Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Jornalista ministrou oficina sobre meios de comunicação

Ministrada na tarde da última quarta-feira, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Crato, a oficina "Como desenvolver um jornal e programa de rádio, direcionado à crianças e adolescentes", dentro das ações direcionadas à conquista do selo Unicef para o município do Crato. A oficina foi ministrada pela jornalista Elizangela Santos, repórter do jornal Diário do Nordeste. Cerca de 40 professores do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, participaram do evento, promovido por meio da Secretaria de Educação do Município cratense.

As próprias crianças e adolescentes serão capacitados e orientados pelos professores para desenvolverem projetos voltados para o desenvolvimento comunicacional dos grupos, a partir do seu próprio ambiente de vivência. Temas como meio ambiente, situação da criança na sociedade, entre outros aspectos deverão ser ressaltados pelos alunos. Um dos principais pontos questionados pelos professores é de que maneira os alunos poderão desenvolver em sala de aula as temáticas e criarem os seus próprios meios de comunicação. Para isso, a jornalista se prontificou em acompanhar o desenvolvimento de atividades nas escolas, tirando dúvidas dos alunos e docentes.

Elizangela ainda destacou a importância do aprendizado da comunicação nas escolas, como forma do aluno vivenciar a produção e execução da notícia. Ser, na verdade, o protagonista desse universo criativo e observar a partir de que critérios se pode desenvolver uma visão crítica em relação aos meios de comunicação. "É uma oportunidade de vivenciarem mais intensamente o seu próprio ambiente e saber que dali poderão construir um novo mundo, com uma percepção criativa e ampliada, a partir de aspectos mais positivos", completa.

Nenhum comentário: