Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 30 de maio de 2008

A crônica de Pedro Esmeraldo

Capela de Santa Teresa de Jesus - Crato (CE)

Uma Cidade Esquecida

Pedro Esmeraldo

O que é mais importante numa administração eficiente é o desejo de trabalhar em prol do desenvolvimento de sua terra. Temos de alertar o povo para que tome cuidado na escolha de certos políticos apáticos, desanimados, que não têm coragem de enfrentar a luta para conseguir meios necessários a fim de presentear a cidade com grandes melhoramentos educativos, industriais etc. Não se unem politicamente em benefício da cidade. Vivem às turras. Acomodam-se com facilidade, não reagem diante das perseguições e o desaforo que o Crato recebe. Não resistem ao sucateamento da cidade.
Queremos lembrar que há mais de um ano, os políticos do Crato calaram-se em frente do reitor da Universidade Federal do Ceará. Ficaram perplexos, sem definição diante dos inimigos do Crato. Deixaram livremente levar os nossos cursos de que tínhamos direito. Por merecimento, o Crato, deveria ficar com os principais cursos, já que foi a cidade precursora da Educação do Cariri.
Hoje, estamos diminuídos, pois querem obstruir o nosso patrimônio. Deixando-nos num ambiente sombrio, e sem aquecimento progressista.
Antes, houve uma reunião nas caladas da noite e o digno prefeito do Crato, sozinho, sem nenhum acompanhante, calou-se em frente desses homens, meneando a cabeça afirmativamente, dizendo que se calava porque não temos representação política no congresso nacional...
Não aceitamos esse pensamento estapafúrdio do Sr. prefeito, vez que tem o povo como atenuante para suportar o desafio e debater com altivez esse problema.
Ficamos indignados já que não aceitamos viver na ociosidade. Crato também merece ser contemplado por escolas de alto nível. Avisamos aos políticos cratenses que o progresso deve ser equilibrado e não concentrado numa só cidade.
Esperançosos, procuramos esforços para empurrar esses políticos frouxos, que até agora não procuram desfaudar a bandeira do desenvolvimento.
Assim mesmo depois de muita luta, conseguimos ficar com a Faculdade de Agronomia. Pensem senhores da má vontade que há no senhor reitor e noutras autoridades competentes para fixar definitivamente aqui no Crato essa digna faculdade que o povo tanto espera.
Soubemos por terceiros que querem levar a faculdade para Juazeiro do Norte, arrancando-nos a força, dizendo que é provisoriamente, pois alegam que não têm curso suficiente para ser instalado aqui, até quando seja construído o prédio no terreno doado pela Prefeitura do Crato.
Isto é um grande desaforo para nós.
Haja vista que esse pensamento é vergonhoso e torpe já que o Crato já possuí o Colégio Agrícola, adaptado para exercer as funções técnicas agrícolas.
Pedimos a Deus para que esses políticos sejam mais fortes e valentes, tenham coragem e avancem o sinal mostrando ao povo que estão lá para exercerem com entusiasmo o dejeso do povo e não somente para servirem de bibelôs político.
Achamos que o povo não deve se calar. Devem reagir com forças e trabalho que o Crato merece, pois foram colocados lá para esse fim. Mais do que nunca precisamos da ajuda desses homens visto que ficam fazendo média, querendo enganar o povo dizendo que não tem jeito para o Crato.
Sim, tem jeito, basta querer e querer é lutar. Ao mesmo tempo, avisamos a esses políticos que não confundam bagulho com bugalho: valorizem o que é nosso, é o dever de todo cidadão!
Afastem de nós os inimigos do Crato!