Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 31 de julho de 2011

Rios brasileiros - Por José de Arimatéa dos Santos

Foto: José de Arimatéa dos Santos

A beleza dos rios brasileiros é incontestável e grande fonte de riqueza para todo o país. É também importante falar sobre a variedade de espécies de peixes e outros animais e plantas. Vale ressaltar o aspecto turístico que esses rios proporcionam. No Brasil inteiro encontram-se rios que com suas águas abastecem as populações de muita cidade e é grande o número de ribeirinhos que depende do rio para sua sobrevivência. Os rios brasileiros são cartões postais que deixam o país muito bem no cenário mundial.
Mas nem tudo são flores. A ganância de muitos e o despreparo da fiscalização ambiental de muitos anos estão a destruir os rios brasileiros. A garimpagem exacerbada e sem controle ambiental deixam os rios mais poluídos, além de esgotos domésticos e industriais sem nenhum tratamentos jogados no leitos dos nossos rios. Cito também a falta da mata ciliar que protege os rios e em muitos rios é necessário replantá-la e assim devolver essa proteção natural.
Está tramitando no Senado Federal o novo Código Florestal que trará a regulamentação quanto a mata ciliar e proteção de topo de morro e das nascentes de rios. Espero que os senadores e senadoras possam realmente pensar no presente e no futuro do Brasil no aspecto de defesa dos rios brasileiros. Os rios brasileiros precisam e urgentemente de uma melhor proteção para que toda a nação possa usufruir de sua riqueza de forma sustentável e respeitosa. Toda a natureza exuberante desse país verde-amarelo agradece.

Nenhum comentário: