Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 16 de março de 2009

BOLÍVIA: A PROFECIA SE REALIZOU




“Matam apenas a mim. Voltarei e serei milhões.”

Assim disse antes de ser executado o líder aymara Túpac Katari, 228 anos antes que 2 milhões de bolivianos aprovassem sua nova Constituição e assistissem dias depois à promulgação, diante do povo “e não mais entre quatro paredes”, como discursou o presidente Evo Morales Ayma, um descendente de Túpac Katari.

Por Marcelo Salles

Primeiro levaram toda a prata que puderam, começando por Potosí. As famílias dos escolhidos para as minas os acompanhavam entoando canções fúnebres – dificilmente voltariam a vê-los. Com a insalubridade, a maioria morria em dez anos com os pulmões enegrecidos e duros feito pedra.

A escravização dos indígenas foi sustentada pelo método do terror. Francisco Pizarro, um dos líderes da colonização espanhola, passou à história como um dos maiores facínoras de que se tem notícia. Uma de suas diversões era apostar com os soldados quem furava mais índios com uma só espadada.

A opressão enfrentou a resistência dos povos originários. Os líderes aymaras Túpac Katari e Bartolina Sisa comandaram dois cercos a La Paz, em 1781, com 40 mil guerreiros, e estremeceram o domínio espanhol. Apesar da valentia, o levante foi derrotado.

Os povos se recolheram, mas jamais abandonaram sua cultura e até hoje preservam hábitos e costumes dos ancestrais. Ao contrário de outras regiões, na Bolívia a maioria da população é indígena. Há lugares onde os idiomas aymara, quéchua e guarani são mais falados que o castelhano.

Outras rebeliões populares vieram até a independência em 1825. Simon Bolívar liderou a vitória sobre o domínio espanhol e semeou o sonho da Pátria Grande.

Queriam privatizar até água da chuva

A exploração não cessou, porém, nesta terra de imensas riquezas. Simón Patiño, o Magnata do Estanho, chegou a terceiro homem mais rico do planeta na década de 1920. Assim como no Brasil, a Inglaterra passou a principal beneficiária dos recursos naturais bolivianos – depois dividiria o botim com os Estados Unidos. Os sucessivos saques fizeram da Bolívia o país mais pobre da América do Sul.

A Revolução de 1952 reacendeu a esperança. As minas de estanho foram nacionalizadas, os hidrocarbonetos. Iniciou-se um projeto de integração nacional, mas não durou muito. A era neoliberal que varreu a América Latina teve início na Bolívia em 1985, quando se pôs em prática todos os ajustes recomendados pelo FMI e Banco Mundial, arruinando a proteção social, privatizando empresas e abrindo terreno para a especulação financeira – a mesma que provocou a atual crise mundial.

Para continuar a ler essa matéria e outras confira a edição de março da revista Caros Amigos, já nas bancas, ou assine a versão digital da Caros Amigos.

Azulão derrota Uniclinic com dois gols de pênaltis e assume liderança




Diante de um grande público presente ao estádio Mirandão, o Crato derrotou o Uniclinic por 2 a 0 e assumiu a liderança isolada da segunda divisão cearense com 14 pontos. Além disso, derrubou o único invicto da competição. O jogo foi bem movimentado e agradou o torcedor. Logo aos 12 minutos, em três lances seguidos por pouco o Crato não abre placar. Num deles com Assisinho chutando de fora da área e obrigando Claudevan a fazer uma grande defesa.

Aos 20 minutos, Assisinho caiu na área e a torcida reclamou um pênalti não marcado pelo árbitro Edson Galvão. Cinco minutos depois, o Uniclinic respondeu com Diego que recebeu livre e bateu em cima da zaga. No minuto seguinte, o técnico Maçal se viu obrigado a retirar Assisinho por contusão fazendo entrar Maciel. Aos 46 minutos o estreante Timóteo invadiu a área e foi derrubado por Claudevan. O árbitro viu pênalti, mas Procópio, outro estreante, cobrou para a defesa do goleiro.

No segundo tempo, o Crato partiu novamente para cima e abriu o placar com Maciel. Aos cinco minutos, Procópio foi derrubado na área por Diney e o atacante cobrou com paradinha e tudo para abrir o placar. Aos 8 minutos, um pênalti ainda mais claro e o árbitro não exitou em marcar. Procópio foi aterrado na área quando se preparava para marcar e Claudevan o derrubou recebendo cartão amarelo quando deveria ter sido expulso. Maciel cobrou aos 12 e marcou com categoria.

O Crato passou a administrar o resultado segurando a "Águia da Precabura" nas suas poucas investidas antes de cansar. O Azulão ainda sofreu duas baixas. Aos 21 minutos, Paulo Sérgio recebeu amarelo e foi o terceiro que lhe deixará fora do próximo e último compromisso cratense contra o Limoeiro, a exemplo do zagueiro Lau, que fez uma excelente partida. Na Classificação: Crato 14 pontos, Uniclinic 12, Guarani e Maracanã 11 pontos.

Pela primeira divisão, no sábado, o Icasa foi derrotado pelo Itapipoca, no Perilão por 2 a 1 com gols de Jorge Luiz e Bombom. O volante Jonas descontou para o verdão. Ontem, Guarany de Sobral 1 a 0 no Fortaleza com um gol de Elielton e, no Castelão, Ferroviário 4 a 1 no Ceará com gols de Ernandes, Wesclery (2) e Guto. Michel descontou. Classificação: Guarany 13, Ferroviário 9, Maranguape 8, Icasa, Boa Viagem e Fortaleza 6, Quixadá, Ceará e Itapipoca 3 pontos.

FICHA TÉCNICA:

Crato 2x0 Unilinic
Competição: Campeonato Cearense (Segunda Divisão - Fase Classificatória do 1º Turno - 7ª Rodada)

Local: Estádio Mirandão (Crato)
Data: 15 de Março de 2009
Horário: 16 horas
Renda e Público - não divulgados
Gols: Maciel (Pênalti) aos 7 e 12 do segundo tempo

Crato: Carlos Luna; David, Lau, Everaldo e Paulo Sérgio; Carlos Antonio, Daniel, Procópio (Marcelo Silva) e Edmar; Timóteo (Wescley) e Assisinho (Maciel).
Técnico: João Francisco Maçal

Uniclinic: Claudevan; Nonato, Douglas (Flávio), Lúcio e Diney; Ademir, Luiz (Espada), Diego (Mairton) e Marcos; Jailson e Maurílio.

Técnico: Daniel Frasson



Árbitro: Edson Galvão
Auxiliares: Albert Mota e Marcos Silva


Cartões Amarelos: Ademir, Diney, Claudevan, Nonato e Flávio (Uniclinic). Paulo Sérgio, Daniel, Everaldo e Lau (Crato)



OUTROS RESULTADOS:

Maracanã 4x2 São Benedito

Aracati 1x1 Limoeiro


PRÓXIMA RODADA:
TERÇA-FEIRA:

20:00 - Guarani x Uniclinic

QUARTA-FEIRA:
20:00 - Limoeiro x Tiradentes


SÁBADO:
15:30 - Tririense x Maracanã

16:00 - Uniclinic x Aracati

POr Demontier Tenório
Site Miséria

Notícias da URCA

Parceria da URCA e Fundação contribui para
valorização de acervo dos museus do Crato


A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Curso de História, estará iniciando em parceria com a Fundação Cultural J.de Figueiredo Filho, em Crato, nesta segunda-feira, dia 16 de Março, o Processo de Inventário do Acervo do Museu Histórico, com coordenação de Alessandra Bandeira, e Museu de Arte Vicente Leite, com coordenação de Rosana Xenofonte. O trabalho contará com a participação de 26 estudantes do curso de História. O inventário é de suma importância, segundo a coordenação do Museu, já que nunca foi realizado nenhum trabalho nesse sentido. Com esse inventário a Fundação espera melhorar o atendimento ao público, por meio de informações melhor fundamentadas. Essa é uma forma de valorização das peças existentes no museu, dando sua devida importância no contexto histórico. Os Estagiários aprovados para atuarem no trabalho de levantamentos de dados são os seguintes:

01 Soraia Santos Barbosa, 02 Emmanuela Harakanara, 03 Cícero Edinaldo dos Santos, 04 Janainna Fernandes de Souza, 05 Luiz Ozélio de Queiroz Damasceno, 06 Adriana de Freitas, 07 Julliane Gama dos Santos, 08 Marilyn Ferreira Machado, 09 Sara Cavalcante Moreira, 10 Maria Jarciária de Figueiredo Martins, 11 Melina Hianina Duarte Homem, 12 Francisca Jussara Maroto, 13 Marilena Máximo de Freitas, 14 Rosana Pedralino Batista, 15 Jaqueline Oliveira Lima, 16 Vanderlânia Soares de Sá, 17 Cícero José Alleci Baratta Pinheiro, 18 Mª das Dores da Silva Medeiros, 19 Luiz Soares da Costa Neto, 20 Débora de Morais Esmeraldo, 21 Aurineide Bezerra Alves, 22 Edvânia Ferreira Galvão, 23 Tiago Honorato dos Santos, 24 João Eudes Alcântara, 25 Francisca Rizaneide de Araújo, 26 Fábio André Barros Silva Postado por Alessandra bandeira

