Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

DVD do filme “Bezerra de Menezes” chega às lojas e locadoras no dia 4 de março

Sucesso de bilheteria nos cinemas de todo o país, o filme “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” chega às lojas e locadoras de todo o país em formato de DVD a partir do próximo dia 4 de março. Nos extras, o DVD traz o making of das gravações, comentários dos diretores e um depoimento do ator Lúcio Mauro sobre o médico cearense Bezerra de Menezes. Lançado nos cinemas no dia 29 de agosto de 2008 com distribuição da Fox Filmes e apoio da Globofilmes, “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” foi visto por mais de 480 mil espectadores em todo o Brasil. Para suprir a demanda crescente nas primeiras semanas de exibição, a distribuidora ampliou o número de salas, levando a produção cearense para cinemas de cidades que fogem ao roteiro tradicional percorrido pela sétima arte.

No filme, a trajetória do médico cearense Bezerra de Menezes (1831-1900) é contada através da lente do passado, levando às telas cenários construídos em Fortaleza, Guaramiranga e Maranguape, no Ceará, além de Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” é uma realização da Associação Estação da Luz e tem na produção a Trio Filmes, com um orçamento de aproximadamente R$ 2,7 milhões. A direção é dos cineastas Glauber Filho e Joe Pimentel e, no elenco, os telespectadores contam com a atuação de atores de renome nacional, como Carlos Vereza, Lúcio Mauro e Caio Blat, além de um casting de atores cearenses, como Magno Oliveira, Lucas Ribeiro e B. de Paiva, entre outros. Baseado em fatos reais, o longa adota uma seqüência cronológica das experiências vividas por Bezerra de Menezes, conduzidas em narrativa pelo protagonista do filme, Carlos Vereza. Dramas pessoais de uma mudança íntima, o rompimento com a família pela opção religiosa e o conflito com as oligarquias no combate à escravidão são alguns pontos marcantes da trajetória do médico, adaptados para o audiovisual.

Sobre a Estação da Luz
A Associação Estação da Luz é uma entidade, sem fins lucrativos, que atua no município do Eusébio, Ceará, desenvolvendo e realizando diversos projetos sociais nas áreas de educação, cultura, inclusão social, esporte e lazer. Suas ações visam divulgar uma cultura de paz e solidariedade. Informações pelo telefone (85) 3260.5140 ou através do endereço eletrônico www.estacaoluz.org.br

Futebol caririense

Ontem à noite foi de futebol. No estádio Castelão, em Fortaleza, o Icasa surpreendeu a todos e a Portuguesa de Desportos e saiu da primeira a partida da Copa do Brasil com um empate. O gol de empate da Lusa saiu aos 45 minutos do segundo tempo, jogando um ducha de água fria nas pretensões do Verdão, de jogar contra a Lusa pelo empate no próximo jogo. Dia 4 de março Icasa será recebido pela Portuguesa de Desportos, no Canindé, em SP. A Lusa joga pelo empate. O Guarani de Juazeiro foi até Limoeiro e conseguiu um empate, em zero a zero, contra o time da casa pela segundona cearense. Já o Crato Esporte Clube conseguiu vencer, por 1 a 0 o time do Maracanã, no estádio Senador Carlos Jereissati, em Maracanaú.

Prefeitos realizam encontro, tomam posse na ASP Cariri e discutem administração pública

Aconteceu ontem à noite na cidade de Jati, a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Prefeitos e Municípios do Cariri (ASP Cariri) a o biênio 2009/2010). A solenidade foi marcada por uma forte presença da comunidade, e contou com a participação de diversos prefeitos. A ASP Cariri congrega prefeitos da região, que estão se unindo na busca de ações e projetos que possam consolidar a economia e o desenvolvimento de forma regional. Par ao presidente da ASP Cariri, Arlindo Rocha, prefeito de Jati, o associação pretende estruturar uma série de debates sobre os principais problemas das cidades do Cariri e buscar essas soluções com projetos e atividades práticas. Também serão realizados encontros periódicos com os secretários municipais para discutir temas como educação, saúde, cultura, meio ambiente, agricultura e finanças públicas. O secretário de Justiça e deputado estadual Marcos Cals esteve no encontro e falou sobre as parcerias entre a Secretaria de Justiça e os municípios caririenses. Marcos Cals anunciou a construção de delegacias nos municípios de Mauriti, jati, Crato e Juazeiro do Norte ainda este ano. O secretário avaliou ainda a necessidade dos municípios estarem sempre juntos na busca de soluções de problemas como a coleta seletiva de lixo, educação de qualidade, e a saúde com atendimento para toda a população.

