Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Perigo


A botânica Aline Braga, em tese de doutorado apresentada à Universidade Católica de Brasília, estima que os ipês roxo e amarelo desaparecerão em 50 anos, a continuar o desmatamento descontrolado. Lute, faça sua parte, não prive nossos descendentes dessa beleza que desfrutamos.
Saiba mais na revista Istoé, edição de 10/09/08.
O IPÊ
O
Ipê é a árvore mais conhecida em todo o Brasil, existem cerca de 20 espécies de pequeno, médio e grande porte, exuberantes pela floração: amarela, roxa, rosa ou branca. O ipê roxo fornece madeira de primeira qualidade, muito dura e de grande durabilidade, usada em marcenaria, assoalhos e obras que exigem resistência mecânica. Os ipês são árvores exuberantes e imponentes pela bela floração e pela qualidade da madeira, porém são de crescimento lento e se forem pouco cultivados, como a madeira não vem de reflorestamentos comerciais é proveniente de floresta nativas, ou seja, significa que um dia talvez o veremos apenas no museu ou coleções botânicas... mas, com a conscientização em grande escala, poderemos reflorestar com ipês e ter madeira cuidando do meio ambiente.

Notas da Semana


Embaixador do Papa chega ao Cariri
Pela segunda vez na sua existência, a Diocese de Crato vai receber a visita do Núncio Apostólico no Brasil. Dom Lorenzo Baldisseri (foto), desembarca no Cariri – neste final de semana – para participar da solenidade de instalação da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, na próxima 2ª feira. O outro Núncio que esteve aqui foi Dom Carmine Rocco, que veio em 1989, quando o bispo era Dom Vicente Matos. Ele veio participar das solenidades de 75 anos de criação da Diocese de Crato.

Saiba mais sobre a Basílica caririense
Basílica menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas de diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração. Entre os argumentos apresentados por Dom Fernando Panico, junto ao Vaticano, para obtenção do título de Basílica Menor para a igreja caririense está o fato de Juazeiro do Norte se constituir num dos maiores centros de romaria da América Latina. Essas romarias são motivadas pela herança espiritual do Padre Cícero Romão Batista, constituindo-se em notícias periódicas nas principais redes de televisão, além de matérias divulgadas pelos principais jornais e revistas do Brasil. Cerca de dois milhões de fiéis visitam anualmente a cidade de Juazeiro do Norte.

História da nova Basílica
A nova Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte teve origem com a construção, pelo Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, de uma humilde capelinha cuja pedra fundamental foi lançada em 15 de setembro de 1827. À época, a atual e pujante cidade de Juazeiro do Norte não passava de uma fazenda, situada no município de Crato, propriedade do citado Brigadeiro, denominada de Fazenda Tabuleiro Grande.

Antes tarde do que nunca
O chefe da APA Araripe, Prof. Jackson Antero, adverte que não dá para esperar. A Chapada possui 344 fontes na sua encosta, das quais 294 estão do Ceará. Segundo Jackson, “estas fontes precisam de proteção para não ser extintas”. Ao fazer este comentário, o chefe da APA Araripe prometeu arrancar os canos da nascente da Batateiras, a partir da próxima semana. A única novidade é a presença de guardas municipais na área da nascente para manter a fiscalização do local. Os guardas controlam a freqüência de desocupados na área que estavam tomando banho no tanque de distribuição da água e fazendo desordens, além de impedir a colocação de novos canos na nascente.O guarda municipal Cícero Roberto Coelho diz que é um absurdo ver um manancial ser utilizado por uma minoria, enquanto que o povo pobre, que mora no
é da serra, não tem direito a água para beber.(fonte:www.geoparkararipe.blogspot.com)

Crato export
Francisco Fábio Amorim – conhecido por Ligeirinho – está produzindo sacrários de madeira que estão sendo vendidos para outros estados do Brasil. “Ligeirinho” mantém sua oficina, na Rua Ratisbona, em Crato, onde produz outras peças sacras, como altares. São de sua autoria os altares de madeiras existentes nas igrejas de Assaré, Farias Brito e São Vicente Ferrer, em Crato.

Juazeiro em enciclopédia
A Editora Vértice Ltda. e o Lions Clube de Juazeiro do Norte lançam nesta 6ª feira, dia 12, na Associação Comercial daquela cidade, a Enciclopédia dos Municípios, em livro eletrônico, que tem um capítulo especial sobre a Terra do Padre Cícero. A Enciclopédia foi organizada pelo jornalista e empresário Aldemir Sobreira.