Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 4 de julho de 2008

NUMA MESMA SEMANA LIBERTARAM INGRID BETTANCOURT, NELSON MANDELA, AS CRIANÇAS E AS MÃES BRASILEIRAS.

Um amigo queixou-me que não precisava fazer referências às pessoas das quais se originam coisas que criticamos. Tipo tripudiar, por exemplo, a luta armada dos guerrilheiros das FARCs logo nesta vitória que envolve a conjunção de táticas e estratégias dos EUA, Israel e do presidente Colombiano. Mais ainda quando o candidato republicano John Mc Cainm numa incrível capacidade de prognosticação, abandona sua pesada campanha em território americano e vem a Bogotá no exato momento em que Ingrid Bettancourt é solta. Nos mesmos dias em que a "relevante" notícia de que as "infiltrações" militares foram feitas com pessoas vestindo camisas com estampa de Che Guevara como a subliminarmente revelar o próximo alvo de tais ações. Ao final foi uma grande vitória de determinadas forças políticas e nenhuma força política, qualquer que seja, em qualquer momento da história poderá abdicar de qualquer tática ou meio de luta pelas suas idéias. Hoje mesmo a incrível e hígida mulher de dupla nacionalidade, não mais aquela esquálida e desnutrida preste a morrer isolada nas selvas colombianas, que uma certa propaganda política fazia crer, aparece nos jornais enquanto embarca no avião do Governo Francês para as justas homenagens das forças políticas que hoje governam a Quinta República. Não por acaso Ingrid Bettancourt deu senhas para que as forças políticas aliadas para o seu resgate alfinetem os presidentes do Equador e Venezuela. Como não é o acaso que, segundo os jornais de hoje, para desespero das referidas forças que de nacionalidade brasileira, tenha advogado o terceiro mandato para o presidente Uribe. É possível retirar-se um valor universal de paz para tais eventos históricos? Você responde.

Mas certamente é possível comemorar, como valor universal, um outro resgate feito no mesmo dia e que ficou na periferia dos noticiosos. Um resgate histórico que destrói e denuncia a arrogância dos seqüestradores. Autoritários, agressivos, com grande margem de ilegalidade e ilegitimidade em suas ações clandestinas por todo o mundo. Uma força destrutiva que esteve associada às maiores quantidades de mortes dos séculos XX e XXI. Uma organização feita para o próprio resultado, que pretende impor ao restante da humanidade uma única visão, a visão subordinante aos preceitos de sua natureza invasiva. Em tal dia o quase nonagenário cidadão do mundo Nelson Mandela, que lutou a luta justa contra o regime segregacionista dos africanos em seu próprio continente de origem, foi libertado pelo "estado guerrilheiro" dos Estados Unidos da América de sua condição de "terrorista". Agora Mandela pode ter o único título maior que o próprio Nobel da Paz que ganhara há muitos anos. Os EUA lhe deram a comenda de bem comportado estrangeiro.

Igualmente universal, para reflexão de milhares de pessoas que circularam e-mails contra as políticas de proteção social e de transferência de renda. Os textos dos que se julgam vítimas dos impostos para pagar as cigarras que aparentemente não fizeram seu trabalho no verão e agora as formigas de roça se queixam. Como reflexão geral para os brasileiros que em qualquer data da década de 90, perderam a noção de sociedade e estado. Parte porque perderam a solidariedade, como efeito colateral da queda dos regimes socialistas e parte porque guardaram profundamente em suas almas a propaganda com que os grandes compradores do patrimônio estatal brasileiro tentaram traduzir o Estado. Os objetivos foram atingidos, mas a idéia que o Estado é uma coisa fora da sociedade ficou. A idéia que o Estado é uma empresa e não a própria sociedade.

Pois hoje, é universal, a sociedade brasileira, por meio do seu Estado, por sucessivos governos de natureza social democrática, reduziu a pobreza, a morte infantil e a desnutrição das crianças. Hoje, muito próximo de aposentar-me como funcionário da saúde pública brasileira posso dizer, que a consciência que minha geração teve de que a realidade poderia ser diferente, que os brasileiros poderiam enfrentar a sua própria mazela, se tornou realidade. A mortalidade infantil em dez anos caiu mais acelerado até do que se pretendia, a desnutrição aguda evaporou-se na população, mulheres vivem mais e a desnutrição crônica das crianças está abaixo de qualquer país em condições iguais ao Brasil. Com isso a sociedade pode acreditar em si mesma, saber que ação coletiva tem resultado, que políticas públicas mudam realidade. Saber que apostar em educação, saneamento básico, proteção social e aumento de renda, saber que os serviços públicos de saúde nos preparam para a vida e para a paz. Fora disso são conceitos particulares, privados, em interesse de grupos privilegiados.

