Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 15 de junho de 2008

Palestra de Océlio Teixeira sobre a Festa do Pau da Bandeira


clique na imagem para ampliar

Palestra de Océlio Teixeira sobre a Festa do Pau da Bandeira


NOTICIAS DO DOMINGO


EFEMÉRIDES DO CARIRI

O presidente do Instituto Cultural do Cariri, Manoel Patrício de Aquino (Nezinho) tem um projeto: reeditar o clássico “Efemérides do Cariri”, fruto de pesquisas do historiador Irineu Pinheiro (foto ao lado). A primeira edição deste livro foi publicada há quase 50 anos. Um exemplar dessa edição é hoje uma raridade. “Efemérides do Cariri” é imprescindível para quem tem interesse em conhecer a história do Sul do Ceará.

GEOPARKS

Na próxima 4ª feira, dia 18, duas equipes (uma do governo do Ceará e outra da Urca) embarcarão para Osnabrück, Baixa Saxônia, na Alemanha, para participarem da 3ª Conferencia Internacional de Geoparks. André Herzog (ex-reitor da Urca) e Alexandre Sales (ex-diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri) estarão lá. Herzog viaja a convite do governo do Ceará (que administra o Geopark Araripe). O Ceará está pleiteando para o Cariri a sede da 4ª Conferência Internacional de Geoparks, a ser realizada em 2010. Já Alexandre Sales viajou como convidado do governo de Minas Gerais, para quem presta serviços na implantação do Geopark do Quadrilátero Ferrífero. Herzog e Alexandre Sales foram implantadores do Geopark Araripe, o primeiro a ser criado no continente americano e no Hemisfério Sul.

CALDEIRÃO

O cineasta e escritor Rosemberg Cariry virá em breve ao Cariri para lançar o livro "O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: apontamentos para a História", organizados por ele e por Firmino Holanda.

MAU GOSTO

As placas indicativas das ruas de Crato não são uniformizadas. Como o poder público não pode arcar sozinho com esse tipo de despesa está permitindo que firmas comerciais afixem essas placas. Em algumas delas, colocadas recentemente, o nome da empresa aparece com destaque, na cor vermelha, chamando mais atenção do que a denominação da rua. Confiram uma placa colocada na esquina da Rua Senador Pompeu com Praça da Sé, no prédio do Museu Vicente Leite.

ALTANEIRA

As boas iniciativas devem ser divulgadas. Ontem, dia 14, a cidade de Altaneira inaugurou a Biblioteca Pública Municipal. Que sirva de exemplo para outras cidades, muitas maiores do que Altaneira, conhecida como a Terra de Santa Teresa D’Ávila.

CAPELA DO SOCORRO

Para comemorar o centenário da Capela do Socorro – construída pelo Padre Cícero em Juazeiro do Norte – será lançado no próximo dia 20, um livrinho com breve histórico do templo, de autoria de Daniel Walker. O livrinho será distribuído gratuitamente aos interessados.

PRAÇA DA LADEIRA
A praça que está sendo construída, na Ladeira da Integração, de onde se observa uma das vistas mais privilegiadas do Crato, terá o nome de Maciel Brito. Resgata a memória de um cratense que foi superintendente do antigo INPS no Ceará.

NOVO PONTO DE CULTURA

O Ministério da Cultura acaba de reconhecer mais um Ponto de Cultura no Cariri: a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda. Pontos de Cultura são instituições selecionadas para articularem e desenvolverem ações culturais nas comunidades onde estão instaladas. No Cariri, o Ministério de Cultura já reconheceu como Pontos de Cultura: a Sociedade de Cultura Artística de Crato, a Gráfica Lira Nordestina (em Juazeiro do Norte) e a Fundação Memorial Patativa (em Assaré).

PRESTÍGIO

Dom Fernando Panico deixou ontem a Europa, onde estava desde 25 de maio último. A partir de hoje ele participa, no Canadá, do 49º Congresso Eucarístico Internacional. O evento acontece até o próximo dia 22 na cidade de Quebec. A delegação brasileira é composta pelos arcebispos de São Paulo (cardeal Dom Odilo Sherer), de Ribeirão Preto (Dom Joviano de Lima Júnior), de Aparecida do Norte (Dom Raymundo Damasceno Assis) e pelo bispo de Crato, Dom Fernando Panico.