Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

JC no Cariri Agora....




Olá amigos do blog Cariri Agora, a edição de hoje do JC já está circulando nas bancas de revistas e gazeteiros do Cariri. No blog Cariri Agora algumas matérias foram postadas. O JC circula esta semana nas bancas de revista. Leia e divulgue.

Coluna de Donizete Arruda

Investigando a família
O Ministério Público Estadual investiga sem alardes o nepotismo em todos os 33 municípios do Cariri. Examina se há alguma nomeação ilegal, ao mesmo tempo, que apura outras práticas ilícitas que em passado recente foram comuns, como o uso de laranjas na folha de pagamento. É verdade que os novos prefeitos estão concluindo apenas o primeiro mês de mandato, mas a vigilância do Ministério Público é um bom sinal e recebe o aplauso da sociedade.

Nepotismo espalhado
Levantamento do jornal O POVO, publicado em sua edição de domingo, revelou que o Cariri é a região com maior número de prefeitos nepotistas. Entre onze municípios identificados com essa praga da administração pública, seis são do Cariri: Altaneira, Jati, Mauriti, Araripe, Nova Olinda e Penaforte. E mesmo sem OPOVO ter descoberto, há mais prefeitos do Cariri empregando familiares. Registre-se que a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal(STF) proibiu o nepotismo, mas liberou que parentes ocupem sem restrições cargos de secretários. Assim, nenhuma das nomeações nessas seis prefeituras é ilegal, mas poderiam ser evitadas.

Exemplo de Juazeiro do Norte
O prefeito Manoel Santana mostrou que é um administrador diferente. Acabou com o nepotismo em Juazeiro do Norte. Nenhum de seus parentes irá exercer qualquer cargo público na administração municipal. Santana cumpre um acordo assumido em praça pública de fazer uma gestão inovadora, transparente e que mude o futuro da terra de Padre Cícero. Ao decretar a morte da parentada mamando em cargos públicos, o prefeito Manoel Santana com o aval da Câmara de Vereadores se consolida como exemplo de prefeito moderno e comprometido com a moralidade pública.


A crise chega ao Cariri
Os prefeitos do Cariri ficam avisados de que a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) pode atingir em algumas cidades até os 45%, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios(CNM). Essa queda terá reflexos devastadores na economia da região, pois a maioria das cidades sobrevive quase que exclusivamente dos recursos originários do FPM. Com menos dinheiro, as prefeituras terão mais dificuldades para manter em funcionamento as máquinas e os investimentos ficarão ainda mais difíceis. Os prefeitos vão ter em fevereiro um encontro com o presidente Lula para encontrar uma solução para o problema. Essas reduções de repasses decorrem das medidas econômicas anunciadas pelo Governo Lula com redução de impostos para combater a crise econômica que diminuíram a arrecadação federal.

No foco dos presidenciáveis
PSDB e PT reconhecem a importância política do Cariri e não é à toa que esses partidos já agendam visitas oficiais de seus presidenciáveis a Juazeiro do Norte para pedir a proteção de Padre Cícero. Os governadores tucanos José Serra e Aécio Neves juntamente com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, devem dar o ar da graça ainda neste primeiro semestre. Quem deve vir primeiro é o mineiro Aécio Neves, cuja agenda no Cariri deve ser cumprida entre março e maio deste ano. Serra também trabalha firmemente para mudar sua imagem de adversário do povo nordestino e programa uma visita a Juazeiro do Norte e ao Crato. Já a ministra Dilma Roussef quer pegar carona no prestígio do presidente Lula discute com o deputado José Guimarães a melhor data para visitar o Cariri e fortalecer as administrações petistas de Juazeiro e de Barbalha. Quem precisaria aparecer mais por aqui é o deputado federal Ciro Gomes, que não desistiu e continua sonhando em ser o suce ssor de Lula.

Modelo de secretário
O governador Cid Gomes não fala publicamente para evitar melidres no seu secretariado, mas no Palácio Iracema é voz corrente que o desempenho de Camilo Santana na Secretaria de Desenvolvimento Agrário é o exemplo da boa gestão. Camilo Santana tem conseguido cumprir suas metas e sua secretaria não para de gerar fatos positivos para a imagem do Governo Cid. Assim, o secretário Camilo Santana continua sendo o favorito para suceder o atual vice-governador Francisco Pinheiro. O problema continua sendo o PT a quem caberá a vaga, pois à priori, o lugar caberá a um indicado da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Contas que precisam fechar
Candidato a deputado federal, provavelmente pelo PMDB, o ex-prefeito Raimundo Macedo terá pela frente em 2009 uma dificuldade que só é do conhecimento de seus mais íntimos colaboradores: a aprovação de suas contas referentes ao ano de 2008 pelo Tribunal de Contas dos Municípios(TCM). Raimundão teme que suas contas sofram rejeições e acabem sendo rejeitadas, o que comprometeria seu futuro político. Ciente de que não pode vacilar, Raimundão já se articula para acompanhar todo o processo de julgamento no Tribunal e para evitar surpresas de ser condenado e ir parar numa lista de inelegíveis do TCM. Seu objetivo é aprovar as contas sem ressalvas.

Disse me disse
• Mais um acerto do prefeito Manoel Santana:o novo coordenador de Comunicação, Juciêr , é um profissional respeitado não apenas no Cariri, mas também em Fortaleza onde trabalhou e fez muito sucesso, sempre respeitando a ética.
• A decisão do Superior Tribunal de Justiça(STJ) de determinar que o Tribunal de Justiça investigue a prefeita de Lavras, Dena Oliveira, é um duro recado aos prefeitos.
• O STJ avisou: Dena Oliveira é a primeira a sentir na pele a rigidez da cobrança pela boa aplicação das verbas públicas.
Desculpe a ignorância, por que os prefeitos nepotistas do Cariri não demitem seus familiares?

Siqueira Campos: Reforma da praça na mira do MP

A reforma na Praça Siqueira Campos começa a ser uma das preocupações do Ministério Público Estadual (MPE). Feita em outubro de 2008, a reforma foi realizada pela construtora Proserv e gerou polêmica porque teve toda a sua arquitetura alterada, deixando insatisfações entre populares. A licitação para contratação da empresa, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal do Crato, despertou atenção do Ministério Público que quer saber o custo real e a qualidade das obras.

Mesmo inaugurada, a obra não foi concluí¬da, tampouco os valores referentes à licitação foram pagos à Proserv. Criticada pela população, a reforma da Praça Siqueira Campos começa agora a ser analisada pelo Ministério Público. Os primeiros questionamentos sobre os serviços de qualidade duvidosa foram feitos pelo ex-deputado estadual Jairo Sampaio, assessor especial do prefeito Samuel Araripe.
Foi iniciado um procedimento de investigação da reforma da praça. O procedimento teve sua gênese com a percepção da sociedade e dos promotores de Justiça para a estética da praça. O Ministério Público ainda não divulgou qual tipo de procedimento está efetuando. Entretanto, já foram recebidas diversas denúncias sobre a reforma. Por telefone, a reportagem do JC tentou conversar com o promotor Élder Ximenes, que comunicou, via sua secretária, que qualquer informação sobre os procedimentos será dada à imprensa posteriormente.