AS NOTÍCIAS DA SEMANA



CRATO NOS ANOS 30
A foto acima mostra o prédio do Colégio Santa Teresa de Jesus de Crato na década 30 do século passado. No fim do edifício existia um pequeno oratório, no qual as freiras faziam suas orações. Àquela época a capela de Santa Teresa (localizada vizinha ao colégio) ainda não era administrada pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, como acontece hoje. Vê-se ainda: um burro conduzindo duas âncoras e uma lata de flandre utilizadas no transporte de água de beber para abastecimento da população de Crato.


PEDIGREE
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, esteve em Crato na última segunda-feira, 30 de junho. Veio participar dos funerais de sua tia-avó Alda Arraes de Alencar. Eduardo Campos também tem origens no Cariri, porquanto é neto do ex-governador Miguel Arraes. A família Arraes de Alencar é uma referência entre os clãs cearenses. Seus membros, por tradição, são pessoas íntegras, empreendedoras, bons católicos e sabem suportar os revezes da vida com uma dignidade exemplar. Além de Alexandre Arraes, Miguel, Violeta e dona Benigna – para citar apenas esses – a nova geração dos Arraes possui entre seus membros pessoas que se enquadram no perfil acima mencionado.

COLHER DE CHÁ
A Unesco escolheu a Malásia para sediar a 4ª Conferência Internacional de Geoparks, a ser realizada em 2010. Entretanto, o Brasil vai ser a sede da 1ª Conferencia dos Geoparks das Américas, também em 2010, que será promovida sob o patrocínio do Governo do Ceará/ Geopark Araripe.

CARIRI E TIMOR LESTE
Esta Huberto Cabral precisa anotar nos seus alfarrábios sobre o relacionamento de Crato com outros países. O Governo do Brasil vai enviar cinco professores do Colégio Agrícola de Crato para Timor Leste. Eles embarcam no próximo dia 13 e vão desenvolver um projeto para implantação de uma escola de ensino agrícola naquele país. Outras instituições brasileiras vêm dando ajuda ao Timor Leste em várias áreas, ajudando a implantação da máquina administrativa, elaborando projetos de saúde, educação e segurança pública naquela jovem nação. Até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB vem enviando padres e freiras para assistência aos católicos de lá.

SAIBA MAIS SOBRE TIMOR LESTE
Situado na parte oriental da ilha do Timor, no Sudeste Asiático e independente desde 2002, o Timor Leste é um país em construção. Era colônia portuguesa, mas em 1975 foi anexado à Indonésia pela força. A ditadura de Suharto assassinou cerca de 200 mil timorenses e tentou apagar todos os vestígios da antiga cultura portuguesa. Hoje o Timor Leste renasce das cinzas. E o Brasil vem colaborando muitíssimo para esse renascimento!

SAINDO DO PAPEL
Nos dias de hoje a água potável é um bem escasso. O grupo de trabalho – formado por representantes da Área de Proteção Ambiental do Araripe, Prefeitura Municipal de Crato, Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Salgado e Superintendência Estadual do Meio Ambiente – selecionou as 79 fontes, no município de Crato, que deverão ser desapropriadas com o objetivo de facilitar a distribuição das águas para as comunidades do sopé da Chapada do Araripe. Essas fontes até agora eram exploradas como um bem particular pelos proprietários da terra onde estão situadas.

TRISTE
A nota abaixo foi postada – nos blogs da região do Cariri – pelo médico Valdetário Brito, membro do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores–PT de Crato:

“Ainda consternados com o precoce falecimento do PT do Crato, nos dirigimos aos filiados, ex-filiados, militantes, simpatizantes e ao povo em geral para informá-los que a missa de sétimo dia que seria realizada em sufrágio da alma do referido partido, que (como o próprio nome lembra) partiu deste para um mundo melhor: sem mentirosos, sem traidores, sem incompetentes, sem “correntes” e sem “amarras” (...) Assim, pedimos às almas caridosas que nesta próxima quinta-feira, 03.07.2008, façam suas orações, cultos e rituais em lembrança deste jovem que muito simbolizava para a nossa comunidade e acabou sendo covardemente ferido, vindo a óbito após um período de insuportável martírio”.

Deu no que deu....
FRASE DA SEMANA
"A Alma não segredo que o comportamento não revele" (Lao-Tsé)