Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mais antigo advogado do Ceará destaca trabalho desenvolvido pela OAB-CE


Com 102 anos bem vividos, Raimundo de Oliveira Borges, o mais antigo advogado do Ceará, continua atento ao meio jurídico e ao trabalho desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará. No último dia 19, ele enviou uma carta para parabenizar o presidente Hélio Leitão, pela “sua fecunda administração à frente de nossa querida OAB-CE”.


Leia a íntegra de sua correspondência:

“Crato, 15/09/09

Dr. Hélio Leitão;

Acabo de ler, com satisfação – PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DA OAB-CE GESTÃO 2007/2009, a sua substanciosa Prestação de Contas. E não resisti ao impulso de traçar-lhe, de logo, estas linhas, parabenizando-o pela fecunda administração frente à nossa querida OAB-CE.

Que continue, mesmo sem mais o bastão do comando, a dar-nos, de contínuo, o seu valoroso apoio como um dos mais brilhantes colegas que têm dirigido a nossa benemérita instituição.

Cordialmente, o velho colega e admirador, Raimundo de Oliveira Borges”

Fonte: OAB - Ceará

Uma imagem vale por mil palavras

Foto: Dihelson Mendonça

Esta foto é séria candidata à melhor foto do ano. E o mais interessante é que foi feita com um aparelho de telefone celular.

Parabéns, Dihelson. Foi mais um toque de meste.

AOS AMIGOS, COM CARINHO - Jorge Emicles Pinheiro

Tanto quanto são infinitas as formas de compreender a vida, igualmente são as de enfrentar suas adversidades. Até que estejamos concretamente diante de um obstáculo, em verdade não sabemos de que forma o enfrentaremos. Até que sintamos a dor, não saberemos a verdadeira dimensão do sofrimento.

É o instinto (talvez vindo de Deus, talvez da mera condição animal) que nos ensina a lutar pela sobrevivência. Por pior que estejam as coisas sempre preservar-se vivo será a melhor saída, mesmo que o sopro de vida que restar não possua mais viço ou qualidade. A esperança é a última que morre: eis um ditado o qual bem poderia representar a eterna luta que somos socialmente treinados a travar com a morte. Pouco importa o sentimento que demos à nossa vida, desde que cotidianamente suplantemos o fantasma e a certeza da morte. Por finitos que sejamos, é na crença da imortalidade que consumimos cada instante de nossa tênue existência.

Nas dificuldades (nas mais temíveis principalmente) é este o instante que todos os que nos são próximos buscam nos alimentar. A qualquer custo que for, vença a morte, insista na sua própria imortalidade, porque assim estarás evidenciando não apenas sua infinita fortaleza como também alimentando de esperança todo o restante da humanidade.

Porém, uma vez que são muitas as formas de viver as augrúrias da existência, um dissabor pode ser encarado por infinitas maneiras. Variações que de ordinário dependerão da forma com que se interpreta o mundo, assim como este mesmo mundo reage face a seu sofrimento. Diante da enfermidade, fui cercado pela calorosa luz da compaixão e da amizade; fui encharcado pela inebriante energia do amor sincero, passional mas desinteressado de centenas de pessoas que me infligiram desejos de saúde plena e pronto restabelecimento.

Quem nada me devia senão estima gratuita me emprestou dessa luz; quem talvez me devesse algo, mas que não poderia ser cobrado em razão do meu próprio estado de fragilidade, sem nada querer pagar igualmente me cedeu desta luz; quem imaginei que pelos descaminhos da vida nem mais se lembrasse de mim, da mesma forma me encandeou desta revigorante luminosidade; de quem não esperava carícias me afagou pelo amor; de quem esperava estas carícias, me as trouxe com muito mais generosidade que merecia; quem decepcionei me afagou com o perdão; quem não pude ajudar, me retribuiu com a solidariedade; quem pouco conhecia, me abraçou com ardor e os antigos e verdadeiros amigos permaneceram incontinenti em apoio.

Jamais havia sentido energia tão pujante e verdadeira. Nas lágrimas destas centenas de amigos angariei a força do destemor; na honestidade de seus abraços adquiri a coragem da vitória; na fortaleza de suas palavras (escritas ou faladas) a energia da revitalização. É esta a verdadeira alquimia. A chave da pedra filosofal tão empenhadamente buscada pelos antigos filósofos. Tão plena, enfim, estava minha alma desta saborosa energia, que dali seria capaz de enfrentar todos os obstáculos que se pudessem interpor no meu caminho, fossem quais fossem as conseqüências do mal que me afligia.

A vida, a morte e esta infindável luta pela eternidade passaram a ter nenhuma importância a partir de então. Talvez não houvesse diferença entre uma longa vida e uma morte prematura. Nem uma nem outra condição garantiria a felicidade. O completar-se dessa pujante e luminosa energia proveniente do amor e da amizade, sim, representam o verdadeiro sentido e mistério da vida. Por isto mesmo que pouco importava a vida ou a morte, pois tanto pela vida longa quanto pela breve morte estarei sempre repleto daquela energia vital e eterna que preenche todos os planos da existência, seja material ou não. Aos amigos, além destas palavras, somente posso agradecer com o compromisso de distribuir a tantos quanto se apresentem, com o mesmo calor revigorante de que fui já embebido por sua generosa luz.

Lhes sou profunda e eternamente grato por tudo! Muito obrigado!

Jorge Emicles (via Blog do Crato)

aos 75?

agora que os lábios se arquearam
e meus olhos são dois lagos salobros
posso dizer que não pude cruzar a ponte
e beber poesia na própria fonte

fantasma
tangenciei as sombras de tuas palavras
mas poderia ser pior
um abismo poderia prenhe de trevas
abrir sua boca de infinitas horas
e eu não passar de mais um
que ao fim chega carregado
por duros braços alheios

o mínimo atravessou-me a porta
conduzido pela mão de um poeta
afugentou a solidão e o escuro
o destino de ser completamente oco
numa terra desolada

João do Crato e Blandino Ribeiro no programa Cariri Encantado

João do Crato
O programa Cariri Encantado de hoje, sexta-feira, 9, tem como convidados dois artistas que são almas gêmeas, tanto pelo sentimento fraternal que os unem quanto pelo sentimento ancestral que os unem ao mundo: João do Crato e Blandino Ribeiro. Artistas inspirados na natureza e artesãos que confeccionam produtos especiais, como incelenças divinas e meizinhas naturais.
Um canta os ritmos e a música da Chapada. O outro manipula os aromas e os gostos que se colhem nos campos. Os dois são alquimistas e mágicos, duendes arautos, herdeiros da ancestralidade indígena que resiste na rica cultura cariri.
Logo mais no Cariri Encantado, o programa mágico das tardes de sexta. Das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri 1020.
Apresentação de Luiz Carlos Salatiel.
Apoio: Centro Cultural BNB Cariri.

Bancários do Cariri realizam assembleia e terminam greve no Banco do Brasil e no HSBC


Os bancários do Cariri, em Assembleia realizada na noite de ontem, quinta-feira, seguiram a orientação do Comando Nacional da categoria e aprovaram a proposta apresentada pela Fenaban que prevê reajuste salarial de 6% e melhoria da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Anteriormente, a Fenaban havia proposto um reajuste de 4,5%, o que foi rejeitado por todos os bancários. O percentual de 6% também será aplicado às demais verbas, como auxílio-refeição, cesta-alimentação e auxílio-creche/babá. No entanto, os bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste, devido ao impasse que ainda ocorre nas negociações específicas, decidiram permanecer em greve até a apresentação de uma nova proposta pelos bancos.

Fonte: Seeb/Cariri