas. Eles fazem coisas geniais, aproveitando um simples mote para executar os seus versos. Sintam-se todos homenageados”, comentou Ferreira Aragão.

No Brasil, a tradição medieval ibérica dos trovadores deu origem aos cantadores, poetas populares que vão de região em região com a viola nas costas, para cantar os seus versos. Eles apareceram nas formas da trova gaúcha, do calango (Minas Gerais), do cururu (São Paulo), e do samba de roda (Rio de Janeiro).

Nesta data (5 de março) poderão ser organizados concursos entre os artistas que se reunirão em conferências, simpósios, seminários e outros tipos de eventos, além da divulgação desta data nas escolas públicas estaduais. Assim, os repentistas terão as suas manifestações artísticas e sociais amparadas pelas autoridades públicas, obedecendo-se o princípio constitucional de que é dever do Estado a proteção das manifestações das culturas populares.

Samuel Martins

URCA - Comissão Especial divulga números da Consulta:




A Comissão Especial da Consulta da Universitária da URCA divulgou, nesta manhã, a apuração dos votos da comunidade acadêmica para a eleição de Reitor e Vice-Reitor. A Chapa 1, composta pela Professora Otonite Cortez e Patrício Melo venceram a consulta com 59,5% dos votos válidos; a Chapa 2, formada por Edson Martins e Galberto Martins, ficou em segundo, com 20,7%; e em terceiro a Chapa 3, com Francisco Cunha e Reno Feitosa, com 19,8% dos votos.

A Reitora eleita pela consulta obteve 2.475 votos dos estudantes, o professor Edson Martins 1.092, e Cunha 500 votos. A diferença de alunos que votaram em Otonite para o candidato em segundo lugar na eleição foi de 1.383 votos, e em relação ao terceiro, foi de 1.975.

Otonite obteve dos professores 213 votos e, em segundo lugar, Edson, com 74, e Cunha com 71. A diferença do primeiro para o segundo lugar foi de 139 docentes votantes na candidata da Chapa 1.

Em relação aos funcionários, a vantagem de Otonite Cortez foi de 177 votos, ficando em segundo lugar o candidato da Chapa 3, Francisco Cunha, com 92 votos. Edson recebeu 10 votos. A diferença da Chapa 1 para a Chapa 3 foi de 85 votos válidos.

Veja os números gerais:

Chapa 1 – Otonite e Patrício – 59,5%
Chapa 2 – Edson e Galberto – 20,7%
Chapa 3 – Cunha e Reno - 19,8%

Número total de alunos votantes – 4.017
Número total de Professores votantes – 279
Número total de funcionários votantes – 358

Votos brancos de alunos – 27
Votos nulos de alunos – 112

Votos brancos de professores – 02
Votos nulos de professores – 12

Votos brancos de funcionários – 03
Votos nulos de funcionários - 02


Fonte: Comunicação URCA

Deputado Genecias enfatiza em Brasília o crescimento da indústria têxtil cearense

O crescimento da exportação de produtos têxteis do Ceará foi destaque no pronunciamento feito, ontem (25), pelo deputado federal Genecias Noronha (PMDB/CE) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O parlamentar enfatizou o aumento de mais de 43%, de janeiro a março, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
Genecias Noronha chamou a atenção dos outros deputados sobre o assunto e afirmou que “graças à determinação dos trabalhadores e a gestão arrojada dos empresários, os números divulgados apontam para novo cenário”. Para ele, o setor precisa cada vez mais de incentivo porque envolve milhares de trabalhadores no Estado.
O parlamentar lembrou a rápida crise financeira internacional que afetou a indústria têxtil cearense e enfatizou o empenho dos colaboradores do setor para reverter essa situação. Ele também comemorou o aumento de expositores na ExpoCeará, uma das feiras de produtos têxteis mais importantes do Brasil.
“Se considerados apenas os estados do Nordeste, o Ceará ocupa hoje a segunda posição, perdendo apenas para Bahia. Somente nos quatro primeiros meses do ano foram mais de 32 milhões de dólares. Destaca-se ainda o setor de moda íntima que gerou 25% da produção nacional. Os números são positivos e merecem bastante divulgação, porque é retrato da economia pujante do meu Estado (Ceará)”.
Dados da Abit apontam que o Ceará exportou mais de três mil toneladas de produtos têxteis e confeccionados, 15,04% a mais em comparação a 2010. Noronha também afirmou que o Estado é considerado o quinto polo têxtil do País e está em 7º lugar no ranking de dólares exportados.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADO FEDERAL GENECIAS NORONHA
JORNALISTA EMANUELLE ARAÚJO - DRT: 7253/DF
CONTATO: 61 3215-5244