Pacto de cooperação mútua deverá ser
firmado entre a URCA e Prefeitura do Crato

Com a finalidade de selar um pacto de cooperação mútua entre a Prefeitura Municipal do Crato e Universidade Regional do Cariri (URCA), foi realizada reunião na última semana, no gabinete da Reitoria da Universidade, entre o Professor Plácido Cidade Nuvens, a Vice-Reitora, Professora Otonite Cortez, e o Prefeito Samuel Araripe, em que foram debatidos projetos que poderão ser integrados e desenvolvidos em parceria com a administração, otimizando a prestação de serviço público com profissionais qualificados, além de atuação na área de estágios, através das empresas juniores dos cursos da Instituição de Ensino Superior. A meta é que a parceria tenha uma abrangência que incorpore os diversos serviços de qualificação que a Universidade Regional do Cariri possa oferecer. O prefeito Samuel Araripe acenou de forma positiva para a parceria, recomendando a materialização das principais áreas a serem trabalhadas ao seu chefe de Gabinete, o advogado Cícero França, e ao secretário de Administração, Cristiano Siebra, que participaram da reunião, além da Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário (PRODUN), Cileide Araújo.

Carteiras para estudantes da URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, como forma de facilitar a vida dos alunos da instituição, adotou o sistema de carteiras de estudantes. Para a solicitar a carteira, que tem um design com as cores da instituição, basta efetuar um depósito no valor de R$ 5,00 em nome da Universidade Regional do Cariri - URCA, na Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas, na conta nº 006-9, agência 0684., apresentar a guia de depósito na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE, além de preencher e entregar o formulário de solicitação, disponível no site da URCA (www.urca.br) entregar 01 foto 3 x 4 atual. O procedimento visa facilitar a vida do aluno e cada vez mais tem sido viabilizadas formas funcionais de uso da carteira, que dará vantagem ao estudante, além de ter sua identidade estudantil, como acadêmico

Recadastramento de
aposentados e pensionistas


Aposentados e pensionistas estão sendo recadastrados. Desde o último dia 09 que o processo foi iniciado. Os que se enquadram nessas categorias devem comparecer a uma agência do Bradesco para o recadastramento. A finalidade é facilitar e melhorar em todo o Estado a gestão previdenciária.

URCA realiza pesquisa sobre os
preços da cesta básica no Cariri


O menor custo da cesta básica na região, de acordo com pesquisa realizada através do Curso de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi registrado na cidade de Barbalha, R$ 144,19, e o maior na cidade de Crato, R$ 168,17. O custo da cesta em Juazeiro do Norte foi de R$ 164,30, enquanto na cidade de Fortaleza, o custo da cesta foi de R$ 183,16. Em fevereiro, o custo da cesta básica no Cariri foi de R$ 158,88. O trabalho faz parte da pesquisa mensal do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas do Departamento de Economia – CEPEC, da URCA, realizada por estudantes do Curso de Economia

No Cariri, um trabalhador que ganha salário mínimo precisou trabalhar 75,17 horas para adquirir os 12 produtos da cesta básica, em fevereiro. A quantidade de horas trabalhadas variou de 66,22 horas em Barbalha a 79,56 horas em Crato. Em Juazeiro foram necessárias 77,33 horas de trabalho para adquirir os produtos da cesta.

A cesta básica representa 35,71% do salário mínimo necessário para que famílias de dois adultos e duas crianças satisfaçam suas necessidades essenciais mensais. Os outros itens são representados pelos gastos em educação, saúde, moradia, transporte, etc. Na região, no mês de fevereiro, o salário mínimo necessário foi estimado em R$ 1.334,79. O menor valor foi registrado na cidade de Barbalha, R$ 1.211,32. Já em Juazeiro foi de R$ 1.380,30, e o maior valor foi registrado na cidade de Crato, R$ 1.412,76. Neste mesmo mês, em nível nacional o salário mínimo necessário estimado pelo DIEESE foi de R$ 2.075,55, que corresponde a 4,46, o menor salário oficialmente pago no país. Para maior detalhamento dos preços pesquisados, acessar tabela no site da URCA, no endereço www.urca.br.

Palestra aborda avaliação
sobre atual crise econômica


Será realizada no próximo dia 18, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), das 19 horas às 21 horas,m a palestra “Um Olhar Histórico Sobre a Atual Crise Econômica”, ministrada pelo professor mestre, Darlan Reis, do Departamento de História da URCA