Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Morre Presidente do Grupo O Povo, Demócrito Dummar

Por: Grupo Ceará Sat de Comunicação

A imprensa cearense está de luto. O presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Rocha Dummar, morreu nesta sexta-feira, aos 62 anos. O jornalismo perde um de seus mais irrequietos e instigantes maestros da comunicação em escala industrial, um fazedor de jornais que modelou O POVO em seus oitenta anos de história num exemplo bem-sucedido de veículo regional. Nessas oito décadas, o POVO moldou várias gerações de jornalistas, contribuiu para aperfeiçoar a imprensa cearense e Demócrito Dummar esteve por quase meio século no comando do grupo, que se expandiu recentemente para a televisão com a TV O POVO.

Abaixo nota do Grupo de Comunicação O POVO sobre o falecimento:
É com imenso pesar que o Grupo de Comunicação O POVO informa o falecimento de seu presidente, Demócrito Rocha Dummar, no início da tarde desta sexta-feira, 25. A família e todos os colaboradores desta empresa ainda estão profundamente abalados com a repentina perda.
A família não quer se pronunciar neste momento de dor e pede a todos que guardem na lembrança não só o jornalista que durante quase 45 anos esteve à frente do jornal O POVO. Mas, acima de tudo, o homem que inspirou gerações de cearenses. E que continuará inspirando.

Publicado no site do Grupo Ceará Sat de Comunicação
www.cearaagora.com

Jornalista ministrou oficina sobre meios de comunicação

Ministrada na tarde da última quarta-feira, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Crato, a oficina "Como desenvolver um jornal e programa de rádio, direcionado à crianças e adolescentes", dentro das ações direcionadas à conquista do selo Unicef para o município do Crato. A oficina foi ministrada pela jornalista Elizangela Santos, repórter do jornal Diário do Nordeste. Cerca de 40 professores do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, participaram do evento, promovido por meio da Secretaria de Educação do Município cratense.

As próprias crianças e adolescentes serão capacitados e orientados pelos professores para desenvolverem projetos voltados para o desenvolvimento comunicacional dos grupos, a partir do seu próprio ambiente de vivência. Temas como meio ambiente, situação da criança na sociedade, entre outros aspectos deverão ser ressaltados pelos alunos. Um dos principais pontos questionados pelos professores é de que maneira os alunos poderão desenvolver em sala de aula as temáticas e criarem os seus próprios meios de comunicação. Para isso, a jornalista se prontificou em acompanhar o desenvolvimento de atividades nas escolas, tirando dúvidas dos alunos e docentes.

Elizangela ainda destacou a importância do aprendizado da comunicação nas escolas, como forma do aluno vivenciar a produção e execução da notícia. Ser, na verdade, o protagonista desse universo criativo e observar a partir de que critérios se pode desenvolver uma visão crítica em relação aos meios de comunicação. "É uma oportunidade de vivenciarem mais intensamente o seu próprio ambiente e saber que dali poderão construir um novo mundo, com uma percepção criativa e ampliada, a partir de aspectos mais positivos", completa.

Aurora vai realizar V Seminário Regional do Selo Verde

A cidade de Aurora vai sediar próximo dia 30 de abril o V Seminário Regional do Selo Verde – 2008, numa promoção da Prefeitura Municipal.

O evento acontece às 8 h da manhã no auditório Marcolino Lyra, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) no centro da cidade. Várias cidades da microrregião do Cariri Oriental se farão presentes, conforme informou o coordenador do Departamento Municipal de Meiio Ambiente de Aurora Hélio Lobo. "Será um momento em que os municípios circunvizinhos mostrarão suas experiências exitosas voltadas para a defesa do meio ambiente dentro do programa Selo Verde", expressou o coordenador.

Representantes da sociedade civil organizada, formadores de opinião, ativistas ambientais, autoridades municipais, educadores, estudantes e lideranças comunitárias estão sendo convidados. O debate sobre a situação do Rio Salgado também fará parte da pauta.

Cultura no SESC




Vale a pena conferir mais uma atração do SESC.

Geoparks - Ceará quer sediar conferência (matéria publicada no "Diário do Nordeste" - 25-04-2008)


Ser sede da 4ª Conferência Internacional de Geoparks, em 2010, é um dos objetivos do governo do Estado



Fortaleza. O governo do Estado do Ceará está apresentando à Unesco sua candidatura para sediar a 4ª Conferência Internacional de Geoparks, a ser realizada em 2010. A Conferência Internacional de Geoparks é um importante evento científico organizado de dois em dois anos pela Rede Global de Geoparks.No Ceará está situado o Geopark Araripe, que é o único geopark reconhecido pela Unesco nas Américas e também no Hemisfério Sul.

A propositura a ser apresentada a Unesco está sendo elaborada por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria das Cidades, que também conta com representantes das secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Turismo (Setur), da Universidade Regional do Cariri (Urca), do Geopark Araripe e da consultora do Banco Mundial, Mônica Amorim.

A escolha da sede da 4ª Conferência será realizada durante a 3ª Conferência Internacional de Geoparks, que será em junho deste ano em Osnabruck, na Alemanha. Na oportunidade, o Estado também estará participando da 1ª Feira Mundial de Geoparks, com um stand do Geopark Araripe.

De acordo com o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, a realização da Conferência Internacional de Geopark garantiria ao Estado um reconhecimento internacional das ações relacionadas à preservação patrimonial, educação científica, meio-ambiente, e desenvolvimento/turismo sustentável. Além disso, segundo ele, a realização do evento está em sintonia com a estratégia de desenvolvimento regional do Governo do Estado. “A Secretaria das Cidades está à frente de um projeto de desenvolvimento regional para o Cariri chamado Cidades do Ceará I, no qual será fortalecido o segmento do turismo como uma atividade essencial para o dinamismo da economia local. E o Geopark Araripe é um destes importantes espaços geradores de turismo para o Cariri”.
De acordo com Joaquim Cartaxo, serão investidos no projeto Cidades do Ceará, mais de US$ 60 milhões, dos quais 70% serão financiados junto ao Banco Mundial.