´Milagre´ marca desenvolvimento de Juazeiro

Diário do Nordeste





Juazeiro do Norte, uma cidade que nasceu de um sonho e tomou o rumo do desenvolvimento por um milagre. FOTO: ARQUIVO



CAPELA DO SOCORRO, nas primeiras décadas do século XX. Se o local não tivesse sofrido modificações arquitetônicas seria tombado - FOTOS: ARQUIVO DANIEL WALKER E ELIZÂNGELA SANTOS


A RUA SANTA Luzia, no Centro da cidade, e sua transformação ao longo de décadas.
FOTOS: ARQUIVO DANIEL WALKER E ELIZÂNGELA SANTOS



Hoje, a rua Santa Luzia é um dos principais corredores comerciais de Juazeiro do Norte, com a presença de lojas de vários segmentos - FOTOS: ARQUIVO DANIEL WALKER E ELIZÂNGELA SANTOS


A terra de Padre Cícero tem, ao longo destes 100 anos, se destaca na região como um polo de novas oportunidades

Uma cidade que nasceu de um sonho e tomou o rumo do desenvolvimento por um milagre. Assim, o Padre Cícero Romão Batista iniciou sua morada e, respectivamente, marcou o seu sacerdócio anos mais tarde. Das imagens oníricas do "Padim" da terra que teria que cuidar ao fenômeno da hóstia que virou sangue na boca da beata Maria Araújo, os rumos da cidade promissora, em poucos anos, tomou força. De lá para cá, não mais parou.

As oficinas incentivadas para cada casa e, em cada oficina um oratório, se multiplicaram. O Padre Cícero recebia os novos moradores direcionando-os para o trabalho e a oração. E para os que aqui já estavam também. Mas o crescimento de Juazeiro tomou proporções maiores e, hoje, é um polo regional. A economia vem se fortalecendo ao longo dos anos e a área educacional está em expansão, com os cursos universitários que se multiplicaram em pouco menos de uma década. São, principalmente, instituições particulares.

Local estratégico - A localização geográfica, em relação às capitais nordestinas, além da constante dinâmica, com confluência dos consumidores de toda a região do Cariri, todos os dias, atraídas pelo comércio local, destaca a cidade no cenário da Região Metropolitana do Cariri (RMC). São quase 250 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E mais a somar, com a população flutuante. Durante as maiores romarias do ano, esse número chega a triplicar. A cidade vira um formigueiro humano.

Para os técnicos, esse reflexo no desenvolvimento, mesmo diante do aspecto positivo do crescimento econômico, traz preocupações quanto ao planejamento urbano. O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Juazeiro, mesmo feito em 2000, não poderá abraçar a curto prazo todas as demandas. Tantas mudanças ao longo de um século de existência, proporcionam ações emergentes de planejamento urbano.

Não deu para ver a Juazeiro histórica crescer. Os pesquisadores tentam adivinhar em fotografias o que restou de um passado edificado. Um deles é Daniel Walker, que possui um rico acervo fotográfico do que pode ser resgatado dessa memória tão recente. Ele lamenta a ausência de zelo pelo patrimônio. Uma área urbana pequena, que entra nos distritos e nos sítios dos seus arredores, com a força total das construções, vai incorporando tudo ao redor.

Modernização - Os velhos casarões vão se esgotando e dando lugar a prédios modernos. A fase é de verticalização, com os edifícios redesenhando a paisagem urbana. Do alto do Horto, como disse em tom forte o cantor Luiz Gonzaga, o padrinho está vivo. O visionário de uma terra que se suplanta e renasce a cada dia maior, nos empreendimentos que se multiplicam em todos os cantos da cidade. A população, que no início de sua formação se encontrava em cerca de 95% no campo, tem essa lógica invertida nos tempos atuais.

A centenária Juazeiro é diferente da maioria das cidades do Cariri. A paisagem é árida. Quase não há floresta. O geossítio da Colina do Horto privilegia o espaço onde há um pouco dessa natureza. Por iniciativa da administração do Horto, foi iniciado, há alguns anos, um projeto de reflorestamento da área.