Calazar

De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará no ano de 2008 foram confirmados no Estado 195 casos de leishmaniose visceral ( calazar ) em 52 municípios com 11 óbitos. Numero inferior ao de 2007 que registrou 204 casos com 13 mortes. Na região do Cariri em 2008 em Barbalha foram vinte e dois registros da leishmaniose, sendo quinze do tipo visceral e sete tegumentar. O epidemiologista Azevedo Quirino, coordenador do laboratório de entomologia medica do Cariri disse que ano passado o mosquito transmissor da doença foi encontrado em todos os bairros da cidade barbalhense destacando-se Bela Vista, Alto da Alegria e Cirolândia como os mais atingidos. Em Juazeiro do Norte, conforme disse o coordenador de endemias do Centro de Controle de Zoonozes, Francisco Riomar Magalahães, o município é considerado área endêmica de calazar. No ano de 2008 foram registrados 16 casos, tendo os bairros João Cabral, Frei Damião e São José apresentado o maior índice. No Crato, de acordo com informações de Marcos Aurélio Monteiro da Silva, coordenador do setor de endemias da Secretaria de Saúde em 2008 foram notificados 36 casos de leishmaniose no município, sendo 24 do tipo tegumentar e 12 casos do tipo visceral. Segundo ele o município cratense já registrou o primeiro caso da doença em 2009. Foi no bairro Vila Lobo, onde está sendo feita uma pesquisa entomológica para certificar a presença do vetor flebôtomo transmissor da espécie do mosquito lutzomyia longipalpis causador do calazar visceral e todas as ações de combate estão sendo adotadas para que a doença não avance a exemplo do ano passado. O cachorro é o principal hospedeiro do mosquito lutzomyia longipalpis.

Pesquisas eleitorais

O deputado Welington Landim (PSB), que denunciou o caso de pesquisas eleitorais fraudulentas ocorridas no período da eleição municipal de 2008, reclamou ontem, na tribuna da Assembléia Legislativa, o fato de o Ministério Público (MP) não ter resultado e nem notícia dos processos abertos para investigação das possíveis pesquisas eleitorais falsas, conforme noticiou o Diário do Nordeste na edição da última segunda-feira. Vários casos de pesquisas eleitorais supostamente fraudadas foram relatados pelos parlamentares após o término do processo eleitoral, como lembrou Landim, recordando de uma gravação apresentada pelo deputado Artur Bruno (PT), onde uma pessoa se passando por candidato encomendava uma pesquisa para favorecê-lo. “Cumprimos a nossa parte quando citamos esses institutos de negociata, mas não vemos nada de efetivo. Por quê? Porque os promotores estão dizendo que não podem agir”. O parlamentar destacou que, na época, foi entregue um documento à procuradora-geral de Justiça do Estado, Socorro França, pedindo a investigação desses falsos institutos de pesquisa, o qual afirma que a procuradora prometeu agilidade. “Agora essa matéria com a doutora Nilce Cunha (procuradora Regional Eleitoral) aponta para que vai ficar por isso mesmo”, reclama.

Diário do Nordeste

Políticos mentem à Justiça

A organização Transparência Brasil realizou um levantamento a partir de informações sobre o patrimônio declarado por políticos e as doações eleitorais que fizeram durante as eleições de 2008. A análise mostra que muitos políticos mentem à Justiça Eleitoral, financiando eleições com recursos que superam o total dos bens que declaram. Os dados, que integram o projeto Excelências, se referem a todos os parlamentares em exercício em fevereiro de 2009 na Câmara dos Deputados, Senado, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores das Capitais, num total de 2.368 integrantes. Desse total, 65% (1.531) fizeram doações, sendo que 67 parlamentares afirmaram não possuir bens (ou declararam valores irrisórios, como R$ 1), mas ainda assim fizeram doações.

