Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 31 de julho de 2011

ARTES CÊNICAS NO CARIRI!!!



3ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE
De 29 de outubro a 19 de novembro de 2011
Teatro Rachel de Queiroz - Crato-CE - e ruas do Cariri

Um dos maiores acontecimentos na área de artes cênicas do Ceará, que se consolida como incentivador e difusor da produção caririense, foi idealizado pelo dramaturgo Cacá Araújo, teve sua primeira edição em 2009, e hoje conta com a adesão de cerca de 30 companhias e grupos de teatro e de dança em atividade na região.

A terceira guerrilha foi contemplada no Edital Cultural do Banco do Nordeste, de quem receberá patrocínio. Também terá apoio da Prefeitura Municipal do Crato e buscará parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para onde encaminhará solicitação de patrocínio ao Fundo Estadual de Cultura - FEC.

Importante reunião foi realizada na tarde do último sábado, no Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE), oportunidade em que houve a primeira chamada de espetáculos para a programação do evento e 20 espetáculos de teatro e de dança foram indicados por diretores e produtores das diversas companhias presentes.

De acordo com o dramaturgo Cacá Araújo, a programação oficial será divulgada depois da segunda chamada de espetáculos, devido à necessidade de ajustes visando à contemplação de um maior número de grupos.

Rios brasileiros - Por José de Arimatéa dos Santos

Foto: José de Arimatéa dos Santos

A beleza dos rios brasileiros é incontestável e grande fonte de riqueza para todo o país. É também importante falar sobre a variedade de espécies de peixes e outros animais e plantas. Vale ressaltar o aspecto turístico que esses rios proporcionam. No Brasil inteiro encontram-se rios que com suas águas abastecem as populações de muita cidade e é grande o número de ribeirinhos que depende do rio para sua sobrevivência. Os rios brasileiros são cartões postais que deixam o país muito bem no cenário mundial.
Mas nem tudo são flores. A ganância de muitos e o despreparo da fiscalização ambiental de muitos anos estão a destruir os rios brasileiros. A garimpagem exacerbada e sem controle ambiental deixam os rios mais poluídos, além de esgotos domésticos e industriais sem nenhum tratamentos jogados no leitos dos nossos rios. Cito também a falta da mata ciliar que protege os rios e em muitos rios é necessário replantá-la e assim devolver essa proteção natural.
Está tramitando no Senado Federal o novo Código Florestal que trará a regulamentação quanto a mata ciliar e proteção de topo de morro e das nascentes de rios. Espero que os senadores e senadoras possam realmente pensar no presente e no futuro do Brasil no aspecto de defesa dos rios brasileiros. Os rios brasileiros precisam e urgentemente de uma melhor proteção para que toda a nação possa usufruir de sua riqueza de forma sustentável e respeitosa. Toda a natureza exuberante desse país verde-amarelo agradece.

Palestra sobre a política externa contemporânea dos EUA


Pelo Prof. Virgílio Arraes
(Catedrático de História da Universidade de Brasília - UNB)

Dia 1 de agosto de 2011 (próxima segunda-feira), as 19 horas
No Salão de Atos da URCA (Campus do Pimenta, Crato)

Promoção: Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA

Breve currículo do palestrante - O professor Virgílio Caixeta Arraes é graduado em história pela UNB, com mestrado e doutorado na mesma universidade. Tem título de doutor, obtido em 2005, com a tese "Relações internacionais da Santa Sé: da fragilidade à busca de autonomia". É especialista em Relações Internacionais contemporâneas e política externa do Brasil. Foi consultor do Exército Brasileiro no estudo prospectivo "Construção de cenários para o ano 2.030” e assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em 2006 e 2007. É consultor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Possui 103 trabalhos publicados em revistas especializadas, 155 matérias veiculadas em jornais e periódicos e cinco livros publicados. Foi orientador de várias teses de mestrado e cinco de doutorado na UNB.