Até o fechamento desta edição, a prefeitura tinha informado que liberou apenas R$ 33.000,00 para a empresa Proserv e que o restante dos valores somente serão liberados após a conclusão da reforma. O Secretário de Obras Jéferson Felício, que, na edição anterior do JC, disse que iria conferir durante a semana passada a obra e mandar trocar o relógio e concluir os serviços, cumpriu a promessa em parte. Os relógios foram trocados, mas cada um, localizado em um lado da coluna, marca uma hora diferente. Informações coletadas pelo JC, a empresa Proserv ainda não divulgou quando irá concluir os serviços para receber o restante dos recursos correspondente à licitação da obra, num total de R$ 96.000,00.

Novos bancos e horários confusos

As cobranças da população cratense e do JC, fez com que dois novos bancos fossem colocados na Praça Siqueira Campos. O trabalho foi feito na noite de sábado para domingo últimos, já que as pessoas só vieram a notar a colocação dos bancos no domingo pela manhã. Foram colocados mais dois bancos de ripa, sem respeitar a qualidade dos bancos anteriores, feitos de mogno. As divergências e confusões na divulgação de informações sobre a reforma da praça, se confundem com os relógios trocados, em que cada um marca um horário diferente.

Jornal do Cariri
Editoria de Política

Entidade de prefeitos vai articular políticas públicas nos municípios

Prefeitos filiados à Associação dos Prefeitos e Municípios do Cariri (ASP Cariri) estiveram reunidos no último dia 20, na cidade de Brejo Santo. Na pauta do encontro, a discussão sobre problemas que vem atingindo a maioria dos municípios caririenses. Na oportunidade foi eleita a nova diretoria da entidade para o biênio 2009/2010. O prefeito de Jati, Arlindo Rocha Neto, foi eleito presidente da associação.

Para Marcos Eliano, secretário da entidade, os desafios dos municípios do Cariri Oriental são muitos. “Estamos trabalhando para difundir os interesses dos municípios da região, que vão desde a solicitação ao governo Federal para o recapeamento da BR 116, a instalação de postos policiais nas fronteiras com os estados de Pernambuco e Paraíba e a instalação da telefonia móvel na maioria dos nossos municípios”, alertou.

Um dos debates principais dos prefeitos tem sido a segurança pública. No próximo dia 13 de fevereiro, os prefeitos terão um encontro com o secretário de Justiça do Estado, Marcos Cals. Na oportunidade o secretário falará sobre o projeto Polícia Cidadã.

No encontro, os prefeitos irão entregar ao secretário Marcos Cals, um documento reivindicando melhorias e ações concretas na área da segurança pública. “A nossa entidade está liderando esta luta para não ficarmos abandonados como estamos, sendo necessário esse grito de alerta”, disse o prefeito Arlindo Rocha Neto.

O documento a ser entregue pelos prefeitos alerta o governo do Estado para os problemas de insegurança e apresenta algumas propostas, como o reforço do policiamento na fronteira, aumento do efetivo, e mais equipamentos para as polícias civil e militar.

Arlindo Rocha defende ainda que nos próximos dois anos, a ASP Cariri irá lutar pela implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional. “O importante é a adoção de políticas públicas que venham contemplar os municípios nas suas reivindicações e aspirações populares”, resumiu Arlindo Rocha.

Jornal do Cariri
Editoria de Política

Vereadores de Juazeiro aprovam projetos do Executivo

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte reuniu-se extraordinariamente na última sexta-feira, 23, com a presença de todos os quatorze vereadores, sob a presidência de José de Amélia Júnior (PSL) para discutir e votar projetos oriundos do poder executivo.

Após serem analisados e receberem parecer favorável das comissões competentes, os projetos do executivo tratando da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento para 2009, possibilitando uma abertura de crédito de 25% permitido por lei, transferindo R$ 1,427 milhão para o setor habitacional, foi aprovado. Em seguida se deu a discussão e aprovação do Organograma Administrativo da Prefeitura, a mensagem de intervenção no Hospital Santo Inácio, bem como os projetos do legislativo sobre acampamento e fiscalização da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP), e as dotações orçamentárias da Casa Legislativa.

O projeto sobre o fim do nepotismo não foi colocado na pauta. Todos os projetos foram aprovados, abstenções apenas dos vereadores Darlan Lobo e Tarso Magno, que se posicionaram contrários, pelo fato dos projetos, segundo eles, terem sido enviados àquela Casa, não dando tempo de serem melhor avaliados.

O vereador Tarso Magno (PSL) citou inclusive, algumas falhas contidas no projeto criando o organograma da nova administração, por não indicar em alguns casos, atribuições, como por exemplo, o cargo de subprefeito. "Esse projeto veio contendo várias falhas, haja vista que cria cargos e entre esses cargos eu posso citar o de subprefeito e não tem qualquer atribuição neste sentido. Fica um projeto de lei inócuo. Como é que um projeto de lei cria um determinado cargo e não cita sua atribuição?", indagou Tarso Magno, acrescentando que "o prefeito deve cobrar mais de sua assessoria para que os futuros projetos sejam enviados à Câmara Municipal, com melhor perfeição, em benefício da população juazeirense", afirmou.

Seguindo o mesmo raciocínio, o vereador Darlan Lobo (PPS) disse que se absteve de votar porque o projeto precisava de mais tempo para ser analisado. "Pela legalidade, pela moralidade que sempre pregou o prefeito Dr. Santana, eu acho que ele vai corrigir essa falha, porque confio no trabalho dele. Acho que ele vai fazer uma administração decente, ele tem tudo para ser um bom prefeito. Nós estamos aqui para ajudá-lo. Eu acho que as críticas construtivas sempre serão boas para ele. Estamos mostrando irregularidades de seus assessores, que devem mandar os projetos com antecedência para não acontecer isso", declarou Darlan.

O vereador Gledson Bezerra (PSDC), disse que também verificou as falhas apontadas pelo vereador Tarso Magno, no caso das atribuições dos cargos que estão sendo criados. "Em conversa com o líder do prefeito Roberto Sampaio Lima (PSB), se comprometeu de enviar a mensagem, imediatamente à Câmara, para que a gente possa aprová-la e essas pessoas possam assumir seus cargos, e desenvolver a contento o seu trabalho", observou Gledson.

Jornal do Cariri
Editoria de Política

STJ manda investigar Lavras: Denúncias contra Prefeita chegam ao Tribunal de Justiça

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encaminhou ao Tribunal de Justiça do Ceará pedido de investigação por corrupção passiva contra a prefeita do Município de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira (PMDB). Coube a relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, a decisão de enviar à Justiça do Ceará a abertura das investigações com base em irregularidades apontadas na administração do Município pela Controladoria Geral da União (CGU).

O documento da CGU contatou as irregularidades administrativas, alertou a administração municipal para resolver os problemas na conclusão de obras e processos licitatórios, mas um ano e meio após conclusão das investigações da Controladoria Geral da União muitas obras - como constatou a reportagem do Jornal do Cariri, continuam pela metade. E o mais grave: 10 escolas estão abandonadas - uma delas - a Escola José Custódio Bezerra foi transformada em pocilga, local para criação de porcos.

As denúncias sobre obras inacabadas, licitações viciadas e desvio de recursos foram levadas ao STJ pelos ex-vereadores Reinhard Dias Ferreira, Vicente Leandro da Silva e Manoel Fernandes Sobral. A reportagem do JC procurou a prefeita Dena Oliveira para falar sobre o assunto, mas assessores seus disseram que ela não se encontrava na Prefeitura, nem em Lavras Mangabeira. Porém , outras informações que chegaram ao JC contrariaram a versão dada pelos assessores da prefeita sobre a presença dela no Município.

A ministra do STJ Nancy Andrighi, relatora do processo contra a prefeita Dena Oliveira, argumenta, ao decidir pelo envio do pedido de investigação ao Tribunal de Justiça do Ceará, que ‘'a competência originária criminal do STJ, do que diz respeito ao foro por prerrogativa de função derivada do exercício de cargo eletivo na esfera do Poder Executivo, se limita aos crimes comuns cometidos por Governador de Estado (art. 105, I, a, da CF). Salvo melhor juízo, a questão apresentada deve ser analisada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (art. 29, X, da CF), ou da forma como determinar a Constituição do Estado do Ceará'', destacou a ministra.

O pedido de investigação chegou ao Tribunal de Justiça do Ceará no dia 15 de janeiro e foi protocolado sob o número 2009.0000.3625-5/0. O documento encaminhado pelos ex-vereadores ao STJ, com elaboração baseada nas irregularidades constatadas pela CGU, ressalta que as investigações deixaram perplexa a sociedade de Lavras da Mangabeira e a própria Controladoria Geral da União e destaca que a prefeita Dena Oliveira ‘'sempre se vale e frisa de forma contundente que têm o apoio do seu irmão, que por vez , é deputado federal de influência nacional, e que de tudo faz para protegê-la, no caso o deputado federal Eunício Oliveira''. Mesmo com todas as denúncias de irregularidades administrativas, obras mal feitas e inacabadas, Dena foi reeleita, em 2008, para um novo mandato. No início da nova gestão, a oposição já faz denúncias de desmandos, enriquecimento ilícito, obras inacabadas e abandono de escolas.

Escolas abandonadas e obras inacabadas mostram descaso da prefeitura
Com aproximadamente 32 mil habitantes, Lavras da Mangabeira, é hoje uma das principais cidades do Cariri cearense. No entanto, parte da população ainda está insatisfeita por causa de irregularidades em alguns setores da administração, como educação, infra-estrutura e saneamento básico.

Manoel Fernandes Sobral, ex-vereador, e uma das lideranças que denuncia irregularidades na gestão de Dena Oliveira, disse que “a fiscalização da CGU quando chegou aqui só encontrou irregularidades, dinheiro desviado, obras inacabadas, transporte escolar irregular. Apesar de que dizem aqui no nosso município que denunciar é tempo perdido, porque a prefeita é irmã de Eunício Oliveira, nós ainda confiamos na Justiça para resolver esta situação”.

No município podem ser encontradas algumas obras não concluídas como a construção da passagem molhada do Sítio Tabuleiro, uma obra que está paralisada há algum tempo e agora, com a aproximação do período chuvoso, vai dificultar o percurso dos moradores da localidade. Outro caso é a reforma do mercado público de Quitaiús, e a pavimentação da estrada da Serra de Boqueirão. Embora a prefeitura esteja trabalhando com lentidão nestes locais, as obras são consideradas atrasadas pela Superintendência Regional da Caixa Econômica, já que apenas 36% da reforma foi concretizada.

O aterro sanitário, embora já tenha sido totalmente construído, ainda não está funcionando, e a vigência da obra para construção do aterro foi validada até o último dia 21 de janeiro. Procurado pela equipe de reportagem do Jornal do Cariri, o secretário Interino de Obras de Lavras da Mangabeira, José Almeida, afirmou que o aterro sanitário está dentro do prazo estipulado para construção. “Não passamos da vigência, o aterro só não está funcionando ainda, mas vai começar em fevereiro. A prefeitura está trabalhando em todas as obras da localidade, nós estamos em ritmo lento por causa do atraso de alguns repasses, mas estamos trabalhando e vamos concluir todas as obras”, afirmou Almeida.

Já no Sítio Flores a construção do sistema de abastecimento de água da comunidade está com suas obras paralisadas. Francisco Geraldo da Silva, morador da região, informa que a situação dos moradores é muito ruim porque eles têm que se deslocar para pegar água para o consumo doméstico, “Estamos carregando água no jumento. Essa obra num vai terminar tão cedo e agora com a chegada do inverno é mais difícil ainda. Com estas chuvas, se alguém adoecer é obrigado a gente carregar nas costas, porque não tem como passar carro na estrada”, concluiu o morador.

Na educação do município também existem alguns entraves. Dez escolas municipais foram fechadas e os prédios estão abandonados. O prédio da Escola José Custódio Bezerra, no distrito de Amaniutuba, por exemplo, é utilizado pelos moradores da comunidade como criatório de porcos e aves. Já a Escola Aristide Ferreira da Costa, no Sítio Aroeiras, está deteriorada, o mato dificulta até mesmo a entrada no prédio, é possível encontrar livros jogados e cadeiras quebradas. De acordo com José Almeida, a decisão de fechar as escolas foram tomadas em consenso, já que nas localidades existiam poucos alunos, o que inviabilizaria a manutenção das escolas.
O transporte escolar ainda é um problema nas comunidades mais distantes da sede do município. Alunos são carregados em carros abertos, os chamados paus-de-arara. O secretário interino afirma que este problema é oriundo das gestões passadas, mas que a prefeitura está buscando soluções para este problema.

Sobre a administração de Lavras da Mangabeira, ainda existe uma acusação contra o secretário de Obras do Município e marido da atual prefeita, José Maria de Almeida Sousa. Ele é acusado do uso de laranjas ou falsos empresários para prestação de serviços à prefeitura. Procurado pela equipe de reportagem do Jornal do Cariri, o acusado afirmou que as acusações não procedem e que inclusive, estaria deixando o secretariado municipal.


Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

Correios reclamam de irregularidades dos endereços nas ruas do Crato

Correios reclamam de irregularidades dos endereços nas ruas do Crato

Um problema vem dificultando a vida dos carteiros no município do Crato. Ruas e Avenidas sem nomes e outras com dupla denominação, prédios sem referência numérica, algumas com até quatro números diferentes, estão impedindo que os carteiros cumpram a tarefa de entregar todas as correspondências dos Correios.

Segundo a gerente da Central de Distribuição da Agência, Jane Kelly, aproximadamente setecentas correspondências deixam de ser entregues diariamente por conta desse problema. “Essas encomendas ficam retidas nos correios a espera do destinatário que quando não aparece, são devolvidas ao remetente”, afirma Jane.

O carteiro mais antigo da agência, Antonio Silvano de Sousa, explica que em seus 32 anos de trabalho, o problema nunca esteve tão visível como agora, principalmente nos bairros periféricos.

A causa do problema, segundo Jane, é por conta dos números que a Companhia de Eletricidade do Ceará (Coelce) e a Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (Saaec), fixam nas paredes das residências, confundido a numeração dos Correios. Para resolver a questão, Jane sugere um entendimento entre a prefeitura, correios e as empresas.

Segundo o Secretário do Meio-Ambiente e Controle Urbano do Município do Crato, Nivaldo Soares, responsável pela normalidade da seqüência numérica dos prédios, o projeto de sinalização referencial da prefeitura é antigo e precisa ser revisto. Para tentar solucionar essa questão a Secretaria está enviando solicitação às empresa como Saaec e Coelce, para que seus serviços só sejam fornecidos aos respectivos consumidores mediante apresentação do número contido numa certidão emitida pela prefeitura.

A respeito da dupla denominação das ruas, apontada pelos carteiros, o assessor da Câmara Municipal, Valberi Barros, disse que a instituição desconhece o caso. Segundo o assessor, há um acompanhamento rigoroso feito pela Comissão de Constituição e Justiça da casam, mas esse problema nunca tinha sido detectado. Com relação às ruas sem nomes, é preciso aguardar a codificação do Código de Endereçamento Postal (CEP), procedimento feito pelos Correios, em Fortaleza, e segundo a assessoria dos vereadores, a Câmara Municipal não tem controle sobre esse assunto.

Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

Descaso no Crato: Unicef aponta crescimento da mortalidade infantil

Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), denominado "Situação Mundial da Infância: 2009", mostra que o Brasil passou por um retrocesso na área das políticas públicas de saúde, com um aumento da mortalidade infantil até cinco anos de idade. A Organização das Nações Unidas (ONU) atribui essa situação à precariedade do sistema de saúde pública do País, que não oferece suporte para problemas como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e ineficiência do Programa de Saúde da Família (PSF).No Ceará, o Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) aponta que houve uma redução de 58,23% na taxa de mortalidade infantil, comparando o ano de 1991 para 2007.

Já no Crato, essa situação é bem diferente e preocupante. Relatório divulgado pelo Unicef, após a conclusão da edição 2008 do Selo Unicef Município Aprovado, revela que a taxa de mortalidade infantil no município do Crato vem aumentando desde 2004. A taxa era de 16 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas, mas , em 2006, aumentou para 19. Um dos maiores índices entre os 184 municípios do Ceará.
O Selo Unicef é uma certificação para aqueles municípios que executam ações concretas na melhoria de vida de crianças e adolescentes. Durante o primeiro mandato do prefeito Samuel Araripe (2005-2008), o Crato não conseguiu essa certificação devido a deficiências nas ações de saúde voltadas para crianças e adolescentes. No ano de 2005, já no início da gestão do prefeito Samuel Araripe, foi desativado o antigo Hospital Pediátrico. Após o fechamento do hospital, a urgência pediátrica foi transferida para o Hospital São Francisco. O que antes era o Hospital Pediátrico foi transformado no Centro Administrativo da Prefeitura.

O Município enfrenta outro retrocesso quando o assunto é saúde: a cidade não ganhou, nos últimos quatro anos, nenhuma unidade hospitalar voltada para o atendimento pediátrico. Nos municípios do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), Crato fica em primeiro lugar em mortalidade infantil: Barbalha tem com um índice de 16,2 morte por mil crianças nascidas, enquanto Juazeiro apresenta 17,1 mortos por cem.
Para o ex-prefeito e ex-secretário de Saúde do Crato, José Aldegundes Gomes de Matos, o Zé Adega, o aumento na mortalidade infantil se dá por conta do "descaso, da falta de compromisso e empenho do gestor, da secretaria de Saúde", avaliou. Segundo ele, é preciso uma mudança de postura para melhorar a saúde. "Ampliar o atendimento é uma saída, cobrar dos profissionais de saúde mais empenho, afirmou. "Acho que a Saúde do Crato está alheia à situação", concluiu. Zé Adega lembra ainda que o prefeito deveria ter colocado no setor pessoas com competência e que trabalhem pela saúde da população.

A professora Sybelle Rúbia, residente no Crato, que recentemente teve uma filha, disse que preferiu fazer a cirurgia cesariana no município de Barbalha, onde existe UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal, já que sua gravidez, embora tenha sido feito todo o acompanhamento do pré-natal, era considerada de risco. "Tinha muito medo do que poderia acontecer com minha filha. Eu estava com pressão alta e tanto eu como ela corria riscos", ressalta Sybelle.
Doenças como diarréia e pneumonia eram consideradas uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil, mas hoje não chega a representar 5% das causas. Segundo o Enfermeiro do Programa Saúde da Família no Município do Crato, Pedro Aciolle, esse tipo de doença deixou de ser a causa de óbitos de recém-nascidos já faz algum tempo. "Hoje o que a gente pode observar são essas doenças sendo logo resolvidas pelos PSFs". Ele afirma que há um problema com o índice de mortalidade infantil aumentando, mas não sabe explicar o motivo. "É preciso analisar este problema e procurar as soluções para diminuir a mortalidade infantil no Crato", concluiu.


Secretária de Saúde ignora
relatório do Unicef

A secretária de Saúde do município do Crato, Nizete Tavares, ao conversar com a reportagem do JC, disse que não reconhecia o relatório do Unicef. Segundo ela, a mortalidade infantil no Crato vem se mantendo em 13,0. Só no ano de 2005 pode ser observado um aumento que, segundo a secretária, "não se sabe explicar o motivo". Os dados da Saúde do Crato contradizem os número do Unicef. Para Nizete Tavares, o que mais chama atenção são os dados da mortalidade perinatal.

Segundo ela, o motivo do alto índice de óbitos nesse sentido é a gravidez precoce. "Os fatores que contribuem para esse índice é a gravidez na adolescência, ou seja, a criança que já nasce com deficiência. E o que está acontecendo é isso, mas de um modo geral a mortalidade infantil não tem aumentado muito não", afirma Nizete, colocando em dúvida o relatório do Unicef, que nunca foi questionado pela Prefeitura do Crato. Os números oficiais da mortalidade infantil no Crato mostram que o Município regrediu nas ações de proteção aos recém-nascidos.

Situação dos municípios do Cariri

Município 2004 2006
Abaiara 16,9 30,6
Aiuaba 8,8 28,3
Altaneira 10,2 9,8
Araripe 14,5 18,4
Antonina do Norte 19,2 0,0
Assaré 18,7 25,8
Aurora 13,8 8,3
Baixio 38,1 0,0
Barbalha 16,8 16,2
Barro 43,6 37,5
Brejo Santo 21,1 17,2
Campos Sales 31,0 23,8
Caririaçu 19,3 17,9
Crato 16,7 19,0
Farias Brito 21,0 22,7
Granjeiro 30,8 0,0
Jati 22,0 28,0
Juazeiro do Norte 15,6 17,1
Jucás 18,2 28,5
Lavras da Mangabeira 17,5 2,6
Mauriti 33,2 10,7
Milagres 15,1 10,4
Missão Velha 19,5 28,1
Nova Olinda 19,6 23,4
Potengi 5,6 69,2
Porteiras 28,7 20,6
Salitre 39,1 48,5
Santana do Cariri 24,5 27,4
Tarrafas 17,1 34,5
Umari 16,7 22,7
Várzea Alegre 25,9 10,5


Selo Unicef

Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Jucás, Lavras da Mangabeira, Missão Velha e Porteiras foram os municípios do Cariri que conseguiram, em 2008 , a certificação do Selo Unicef Município Aprovado.

Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

Missão Velha: População apreensiva faz abaixo-assinado para retomada das obras de construção do desvio

A desorganização no trânsito tem sido um dos principais problemas enfrentados pela população do município de Missão Velha. Ao longo dos anos, os pedestres têm se deparado com uma situação perigosa. É que a principal avenida do município, denominada Coronel José Dantas, está localizada no centro da cidade. Ligada à CE 060, acolhe todo o fluxo de veículos que saem do triângulo Crajubar com destino a cidades como Mauriti, Milagres e Brejo Santo. A avenida põe em risco a vida dos transeuntes Os acidentes são freqüentes e a população está apreensiva com o número de vítimas fatais no trânsito.

Diante da problemática, a população está se organizando, através de um abaixo-assinado, para reivindicar junto ao governo do Estado, a retomada das obras de construção do desvio da avenida por fora da cidade. A medida vai desafogar o trânsito no centro comercial, e diminuir o perigo constante de acidentes.

O estudante Marcos Antonio da Silva perdeu o irmão em um acidente de trânsito e lamenta a imprudência dos motoristas. “A Avenida Coronel José Dantas é estreita e não tem espaço sequer para dois veículos. Nem sei quantos acidentes já aconteceram por causa de irresponsabilidade, inclusive perdi meu irmão nesta avenida. A falta de uma sinalização e de guardas de trânsito para orientar os condutores dos veículos, agrava mais ainda a situação”, ressaltou Marcos.

As obras para construção do desvio começaram na gestão do então governador Lúcio Alcântara (PR), entretanto, os trabalhos estão paralisados. Ainda de acordo com Marcos, algumas autoridades administrativas visitaram o local, mas o problema não foi solucionado. “Vamos nos mobilizar e tentar sensibilizar o governador atual que já veio em Missão Velha , foi cobrado, mas o problema continua evidente, até agora nada ficou resolvido. Queremos agilidade”, concluiu o estudante.

Para a dona de casa Geralda Pereira a situação é preocupante. “Pagamos os nossos impostos e queremos tranqüilidade. Tenho dois filhos que estudam em colégios próximos a avenida e quando eles vão assistir aula, fico preocupada temendo que possa acontecer alguma coisa com as crianças”, afirmou Geralda.

O diretor geral do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) no Cariri Luís Salviano foi procurado pela reportagem do JC, mas não foi encontrado.

Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

ONG fabrica remédios fitoterápicos e ajuda famílias carentes

A manipulação de plantas medicinais em suas diferentes formas terapêuticas está mudando a vida de 556 famílias do município de Campos Sales, no Cariri Oeste. As famílias recebem o auxilio da Organização Não-governamental do Bairro Guarani, que fabrica e distribui remédios manipulados para a comunidade. São xaropes, complementos alimentares e sabonetes que ajudam no tratamento de algumas doenças comuns como gripe, verminoses e desnutrição.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2005, e tem como principal objetivo, fornecer remédios alternativos com um custo mais acessível à população carente. Atualmente, 10 famílias da comunidade trabalham na manipulação dos remédios, com apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e da Pastoral da Criança.

A iniciativa está dando certo na comunidade. Segundo a coordenadora da Ong, Francisca Pereira Alencar, o projeto teve início a partir das necessidades das famílias carentes e do alto consumo de medicamentos nas farmácias. “Fizemos um diagnóstico sobre este problema com a comunidade que apontou como sugestão, à produção dos remédios fitoterápicos. De início, tivemos a orientação da Ematerce e da Pastoral da Criança que passaram conosco a capacitar as famílias envolvidas, afim de que elas mesmas manipulassem estes medicamentos”, afirmou Francisca Alencar.

Para receber o medicamento não é necessário que a pessoa seja cadastrada no projeto. Além das famílias diretamente beneficiadas, os medicamentos são destinados a toda comunidade em um sistema de permutas. “Já atendemos a mais de três mil famílias. Quando uma pessoa chega doente ou tem alguém em sua família, trocamos o xarope por alguma semente, por exemplo, melancia ou girassol. Com essa troca podemos ajudar a população e não falta matéria prima para a manipulação” acrescenta Francisca.

A comercialização dos produtos é feita pelas próprias famílias cadastradas no projeto. Os medicamentos mais procurados pela comunidade são os xaropes bronco dilatador e anêmico, o complemento alimentar e o sabonete de aroeira. As despesas do laboratório chegam a R$ 600,00 e são pagas com o dinheiro das vendas dos produtos.


Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

ONG fabrica remédios fitoterápicos e ajuda famílias carentes

A manipulação de plantas medicinais em suas diferentes formas terapêuticas está mudando a vida de 556 famílias do município de Campos Sales, no Cariri Oeste. As famílias recebem o auxilio da Organização Não-governamental do Bairro Guarani, que fabrica e distribui remédios manipulados para a comunidade. São xaropes, complementos alimentares e sabonetes que ajudam no tratamento de algumas doenças comuns como gripe, verminoses e desnutrição.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2005, e tem como principal objetivo, fornecer remédios alternativos com um custo mais acessível à população carente. Atualmente, 10 famílias da comunidade trabalham na manipulação dos remédios, com apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e da Pastoral da Criança.

A iniciativa está dando certo na comunidade. Segundo a coordenadora da Ong, Francisca Pereira Alencar, o projeto teve início a partir das necessidades das famílias carentes e do alto consumo de medicamentos nas farmácias. “Fizemos um diagnóstico sobre este problema com a comunidade que apontou como sugestão, à produção dos remédios fitoterápicos. De início, tivemos a orientação da Ematerce e da Pastoral da Criança que passaram conosco a capacitar as famílias envolvidas, afim de que elas mesmas manipulassem estes medicamentos”, afirmou Francisca Alencar.

Para receber o medicamento não é necessário que a pessoa seja cadastrada no projeto. Além das famílias diretamente beneficiadas, os medicamentos são destinados a toda comunidade em um sistema de permutas. “Já atendemos a mais de três mil famílias. Quando uma pessoa chega doente ou tem alguém em sua família, trocamos o xarope por alguma semente, por exemplo, melancia ou girassol. Com essa troca podemos ajudar a população e não falta matéria prima para a manipulação” acrescenta Francisca.

A comercialização dos produtos é feita pelas próprias famílias cadastradas no projeto. Os medicamentos mais procurados pela comunidade são os xaropes bronco dilatador e anêmico, o complemento alimentar e o sabonete de aroeira. As despesas do laboratório chegam a R$ 600,00 e são pagas com o dinheiro das vendas dos produtos.


Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

População de Brejo Santo sofre com falta de segurança no trânsito

A desorganização do trânsito no município de Brejo Santo, no Cariri Leste, tem preocupado a população, que não consegue andar com tranqüilidade pelas ruas centrais da cidade. Motoristas e mototaxistas desobedecem às normas do Código Nacional de Trânsito.

Os problemas estão em toda parte, e algumas situações parecem inusitadas. As ruas são estreitas e não conseguem dar passagem a dois carros. Os Condutores de veículos param no meio da rua para conversar, atrapalhando o tráfego e causando congestionamento, principalmente às margens da rodovia BR116, que corta a cidade.

Outro problema é a ocupação de barracas por feirantes e ambulantes nas ruas centrais, o que impossibilita a movimentação dos automóveis. Brejo Santo ainda não conta com uma sinalização eletrônica adequada e nem placas de trânsito, necessárias para organização do tráfego.

Moradores da cidade, em contato com a equipe de reportagem do JC denunciam que embora o trânsito do município tenha sido urbanizado, os guardas do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) ficam alheios aos problemas no tráfego. Enquanto os motoristas de veículos e motos andam em alta velocidade, pondo em risco a vida dos moradores, os pedestres tentam se livrar dos acidentes.

Em nota ao Jornal do Cariri, o diretor geral do Demutran, Joaquim Valker Filho, afirmou que Brejo Santo vem sofrendo com o trânsito desordenado, mas que já foram tomadas algumas providências para resolver a situação. “Já estamos executando um grande projeto que visa garantir a organização e segurança do trânsito. Várias ações serão desenvolvidas, campanhas de educação e conscientização, orientação aos motoristas e fiscalização permanente do Demutran. Acreditamos que com muito trabalho e participação de todos, esse problema será sanado”, afirmou Joaquim Filho.

Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

Pequi tem molho que pode ser consumido durante todo o ano

A região do Cariri é uma das maiores produtoras nacionais do pequi. O fruto, nativo do cerrado brasileiro também pode ser encontrado em grande escala na Chapada de Araripe. Nos primeiros quatro meses do ano, a produção do pequi torna-se a principal fonte de renda de muitas famílias que moram no entorno da serra.

A importância da espécie para a economia do Cariri motivou o desenvolvimento de projetos para melhor aproveitamento do fruto. É o caso da produção do molho de pequi, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Tecnologia do Cariri, (Fatec), em parceria com o Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A novidade ajuda na sustentabilidade econômica da região, além de proporcionar a comercialização da polpa do pequi durante todo o ano. Segundo Isana Maria Brito, graduada em Tecnologia de Alimentos e responsável pelo Projeto Beneficiamento da Polpa do Pequi, a novidade é uma forma de estimular o consumo nos outros meses do ano, tendo em vista que a safra é muito curta, ”Devido à demanda muito boa, resolvemos aproveitar o fruto de todas as forma, já que ele é muito nutritivo, rico em vitamina A e ácido fólico. Vamos contribuir para o desenvolvimento sustentável da espécie e ajudar na renda de muitas famílias”, confirmou Isana.

O molho de pequi não é vendido pelos articuladores do projeto. Os produtos podem ser encontrados em algumas exposições regionais. No entanto, os elaboradores disponibilizam a assistência técnica para associações comunitárias que se interessam na fabricação. Assim acontece com a Associação de Produtores Rurais do Sítio São José, no município do Crato, que, com o auxílio dos pesquisadores, esperam ansiosos a chegada das chuvas para começar a produção do molho de pequi. A comunidade foi beneficiada pelo Governo Federal através do Projeto São José que custeou a construção de um galpão e a compra de maquinários para beneficiamento do pequi. O Projeto de Beneficiamento da Polpa do Pequi é desenvolvido desde 2007, e estimula ainda a produção da farinha e do licor de pequi.

Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

Seu Mazinho: o mais antigo locutor do Ceará em exercício

Nascido no dia 1º de março de 1940, Lucimar Rodrigues Leite, o seu Mazinho como é mais conhecido, completou 68 anos de idade. Sua vida foi dedicada ao rádio. No começo, com apenas 10 anos, ele foi “contino” na Radio Araripe, numa época em que o veículo ainda estava em fase experimental. Hoje, já são 58 anos de profissão, um legado que o consagrou o mais velho locutor do Ceará em exercício.

Desde o início da carreira, ele viu o sonho de radialista ser conquistado gradativamente. Em 1959 assumiu o cargo de discotecário, hoje, conhecido como produtor musical. Apenas em 1974, seu Mazinho, fez sua primeira locução. A partir de então, conquistou a audiência dos ouvintes com programas musicais como “Bazar de Musicas”, “Araripe dona da Noite” e “Show da Tarde”. Atualmente apresenta aos sábados, na Rádio Araripe, o programa “ Em cada Canção uma Recordação”.

Orgulhoso da profissão que exerce, o radialista diz que o início da carreira foi a melhor fase da sua vida, onde teve a oportunidade de conhecer pessoalmente grandes personalidades artísticas como Orlando Silva, Emilinha Borba, Nelson Gonçalves e seu antigo patrão, o então jornalista, Francisco de Assis Chateaubriand, proprietário do grupo de comunicação Diários Associados, ao qual pertencia a Rádio Araripe.

Mazinho conta que sua maior alegria foi ter conseguido se profissionalizar como radialista. “Não lembro de nenhuma decepção. Sou dos tempos do disco de cera, rodado em 78 rotações. Acompanhei a evolução, passando pelo vinil até o CD dos dias atuais. Me orgulho dessa trajetória e sou um homem realizado profissional e socialmente”, disse Mazinho.

Mazinho trabalha na Rádio Araripe até hoje, apresentando programas e gravando textos comerciais. Somente entre 1965 e 1968, o radialista esteve na Rádio Educadora do Cariri.

Jornal do Cariri
Editoria de Geral

Jovem escritora procura apoio para publicar romances




Natália Ranielly da Silva é uma escritora que percebeu nas letras a possibilidade de refazer o seu mundo. Residente de Anauã, distrito de Mauriti, já escreveu dois romances e agora busca apoio para publicá-los. As obras começaram a serem escritas há dois anos e foram intituladas de “Corrente de Amor” (ficção) e “Brigas e Sentimentos” (fato real).

Desde muito cedo ela começou a escrever romances, mas Natália também faz um passeio pela prosa e poesia. Segundo ela sua trajetória é definida por audácia e imaginação: “Eu tinha vontade de ser atriz, então comecei a escrever novelas para que eu pudesse encená-las, então nasceu a minha história de escritora”.

Como todo escritor que está começando, Natália enfrenta um problema comum: a falta de apoio para publicação dos livros. Ela foi buscar em Juazeiro do Norte, incentivo para ingressar definitivamente a carreira de escritora.

Natália procurou o Jornal do Cariri com o objetivo de encontrar mais incentivo e apoio para conseguir publicar seus romances. Ela acredita que a partir deste contato, empresas ou o Poder Público possa ajudá-la na publicação de suas obras.

“Eu sempre li, mas sempre foi uma leitura muito ligada ao romance. Eu vim a Juazeiro porque aqui achei que era mais fácil conseguir alguma coisa, procurei a imprensa para ampliar essa possibilidade de publicar os meus livros”, afirma Natália.

Segundo ela, sua literatura é vista em sua cidade com bons olhos, recebe elogios e críticas que lhe faz persistir neste objetivo e procura alguém que possa lhe dá esta oportunidade. Em visita ao JC, ela agradece o apoio compondo os seguintes versos:

Ao Jornal do Cariri
Do amigo Assislan
Com orgulho vou falar
Pela sua competência
É o modo de falar
De um homem capacitado
Gintil e muito educado
Quando vai entrevistar.

Também falo da Fabrícia
Que é bastante legal
Me recebeu super bem
Ela é muito especial
Amável e muito bela
Alguém assim como ela
É símbolo de amor vital.

Tem também o amauri
Que eu quero conhecer
Que parece ser legal
Eu já pude perceber
Faço com muito carinho
Esses pequenos versinhos
E dedico a vocês.

Natália Ranielly da Silva – Escritora e poetisa


Jornal do Cariri
Editoria de Cultura

Teatro de rua busca conscientizar a população no combate ao Aedes Aegypti




Como forma de conscientizar a população no combate ao mosquito da Dengue, a Cia Harpa de Teatro lançará mais uma vez, em Juazeiro do Norte, o Projeto “Teatro de Rua Contra a Dengue”. O projeto já tem cinco anos e busca incentivo das prefeituras do Cariri no intuito de locomover o grupo a diversos lugares da Região.

O teatro é um veículo formador de opinião e sua linguagem de fácil acesso consegue transmitir a mensagem aos mais diversos expectadores. Pensando nisso, os atores se dedicaram neste projeto, pois a dengue é um problema que pode atingir toda sociedade, principalmente as periferias, considerada área de fácil acesso para o mosquito.

A proposta do projeto é apresentar o espetáculo “Maria e Dorotéia: Uma com Dengue, a Outra Dengosa”, com direção de André de Andrade, seguido pelos atores Emanoel de Oliveira Paiva e Cícero Pimentel.

A iniciativa da Cia Harpas é inovadora, visto que a luta contra Dengue, na maioria das vezes, se restringe a cartazes e palestras nos bairros e nas escolas. Com o espetáculo, a população tem a oportunidade de absorver as informações do que é preciso ser feito para combater a dengue de uma forma fácil e divertida.

A Cia Harpas de teatro há vinte anos atua em Juazeiro do Norte e tem demonstrado inúmeras realizações de projetos de cunho social e educacional no desenvolvimento da cultura e na produção artística, revelando nomes e dando grandes exemplos de cidadania.

“Este meio que encontramos de conscientizar a população sobre como se prevenir da dengue é viável a partir do momento em que o teatro está presente”, afirma Emanoel de Oliveira Paiva, ator da Cia.

Em 2009 o Projeto pretende expandir e visitar inúmeros municípios caririenses levando mensagens de combate à dengue. “Com a intensa participação da população, pretendemos levar comédia, o autêntico humor cearense, a força do teatro e os recursos do teatro de rua para manter viva em cada um a idéia que só se é possível acabar com a dengue através da participação de todos”, avalia Emanoel.

“É uma forma eficaz de se trabalhar um tema que envolve a sociedade em geral. O teatro tem este poder e sabe disseminar com força estas informações. Sabemos que é evidentemente confiável acreditar no teatro para este fim”, conclui o ator, ressaltando a força do teatro no projeto de prevenção à dengue.


Serviço
Projeto Teatro de Rua Contra a AIDS
Espetáculo cênico “Maria e Dorotéia: Um com Dengue, a Outra Dengosa
Destinado às Secretarias de Saúde dos Municípios
Autor e coordenador: Assislan de Oliveira Paiva

Realizada reunião preparatória para a Romaria das Candeias



Com o objetivo de discutir e definir ações voltadas para a romaria de Nossa Senhora das Candeias, de 29 deste mês a 2 de fevereiro, fechando o ciclo de romarias iniciado em setembro do ano passado, foi realizada no Círculo Operário São José, a primeira reunião com representantes dos órgãos envolvidos, Igreja, prefeitura, polícia militar, polícia civil, juizado de menores, empresários e imprensa.
A Operação Romeiro, tem por objetivo implementar uma série de ações para melhorar o trânsito na cidade, impedindo congestionamentos prolongados, além de preparar uma boa acolhida aos romeiros que chegarão à Juazeiro. Durante a Operação, será montado um esquema de segurança, a prefeitura irá instalar postos de orientação, atendimento médico e de saúde aos visitantes.

Na ocasião, o administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, afirmou que a reunião foi proveitosa no sentido de ter uma melhor organização em torno da Basílica, destacando a questão do estacionamento para ônibus, caminhões e outros veículos, próximo ao Fórum Eleitoral, que irão desafogar o trânsito. Quanto a presença dos camelôs, disse que somente com a conclusão do Centro de apoio aos Romeiros, será resolvida. O Secretário de Turismo e Romaria José Carlos dos Santos, disse que "as romarias devem ser entendidas não como uma ação pontual, mas como ação integrada dos diversos segmentos da sociedade e do poder público, através de políticas públicas visando humanizá-las, melhorando hospedagem, alimentação, saúde e outros serviços prestados aos visitantes".

O prefeito Manoel Santana Neto, disse que para esta romaria, serão tomadas medidas emergenciais de acordo com as disponibilidades financeiras da prefeitura, para acolher os romeiros da melhor maneira possível. "Entretanto, a partir das próximas romarias, a gente vai tomar providências de maior impacto social de ordenamento dos espaços públicos para acolhermos deforma mais digna o grande número de pessoas que vem de fora", disse. Santana defendeu uma parceria com todos os setores organizados da cidade, requalificando determinadas áreas, principalmente, as que ficam nas proximidades da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, que apesar de ser considerada como coração da romaria, o seu espaço físico se tornou pequeno, para o grande volume de romeiros.

Jornal do Cariri

Divulgada tabela da segunda divisão




A Federação Cearense de Futebol concluiu a tabela dos jogos dos clubes que irão disputar o campeonato cearense da segunda divisão. Todos os clubes jogam entre si, com os jogos de ida e volta. Seis clubes se classificam para a segunda rodada da competição. A data de início do campeonato será no dia 14 de fevereiro de 2009.

Na primeira rodada, o Uniclinic recebe o Trairiense no estádio Antonio Cruz; o Tiradent4s joga contra o São Benedito no Elzir Cabral, e o Limoeiro, que foi rebaixada em 2008 para a segundona, recebe o Maracanã, no estádio Bandeirão.

Os representantes do Cariri jogam no dia 15 de fevereiro, no Romeirão. Guarani e Crato tentam uma vaga na elite do futebol cearense. Desde o ano 2000, quando foi rebaixado, o Azulão do Cariri vem disputando a segunda divisão sem êxito.

Já o Guarani de Juazeiro foi campeão da segudona em 2006, em 2007 conseguiu se manter na primeira divisão, e, devido uma crise financeira e os péssimos resultados no ano passado, foi rebaixado.

A expectativa é de uma boa campanha para as duas agremiações. O Crato está trazendo reforços, o mesmo faz o Leão do Mercado.


1ª RODADA
14/02/2009 (15:30) - Uniclinic x Trairiense
14/02/2009 (15:30) - Tiradentes x São Benedito
14/02/2009 (20:00) - Tauá x Aracati
15/02/2009 (16:00) - Limoeiro x Maracanã
15/02/2009 (16:00) - Guarani x Crato

2ª RODADA
18/02/2009 (15:30) - São Benedito x Tririense
18/02/2009 (20:00) - Uniclinic x Tauá
18/02/2009 (20:00) - Maracanã x Crato
18/02/2009 (20:00) - Limoeiro x Guarani
18/02/2009 (20:00) - Aracati x Tiradentes



CURTAS DE ESPORTE

Vitória do Verdão

Veio em grande estilo, belos gols e muita disposição, a primeira vitória do Icasa no Campeonato Cearense 2009. Foi assim que o Verdão passou pelo time itapipoquense no estádio Romeirão. Ainda sem apresentar um bom futebol, mas com uma atitude diferente de muita valentia e disposição que o Icasa foi construindo sua vitória. Houve um momento na primeira etapa que as duas equipes jogaram de forma desorganizada, pareciam dois times montados naquele dia para disputa de um jogo, faltava coordenação das jogadas, posicionamento e muitos passes errados, contudo, aos 41 minutos num lance do meia Piva que entrou na área pela esquerda e acabou fazendo o gol abrindo o placar do jogo. No segundo tempo o Icasa, como vinha acontecendo nos outros jogos melhorou. Com o Itapipoca tendo que sair para o jogo o Verdão matou o adversário logo aos 5 minutos numa rápida jogada de Leozinho pela direita que cruzou para o meio da área e lá estava Serginho que substituía Esquerdinha pra marcar o segundo gol do jogo, e a partir daí o Icasa começou a contra-atacar forte e passou a criar boas oportunidades, quando aos 20 minutos uma bola levantada na área que Serginho dominou com categoria virou e ateu forte, marcando mais um belo gol e ampliando para 3 x 0. O golda goleada veio de Leozinho, em grande estilo. Numa jogada na grande área, o atleta driblou dois adversários e com categoria deslocou o goleiro Eufrásio fazendo um verdadeiro golaço e fechando o placar.


Campeonato cearense

Jogos deste final de semana:
Horizonte 1 x 1 Boa Viagem
Guarany 2 x 2 Ceará
Fortaleza 0 x 2 Ferroviário
Icasa 4 x 0 Itapipoca
Maranguape 4 x 1 Quixadá

Com os resultados desta quinta rodada, acontecida no último domingo, o Maranguape assumiu a liderança do Campeonato Cearense da primeira divisão. O time da região metropolitana venceu o Quixadá, em seus domínios, pelo placar de 4 a 1. A boa campanha do Maranguape surpreende a todos. Mas, o time vem mantendo uma certa regularidade em suas partidas. Na próxima quarta--feira, jogam: Ferroviário x Itapipoca; Boa Viagem x Quixadá; Guarany x Icasa e, na quinta-feira , Horizonte x Ceará e Maranguape x Fortaleza, fechando a sexta rodada. O Icasa ainda continua na zona de rebaixamento. No compromisso contra o Guarany não pode ser derrotado.


Clássico das cores

No clássico das cores, o Ferroviário levou a melhor, com direito ao goleiro Jéferson pegar pênalti no final da partida. O placar final 2 a 0 fez jus a partida, já que o Ferrão dominou a maioria do jogo, mostrando maior disposição tática e preparo físico. O jogador Léo Jaime, desequilibrou a partida, levando perigo concreto para o Leão do Pici.


COLUNA DO NICASSIO

CAMPANHA
Na historia do Icasa, nunca vimos um inicio de campeonato tão catastrófico. Três derrotas, sendo a mais surpreendente contra o Boa Viagem, em pleno Romeirão, com o apoio da torcida. Contra o Horizonte a equipe até que reagia bem no segundo tempo, e teve chance de empatar. Em Maranguape mais uma derrota. A diretoria do Verdão não dormiu no ponto e contratou o experiente treinador Fito Neves. Recado: Não adianta tomar banho e vestir a mesma roupa.

AMISTOSO
O Guarani fez seu primeiro amistoso do ano contra o Palmeiras, campeão do futebol amador de Juazeiro do Norte. O Leão do Mercado apresentou nesse jogo algumas caras novas: Baiano, Wagner Rocha, Everton, Mica, Bimba e Helinho. Apesar da fragilidade do adversário que foi goleado por 6 a 1, já dar para ver que o treinador Luiz Carlos inovou usando as características dos três zagueiros e armou a equipe no 3-5-2, liberando totalmente os dois alas, Júlio Santos e Mica. O Guarani precisa enfrentar um adversário mais qualificado para avaliar o elenco.

INJUSTIÇA
No futebol é assim, quando o resultado não vem a primeira cabeça que rola é a do treinador. A diretoria do Icasa não esperou nem pela terceira derrota e dispensou os trabalhos do treinador Raimundo Wagner. Vida de treinador não é fácil, pois quando o time vence, foi o elenco que venceu, quando perde, foi o treinador que perdeu. Quanta injustiça.

INCONSCIENTE COLETIVO
A mão que afaga é a mesma que apedreja, a voz que ovaciona é a mesma que vaia. O torcedor tem memória curta, pois age sempre com a emoção, e não quer saber se a equipe está com problemas financeiros ou se o atleta entra em campo com problemas. O argumento do torcedor é sempre o mesmo: eles são pagos para vencer. A imprevisibilidade não faz parte do imaginário do torcedor, o que importa é a vitória.

GOL É GOL

Alguém já falou que o gol é o grande momento do futebol. Quem saberia descrever a emoção do atleta nesse momento. Para o torcedor não importa a estética da jogada que resultou no gol, para o artilheiro tanto faz o gol ser de bela feitura ou de canela, gol é gol. Mas, convenhamos, o gol que decide um campeonato fica na história do clube e do atleta. Qual o vascaíno que não lembra do gol de Rondinelli de cabeça na decisão do campeonato carioca? Você sabe em que ano foi, caro leitor ?

O BÊBADO

Vencer o Icasa é como empurrar um bêbado ladeira abaixo. Não dá trabalho nenhum. Contra o Fortaleza, quinta, 22, o Verdão jogou apenas 10 minutos do primeiro tempo. Depois, só deu Fortaleza, que venceu por 2 a 0 com facilidade. O Icasa foi uma equipe tão comum que não teve um jogador de destaque, todos ficaram no mesmo plano. O alviverde é o saco de pancada do campeonato. A torcida Icasiana merece respeito!


Jornal do Cariri