Site Adital

Esquema especial de Carnaval



A Polícia Militar montou esquema especial para este Carnaval. Segundo a PM, serão mobilizados 2.345 policiais militares, sendo 1.443 deslocados para o Interior e 902 ficarão no reforço do policiamento na Capital e Região Metropolitana. Nesta sexta-feira, às 8 horas, do Estádio Castelão, embarcam policiais militares que vão participar da operação e de lá se distribuem para todo o Estado.

O policiamento ordinário da Capital, não irá sofrer alteração. Ainda de acordo com a SSPDS, para dar apoio aos militares durante a Operação serão empregadas 134 viaturas operacionais e de transporte de tropa, além de 36 motos.

Em Fortaleza, o reforço policial será realizado em pontos estratégicos, como o tradicional carnaval do Corso, na Av. Domingos Olímpio, no Pólo de Lazer da Dona Mocinha, no Aterro da Praia de Iracema, no Ginásio Paulo Sarasate, entre outros. As pessoas que permanecerem em Fortaleza e os não-brincantes também terão a segurança garantida pela Corporação.

Alguns municípios receberão atenção especial devido à grande concentração de foliões. Entre eles: Beberibe, Aracati, Cascavel, Juazeiro do Norte, Jijoca de Jericoacoara e Crato; e as praias do Presídio, Iguape, Morro Branco, Canoa Quebrada, Barra Nova, Cumbuco e em outros locais tradicionais de festa. Nos locais de festa e nas blitze de trânsito os Policiais Militares irão distribuir folders educativos com informações sobre segurança no trânsito, telefones úteis, cuidados em viagens de longa distância e no uso do transporte coletivo.

O Povo



A era Lula
por Pedro Henrique Chaves Antero
(Professor de Ciências Políticas )





Não se pode deixar de reconhecer algum mérito do presidente Lula, durante seis anos de governo, pelo fato de ter sabido manter a estabilidade da economia brasileira, aproveitando os ventos favoráveis que sopraram na economia internacional. A China e a Índia tiraram partido da prosperidade geral, crescendo a taxas expressivas. O Brasil, pela competência acanhada dos governantes, conseguiu apenas manter o equilíbrio das coisas, o que não é de todo ruim. A análise da era Lula não acaba aí.
A opção pelo assistencialismo e o esquecimento das reformas estruturantes deixaram o país num certo imobilismo, mas deram ao presidente um elevado índice de popularidade. Segundo a visão do ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, “o Bolsa Família é o a maior programa oficial de compra de votos do mundo”. E essa prática - simplesmente assistencialista - é criminosa, pois muita gente pobre não está aceitando oferta de trabalho e até mesmo abandonando o seu emprego, para viver simplesmente do programa da Bolsa. Além do desvio do dinheiro público, o governo está formando uma geração de brasileiros incapazes.
A outra marca da era Lula é a ausência da ética no trato da coisa pública. Os escândalos do Parlamento, articulados dentro do Planalto, as relações com as Farc e o MST e o recente caso Cesare Battisti são uma manifestação clara de que, segundo o político pernambucano, o governo atual não tem nenhum compromisso com reformas ou com ética. E aqui vai a grande distância entre as figuras de Lula e Obama. Ambos eleitos como personagens novos no quadro político de cada país, o primeiro aprimora a cartilha dos vícios brasileiros, enquanto o segundo livra-se de auxiliares convidados, acusados de deslizes em relação às leis do Estado.
Essa herança empobrece o país. Em 2010, teremos eleição para a presidência. É triste saber da pobreza dos nossos quadros políticos. De um lado, a prática governista da tese dos romanos “pão e circo”, e, do outro, a covardia e a dubiedade da oposição ao se opor ao erro, deixando confusa a consciência brasileira que ainda espera por seriedade e honradez.
(Publicado no jornal "O Povo", 19-fev-2009)