Juazeiro passou a ser o terceiro polo calçadista do Brasil. As fábricas saíram dos fundos dos quintais e formalizam mão-de-obra. São mais de 16 mil empregos diretos neste setor. O comércio atacadista traz empresas de grupos internacionais. O perfil do empreendedor local avança, agrega força em rede, para competir. É uma nova realidade. O Juazeiro muda. Uma terra em constante metamorfose.

Investimentos - A iniciativa privada investe por todos os lados, com novos empreendimentos. Além da duplicação do atual Cariri Shopping, com investimentos de R$ 70 milhões, mais um, em breve, será iniciado, com o nome da cidade. Serão mais cerca de R$ 50 milhões investidos. No próximo dia 12 de julho, mais um grande supermercado, com uma cadeia de lojas, será inaugurado. O Hiperbompreço, da rede Walmart, está tendo investimentos de mais de R$ 30 milhões na cidade.

Para o economista Micaelson Lacerda, o Município de Juazeiro do Norte vem apresentando uma dinâmica econômica singular nos últimos anos.

Ele explica que esse dinamismo é decorrente, principalmente, da indústria e dos serviços em conjunto com importantes investimentos públicos dos governos Federal e do Estado, nos últimos anos.

Fique por dentro

Metropolitana
Criada por uma Lei Complementar Estadual nº 78, de 29 de junho de 2009. A Região Metropolitana do Cariri (RMC) surgiu a partir da interligação entre os Municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, denominada Crajubar. Somando-se a eles, as cidades limítrofes situadas no Cariri cearense: Caririaçu, Missão Velha, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda e Santana do Cariri. Tem como área de influência a região Sul do Ceará e é divisa entre o Ceará e Pernambuco. O Município do Crato é o maior em área, com 1.009 km². Juazeiro do Norte é o menor Município, com 248km², e também o mais populoso, com 249.936 habitantes. Nova Olinda é o de menor população: 14.256 habitantes. Juazeiro, pelo seu desenvolvimento, se destaca neste contexto.

População
250 Mil habitantes é a estimativa populacional da cidade de Juazeiro do Norte, segundo dados do último Censo, em 2010. É a terceira cidade mais populosa do Ceará e a maior do interior

Elizângela Santos
Repórter

Ribinha faz Icasa vencer primeiro jogo na Série B

Diário do Nordeste







Meia comemora um dos seus dois gols em cima do Vitória
FOTO: NORNAMDO SÓRACLES/MISERIA.COM



Com o apoio da torcida, que compareceu em bom número ao Romeirão, o Icasa venceu sua primeira partida na Série B. Ontem, a equipe do técnico Dado Cavalcanti derrotou o Vitória por 3x1, em grande tarde do meia Ribinha, que fez dois gols.

O Verdão do Cariri marcou o primeiro gol aos 6 minutos, com Ribinha, numa bomba de longe. Um golaço. O Icasa ampliou aos 38, com o meia artilheiro, que recebeu a bola na intermediária e chutou no ângulo superior esquerdo do goleiro Douglas, marcando outro belo gol.

No segundo tempo, o Vitória diminuiu com Geovani aos 53 segundos. Porém, Ribinha, aos 37 minutos, cruzou e Reniê marcou contra: 3 a 1.

Placar


Série A do Brasileiro
Internacional 0x1 Ceará
Botafogo 1x0 Santos
Avaí 1x3 Atlético/MG


Série B do Brasileiro
Icasa 3x1 Vitória
Guarani 1x1 Sport
Náutico 1x0 Goiás
Duque de Caxias 1x2 Criciúma
Liga dos Campeões
Barcelona 3x1 Manchester Un.

Mega-Sena acumula e poderá pagar prêmio de R$ 43 mi

Joyce Carla
do Agora


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.287 realizado ontem.
Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o prêmio do próximo sorteio poderá chegar a R$ 43 milhões.
Os números sorteados foram 11, 12, 31, 33, 42 e 52. A quina saiu para 137 apostadores, que levarão R$ 23.204,42 cada um.
Outras 8.177 apostas acertaram a quadra e receberão o prêmio de R$ 555,39 cada uma. As apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até as 19h de quarta-feira.

Nos bastidores, Lula articula reação à crise que cerca Palocci

Em Brasília, ex-presidente tem se revezado em encontros com líderes e aconselhou ministro a ter traquejo com a base

iG São Paulo


Diante do agravamento da crise que atinge o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu nos bastidores boa parte das movimentações políticas para blindar o ministro. Responsável pela operação que conduziu Palocci de volta ao Palácio do Planalto no início do governo da presidenta Dilma Rousseff, Lula tem se revezado entre encontros com líderes políticos e conversas com o próprio chefe da Casa Civil, num esforço para evitar que a insatisfação da base dê lugar à abertura de uma investigação no Congresso.
Em Brasília desde terça-feira (24), Lula mostrou-se preocupado com as insatisfações e ameaças de aliados sobre os requerimentos para convocar o ministro a prestar esclarecimentos no Congresso e a proposta de ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O ex-presidente, então, teve uma conversa reservada com o chefe da Casa Civil, na qual avisou que, ou o ministro atende os parlamentares, ou mesmo aliados podem vir a endossar a criação de uma CPI no Senado.
O ex-presidente relatou o diálogo que teve com Palocci durante café da manhã com dez líderes de partidos aliados do governo, ontem, na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). "Você tome cuidado porque sua situação no Congresso não é boa. Todo mundo está insatisfeito com sua conduta", disse Lula a Palocci, de acordo com relatos de senadores.
Na tentativa de evitar a CPI, Palocci passou a telefonar para os senadores e pedir apoio. Disse estar sendo vítima de uma "campanha de difamação" e se prontificou a marcar conversas privadas com os parlamentares, para esclarecer as denúncias que pesam contra ele.




Foto: AE


Após almoço com Lula na terça-feira, senadores petistas adotaram discurso comum para defender Palocci


O encontro marcou o segundo dia consecutivo em que Lula reuniu-se com líderes políticos e incluiu o caso Palocci nas conversas. Na terça-feira, o ex-presidente teve um encontro com senadores petistas. Na saída, os parlamentares eram uníssonos na defesa do ministro. "Não há necessidade de maiores explicações", disse, na ocasião, o senador José Pimentel (PT-CE). "Palocci é nosso ministro", resumiu.
Processo - Nome da preferência de Lula para integrar o governo Dilma, Palocci foi levado pelo ex-presidente para dentro da campanha presidencial petista do ano passado. Embora não integrasse o círculo próximo a Dilma - onde se encaixavam figuras como o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel -, Palocci conquistou progressivamente a confiança da então candidata e entrou na lista de cotados para chefiar a Casa Civil.
Palocci por pouco não foi alocado na Secretaria-Geral da Presidência. Na época, alguns setores do PT argumentavam que seria melhor mantê-lo em uma posição de menor visibilidade, para que o histórico da quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa não pesasse na nova administração.
Outra versão que circulava era a de que o próprio Palocci havia pedido para ficar fora da Casa Civil, mas acabou cedendo a pedido de Dilma e de Lula. Se Palocci fosse descartado no processo de definição do nome que ocuparia a Casa Civil, o nome mais cotado era o do hoje ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

* Com informações da Agência Estado

Palocci faturou mais quando teve acesso a dados reservados




Folha.com


O período em que a empresa de consultoria Projeto ganhou mais dinheiro, cerca de R$ 10 milhões, foi quando o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) tinha poder para acessar dados reservados e planos de investimentos do governo federal, informa reportagem de José Ernesto Credendio, Fernanda Odilla e Matheus Leitão na Folha deste domingo (29) (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
A Folha revelou que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010, período em que atuou como consultor e exerceu o mandato de deputado federal. A Projeto faturou R$ 20 milhões no ano passado, quando Palocci também chefiou a campanha de Dilma Rousseff à Presidência.
Palocci ao lado de Dilma durante evento no Palácio do Planalto; ministro entregou defesa à Procuradoria-Geral da República
O ministro entregou na sexta-feira (27) à Procuradoria-Geral da República suas explicações sobre a multiplicação do seu patrimônio nos últimos anos. No período, o ministro comprou um apartamento de R$ 6,6 milhões e um escritório de R$ 882 mil.
MINISTÉRIO PÚBLICO - Antes mesmo de a Procuradoria-Geral da República se manifestar, o Ministério Público Federal em Brasília antecipou-se e abriu investigação cível sobre o caso. O foco da ação é apurar se a evolução patrimonial do ministro é compatível com os ganhos de sua empresa.
Após a divulgação da sua evolução patrimonial, Palocci afirmou, em nota, que o crescimento está detalhado na declaração de Imposto de Renda e que a Projeto prestou serviços a clientes da iniciativa privada "tendo recolhido sobre a remuneração todos os tributos devidos".